
Qual o problema de ter morte? Crianças matam coisas no video-game o tempo todo...
Alguém falou que tinha? Mas é legal que uma criança se proponha a conversar antes, tentar um diálogo.
Além do mais, morte de um monstro ou uma coisa que "encarna o puro mal" é diferente da morte de uma pessoa.
Quanto às armas: Bah, gente, é só se basear nos desenhos. Monstros sendo cortados não tem problemas, desde que monstros realmente sejam "encarnações de todo o mal". Inimigos humanos apenas são desarmados, chutados, socados ou atingidos de forma não letal.
Já os ataques nos jogadores seriam golpes de energia, socos, chutes, um golpe que faça sair voando e atingir a parede, arranhões e cortes, mas nenhuma amputação nem nada absurdo assim, nem nada de descrições de como o sangue está escorrendo.
É só não colocar conseqüências irreversíveis ou graves e tá tudo certo.
Quanto ao "poder" do RPG: Eu concordo que o RPG é só um jogo, mas perceba que ele tem uma diferença. Enquanto com séries na TV e jogos de videogame você está lá vendo o monstro feio, vendo as faíscas saírem dos inimigos ao serem cortados (Power Rangers, oi) e todas as luzes e efeitos, no RPG você IMAGINA isso. Aí que tá. O RPG não apenas tem como se baseia na força da imaginação da criança e por isso a associação é diferente de algo que se baseia no visual, em cenas de ação.
Meio termo não existe neh? Coisa como o desenhos da dysnei (ei, a mãe do bambi foi morta com um tiro, os anões da branca de neve perseguem a bruxa ateh ela cair de um precipicio, entre outras mortes que se vistas com mais cuidado teremos uma crueldade sem limites, lembra do principe da pequena serei perfurando a bruxa do mar com a ponta de um navio?). Dá sim pra vc falar que o bicho morreu sem precisar descrever quantos membros ele perdeu.
EXATAMENTE isso. E perceba que esses exemplos foram em momentros clímax, em momentos trágicos, não toda hora.