[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Skar em 22 Jun 2010, 20:00

Vc percebeu que spelljamer tem uma série de motivos, citados por vc, para ser como é, enquanto Tormenta é só: "lol, isso eh legal!!"?

Não é por ser legal é que colocado. é por que o público deseja isso.

Tormenta é sucesso comercial. Por que nesse cenário não fica preso a um ou outro tema e sim é um ambiente de fácil adaptação para gerar qualquer tipo de ambientação. Seu grupo curte animes? Tormenta permite você jogar dessa forma. O grupo quer power game? Tem também. Quer um cenário mais Dark você consegue também, por isso o cenário ainda esta ai.

Um bom exemplo é clérigos de Nimb que podem ser idiotas como a Hit ou psicopatas sombrios. Tormenta não necessita de um tema central por que isso vai contra o principio de qualquer tipo de partida poder ser jogado.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Smaug em 22 Jun 2010, 20:03

Tormenta é sucesso comercial. Por que nesse cenário não fica preso a um ou outro tema e sim é um ambiente de fácil adaptação para gerar qualquer tipo de ambientação. Seu grupo curte animes? Tormenta permite você jogar dessa forma. O grupo quer power game? Tem também. Quer um cenário mais Dark você consegue também, por isso o cenário ainda esta ai.

E voltamos ao que é falado desde que esse tópico abriu, isso eh conseguido facilmente ou ignorando e mudando trocentas coisas no cenário? Pq se a resposta for a segunda vc pode fazer isso com qualquer cenário e o pdf com ganchos que saiu aqui na spell tb deveria ser um cenário...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Skar em 22 Jun 2010, 21:25

Mudanças são necessárias não discuto isso. O ponto é que não trocentas pela simples razão q o cenário possui elementos de união mínimos que permitem o mestre encaixar sua história sem problemas. Muito mais prático que crir um cenário novo.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor AKImeru em 22 Jun 2010, 21:42

Fada Suicida escreveu:Ou talvez a questão não seja nem o "um tema só" mas sim "o cenário não é tão bom assim e tanto criadores qto fãs agem como se fosse a oitava maravilha do multiverso"

Exatamente.

Quando você se auto denomina "O MELHOR CENÁRIO DE RPG DO BRASIL" e então me vem com essa putaria de "HERP DERP TORMENTA É O QUE VOCÊ QUER VEJA, EU ESTOU SOCANDO COISAS ENGRAÇADINHAS E FOFINHAS COM SEXO, DROGAS E PORRADARIA TEM UM ALBINO PELADO LUTANDO AO LADO DE UM BACK VOCAL DO KISS" você apenas esta cansando minha paciência. Eu poderia LISTAR o número de cenários melhores e mais interessantes e mais coesos do que Tormenta produzidos no Brasil e que custam mais barato do que ela.

E é a prova de que não há um Deus quando Vikings e Mítica não deram certo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Smaug em 22 Jun 2010, 21:45

Mudanças são necessárias não discuto isso. O ponto é que não trocentas pela simples razão q o cenário possui elementos de união mínimos que permitem o mestre encaixar sua história sem problemas. Muito mais prático que crir um cenário novo.

Não é. É praticamente criar um cenário novo, já que vc terá que repensar atitudes de NPCs, situações, retirar elementos que ficariam estranhos ou que fogem completamente do clima que vc quer, definir relações entre reinos, arranjar explicações sobre pq diabos determinada guerra ainda não aconteceu (como o bendito exercito goblinóide) ou ignorar isso (então pra que diabos o livro?). Se o que vc quer é apenas idéias exparsas para amarrar como quiser e npcs prontos (mas pouco utilizáveis, já que vc terá que mudar muita coisa deles para que funcionem juntos) é mais fácil ficar com a lista de ganchos da spell. Os elementos minimos que vc falou, e que eu consigo visualizar, são apenas o fato de que tudo está dentro de um continente, fora isso é dificil explicar como uma doença que transforma pessoas em chibi pode existir em um mundo onde hobgoblins estupram elfas, ou que o mago supremo do mundo toma chá com a deusa da magia, mas não mexe a bunda pra sequer usar uma magia adivinhatória e ver como as coisas estão no continente ao sul. Que uma ilha com pessoas furries existe no mesmo mundo que seres insectoides além da compreensão humana estão realizando uma invasão.

Ao meu ver, tormenta foi um bom teste, o que o pessoal lá precisava fazer era um reboot no cenário, determinar um tema, um clima, e se livrar de coisas que não fazem parte disso. Pegue o que sobrou e faça outro cenário, caso não queira desperdiçar a propriedade intelectual. Mas tentar manter todos os temas, todos os climas, todos os cenários, todas as modinhas, o que vc acaba tendo não eh uma coisa nem outra, eh apenas um guia de idéias. E se eles vendessem o livro como isso e não como um cenário, eu me calava.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Elven Paladin em 23 Jun 2010, 00:50

Ou talvez a questão não seja nem o "um tema só" mas sim "o cenário não é tão bom assim e tanto criadores qto fãs agem como se fosse a oitava maravilha do multiverso"

Bem, a postura dos fãs e dos criadores é completamente irrelevante para com a qualidade de um cenário ( ainda mais no caso dos fãs, há até uma velha frase que diz que a melhor forma de desgostar de alguma coisa é conhecer os fãs dessa coisa ). E se o problema jaz com fãs e autores, é muito mais razoável criticar os mesmos, e não Tormenta por si só. Aliás, isso já era algo que o próprio Lune citava nas primeiras páginas desse tópico ( e que eu estou repetindo, alguns anos depois ).

Vc percebeu que spelljamer tem uma série de motivos, citados por vc, para ser como é, enquanto Tormenta é só: "lol, isso eh legal!!"?

Levando em conta que "ser legal" é de longe, a característica mais relevante para um cenário com propósitos lúdicos ( lembre-se da "Máxima de Bellisario", do "MST 3 K Mantra" e da "Rule of Cool"), eu diria que tal motivo é bem razoável.

E eu não falava de Spelljammer nesse ponto, mas sim de Planescape, que aliás, também tem diversos elementos que estão lá basicamente por que são divertidos, vide uma boa soma dos NPCs de Uncaged: Faces of Sigil ou do uso de gírias do século XIX em uma megalópole planar com o formato de uma rosquinha. Ou de ter uma facção em Sigil que é xAótiKa ( inclusive, com uso de escrita assim nos livros ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Corvo da Tempestade em 23 Jun 2010, 09:42

Um bom exemplo é clérigos de Nimb que podem ser idiotas como a Hit ou psicopatas sombrios.

Como quem? Tormenta cometeu o mesmo erro dos Malkavianos do WoD. Falam em uma frase que os cléricos de Nimb não são engraçadinhos e só colocam NPC's clérigo de Nimb como "bobo alegre".

Discordo pois, não é simplememente, por exemplo, como tirar a '"Aurora" do FR. Tem que ignorar regras, NPC e regiões pra, por exemplo, colocar Arton como "fantasia dark". Ou você corre o risco de ter em sua campanha de "dark Tormenta" um coelho samurai :b.

Por que nesse cenário não fica preso a um ou outro tema e sim é um ambiente de fácil adaptação para gerar qualquer tipo de ambientação

Pra ser genérico temos o GURPS ou o M&M.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor ferdineidos em 23 Jun 2010, 11:51

Skar escreveu:Mudanças são necessárias não discuto isso. O ponto é que não trocentas pela simples razão q o cenário possui elementos de união mínimos que permitem o mestre encaixar sua história sem problemas. Muito mais prático que crir um cenário novo.

Skar, elementos de união mínimos forma um metacenário, e com isso fico com as palavras de...

_Virtual_Adept_ escreveu:Quando você pensa em Tormenta, no quê você pensa?

Particularmente, é a mesma coisa que penso quando Points of Light me vem à cabeça: um metacenário, e não um cenário de verdade.

Tormenta OGL vai ser um metacenário? Ótimo. Não vou jogar porque não gosto de D&D 3.5, nem de cenários alheios, e não gosto de vários elementos do cenário. Mas continuo achando que Tormenta deixou de ter sentido quando deixou de ter coesão (e não estou falando de coerência. É coesão, mesmo).

E Oda, quais cenários nacionais são melhores? (pergunta de ignorante mesmo, querendo boas dicas....)
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Madrüga em 23 Jun 2010, 11:54

Oda Nobunaga escreveu:E é a prova de que não há um Deus quando Vikings e Mítica não deram certo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Iron Man em 23 Jun 2010, 12:38

Olá pessoal

Oda Nobunaga escreveu:E é a prova de que não há um Deus quando Vikings e Mítica não deram certo.

Concordo contigo Oda. Pois estes cenários são maravilhosos (mesmo com alguns problemas), mas simplesmente não foram adiante. É uma pena. Adorava eles. E os "fanboys" de Tormenta dizem que cenários como estes não foram adiante, por que tinha pessoas incompetentes lidando com os cenários OU eram ruim de mais para o publico nacional de bom gosto, ou seja, o "bom gosto" deles. Nossa a arrogância deles é insuportável.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor AKImeru em 23 Jun 2010, 12:54

Iron Man escreveu:Olá pessoal

Concordo contigo Oda. Pois estes cenários são maravilhosos (mesmo com alguns problemas), mas simplesmente não foram adiante. É uma pena. Adorava eles. E os "fanboys" de Tormenta dizem que cenários como estes não foram adiante, por que tinha pessoas incompetentes lidando com os cenários OU eram ruim de mais para o publico nacional de bom gosto, ou seja, o "bom gosto" deles. Nossa a arrogância deles é insuportável.

Até mais

Oh é sério? Teria alguns links de pessoas falando isso?

Eu comprei todos os livros de ambas as linhas, joguei bastante nelas e eu me encantei. Havia problemas, na realidade, eu postei vários deles e discuti com muitas pessoas sobre Mítica e eu sempre o fiz porque eu queria ver o cenário evoluir, crescer. Mas acredito que foi em vão...Havia tantas ideais interessantes lá. Mas havia uma tentativa. Havia uma perseguição por qualidade, uma vontade de fazer algo coeso e interessante.

(E tinha referencias a Tokusatsu na parte do Japão. Melhor do que isso só L5R)

Ferdineipos:

Se você quer tentar algo diferente, jogue Mítica, na parte desértica do cenário. É Dark Sun encontra Oriente fantástico. É apenas incrível. Vikings é otimo se você gosta de bem...Vikings.

Há também as Cronicas das Sete Luas que por toda a porcaria que é, ao menos é um cenário coeso. Pode não ser o mais original ou interessante mas ao menos a proposta dele é mais válida do que Tormenta.

Até o horrível Brumas de Avalon (É esse o nome?) é mais jogavel e consistente do que Tormenta, no ponto que chegamos.

Oh e Tagmar 2 é gratuito e melhor do que Tormenta OGL. E eu nem preciso ler Tormenta OGL para chegar a essa conclusão, eu duvido que eu mude após ler.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Iron Man em 23 Jun 2010, 14:00

Olá pessoal

Oda Nobunaga escreveu:Oh é sério? Teria alguns links de pessoas falando isso?

Infelizmente não tenho Oda. Soube disso quando fui ao último EIRPG e ouvir das bocas de alguns fanboys de Tormenta, alguns são até moderadores do fórum da Jambô, que achavam isso de alguns cenários, entre eles Mítica e Vikings. Mas é claro que eles NUNCA iriam falar isso abertamente no fórum para não haver provas.

Quando a Crônicas da Sétima Lua, eu pessoalmente gosto muito do cenário, tanto que estou ajudando a conversão dele para D&D 4ª. Sim há muitas coisas inspiradas em outros cenários, mas eles NUNCA negaram que se basearam em vários elementos ficcionais (diferente de Tormenta) na sua criação e em comparação com o "cenário mais famoso e jogado do Brasil" as Crônicas são realmente MUITO mais coeso que o cenário do Trio.

Esta é a minha simples opinião.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor Skar em 23 Jun 2010, 15:07

Mítica é muito bom. Achei um absurdo ele não ter ido pra frente. Vikings eu nunca li nada a respeito. Até Ethora era um cenário com ma premissa legal pena que foi outro cenário que nunca saiu do papel.

Como quem? Tormenta cometeu o mesmo erro dos Malkavianos do WoD. Falam em uma frase que os cléricos de Nimb não são engraçadinhos e só colocam NPC's clérigo de Nimb como "bobo alegre".

Tem a versão do sumo sacerdote do Caldela e um outro conto falando de um sacerdote de nimb.

Discordo pois, não é simplememente, por exemplo, como tirar a '"Aurora" do FR. Tem que ignorar regras, NPC e regiões pra, por exemplo, colocar Arton como "fantasia dark". Ou você corre o risco de ter em sua campanha de "dark Tormenta" um coelho samurai

O moreau podem ser ignorados de forma bem simples. E outra tudo que torna animalesco em Arton é opcional logo você não tem tanto trabalho.

Skar

Mensagempor ferdineidos em 23 Jun 2010, 15:08

Valeu pelas dicas Oda, vou dar uma cavucada...

Iron Man escreveu:Sim há muitas coisas inspiradas em outros cenários, mas eles NUNCA negaram que se basearam em vários elementos ficcionais (diferente de Tormenta) na sua criação e em comparação com o "cenário mais famoso e jogado do Brasil" as Crônicas são realmente MUITO mais coeso que o cenário do Trio.

Esta é a minha simples opinião.

Até mais

Concordo com sua simples opinião. Não vejo problemas em utilizar-se de ideias e estereótipos, se forem usados sobre novo enfoque e admitir que é a reutilização de ideias batidas.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Corvo da Tempestade em 23 Jun 2010, 15:48

O moreau podem ser ignorados de forma bem simples.

Sinmceramente, não pensei no Moreau e sim nos "licantropos naturais" de Arton (como o Koi, pre retcon).

Tem que ignorar também

- O fato da deusa da mágia estar semi-nua
- Clérigos que são obrigados a pregar uma peça, em alguem, por dia.
- Paladinos imortais.
- Choco...ops...Trobos.
- A atual rainha estar com uma armadura que mostra a sua bunda.
...

ou seja você usar tão pouco de Tormenta que, na realidade, você vai estar mestrado algo muito parecido com o mundo imaginado pelo trio. Não que isso seja um grande problema (afinal o importante e a diversão do grupo), mas com certeza é um ponto negativo para o cenário.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários