por Vincer em 03 Nov 2007, 00:32
Num momento inspirado após ler mais um playtest na Rede (eu não vou me cadastrar no site da Wizards... eu acho que me mataria de depressão após isso) eu dramatizei uma conversa hipotética que representa o que eu acho do plano de marketing da Wizards. Resolvi postar aqui também:
"Designer1: Ok, nós vamos fazer previews e anunciar com um ano de antecedência o jogo. Mas como vamos fazer isso? Sabe como é, eu faltei na reunião...
Designer2: Bem, nós manteremos os jogadores atualizados com informações, previews e novidades a respeito do sistema...
Designer1: Como?
Designer2: Vamos mudar o site de modo que os usuários possam ver as notícias. Mas só usuários cadastrados.
Designer1: Porque apenas os cadastrados? Não queremos que isso alcance ao máximo de público alvo possível?
Designer2: Queremos incentivar e acostumar os jogadores com o D&D Insider, desde já. Quando o D&D Insider sair, todos os interessados já estarão com contas prontas para entrar. Sacou a jogada? Sem falar que quem é interessado em ler todas as previews são os jogadores veteranos das edições anteriores... o novo público só vai chegar quando o jogo sair, não ler previews de algo que nem sabem. Então não tem problema exigir o cadastro.
Designer1: Inteligente. Qual vai ser a frequência dessas notícias?
Designer2: Semanal. Se pudermos, quase diária.
Designer1: Ei, ei, peraí. Eu me lembro que aquele cara do marketing, não lembro o nome dele somos todos novos mesmo, ele tinha dito que não devemos vazar a maioria das informações e detalhes... só falar o básico.
Designer2: Oras, eu sei.
Designer1: Cara, a gente fala do básico em no máximo 5 notícias...
Designer2: Verdade... bem, a gente divide como puder.
Designer1: Dividir?
Designer2:Sim! Tipo, ao invés de explicar um assunto em uma notícia você explica em 5. Cada uma fala um pouco do mesmo assunto.
Designer1: Certo, mas elas serão minúsculas.
Designer2:Nada, a agente enche o texto de firulas e contorna os leitores com muitas palavras. Podemos até repetir, sutilmente, o que já foi dito, logo o texto não parece só enrolação. Sem falar que aqueles que não acompanharem todas as notícias vão se informar bem se pegarem só uma.
Designer1: Entendi... tá aí, boa idéia. Mas tem um problema.
Designer2: Qual?
Designer1: Isso não dá para um ano de previews semanais!
Designer2: ... Tem razão. Já sei, nós vamos fazer com que cada um dos envolvidos na produção das regras faça tipo que um blog. Blogs andam na moda, você sabe. Daí, cada um deles mostra o seu ponto de vista!
Designer1: Ahn... mas não serão notícias novas.
Designer2: Ei, isso não importa! O que importa é manter os jogadores lendo e na expactativa, gerar expectativa, entendeu? A gente vende expectativa aqui. Cada um dos designers vai mostrar um lado, uma opnião, sobre cada tópico falado nas notícias. Logo nós já conseguimos multiplicar as notícias!
Designer1: Certo, certo... mas ainda não acho o suficiente.
Designer2: Se não for suficiente a gente pensa em algo depois!
Designer1: Melhor não, senão a gente pode se ver sem idéias já tendo explorado cada notícia.
Designer2: Verdade. Já sei, nós falaremos de coisas antigas!
Designer1:Agora você exagerou.
Designer2: Não, não, deixa eu explicar. Nós vamos falar daquelas coisas que não mudaram quase nada... que nem os demônios e os diabos. É quase a mesma coisa... mas mudou algo. Entendeu? A gente fala dessa pequena mudança, mas daí a gente aproveita para falar do assunto todo novamente. Não estaremos revelando as surpresas e ninguém.
Designer1: Pode até ser que funcione. Mas ainda acho que não dá um ano...
Designer2: Deve dar. Sem falar que não chega a ser um ano, você sabe. Já sei! A gente intercala tudo isso com relatórios sobre os playtests!
Designer1: Ótima idéia!
Designer2: Viu? Perfeito.
Designer1: Espera um instante. Mas os playtests vão revelar muita coisa. Afinal, o pessoal vai ler as regras antes de saírem! Os jogadores são expertos, eles vão conseguir presumir como a regra é pelo que a gente escrever lá... Sem falar que muita coisa tá mudando, e eles verem algo falho ou que vai mudar depois vai dar muito pano pra manga e quem sabe desaprovação antes do lançamento...
Designer2: É só a gente não escrever nada de regras, oras.
Designer1: Mas daí serão relatórios de campanha normais.
Designer2: Quase ninguém vai notar. Sem falar que a gente fala um pouco daquilo que a gente já falou nas notícias, mas dessa vez a gente fala em como se encaixou no jogo. Vai ter cara de informação fresca!
Designer1: Ok, ok, parece que você pensou em tudo mesmo. Mas me diga uma coisa, você não acha que vai estar na cara que é enrolação? Marketing forçado?
Designer2: Como você mesmo disse, os jogadores são expertos... provavelmente.
Designer1: E aí?
Designer2: E aí que eu só sigo ordens superiores... os caras da produção e da Hasbro mandam, a gente só segue. Fazer o quê. Veremos no que isso vai dar...
Designer1: É, veremos..."
E estamos vendo.
(O que acharam da minha dramatização meramente ilustrativa do plano de marketing da Wizards?)