A unica opinião positiva que eu tenho é a da Fada, ela jogou com o psion no Game Day e curtiu!
Eu estou atualmente jogando de Psion e afirmo: tem funcionado bem.
O Psion tem dois pontos interessantes:
1- Ele inicia com poucas opções de ataque em área (o que pode parecer esquisito, a princípio);
2- Os poderes dele diferem do estilo de matar minion (se você procura isso, você não quer ser Psion) e é focado ou em ser "líder ao contrário" ou em, digamos, "controlar" os inimigos (ou seja, manipulando-os mentalmente de alguma forma, seja movimentando-os no tabuleiro, seja desmotivando-os ou, literalmente, comandando-os a fazer alguma coisa por você).
O quesito 2 explica o 1: muitos poderes dele exercem a função de controle de uma forma um pouco inusitada e com alguns efeitos estrategicamente bem mais favoráveis do que simplesmente causar danos ou causar algumas simples penalidades (não que ele também não tenha poders de dano em área e de "anti-líder", mas esse nem sempre é o foco), o que requer que os poderes dele não possuam, pelo menos inicialmente, áreas muito amplas.
Fora isso, ele ainda tem a vantagem da sua classe feature que causa uma desvantagem a um inimigo sem teste nem nada (e ainda tem um talento que permite você usar tal poder duas vezes por encontro), uma você move um inimigo um quadrado (momento Jedi, sacou?), a outra build deixa o alvo pasmo instantaneamente, ambos os poderes como ação menor.
Além disso, acho que alguns dos poderes que mais caracterizam o Psion, são poderes que causam dano dos tipos Force e move o alvo (seja empurrando, seja puxando, seja deslocando) e os que causam dano do tipo psycic e que causa algum tipo de penalidades (seja nas defesas, seja, deixando os alvos pasmos, etc...) e ainda existem os poderes que forçam o alvo a fazer alguma coisa como andar e bater no próprio aliado (claro que só para ficar legal, você incrementa as chances de acerto e dano).
O que me fez mais gostar dessa classe é que, não satisfeita em possuir uma mecânica diferente das outras classes (augmentation), ela ainda exerce o papel de controlador de forma relativamente não usual, se focando um pocuo mais na manipulação do inimigo em si.
Basicamente, estou tendo ótimas impressões do Psion e meu poder de pasmar um alvo sem teste nenhum, está rendendo muitos ataque furtivos por parte do meu grupo. =P
Agora voltando um pouco mais para o assunto central do tópico:
O que justificaria, para vocês, o lançamento de uma 5th edition (considerando o que temos de lançamentos planejados até o fim do ano)?
Se o design fosse feito por vocês (mais uma vez considerando os lançamentos previstos), o que vocês incluiriam ou mudariam a ponto de justificar uma 5th edition?
Nada. Primeiro porque ainda vivemos uma fase de "euforia" com a nova edição, não se consegue enxergar algum defeito tão grave na nova edição que não seja possível isolá-lo, reduzi-lo e anulá-lo. No máximo, por um bom tempo (ao meu ver), tudo que eles vão fazer é uma retiragem dos livros básicos incluindo as correções das erratas (vai que eles realmente gostaram dessa história de versão x.5 e não sai um 4.5? kkkk),
Mas creio que vá demorar para surgir um bom motivo para a 5ª edição.