[4e] D&D para Crianças...

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Mai 2010, 14:52

na verdade
a maior estímulo é o desafio de se trabalhar EM GRUPO coisa que caiu em desuso na sociedade atual,
acho que esse que deve ser o 1º e maior foco da idéia.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Iuri em 21 Mai 2010, 14:57

Pô, eu brinco de espadinha com os espetos do meu pai até hoje! (mas só escondido)

Mas em suma eu concordo com o Baha. Entre as alternativas, de criar uma brincadeira legal e possivelmente educativa para crianças, ou introduzi-las ao rpg, eu fico com a primeira. Não somos uma empresa que vai lucrar com o aumento do número de rpgistas (até vamos de maneira indireta, mas não é aonde quero chegar). A Wizards tinha exatamente este intuito, apresentar o rpg para as crianças e esperar elas crescerem para se tornarem clientes, ou daqui a pouco vão estar até vendendo uma linha de D&D infantil, e todos viram o resultado. Se o que quisermos for a mesma coisa que eles basta traduzir e inserir novas gravuras, como sugeriram.

Por isso que eu acho uma boa ideia ir pelo outro caminho.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Smaug em 21 Mai 2010, 15:01

Beleza.
Então, cria aí um jogo com espadas, pistolas, cigarros e violência, e leva pras crianças do teu bairro jogar. Claro, GTA é bacana, não esqueça de adicionar a tudo isso, litros de sangue, como vimos no jogo e em MK.

Meio termo não existe neh? Coisa como o desenhos da dysnei (ei, a mãe do bambi foi morta com um tiro, os anões da branca de neve perseguem a bruxa ateh ela cair de um precipicio, entre outras mortes que se vistas com mais cuidado teremos uma crueldade sem limites, lembra do principe da pequena serei perfurando a bruxa do mar com a ponta de um navio?). Dá sim pra vc falar que o bicho morreu sem precisar descrever quantos membros ele perdeu.

Você não percebeu que não há mais venda de réplicas de armas? Que, cigarrinhos de Chocolate foram trocados por Rolinhos de Chocolate (ou Chocolapis)?
Você viu que na TV não há mais propaganda de cerveja antes das 19:00?

Vc não tem visitado muitas lojas de brinquedo ultimamente neh? Sabe o que eu vi na Hi-Happy outro dia? Espadas de espuma, pois eh, pra gurizada se bater sem se machucar. Se no meu passado eu tinha que tomar cuidado pra não acertar o amiguinho, hj meu filho pode descer a porrada nele com uma espada que não machuca. Isso eh menos violento? Ou eh entender que a criança sabe que a aquela espada não machuca?
Réplica de armas? Tem até kit ninja e medieval com escudo e capacete! Mas esse vc não pode acertar o amiguinho, pq machuca, então deve ser pra isso o escudo...

Não vejo mais TV, sério, então não sei a frequencia de propagandas de cerveja... mas essa do cigarrinho me surpreendeu... enfim...

Tiro no pé é querer bater o pé e montar um jogo pra crianças, tencionando-as a usar armas reais. Já falarm aqui no tópico que é um pulo, pra uma criança usar um espeto de churrasco como uma espada (eu mesmo já brinquei assim quando era criança, e sempre levei chineladas na bunda por causa disso)?

Crianças vivem de aprender brincando e devem ter um adulto perto orientando-as, no entanto, não vai ser cortando referencias que vc vai criar uma pessoa melhor. Uma criança pode viver em uma terra de poneis e brincadeiras inofensivas, e um dia passar perto de uma banca e ver a capa de conan, o bárbaro empunhando sua espada e esfolando inimigos. Dai ela pode ter a idéia de pegar espetos de churrasco, usar a espada de mentirinha dela ou galhos de arvores o que ela tiver a mão. Se o espeto de churrasco estiver em um lugar não acessivel para ela (responsabilidade dos pais) ela não vai pegar ele e vai usar outra coisa pra brincar de espada. Entendeu? Não eh um jogo, uma fonte só que vai fazer alguem desenvolver tendencias psicopatas ou misturar realidade com ficção. Ou vamos proibir nossos filhos de jogar Cara-cara (nem sei se existe mais) pq estimula ele a reparar nos defeitos dos outros ou pula-pirata pq vc tem que espetar alguem com espadas...

Seriados podem estimular o Raciocinio. Video-games também, e ainda podem estimular o aprendizado a linguas estrangeiras e etc. Mas, o RPG junta tudo isso e adiciona mais.

Qual é o algo mais do RPG?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Cebolituz em 21 Mai 2010, 15:21

Sério, nenhum de vocês brincou de polícia e ladrão? Com armas de água (no meu tempo ainda vendiam revólver de espuleta, hoje parece que não mais) e tal?

Sério, esse negócio de se preocupar se vão ser armas de verdade na imaginação é bobo demais. Até parece que crianças são totalmente puras de coração, sem nenhuma violência e que um joguinho desses pode estimular qualquer tipo de violência.

Parece que quanto mais velhos ficam, mais menosprezam a capacidade de uma criança saber diferenciar a realidade da brincadeira. Além do quê, na televisão em horários infantis está cheio de violência como Dragon Ball e outros desenhos "infantis" lotados de violência. Nem a Disney (que já citaram) escapa.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Gladius Dei em 21 Mai 2010, 15:26

Quando vocês falam crianças, vocês estão falando em qual faixa etária?

Porque se estiverem falando de crianças muito novas, o Bahamute tem todo o direito e uma boa parcela de bom senso quando fala da questão da mistura de realidade com ficção (mitomania), que pode gerar muitos problemas, de fato.

Se estiverem falando de crianças um pouco mais velhas (tipo 6-7 anos para a frente) então a preocupação é menor (embora ela não deva ser considerada como desprezível). Como vai ter um adulto mestrando, este vai ter o dever de observar qualquer comportamento que talvez seja necessário coibir.

Antes de continuarem o arranca-rabo, portanto, definam o que vocês dizem quando falam "crianças". Vai fazer bem para o projeto.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Bahamute em 21 Mai 2010, 15:29

Smaug escreveu:Meio termo não existe neh? Coisa como o desenhos da dysnei (ei, a mãe do bambi foi morta com um tiro, os anões da branca de neve perseguem a bruxa ateh ela cair de um precipicio, entre outras mortes que se vistas com mais cuidado teremos uma crueldade sem limites, lembra do principe da pequena serei perfurando a bruxa do mar com a ponta de um navio?). Dá sim pra vc falar que o bicho morreu sem precisar descrever quantos membros ele perdeu.

Eu sei que dá, mas, também já reparou que esses mesmos desenhos da disney tem 15-20-30 anos ou mais?
A sociedade está mudando, e, uma das mudanças, está em introduzir um mundo menos violento para as novas gerações, evoluimos a ponto de saber que, para se estruturar bem um adulto, é preciso ter algumas considerações em suas infâncias.
Pega um longa-metragem atual, como Procurando Nemo, também da Disney, quando a esposa do peixinho lá foi comida, junto com os N bebês, a cena não foi mostrada. Ela só foi mencionada. Não precisamos nem ir muito longe, veja os estupros que a 4Kids faz em animês, quando traz eles pro ocidente, pra infantilizar as séries (quem se lembra do Sanji chupando pirulito, das armas de rolha, ou do suco de laranja em One Piece?). A morte tem sido um tema muito menor nas mídias infantis, e quando há, ela é tão mascarada, que as vezes se torna imperceptivel. Ela só é incluida quando é fundamental pra trama.

E, para um jogo infantil, o assunto "morte" nem de longe é fundamental.

Smaug escreveu:Vc não tem visitado muitas lojas de brinquedo ultimamente neh? Sabe o que eu vi na Hi-Happy outro dia? Espadas de espuma, pois eh, pra gurizada se bater sem se machucar. Se no meu passado eu tinha que tomar cuidado pra não acertar o amiguinho, hj meu filho pode descer a porrada nele com uma espada que não machuca. Isso eh menos violento? Ou eh entender que a criança sabe que a aquela espada não machuca?
Réplica de armas? Tem até kit ninja e medieval com escudo e capacete! Mas esse vc não pode acertar o amiguinho, pq machuca, então deve ser pra isso o escudo...

Não vejo mais TV, sério, então não sei a frequencia de propagandas de cerveja... mas essa do cigarrinho me surpreendeu... enfim...

Certo. Em ponto, tu tem razão. Mas, cadê aquela pistola automática cromada, com bolinhas de pressão, que quando eu tinha 12 anos, era febre entre a gurizada? Eu só tinha um 38 do Rambo...

Smaug escreveu:Crianças vivem de aprender brincando e devem ter um adulto perto orientando-as, no entanto, não vai ser cortando referencias que vc vai criar uma pessoa melhor. Uma criança pode viver em uma terra de poneis e brincadeiras inofensivas, e um dia passar perto de uma banca e ver a capa de conan, o bárbaro empunhando sua espada e esfolando inimigos. Dai ela pode ter a idéia de pegar espetos de churrasco, usar a espada de mentirinha dela ou galhos de arvores o que ela tiver a mão. Se o espeto de churrasco estiver em um lugar não acessivel para ela (responsabilidade dos pais) ela não vai pegar ele e vai usar outra coisa pra brincar de espada. Entendeu? Não eh um jogo, uma fonte só que vai fazer alguem desenvolver tendencias psicopatas ou misturar realidade com ficção. Ou vamos proibir nossos filhos de jogar Cara-cara (nem sei se existe mais) pq estimula ele a reparar nos defeitos dos outros ou pula-pirata pq vc tem que espetar alguem com espadas...

Sim, amigo, eu entedo que não é privando-as de referências que vamos resolver o problema.
Meu ponto é: Pra que expôr elas a mais uma, se não houver a necessidade? Entende? Não quero um mar de rosas, mas, se pudermos fazer nossa parte, dá pra montar um jogo legal, e, de lambuja "limpo".

Smaug escreveu:Qual é o algo mais do RPG?

Trabalho em equipe, resolução de problemas, estimular a imaginação, estimular a leitura, interação social e, por fim, uma atividade diferenciada do que as pessoas estão acostumadas hoje em dia (que, ao meu ver, está entre: TV, Internet e Video-Game).

Desculpe se pareci agressivo nessa ou na resposta anterior, não foi a intenção.

Locke escreveu:Agora, sério, se violência é um problema porque jogar confete em cima se podemos simplesmente mudar de tema?

Porque não arqueólogos passando por quebra-cabeças pra encontrar um tesouro numa pirâmide? Ou bombeiros bombeiros apagando um incêndio? Ou pessoas normais num dado momento histórico ou seja lá o que for?

Porque sempre tem que ser sobre dar porrada no outro cara? Isso é limitar demais um jogo cheio de possibilidades.

Concordo, talvez seja até uma solução mais bacana pro jogo.

Locke escreveu:Aí que tá, RPG não é MAIS que video-game ou seriado, RPG é só um jogo. Isso não invalida ele como algo divrtido e que pode te ensinar coisss novas, poxa xadrez é só um jogo e tem gente quebrando a cabeça com ele há séculos.

Na verdade, Jogo é um termo chato pra RPG, pois não há nada em jogo, a não ser a diversão. Mas, aqui o legal é estimular o trabalho em equipe, e não a competitividade.

Pichu escreveu:na verdade
a maior estímulo é o desafio de se trabalhar EM GRUPO coisa que caiu em desuso na sociedade atual,
acho que esse que deve ser o 1º e maior foco da idéia.

Iuri escreveu:Pô, eu brinco de espadinha com os espetos do meu pai até hoje! (mas só escondido)

Eu tabém :ops:

Iuri escreveu:Mas em suma eu concordo com o Baha. Entre as alternativas, de criar uma brincadeira legal e possivelmente educativa para crianças, ou introduzi-las ao rpg, eu fico com a primeira. Não somos uma empresa que vai lucrar com o aumento do número de rpgistas (até vamos de maneira indireta, mas não é aonde quero chegar). A Wizards tinha exatamente este intuito, apresentar o rpg para as crianças e esperar elas crescerem para se tornarem clientes, ou daqui a pouco vão estar até vendendo uma linha de D&D infantil, e todos viram o resultado. Se o que quisermos for a mesma coisa que eles basta traduzir e inserir novas gravuras, como sugeriram.

Assino embaixo. É melhor criar uma atividade cooperativa, interativa e educativa, do que introduzi-las direto nas Masmorras e Dragões.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Iuri em 21 Mai 2010, 15:38

Eu admito que não sei como pensa uma criança de 6 anos. Era essa a faixa etária que eu imaginava ser a alvo, já que foi a da Wizards, então eu baseava minhas opiniões na projeção de 2 anos do meu cunhado que tem 4. Talvez eu estivesse subestimando a evolução desses 2 anos, sei la... Mas realmente não acho que a diferenciação de realidade e imaginação seja tão bem desenvolvida nesta idade. Eu brincava um monte de polícia e ladrão com meu irmão, e outras brincadeiras até mais violentas (uma vez fizemos espadas de uns bambus fininhos e usamos almofadas como escudos pra descer porrada um no outro), mas também lembro que em várias brincadeiras elas eram levadas muito a sério, a vontade de ganhar era tamanha que o outro acabava se machucando (e inevitavelmente chorando). Claro que não faz tanto sentido se estivermos falando de crianças com mais de 9 anos, então concordo com o Gladius de definir a faixa etária alvo do projeto.

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Cebolituz em 21 Mai 2010, 15:47

Faixa etária de 6 a 8 anos. Mais do que isso, qualquer pivete já se sente menosprezado com as regras simplistas e temas infantis e já prefere jogar "com os adultos".
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Smaug em 21 Mai 2010, 15:51

Pega um longa-metragem atual, como Procurando Nemo, também da Disney, quando a esposa do peixinho lá foi comida, junto com os N bebês, a cena não foi mostrada. Ela só foi mencionada.

E a criança não entendeu o que aconteceu ali? Percebe? Vc não precisa descrever a cena da morte com todos os detalhes...

Certo. Em ponto, tu tem razão. Mas, cadê aquela pistola automática cromada, com bolinhas de pressão, que quando eu tinha 12 anos, era febre entre a gurizada? Eu só tinha um 38 do Rambo...

Os links a seguir são produtos da seção de 5-7 anos da Ri-Happy:
http://www.rihappy.com.br/ch/prod/10774 ... 3%A3o.aspx

http://www.rihappy.com.br/ch/prod/10292 ... raohs.aspx

http://www.rihappy.com.br/ch/prod/10529 ... trike.aspx

http://www.rihappy.com.br/ch/prod/10874 ... %B5es.aspx

Pode não ter nenhuma replica verdadeira, como a pistola cromada, que não era voltada para crianças de 6 anos, mas tem trocentas coisas violentas ai e que aparecem com relativa frequencia em uma partida de D&D ou outros rpg (atente para a metralhadora de dardos, que eu quase comprei agora e o playmobil com o machadão na mão).

Meu ponto é: Pra que expôr elas a mais uma, se não houver a necessidade? Entende? Não quero um mar de rosas, mas, se pudermos fazer nossa parte, dá pra montar um jogo legal, e, de lambuja "limpo".

E meu ponto é: qual o problema com isso se vc vai ter um papo aberto com seu filho e explicar pra ele que eh tudo um jogo? A menos que vc não tenha esse tipo de conversa, então a culpa não eh do jogo...Crianças tem sim uma capacidade de compreensão, não as substimem.

Trabalho em equipe, resolução de problemas, estimular a imaginação, estimular a leitura, interação social e, por fim, uma atividade diferenciada do que as pessoas estão acostumadas hoje em dia (que, ao meu ver, está entre: TV, Internet e Video-Game).

Concordo com a atividade diferenciada e olhe lah... as outras coisas tb ocorrem em varios outros jogos... o rpg difere dos outros jogos pelo seu conjunto de regras, mas ele não é nada mais que um jogo.

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Iuri em 21 Mai 2010, 16:04

Smaug escreveu:E meu ponto é: qual o problema com isso se vc vai ter um papo aberto com seu filho e explicar pra ele que eh tudo um jogo? A menos que vc não tenha esse tipo de conversa, então a culpa não eh do jogo...Crianças tem sim uma capacidade de compreensão, não as substimem.

É, não a subestime, mas também não a superestime. A capacidade de compreensão obviamente é menor quanto menor for a idade. Não sei se você está superestimando ou se aos 6 anos uma conversa com os pais já basta mesmo. Hoje de noite vou me encontrar com uma amiga psicóloga e tentar lembrar de perguntar sobre isso.

Iuri

Mensagempor Smaug em 21 Mai 2010, 16:33

Quando me refiro a papo aberto, me refiro a pais que frequentemente instruem seus filhos, e não aqueles que soh aparecem quando a merda tah feita ou quando veem ele fazendo uma coisa errada.

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Iuri em 21 Mai 2010, 17:06

Mas este jogo não deveria ser algo para um pai mestrar aos filhos, até porque ninguem hoje em dia tem 4 ou 5 filhos. Provavelmente vai ser um adulto mestrando para crianças, algumas até podendo ser seu filho, mas as outras não. E mesmo que o pai em questão seja do tipo que gosta de conversar com seu filho, os pais das outras crianças podem não ser assim.

Ta, mas digamos que as crianças sejam sim inteligentes o bastante para entender tudo. Qual o mal em elas jogarem um rpg em que ao inves de armas se tenham magias e poderes no lugar? A diversão não vai diminuir, suponho eu, e pelo menos dá a entender que queremos uma melhor imagem para o nosso hobby. Acho que a discussão neste ponto será infrutífera, a não ser que alguém realmente acha que o jogo perde a graça sem a violência.

Iuri

Mensagempor Smaug em 21 Mai 2010, 17:10

inves de armas se tenham magias e poderes no lugar?

Ai eh que estah o ponto, magia ou poderes vão ser tão violentos quanto armas... a menos que estejamos falando de poderes tipo ursinhos carinhosos e seus raios de bondade. O que estah acontecendo aqui eh a mesma discussão sobre a mônica descendo coelhada nos amiguinhos...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Iuri em 21 Mai 2010, 17:26

Podem ser violentos, mas pelo menos são explicitamente fictícios... são coisas que as crianças sabem que não são reais (se bem que agora lembrei dos japoneses que pulavam dos prédios achando que um pokemon ia salva-los). Pelo menos me soa muito mais tranquilo uma criança dizendo "eu uso o orb da desintegração arcana nele" do que "eu dou um soco na cara dele".

Iuri

Mensagempor Smaug em 21 Mai 2010, 17:31

Vc mesmo disse, criança que vai fazer merda, vai fazer com qualquer informação que receber... não vai ser substituindo espadas por varinhas que lançam bola de fogo que o jogo ficara menos influenciavel...

Mas se vcs estão tão preocupados assim, pq não adotar a alternativa de Toon?? Ninguém morre, soh fica temporariamente fora do jogo...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários