Ou talvez a questão não seja nem o "um tema só" mas sim "o cenário não é tão bom assim e tanto criadores qto fãs agem como se fosse a oitava maravilha do multiverso"
Bem, a postura dos fãs e dos criadores é
completamente irrelevante para com a qualidade de um cenário ( ainda mais no caso dos fãs, há até uma velha frase que diz que a melhor forma de desgostar de alguma coisa é conhecer os fãs dessa coisa ). E se o problema jaz com fãs e autores, é muito mais razoável criticar os mesmos, e não Tormenta por si só. Aliás, isso já era algo que o próprio Lune citava nas primeiras páginas desse tópico ( e que eu estou repetindo, alguns anos depois ).
Vc percebeu que spelljamer tem uma série de motivos, citados por vc, para ser como é, enquanto Tormenta é só: "lol, isso eh legal!!"?
Levando em conta que "ser legal" é de longe, a característica mais relevante para um cenário com propósitos lúdicos ( lembre-se da "Máxima de Bellisario", do "MST 3 K Mantra" e da "Rule of Cool"), eu diria que tal motivo é bem razoável.
E eu não falava de Spelljammer nesse ponto, mas sim de Planescape, que aliás, também tem diversos elementos que estão lá basicamente por que são divertidos, vide uma boa soma dos NPCs de Uncaged: Faces of Sigil ou do uso de gírias do século XIX em uma megalópole planar com o formato de uma rosquinha. Ou de ter uma facção em Sigil que é xAó
ti
Ka ( inclusive, com uso de escrita assim nos livros ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.