[OGL] Blue Rose, Iron Heroes, True 20

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Pedro Guagliano em 11 Fev 2010, 01:19

Enfim pretendo ter os três livros em minha etsante os básico, mas gostarai que me recomendaseem desses produtos os melhores. Sei que true 20 é o sistema de Blue Rose e Blue Rose tem apenas dois livros. Iron Heroes terá uma segunda edição dentor de um ano e posso ateh esperar, mas não acredito que vá resistir. Também pronho uma discussão para saber qual desses RPGs te agrada mais. Porém com discrição meus colegas, afinal a questão das regras se aplicaria com o True 20 versus o Iron Heroes e o esquema de classe. Já a ambientação seria Blue Rose x Iron Heroes.

Eu particularmente gostei da proposta do Iron Heroes e do True 20.

Não coneço muito bem o Blue Rose.

E que a disussão começe.
Pedro Guagliano

Mensagempor AKImeru em 11 Fev 2010, 01:57

Iron Heroes.

Acerte um martelo na sua cabeça até esquecer que Blue Rose existe, e que True 20 existe.

Compre M&M ao em vez de comprar Blue Rose, junto de Iron Heroes.

Você vai me agradecer no futuro.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Pedro Guagliano em 11 Fev 2010, 10:45

Não entendo pq eu deveria esquecer o Blue Rose sendo que ele ganhou vários prêmios. Aliás faria mais sentido esquecere o Iron Heroes por um ano visto que vai ser lançada a segunda edição. Não entendo essa lógica e gostaria de explicações.
Pedro Guagliano

Mensagempor Kasuya em 11 Fev 2010, 12:21

Se for optar pelo true 20, eu aconselho o M&M mesmo.

O problema do true 20 é que ele quer ser esteticamente parecido com o 3.X, só que isso não funciona bem.

Já o M&M é tudo que o true 20 se propõe a ser só que livre do estigma 3.X e te permite muito mais liberdade.

Mesmo assim, confesso que gostei do clima do True 20 que evoca um pouco da nostalgia da época que 3.X parecia um bom jogo e "mais equilibrado", etc... Mas eu, francamente, não compraria esse livro.

Iron Heroes parece ser muito bom e tem uma proposta interessante para o sistema de magia. Para mim sugere ser uma boa alternativa ao 3.5 (desisti de ler por causa da 4e do D&D e estou gostando de ver o D&D com, finalmente, regras simples).
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Fev 2010, 12:44

Witchette, o dinheiro é seu, cê compra o que quiser.

Mas o True20 é uma idéia boa... só uma idéia.

M&M + suplemento Warriors e Warlocks não é só uma idéia: funciona.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Pedro Guagliano em 11 Fev 2010, 13:40

Certo jah me falaram isso. Fora que M&M veio para o Brasil. Ainda estou avaliando Blue Rose. Tenho uma opinião bem formada sobre a 4e e não gostaria de jogar o jogo. Não pq não goste; apoio a edição, mas acho ela cara demais para o que proprociona. Valeu pela dica Kasuya, mas ainda resta uma dúvida sobre o Blue Rose. Sei que os dois ainda usam o mesmo sistema e tudo mais, mas essa ambientação parece promissora. Eis três revisões do mesmo site sobre o jogo:

http://www.rpg.net/reviews/archive/11/11387.phtml

Cada uma por um autor diferente. Quanto ao Iron Heroes sei que ainda vou contar com ele independente dele ser 3.5. Já que teremos uma segunda edição:

http://okayyourturn.yuku.com/topic/1810 ... tml?page=1

Assim ainda resta a dúvida, mas estou relativamente encaminhado na minha compra. Podemos tornar esse tópico uma discussão das mecânicas. Agora tem algo que achei curioso sobre a opinião do Kasuya:

Mesmo assim, confesso que gostei do clima do True 20 que evoca um pouco da nostalgia da época que 3.X parecia um bom jogo e "mais equilibrado", etc... Mas eu, francamente, não compraria esse livro.

Até onde sei ele não é tão genérico e o material de suporte deixa os jogadores na mão. Principalmente com relação a ambientações. Se for assim tbm considero o M&M uma edição melhor, mas o livro é simplesmente um saco de ler. Apesar de que eu faria esse sacríficio. O visual do M&M é sofrível , mas ok. Tem um bom sistema de pontuação é fato. Poderia ateh ficar do lado do meus GURPS que tanto gosto. Mecha and Mangá foi um produto altamente criticado por ter diso mal trabalhado, mas com relação ao W&W (Warriors and Warlocks e Book of Magic nunca ouvi nada mais positivo). Corrijam-me se estiver errado.

Agora fica a dúvida o que Blue Rose tem a oferecer...

PS: Sobre a 4e ver esse artigo: http://www.dot20.com.br/2008/09/12/no-need-for-4e/
Pedro Guagliano

Mensagempor Elven Paladin em 11 Fev 2010, 14:27

tem uma proposta interessante para o sistema de magia.

Depende. O Arcanist, que vem no Iron Heroes, é uma classe incrivelmente mal-executada e indecente, do tipo que todo jogador em sã consciência evita em Iron Heroes ( ela é mecanicamente muito mal feita, e é dada como opcional ) . Já o Spiritualist, que vem no Iron Heroes: Player's Companion, é tudo o que o Arcanist deveria ser e não foi.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 11 Fev 2010, 14:36

Pedro Guagliano escreveu:Não entendo pq eu deveria esquecer o Blue Rose sendo que ele ganhou vários prêmios. Aliás faria mais sentido esquecere o Iron Heroes por um ano visto que vai ser lançada a segunda edição. Não entendo essa lógica e gostaria de explicações.

True 20 ganhou vários prêmios certo, e dai? Ele ainda é um sistema cheio de pequenos defeitos que vão se acumulando. Mutantes & Malfeitores é apenas melhor, e com o Suplemento Warriors & Warlocks ele faz tudo o que o True 20 faz só que melhor.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Pedro Guagliano em 11 Fev 2010, 17:38

Oda Nobunaga escreveu:
Pedro Guagliano escreveu:Não entendo pq eu deveria esquecer o Blue Rose sendo que ele ganhou vários prêmios. Aliás faria mais sentido esquecere o Iron Heroes por um ano visto que vai ser lançada a segunda edição. Não entendo essa lógica e gostaria de explicações.

True 20 ganhou vários prêmios certo, e dai? Ele ainda é um sistema cheio de pequenos defeitos que vão se acumulando. Mutantes & Malfeitores é apenas melhor, e com o Suplemento Warriors & Warlocks ele faz tudo o que o True 20 faz só que melhor.

Fica díficil sondar sua opinião muitas vezes com esses posts. Sei lá M&M tem dois problemas para mim , mas ele tah valendo como sistema, Já o Blue Rose sempre foi uma boa opção pela ambientação. Ainda mais considerando que o grupo físico do qual faço atualmente parte tem jogadoras na maioria ao invés de jogadores.

Além do que sei sobre o sistema de customização do M&M . Ele é bem interessante, mas o livro do M&M básico é um pé no saco de ler. Me parece muito maçante muitas vezes principalmente que ele é voltado para um gênero que não estou acostumado o de Supers mais especificamente supers e heróis mascarados. Seria interessante termos um manual com a essênciado jogo. Assim como Blue Rose tem o True 20.

Quanto ao Blue Rose baixei uns previes e a versão Fast Play. Talvez eu role umas aventura com ele. Quanto ao M&M (os SUPLEMENTOS gente) ficaria no aguardo dele ser lançado nacionalmente. Sei lá W&W me parece promissor, mas o Mecha and Mangá (Me&Ma) me parece mal organizado e mal feito em muitos sentidos. Sei lá eu li uma resenha do True 20 e sei que ele não é lá aquelas coisas, mas por experiência de ler o livro do M&M sei quenão iria progredir a não ser na parte das regras. Meu grupo tah louco por M&M e Blue Rose. Só não sei se o Iron Heroes vai vingar. O foda tbm é que GURPS que eu conheço bem está na lata de lixo e com o pé na cova pq ele tem o estigma da DB: GURPS = complicação e sistema ruim.

EU posso ateh comprar o M&M junto do W&W e Me&Ma para dar uma testada, mas como sistema genérico ele me oferce algo mais além de fantasia e mangá.... ou só vou ficar nessa roda...

Também não vou forçar a barra e dizer quenada de Supers me interessa é o formato do Manual que me repudia muitas vezes. Ultimate Power e Agents of Freedom são excelentes suplementos.
Pedro Guagliano

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Fev 2010, 17:45

Prolixo...

E não foi por isso que foi recomendando o W&W junto do M&M? Não é como a ambientação do BR (que... nem é tudo isso, na verdade) não possa ser usada com um sistema melhor.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Pedro Guagliano em 11 Fev 2010, 19:16

Pode ateh ser que seja prolixo meu caro, mas é minha opinião. Enfim. O que quero dizer é que o livro do M&M não muito atrativo de se ler enquanto o do Blue Rose é. Simples assim. Cada qual com sua opinião. Eu vou passar na Devir e ver se compro o M&M com o W&W. O que me preocupa é o Me&Ma que dizem ser cheio de flaws graves.
Pedro Guagliano

Mensagempor Madrüga em 11 Fev 2010, 19:33

Advogado de Regras escreveu:
tem uma proposta interessante para o sistema de magia.

Depende. O Arcanist, que vem no Iron Heroes, é uma classe incrivelmente mal-executada e indecente, do tipo que todo jogador em sã consciência evita em Iron Heroes ( ela é mecanicamente muito mal feita, e é dada como opcional ) . Já o Spiritualist, que vem no Iron Heroes: Player's Companion, é tudo o que o Arcanist deveria ser e não foi.

Eu queria sinceramente ver aquele esquema de magia funcionando. É muito bacana, muito mais criativo e divertido que o original.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Ric.freitas em 11 Fev 2010, 21:19

Além do que sei sobre o sistema de customização do M&M . Ele é bem interessante, mas o livro do M&M básico é um pé no saco de ler. Me parece muito maçante muitas vezes principalmente que ele é voltado para um gênero que não estou acostumado o de Supers mais especificamente supers e heróis mascarados. Seria interessante termos um manual com a essênciado jogo. Assim como Blue Rose tem o True 20.

Alguns membros do fórum da Jâmbo apontaram exatamente este problema como um dos principais obstáculos para vender o livro como um sistema genêrico. O livro não foi escrito para este propósito, ele foi feito para ser um sistema que emule um ambiente de superheróis, o problema (se é que pode ser chamado assim :linguinha: ) que o sistema é tão enxuto que é um crime usá-lo apenas para cenários de superheróis.
Ric.freitas

Mensagempor Elven Paladin em 12 Fev 2010, 03:38

Eu queria sinceramente ver aquele esquema de magia funcionando. É muito bacana, muito mais criativo e divertido que o original.

Qual dos esquemas de magia, do Arcanist ou do Spiritualist? Eu mestrei uma campanha inteira que contava com um Spiritualist, do nível 1 ao 14. Como quase todo sistema de magia mais aberto, o jogador antecipava e anotava alguns efeitos mais utilizados pelo personagem ( para evitar ter que observar as constantes tabelas que o Spiritualist lida ), mas tirando esse detalhe, era uma classe com um design elegante ( e não notei nenhum problema de equilíbrio com ela ( embora eu não negue a possibilidade disso ocorrer, afinal, o design relativamente aberto dos Rites é uma pequena alegria para Powergamers ).

E eu teria uma campanha com um Arcanist ( modificado, eu chutei o sistema de magia de IH e usei algo próximo do Chaneller de Midnight 2E ), se não tivesse ocorrido logo na 2ª luta do jogo ( antes mesmo do Arcanist aparecer no jogo ) um problema que envolve Rodada Surpresa ( que em Iron Heroes quer dizer: CA 10 ), Machados, Ataque Poderoso e um d20 que tendia a cair no 20 contra os jogadores. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Pedro Guagliano em 12 Fev 2010, 20:47

Ah. Só atualizando. Adquiri o meu pacote de Iron Heroes pela Moonshadows hj. O pacote inclui:

-Iron Heroes (Basic)

- Iron Heroes Chacater (Player's) Companion

- Iron Heroes Monster Compendium
Pedro Guagliano

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários