Smaug escreveu:vc pensou em usar a regra que cada PC/NPC soh pode tger 6 itens mágicos usaveis durante um encontro, como de fato ocorre no jogo? (estou falando de warcraft 3 e não do WoW).
Não cheguei a pensar nisso não. De qualquer forma, isso apenas tornaria itens mágicos mais comuns, que era exatamente o que eu não queria.
O engraçado é que o resultado para se tentar criar um jogo d20 independente de itens mágicos virou o Anima v1, que não ficou perfeito, mas ficou bom, e agora estou fazendo o Anima v2...
Uma coisa que não mencionei é que no meu jogo de Warcraft nós TAMBÉM tivemos a ideia de deixar as raças mais fortes (no Warcraft RPG original várias raças eram ECL +1 ou mais, então nós fizemos todas as raças mais poderosas para que todos fossem considerados iguais). Isso obviamente não solucionou o problema dos itens.
Algumas observações sobre remoção de itens mágicos em D&D 3.5:
No Anima v1, todas as classes foram feitas mais fortes, com mais talentos e com bônus de CA naturais para eliminar itens mágicos. Isso ficou legal nos níveis baixos, mas nos altos começava a dar problemas (certos personagens não conseguiam acertar outros exceto com 20 natural nos dados), o que me levou a concluir que os bônus de ataque/defesa baseados em máximos de +20/+15/+10 do D&D 3.5 eram falhos, e que a progressão deveria terminar em diferenças menos notáveis (um personagem com BAB +10 tem 50% menos chance de acertar do que um com BAB +20, sem incluir bônus de Atributos nesse cálculo) e eu tinha a pretenção de fazer progressões que terminavam em +20/+17/+15 para uma nova versão.
Contudo, veio a 4e e o projeto Anima v2 mudou de rumo, buscando adaptar 4e ao invés de 3.5.
Outra coisa a lembrar é que, se não for eliminar itens por completo, é preciso eliminar os itens "+X", reduzindo objetos de poder a itens com habilidades especiais que se adicionam ao personagem, ao invés de adicionar às estatísticas do personagem. Por exemplo: uma espada +5 é inerentemente falha para o equilíbrio, mas uma espada flamejante que causa (pequeno) dano adicional não o é. Itens como capa de vôo, botas de escalada ou amuleto de respirar sob a água não atrapalham, mas armadura com RD ou CA adicionais são.
Resumindo: remover a obrigatoriedade dos itens não é tarefa simples. Vejam jogos como Iron Heroes, que eliminam itens por completo: eles são muito diferentes do D&D convencional. A menos que a OGL de Tormenta siga no mesmo rumo, a coisa não parece promissora.