[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Você compraria/jogaria D&D 5th?

Claro! Não vejo a hora!
3
11%
Sim, mas só jogaria.
5
19%
Não, é perda de tempo.
15
56%
Nunca! Odeio o rumo dessas novas versões
4
15%

Total de votos : 27

Mensagempor AKImeru em 04 Abr 2010, 14:24

Mas não houve mudança alguma do feeling de D&D.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor WillDice em 04 Abr 2010, 16:56

Um dia, quem sabe, talvez, daqui a uns bons cinco anos, quando sair, se for boa, eu jogarei.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Lorde da Dança em 04 Abr 2010, 20:17

Nescessária? Eu acredito que não, a edição atual parece estar indo muito bem. Se eu jogaria? A não ser que tenham transformado D&D em algo completamente diferente, não.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Corvo da Tempestade em 04 Abr 2010, 20:25

Não tem a opção "Depende do qual boa é a 5ªed."

Sinceramente não via muitos problemas com a 3,5. Ainda a jogaria sem qualquer problema, porêm, eu prefiro a 4ª pois ela é mais fácil de jogar e de mestrar.

Dependendo do que sair no "D&S 5.0" eu migraria pra ela ou ficaria mesmo na 4.0
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Agnelo em 05 Abr 2010, 13:54

Muita condicional num tópico só:

Quando...

Se...

Mas e Se...

Porra, SE sair uma 5ª edição e SE ela me agradar e SE fizer meu estilo e SE eu tiver tempo pra cutir/aprender um sistema novo e SE tiver grana/ânimo pra isso sim, eu curtiria uma nova edição e compraria os livros.

Caso contrário não, simples assim.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Otherwise em 05 Abr 2010, 15:52

Uma coisa que todos nós sabemos é que a medida em que os lançamentos vão ocorrendo o sistema vai perdendo o foco. Falamos do equilíbrio trazido pela 4a edição, mas a cada suplemento vemos também uma pilha de novas erratas, num ciclo que só tem fim com a própria edição. Uma nova edição serve (não somente) para enxugar as coisas, ajustar o coração do sistema naquilo que não tem mais jeito, aproveitando-se da experiência dos anos acumulados. É, inclusive, uma forma de atrair jogadores, principalmente aqueles assustados com a quantidade de suplementos e conteúdo disponíveis!

É como acontece nas histórias em quadrinhos da Marvel e da DC, em que um grande evento serve para redefinir o status quo daquele universo. Essa mudança sempre atrai novos leitores, dando um novo frescor às histórias, abrindo novas possibilidades.

Ao meu ver, entretanto, não acho que a Wizards adotará essa prática dessa vez. O motivo: o lançamendo do D&D Essentials no segundo semestre. As novas caixas atrairão novos jogadores que, com o tempo, se interessarão pelos suplementos e pelos materiais mais robustos lançados até então.
Otherwise

Mensagempor Fëanor em 05 Abr 2010, 16:20

Sobre toda a errata da 4th.
Acontece que a Wizards anda escutando muito a comunidade de lá, não importa o quanto eles testem os novos poderes e talentos, a comunidade sempre achará algum furo. A Wizards simplesmente escuta e "conserta" os erros que eles deixaram passar. A 3.5 teria MUITO mais erratas se seguissem essa linha. A questão é que nem valeria a pena, já que sistema já é quebrado desde a base.

É claro que erratas provavelmente não existiriam se eles gastassem mais tempo e mais dinheiro nos playtests, mas hoje teríamos menos livros e menos material do que temos.

Outro ponto: existia algumas diferenças mecânicas da 3.0 para a 3.5, boa parte em relação as classes. A 4e não sofre do mesmo problema. A maioria das erratas "apenas" conserta poderes overpower ou simplesmente melhora um pouco a descrição do talento ou poder para não gerar desconcordancia gramatical.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Youkai X em 05 Abr 2010, 16:58

Além das descriçòes e efeitos desses poderes sempre serem atualizadas no CB. E a Wizards deve estar considerando que todo jogador de D&D (que interessa a eles como mercado) tem o CB, no mínimo.
Youkai X

Mensagempor DracoDruida em 05 Abr 2010, 21:38

Isso se chama Marketing, eles sempre têm de fazer algo novo para tornar obsoleto o antigo. Praticamente todas as empresas fazem isso hoje. Eu não gosto disso, e acho isso bobagem, mas é o mundo em que vivemos e a nossa forma de Economia.

A velha paranóia do marketing. Cara, não é um marketing exclusivo da empresa. Não adianta eles tentarem fazer um marketing contrário às tendências mais populares, já que uma empresa de rpg é bem pequena se comparada a outras, como quadrinhos e filmes. Tem o marketing da Wizards? Têm. Mas ele não é independente, ele tem que flutuar no que estiver de novo, de mais influente.
Mas não houve mudança alguma do feeling de D&D.

Depende com o que você estiver comparando. Em comparação ao livro básico da 3E, mudou. Mas comparando com os últimos livros da 3E, é verdade, não foram mudanças tão bruscas. Foi algo que foi se alterando até chegar à 4E. Mas o feeling diferente está mais explícito. Ou você realmente acha que não mudou nada?

E o post do Locke matou o tópico.
DracoDruida

Mensagempor Darin em 05 Abr 2010, 22:17

Para mim o topico ja comecou natimorto
Darin

Mensagempor AKImeru em 05 Abr 2010, 23:39

Depende com o que você estiver comparando. Em comparação ao livro básico da 3E, mudou. Mas comparando com os últimos livros da 3E, é verdade, não foram mudanças tão bruscas. Foi algo que foi se alterando até chegar à 4E. Mas o feeling diferente está mais explícito. Ou você realmente acha que não mudou nada?

Eu ainda estou fazendo tudo o que eu fazia na 3.X, exceto que agora com facilidade.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Youkai X em 06 Abr 2010, 02:15

Meu D&D continua sendo tão animélico e exagerado quanto na 3.5.
Youkai X

Mensagempor Kasuya em 06 Abr 2010, 22:35

Depende com o que você estiver comparando. Em comparação ao livro básico da 3E, mudou.

Se você entende por "mudança de feeling" poder ser agora um Draconato ou que classes como o clérigo e o druida foram segregadas em seus conceitos para se encaixar nos papeis de classe, realmente houve uma mudança.

No mais, é a mesma coisa, à diferença que é mais simples e com mais possibilidades (para combatentes).

Reitero o que o Oda disse: continuo fazendo tudo o que meus personagens faziam na 3e, só que com facilidade (e sem a burocracia de ter que projetar uma progressão de talentos há uns 10 níveis de antecedência).

D&D sempre foi um high fantasy explosivo e vai continuar sendo. Nada mudou nesse sentido.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Elven Paladin em 07 Abr 2010, 01:32

(e sem a burocracia de ter que projetar uma progressão de talentos há uns 10 níveis de antecedência).

Err... O quê?

A necessidade de planejamento, ainda mais quanto a talentos ainda é muito bem presente na 4E, e especialmente com 10 ou 20 níveis de antecedência, onde os efeitos das escolhas iniciais do personagem ( em especial, os Atributos ) são sentidos com ainda mais força no Paragon Tier e no Epic Tier. Isso pode ser facilmente notado nos talentos de Multiclasse, nas Masteries de Epic Tier, nos talentos do tipo +1 em dois tipos dano/tier para Elementos e nos talentos "Weapon/Implement-Specific" ( como Scimitar Dance, Polearm Gamble, Hammer Rhythm, Heavy Blade Opportunity ).

e com mais possibilidades (para combatentes).

E menos para Spellcasters. Que é uma intenção de design da 4E. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Kasuya em 07 Abr 2010, 07:45

A necessidade de planejamento, ainda mais quanto a talentos ainda é muito bem presente na 4E, e especialmente com 10 ou 20 níveis de antecedência, onde os efeitos das escolhas iniciais do personagem ( em especial, os Atributos ) são sentidos com ainda mais força no Paragon Tier e no Epic Tier.

Eu não acho. Se você estiver planejando ser multiclasse com uma classe que, a princípio, não tem muito a ver com a sua inicial (como um guerreiro que pretende muilticlassear com mago), aí sim você terá que planejar alguma coisa em termos de talento (algo de até uns 5 níveis para cima).

Os talentos de bônus estáticos (condicionais ou não) que você mencionou não se enquadram, do meu ponto de vista, num caso de "projetar 20 níveis para frente" pois, ainda que possa valer mais a pena pegar "nesse" ou "naquele" nível em específico, você, na prática, pode pegá-los quando quiser e pode até retreiná-los se não gostar.

Na prática, o grande problema dos talentos sempre foram preencher os pré-requisitos no sentido de otimizar a velocidade com que você vai pegar "aquele" talento. Assim, dado que a 3e, por exemplo, você tinha talentos com LISTAS de pré-requisitos, você se via projetando quase toda a sua progressão desde o nível 1 ao 20 só para pegar seus melhores talentos com a maior velocidade possível (ou até para garantir que você vai PODER pegar algum deles até o 18º nível). Já na 4e, dado que a maioria dos talentos ou não tem pré-requisitos ou tem UM pré-requisito simples (como ser da classe/raça X), a única forma de se sentir forçado, na 4e, a projetar o jogo alguns níveis para frente seria para preencher os pré-requisitos de talentos que exigem valores específicos de atributos (pois esses, você não pode mudar) , o que, realmente, acontece mais nos níveis mais altos (especificamente, nos níveis épicos, quando esse tipo de pré-requisitos são cada vez mais taxativos), mas, francamente, não acho isso um motivo para ficar projetando o jogo para 20 níveis a frente, como acontecia na 3e, você vai lá e pega os talentos condizentes com seus atributos principais que já é o suficiente para mim.

Em resumo, você há de convir que a questão de "projetar o personagem 20 níveis para frente" é mais uma questão de hobby (eu também faço isso de vez enquando) do que, de fato, uma necessidade substancial como acontecia na 3e(onde você TINHA que fazer isso o tempo todo se quisesse ter todos os talentos que você acharia interessante ter).

E menos para Spellcasters. Que é uma intenção de design da 4E.

Exato. ;)

Mesmo assim, só em não "descarregar os poderes mágicos e ficar na besta" em nenhum momento já vale tudo, eu sempre fui adépto do "mas vale um pássaro na mão do que dois voando", na 3e, você se via com TANTA magia que se tornava uma dor de cabeça administrá-las (e olhe que eu não estou falando de pergaminhos e itens mágicos em geral que servem para usar magias) e no começo do jogo você se via com tão poucas que você mal se sentia um mago.

No caso da 4e, você tem menos opções, é claro, mas pode usar magias indefinidamente (at will, como sabemos) e tem opções de magias facílimas de administrar, pois são práticas e em menor quantidade e, nem de longe, deixam a desejar em efetividade no decorrer do jogo (talvez para os power players de plantão que acham que não basta lançar uma magia em área, ela tem que ser em área e mega assassina).

Fazendo uma analogia, na 3e, é como se apresentassem um console novo de video game e te dessem TODOS OS GAMES do mundo (que você nem sempre conhece) para escolher e jogar. Na 4e, eles pegaram e reduziram a sua opção para os, sei lá, 20 melhores jogos do console (bem melhor, né? kkk).
Imagem
Kasuya

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários