[4e] D&D para Crianças...

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Dinobot em 19 Mai 2010, 03:01

... ou não exatamente, mas algo bem parecido.

O povo da Wizards liberou uma aventura com regras próprias para crianças de 6 anos, download "de grátis" no site deles.

A pergunta é óbvia: o que o povo acha dessa iniciativa deles? Eu gostei da idéia, uma aventura simples que serve de introdução, e que mostra pro povo que RPG não é nenhum bicho de sete cabeças.

P.S.: E pra quem não notou, é parte do merchan do livro novo que eles vão lançar.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Kasuya em 19 Mai 2010, 08:00

Poxa, isso é muito legal. Eu realmente não tinha esperanças que a WotC fizesse algo semelhante. Tanto que eu mesmo estava idealizando um projeto nesse sentido: fazer um D&D 4e ainda mais simples para que uma criança jogue.

Inicialmente, a ideia é disponibilizar o mínimo de classes da forma mais genérica possível. No caso, como eu estava idealizando, você teria uma classe para cada papel, você teria umas duas fontes de poder em cada uma dessas classes para escolher (Ex: se eu escolher a classe defensora, eu poderia ser um defensor Marcial [AKA Guerreiro] ou um defensor divino [AKA Paladino]). Os poderes seriam os mesmos, mas mudariam um pouco as class features e algums poderes em específicos para cada fonte (segundo o exemplo dado, o defensor divino teria acesso a poderes de dano radiante, por exemplo).

O jogo iria, no máximo ao 5º nível, reduzindo a "montanha" de páginas necessárias para descrever o capítulo de classes de personagens.

Imediatamente irei baixar esse arquivo para ver qual é. =)

PS: Obviamente, a minha ideia contemplaria crianças um pouco mais velhas que crianças de 6 anos. =)
Editado: Essas regras, pelo que eu estou vendo parecem ridiculamente simples, porém sem deixar de ser elegante. A primeira vista, eu estou gostando.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Kear em 19 Mai 2010, 08:16

Yey, preciso mostrar isso pros meus irmãozinhos, eles acabaram de fazer 7 =F.
Kear

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2010, 08:38

Eu achei a iniciativa muito legal, mas as ilustrações deixaram a desejar. O estilo cartunesco-infantil é ótimo, mas a falta de cor me deixa com pé atrás e... parece que foi feito só o rascunho. Gente, criança adora comics.

Se uma introdução fosse feita com o Loomis mostrando as jaulas, aposto que EU conseguiria rodar essa aventura aqui na escola...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor shin_spiegel em 19 Mai 2010, 08:50

Eu tinha visto isso no lançamento, achei muito bacana como é que foi feito. Eu particularmente já tinha algo planejado, nem irei precisar.
Eu ainda quero colocar o RPG em escolas e coisas do genero, para ver como funciona.
shin_spiegel

Mensagempor Kear em 19 Mai 2010, 08:51

Actually, isso me faz pensar...

...E se a gente fizesse uma aventura mais ou menos nesse estilo, só que com ilustrações melhores, uns comics no meio e etc? Spell Press ta aí pra esse tipo de coisa, não? =O
Kear

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2010, 08:53

Eu tenho uma escola como playground, vamos elaborar essa idéia. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Nibelung em 19 Mai 2010, 11:28

Kasuya escreveu:O jogo iria, no máximo ao 5º nível, reduzindo a "montanha" de páginas necessárias para descrever o capítulo de classes de personagens.

Minimum essentia in reading the PHB escreveu:1. “Three Basic Rules” on page 11 (< 1 page)
2. “Power Types and Usage” on page 54 (< 1 page)
3. “Short Rest + Extended Rest” on page Page 263 (< 1 page)
4. "Combat" Chapter 9 (31 pages)
5. "Skills" Pages 178 and 179, from “Skill Training” to “Knowledge Skills” (< 2 pages)
6. "Feats" Page 192 (1 page)
7. "Conditions" Page 277 (1 page)
Total essentia: ~38 pages.

Now that you know what the rules are you can read the parts of the book that you skipped in whatever order you feel like.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Kasuya em 19 Mai 2010, 20:23

1. “Three Basic Rules” on page 11 (< 1 page)
2. “Power Types and Usage” on page 54 (< 1 page)
3. “Short Rest + Extended Rest” on page Page 263 (< 1 page)
4. "Combat" Chapter 9 (31 pages)
5. "Skills" Pages 178 and 179, from “Skill Training” to “Knowledge Skills” (< 2 pages)
6. "Feats" Page 192 (1 page)
7. "Conditions" Page 277 (1 page)
Total essentia: ~38 pages.

Now that you know what the rules are you can read the parts of the book that you skipped in whatever order you feel like.

Com uma enxutada em alguns detalhes das regras, mas essa simplificação das classes (vão cair de 8 classes do PHB 1 com 30 níveis de poderes para 4 com 5 níveis) e em poucos detalhes, teremos um livretinho menor que um de 3D&T, e olhe que muita gente nova leu isso. :cool:

Mas tem umas regras que, kkk, muito interessantes:

Note: It is rewarding for players to see the hit points of a
monster drop. Keep the hit points visible so that everyone
can see how close they are to defeating a monster. You can
also use candy, allowing the players to eat a piece of candy for
each hit point of damage their heroes deal.

Ou como tornar seu filho um assassino ensandecido de dragões, bulletes e Beholders! :)

Lembrei de quando Sheldon começou a dar chocolate para a Penny, quando ela fazia algo que ele considerava admirável em Big Bang Theory. :bwaha:

...E se a gente fizesse uma aventura mais ou menos nesse estilo, só que com ilustrações melhores, uns comics no meio e etc? Spell Press ta aí pra esse tipo de coisa, não? =O

Muito boa ideia! Porque não? Eu ajudaria, se fosse o caso! :victory:
Imagem
Kasuya

Mensagempor Iuri em 19 Mai 2010, 21:21

Bah, eu achei muito boa iniciativa e interessante o produto final. Fiquei com bastante vontade de testar, mas a pessoa mais próxima dessa idade que eu conheço tem apenas 4 anos, ele não ia entender nada...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Hikaru em 19 Mai 2010, 21:43

Gostei bastante do material, no caso da arte acho que queria a impressão de que uma criança desenho as ilustrações do livro, acho que ficaria mais legal se eles fossem pintadas com giz de cera.

Só ebitaria de jogar com elas antes das refeições, senão matar o dragão acabaria com o apetite delas!
ImagemImagemImagemImagemImagem
Hikaru

Mensagempor Kear em 19 Mai 2010, 21:47

Então, se a pra fazer a nossa versão mesmo, eu sugiro uma aventura um pouco mais composta, pode ser com um motivo simples como "teste pra ver se vocês são guerreiros de verdade", mesmo, mas incluir pelo menos um teste de perícia, e dar liberdade pros jogadores tomarem algumas decisões é algo que eu acho importante.
Kear

Mensagempor Kasuya em 20 Mai 2010, 07:24

Concordo. A aventura usa várias vezes coisas do tipo "sem que vocês tenham tempo de protestar..." e dá uma impressão de que eles não tem escolha.

É claro que a criança tem mais facilidade de aceitar situações propositivas (e mais dificuldades em trilhar seu caminho sozinha), mas não precisa chegar a tanto. Essa do "teste para ver se vocês são guerreiros de verdade" já funciona bem (ou mesmo essa da própria aventura de "vamos ver se vocês conseguem passar no treinamento final").

Quanto ao teste de perícia. Eu não sei se eu estou subestimando a inteligência de uma criança de 6 anos, mas creio que o fato de ter que administrar a questão do movimento (AKA posição tática), PVs dos inimigos e deles mesmos bem como lembrar quando e porque usar os poderes especiais (não levo em conta os poderes de ataque porque é um negócio que eles vão ter que usar o tempo todo e, muitas vezes, sem ter muito o que pensar) teremos informação de mais para a criança absorver tudo de uma vez.

Então, eu optaria por colocar a questão da perícia (bem como um possível desafio de perícias posteriormente) numa segunda sessão. A ideia seria adicionar infomações a medida que as aventuras vão aocntecendo.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Kear em 20 Mai 2010, 13:37

Kasuya escreveu:Quanto ao teste de perícia. Eu não sei se eu estou subestimando a inteligência de uma criança de 6 anos, mas creio que o fato de ter que administrar a questão do movimento (AKA posição tática), PVs dos inimigos e deles mesmos bem como lembrar quando e porque usar os poderes especiais (não levo em conta os poderes de ataque porque é um negócio que eles vão ter que usar o tempo todo e, muitas vezes, sem ter muito o que pensar) teremos informação de mais para a criança absorver tudo de uma vez.

Então, eu optaria por colocar a questão da perícia (bem como um possível desafio de perícias posteriormente) numa segunda sessão. A ideia seria adicionar infomações a medida que as aventuras vão aocntecendo.

Acho que a idéia de ir colocando elementos novos no jogo conforme as sessões é interessante (é usada em vários jogos eletronicos e funciona bem, actually)
Kear

Mensagempor Kasuya em 20 Mai 2010, 15:37

De acordo. Falta o quê para iniciarmos um projeto nesse sentido Spell Press? XD

Alguém mais se interessa em fornecer apoio?

Quanto ao sistema, seria esse mesmo apresentado pelo PDF?
Imagem
Kasuya

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários