São menos classes devido ao acréscimo de níveis épicos, porém, isso gera "faltas" no jogo, como as que citei anteriormente. Veja que na 3.x edições você tem mais classes que suprem praticamente toda estratégia de jogo/combate que você queira fazer. Na 3.5 o PHP2 não era necessário porque ele não te dava muitas opções de fazer algo que você já não pudesse com as classes normais facilmente. Na 4.0 edição não é bem assim.
Isso acontece, a meu ver, porque as classes (ou melhor os conceitos de classes) foram "quebrados" na 4.0 e espalhados entre os dois livros. Se pegarmos as classes 3x resumidamente e passarmos seus conceitos para a 4.0 temos:
Guerreiro: um lutador que se sai bem com todo o tipo de arma e toda a forma de combate marcial seja corpo a corpo ou à distância, inclusive podendo se especializar como tanker ou estrategista de campo.
Guerreiro 3x = guerreiro + ranger + bárbaro 4.0
Clérigo: basicamente um guerreiro com menos ataque e menos dano, porém compensando com magias de cura e buffs. Além disso tem algum suporte de magias de ataque, magias de cancelamento e invocações. Com o passar dos níveis, fica um combatente melhor que o guerreiro.
Clérigo 3x = clérigo + invoker + vingador 4.0
Mago: ótimo com magias de dano de status ou dano, tanto de área como individuais, em curta ou longa distância, de todas as antigas "escolas". Inclusive magias necromânticas que podiam matar na hora se falhasse com teste.
Mago 3x = Mago + warlock + feiticeiro 4.0
Druida: parecido com um clérigo com menos cura e buffs, mas com muito mais magia de ataque, principalmente elemental. As transformações e "magias de pele" deixavam ele como um tanker carregado de magias.
Druida 3x = Druida + Defender + Feiticeiro 4.0
Antes que venham com as pedras, estou falando de conceitos-chave. Coisas que as classes faziam antes na 3.0 ou 3.5 e que foram fragmentadas na 4.0.
Druida 3.5 = Mago + clerigo + feiticeiro + guerreiro + bárbaro + warden + ranger
Esqueci algum?