A melhor definição de RPG

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Smaug em 27 Out 2007, 00:34

Acredito que no final, quando se trata dos cenários, diretrizes são traduzidas em regras. AD&D, por exemplo, tinha uma regra de moral para ilustrar o que foi dito acima. SdA tb tem a moral dos exercitos. Pq? Simples, muitos, mas muitos mesmo, grupos de jogos jogam exatamente com o que estah escrito no livro em REGRAS, não em definições. Assim, não basta dizer que a cultura tal sofre de fobia de aranhas se uma regra não força os jogadores a rolarem testes ou fugirem quando veem uma.
Quem aqui iria interpretar a perda de humanidade ou morality de livre e espontanea vontade se não ouvesse uma regrinha ali dizendo quando vc perde os pontos? Poucos creio eu, talvez 1 ou 2.
Isso estah se refletindo cada vez mais nos cenários atuais, coisas que antes eram citadas e deixadas a cargo do grupo, hj fazem partes das regras oficiais, um exemplo eh o próprio nWoD que traduziu para regras muitas das peculariedades dos seres sobrenaturais. Se antes apenas era dito que seu raciocinio ficava nublado na forma de batalha dos garou, os uratha tem regrasclaras quanto ateh onde eles podem raciocinar.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Kliviwiki em 29 Out 2007, 08:40

Quem aqui iria interpretar a perda de humanidade ou morality de livre e espontanea vontade se não ouvesse uma regrinha ali dizendo quando vc perde os pontos? Poucos creio eu, talvez 1 ou 2.

É verdade. Acredito que isso ocorra porque é relativamente complexo ficar inventando regras na hora sem que isso possa causar problemas no futuro. Logo, é mais seguro jogar de acordo com as regras expressas no livro. Mas isso não quer dizer que esta seja a única maneira, e nem a melhor.
O poderoso HOOIA obliterará todos vocês.

Kliviwiki is not in any way associated with Wikipedia

Zatoichi!
Kliviwiki

Mensagempor cigano em 29 Out 2007, 10:25

Beleza Kliviwiki, mas como já disseram (queira vc ou não) RPG é um jogo. Desculpa!

Isso me lembra uma discussão de um camarada aqui sobre a media de um d6, segundo ele não era 3 (po, 1d6, de 1 ao 6, 6 dividido por 2 igual a 3, sem mistério, sem discussão, pura e simples lógica) era... pasmem... 3,5. E quando disse que era loucura que qualquer professor de matemática do C.A. poderia esplicar pra ele isso, ele me disse que eles que estavam errados!

:aham:

Pois é! Nem tente convencer ele, não rola. Só queria jogar com ele alguma coisa de D20 e rolar atributos... ia fazer tanto Char apelativo (pera, não é 3 é 3,5, somando com aquele 5,5 e o 4,5, arredondando pra cima, tenho... 14!)

XD

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Gladius Dei em 29 Out 2007, 14:53

cigano escreveu:Isso me lembra uma discussão de um camarada aqui sobre a media de um d6, segundo ele não era 3 (po, 1d6, de 1 ao 6, 6 dividido por 2 igual a 3, sem mistério, sem discussão, pura e simples lógica) era... pasmem... 3,5. E quando disse que era loucura que qualquer professor de matemática do C.A. poderia esplicar pra ele isso, ele me disse que eles que estavam errados!

Mas... a média de um dados de seis lados (1d6) é 3,5.

1 (mínimo possível) + 6 (máximo possível) = 7
7 / 2 = 3.5

Se eu quisesse a média (medium, mediano, metade, e o que valha) de 6, daí seria 3. Mas aquele 1 mínimo do dado é o que mata.

Pois é! Nem tente convencer ele, não rola. Só queria jogar com ele alguma coisa de D20 e rolar atributos... ia fazer tanto Char apelativo (pera, não é 3 é 3,5, somando com aquele 5,5 e o 4,5, arredondando pra cima, tenho... 14!)

Os atributos de criação de personagens do D20 não trabalham com médias dos resultados, apenas os números absolutos dos dados.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Eagleyes em 29 Out 2007, 15:20

Gladius Dei escreveu:
cigano escreveu:Isso me lembra uma discussão de um camarada aqui sobre a media de um d6, segundo ele não era 3 (po, 1d6, de 1 ao 6, 6 dividido por 2 igual a 3, sem mistério, sem discussão, pura e simples lógica) era... pasmem... 3,5. E quando disse que era loucura que qualquer professor de matemática do C.A. poderia esplicar pra ele isso, ele me disse que eles que estavam errados!

Mas... a média de um dados de seis lados (1d6) é 3,5.

1 (mínimo possível) + 6 (máximo possível) = 7
7 / 2 = 3.5

realmente, a média de um dado de 6 é 3,5 :aham:
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Eagleyes

Mensagempor cigano em 29 Out 2007, 17:41

Conta comigo...

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6

Temos quantos numeros? 6 correto? Metade disso é?

¬¬

Melhor consultarem seus professores de matemática denovo

[]s

Edit. Tentando imaginar aqui COMO em 1d6 consigo um resultado 7... como?
cigano

Mensagempor Smaug em 29 Out 2007, 17:54

A média do numero de lados de um dado de 6 lados eh 3 (afinal são seis lados divididos ao meio)... a média dos valores de um dado de 6 lados eh 3,5... uma questão de traduzir do português para o matematiques...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Agnelo em 29 Out 2007, 18:01

cigano escreveu:Conta comigo...

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6

Temos quantos numeros? 6 correto? Metade disso é?

¬¬

Melhor consultarem seus professores de matemática denovo

[]s

Edit. Tentando imaginar aqui COMO em 1d6 consigo um resultado 7... como?

Agora você vai lá na biblioteca, e pede pra tia:

-Tia, me vê um livro de matemática? Isso, estatística básica... é, pode ser de segundo grau mesmo... aham...

Aí abre na primeira página do capítulo sobre probabilidade e você vai entender, ok? :victory:
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor cigano em 29 Out 2007, 18:16

Locke Winchester escreveu:-Tia, me vê um livro de matemática? Isso, estatística básica... é, pode ser de segundo grau mesmo... aham...

Aí abre na primeira página do capítulo sobre probabilidade e você vai entender, ok? :victory:

Lock... Se tu jogar 1d6 é tirar 7 eu te dou 500 pilas!

[]s
cigano

Mensagempor Smaug em 29 Out 2007, 18:19

Vc tah confundindo o valor dos lados com o numero de lados...esqueça que cada lado tem um numero, se vc contar terá 6, dai sim dividindo por 2 vc tem 3...
Mas se vc somar o maior valor e o menor (probabilidade, média pondera) vai conseguir 7 e dividindo da 3,5...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor cigano em 29 Out 2007, 18:32

Olha gente, o tópico não tem porra nenhuma haver com lados e valores matematicos. Eu usei um amigo meu (conhecido por suas teorias loucas como, não durmo porque um dia vou morrer e posso descansar, ou ainda, não sinto frio, tenho resistencia natural a elemetos.) como exemplo de discussões sobre sexo dos anjos. Sério, não tem confusão. Metade de 6 é 3. Nunca pedi argumentos sobre estatistica nem nada, e já ta começando a sair do campo da brincadeira pro campo da ignorancia (no sentido de "cabeça dura") e massagem de ego.

Recapitulando, discutir que RPG não é jogo é tão frutifiro quanto discutir que metade de 6 (ou 1d6, ou o que diabos vcs quiserem inventar pra provarem suas teorias) é 3,5.

Na minha mesa, RPG é jogo. E se eu precisar de um numero que varie entre 1 e 3 vou pedir que jogue 1d6 e divida por dois.

Divritam-se em suas guerras.

:victory:

[]s
cigano

Mensagempor Irish Carbon em 29 Out 2007, 19:03

E se o cara tirar 1? Ou 3? OU 5? xD

Brincadeira, brincadeira.

Eu também tenho preguiça de explicar, mas pra apresentar pros amigos eu geralmente falo que é um "Faz de conta com regras e um doido que brinca de Deus e controla tudo."

Tá, tirando a parte de brincar de Deus (que eu não falo pq não tem graça XD ), é isso o que eu falo. Se ele não entender...

"Quando eu tiver disposição e você também, eu te ensino." :P
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor Eagleyes em 29 Out 2007, 20:54

cigano escreveu:não durmo porque um dia vou morrer e posso descansar

isso também é verdade! :aham:

brincadeira :bwaha:

bem, falando na metade de 6 aí sim... mas vamos esquecer esse assunto por que no rpg isso não importa, o que importa é se divertir :victory:
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Eagleyes

Mensagempor WillDice em 30 Out 2007, 09:59

OFF: Média não é metade do maior valor, média é a soma de todas as parcelas dividido pelo número de parcelas.

A média de 2 e 8 é quanto, cigano? 4 ou 5?

Os valores de 1d6 são 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Somando dá 21, 21/6 = 3,5
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Gladius Dei em 30 Out 2007, 10:40

E depois fala que temos que consultar nossos antigos professores de matemática... ¬¬
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias