[4e] Minions e dano direto (sem rolagem de ataque)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Mar 2010, 18:41

Youkai:
Mortos-vivos levam radiante. Todos os outros levam necrótico.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Youkai X em 23 Mar 2010, 18:44

My fail. Então deixa pra lá os anjos. Continua com os devas por enquanto XD .
Youkai X

Mensagempor Elven Paladin em 23 Mar 2010, 19:34

O dia que os minions derrotarem um grupo de PC's alguma coisa estará muuuuito errada.

Eu cheguei próximo dessa proeza 3 vezes em um jogo de Heroic-to-Mid Paragon, em um jogo pré-PH2 ( os únicos livros além do CORE usados foram, IIRC, Adventurer's Vault e Martial Power nos últimos níveis de jogo ) e pré-DMG 2 contra um grupo com um Humano Guerreiro/Kensai ( usando Espada Bastada e Escudo ), um Humano Tac-Lord/Battle Chaplain, um Halfling Ladino/Daggermaster e um Eladrin Wandizard/Spellstorm ( um grupo relativamente otimizado, focado em acerto e com integração de funções razoável por via do "Trio Linha de Frente" que tinha uma sinergia considerável).

A tática que funcionou contra foi basicamente a mesma: Número grande de Minions, atacando a distância e em "Attaque Surprise" e todos focados em apenas um alvo, geralmente o Controlador ou Líder do grupo ( membros com as piores defesas de CA ). E funcionava muito bem nos final dos níveis Heróicos ( onde o ataque dos monstros tendia a superar mais facilmente as defesas dos jogadores ).

Apesar disso, eu não creio que essa tática seja tão funcional hoje, após o "feat tax" introduzido no PH2 e com uma maior soma de habilidades de Aura disponíveis aos jogadores. E claro, eu não testei isso em nívreis finais de Paragon e nada nos Épicos.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 23 Mar 2010, 19:35, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Deicide em 23 Mar 2010, 19:34

Acho que dar PV a minions mata a praticidade deles. Uma vantagem dos minions é requerer menos "book-keeping" do Mestre.

Vão umas sugestões aí:

- Cada Minion, ao sofrer dano automático, faz um teste de resistência e, se passar, ignora o dano automático e continua vivo.

- Alternativamente, todo Minion tem uma tolerância a dano igual a 5 + metade do nível dele. Se sofrer dano automático menor que essa tolerância, ele não morre. O dano automático precisa ser igual ou maior à tolerância do minion para matá-lo.

- Crie uma nova espécie de inimigo, "leve" (como em "infantaria leve"). Um inimigo leve equivale a 1/2 oponente e tem metade dos PVs de um inimigo normal de seu nível.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor DracoDruida em 23 Mar 2010, 19:56

Achei a idéia de counters do Phil ótima. Mais fácil que controlar do que os pvs e dá uma fortalecida neles.
DracoDruida

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Mar 2010, 21:19

Gosto da idéia do TR.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Elven Paladin em 24 Mar 2010, 01:09

Achei a idéia de counters do Phil ótima. Mais fácil que controlar do que os pvs e dá uma fortalecida neles.

Mas isso praticamente extermina o propósito das Minions, já que um minion fortalecida basicamente é um monstro padrão, que cai em 3 ou 4 ataques. Ou, para ser mais sincero, se você não quer um oponente que caia em um ataque, não use minions.

Eu levantei também a questão de auras com meus jogadores. Auras por exemplo simplesmente inutilizam os minions praticamente.

Ataques a distância e Resistência ao tipo de Dano ( seja da Minion, seja de um Leader que a acompanhe ). E se o personagem do jogador tem um efeito de aura, ele é justamente o tipo que merece se destacar ao matar Minions ( e até onde eu me lembro, as fontes desse tipo de efeito são bem incomuns ),
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lector em 24 Mar 2010, 06:08

se os minions não estão funcionando como você acha que deveria, talvez uma solução em vez de criar "super-minions" seja usa monstros padrão mas com 3 ou 4 níveis a menos que o grupo
Lector

Mensagempor oculto em 24 Mar 2010, 09:04

3 ou 4 níveis a menos que o grupo

Acho que a frustração vai ser semelhante. Com essa diferença de nível, os monstros vão ter dificuldade para acertar os personagens, tornando-se apenas um saco de pancadas.
Se é pra mudar alguma coisa, acho que a melhor idéia foi a de permitir um teste de resistência no caso de dano automático em minions. O contra ponto é apenas a necessidade de rolar alguns D20 a mais, mas nada que torne a idéia inviavel. Se eu perceber condição semelhante em minha campanha, seria algo que eu pensaria em adotar.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Mar 2010, 09:41

O contra ponto é apenas a necessidade de rolar alguns D20 a mais, mas nada que torne a idéia inviavel.

Lembre que a idéia dos minions é justamente NÃO ter que ficar gerenciado mais recursos...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Deicide em 24 Mar 2010, 17:29

Lumine Miyavi escreveu:
O contra ponto é apenas a necessidade de rolar alguns D20 a mais, mas nada que torne a idéia inviavel.

Lembre que a idéia dos minions é justamente NÃO ter que ficar gerenciado mais recursos...

Mas os TR não tomam muito esforço. É diferente de ter que anotar PVs e uso de poderes de cada minion: o minion sofre dano automático, testa um save. Se passou, continua vivo, e você deixa ele de lado. Senão, morre e retira do jogo. Fácil, sem ter que ficar controlando muita coisa na ficha.

Advogado de Regras escreveu:Ataques a distância e Resistência ao tipo de Dano ( seja da Minion, seja de um Leader que a acompanhe ). E se o personagem do jogador tem um efeito de aura, ele é justamente o tipo que merece se destacar ao matar Minions ( e até onde eu me lembro, as fontes desse tipo de efeito são bem incomuns ),

O problema desse tipo de solução é que limita o que o mestre pode fazer. É legal o mestre lançar um desafio ocasional em que os minions atacam à distância e têm resistência, mas isso não é solução porque força o mestre a sempre apelar para essas saídas altamente específicas.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Kear em 24 Mar 2010, 17:32

Advogado de Regras escreveu:

Mas isso praticamente extermina o propósito das Minions, já que um minion fortalecida basicamente é um monstro padrão, que cai em 3 ou 4 ataques. Ou, para ser mais sincero, se você não quer um oponente que caia em um ataque, não use minions.

Faça os contadores funcionarem apenas contra dano sem rolagem.
Kear

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 27 Mar 2010, 21:27

Deicide escreveu:- Alternativamente, todo Minion tem uma tolerância a dano igual a 5 + metade do nível dele. Se sofrer dano automático menor que essa tolerância, ele não morre. O dano automático precisa ser igual ou maior à tolerância do minion para matá-lo.

Achei essa uma ótima e a melhor solução, pois "anula" o dano por aura e evita a necessidade de rolagem de quaisquer dados.
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.
Brave Samurai Warrior

Mensagempor Anand em 04 Abr 2010, 18:29

Bom, eu acho que as regras de minion funcionam bem para mim, recomendo o seguinte para sua situação:

* Minions que atacam de longe
* Minions que explodem
* Minions que rebatem o dano que tomaram
* MInions com resistências diversas
* Minions que atacam de longe, mas teleportam pra perto, rebatem o dano que tomaram com um bônus e depois explodem (épico)

E por aí vai. Além disso, ficar algum tempo de sem minions não tem problema, e os PCs precisam se adaptar a algo novo. Já abusou de criaturas incorpóreas e swarms?

Abraços!
Anand

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Abr 2010, 18:53

Minions que atacam de longe, mas teleportam pra perto, rebatem o dano que tomaram com um bônus e depois explodem (épico)

Considere sua idéia roubada, Daniel.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários