[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor crudebuster em 07 Jul 2010, 17:26

Dragão de Bronze escreveu:Tá aí uma opinião que eu gostei. Acho uma boa algumas pessoas (possivelmente as que objetivam participar da possível mesa redonda com os Tormenta no próximo RPGCon) poderiam pegar o material deste tópico e fazer uma nova edição do Spellcast em cima dele.

O Spellcast não tem pauta, não tem assuntos enfileirados para discussão e ninguém entende de gravação ou reserva tempo semanal pra ele há mais de dois anos.

Nem quero saber como isso aconteceu; Vou lá tirar a poeira das máquinas.

Ninguém espera que saia algo de lá, mas é algo que de imediato inflamaria muita gente, concordo.

Permitam-me concordar.

Está permitido. Vocês não eram legião? ^_^
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Madrüga em 07 Jul 2010, 19:02

Lembram que o Trio (Sexteto) mencionou aquele artigo com as 10 coisas de que se gosta e se desgosta em D&D 4e? Que tal partirmos do mesmo princípio? Tipo, "10 coisas boas e 10 coisas ruins em Tormenta".

Para evitar: quem vier SÓ responder "não tem nada bom" é feio, bobo e tem cara de meleca. Deve dar pra tirar algum leite dessa pedra.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Jul 2010, 19:06

Aqui tem uma resenha do novo Tormenta.

http://www.roleplayer.com.br/site/2010/07/resenha-tormenta-rpg/

Só um adento:
Identificar Magias também serve para lançá-las, já que Concentração foi riscado

Alguem usava Concentração alem do uso de "lançar magias defensivamente" - coisa que não acontece no Trpg porque ataques de oportunidades são opcionais?

alguem me explica o que é tããããão complicado nos ataques de oportunidades?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor AKImeru em 07 Jul 2010, 19:25

crudebuster escreveu:
Dragão de Bronze escreveu:Tá aí uma opinião que eu gostei. Acho uma boa algumas pessoas (possivelmente as que objetivam participar da possível mesa redonda com os Tormenta no próximo RPGCon) poderiam pegar o material deste tópico e fazer uma nova edição do Spellcast em cima dele.

O Spellcast não tem pauta, não tem assuntos enfileirados para discussão e ninguém entende de gravação ou reserva tempo semanal pra ele há mais de dois anos.

Nem quero saber como isso aconteceu; Vou lá tirar a poeira das máquinas.

Ninguém espera que saia algo de lá, mas é algo que de imediato inflamaria muita gente, concordo.

Permitam-me concordar.

Está permitido. Vocês não eram legião? ^_^

Sabe é meio dificil levar você a sério quando quer ver as pessoas se mexendo mas ao mesmo tempo se separa do forum de tal maneira.

Madruga: Olha eu vou ser muito honesto com você, essa lista de "Dez coisas boas" e "Dez coisas ruins" seria um exercicio de futilidade tão grande quando o feito pelo Trio. Eu realmente acredito que não há convencimento o suficiente para mudar a cabeça de quem já joga Tormenta. E quem não joga bem, tem cenários e sistemas brasileiros melhores e mais baratos por aqui.

O que eu acho que deviamos fazer é criar uma recomendação de sistemas e cenários brasileiros, com links onde-se pode encontra-los e tudo mais.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Sr. Pichu em 07 Jul 2010, 19:57

uma coisa boa de Tormenta é a Liberdade (cresce peitos) para fazer qualquer tipo de campanha
só que... do jeito que não foram amarradas as pontas, isso também é uma coisa ruim :p
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Kear em 07 Jul 2010, 20:16

Oda Nobunaga escreveu:Olha eu vou ser muito honesto com você, essa lista de "Dez coisas boas" e "Dez coisas ruins" seria um exercicio de futilidade tão grande quando o feito pelo Trio. Eu realmente acredito que não há convencimento o suficiente para mudar a cabeça de quem já joga Tormenta. E quem não joga bem, tem cenários e sistemas brasileiros melhores e mais baratos por aqui.

Sendo bem honesto contigo, ninguém joga Tormenta.

O perfil do suposto jogador de Tormenta/3D&T é aquele cara que conheceu RPG meio por fora e resolveu comprar um livro, mas não tem grupo. Eu estive nesse perfil por muito tempo e conheci muito fã de 3D&T e Tormenta, todos eles diziam a mesma coisa "ah, eu não joguei/mestrei muitas vezes, então estranhem" outros me diziam "cara, essa é a primeira campanha séria que eu to jogando na vida, todo o resto foram aventuras soltas". Quando eu tentei fazer uma campanha longa de 3D&T, o sistema desmoronou sobre si mesmo e eu tive que construir tudo de novo, sozinho. O mesmo aconteceu com Tormenta, apesar de que na época eu não era um grande conhecedor do cenário.

Isso é sério mesmo, é (ou era) totalmente impraticável você jogar como clérigo ou paladino, muitas das restrições eram absurdamente pesadas, o grupo se desequilibrava sozinho, não tinha nenhum gancho aproveitável no cenário e as aventuras prontas tinham uns desequilibrios bizarros, é só pegar Libertação de Valkaria e procurar o número de vezes em que o grupo pode morrer pura e simplesmente por azar.
Editado: Ah, antes que interpretem errado, o "Ninguém joga Tormenta" é uma generalização, deve existir gente que joga. Mas afirmo com convicção que o perfil mais comum pra fã de Tormenta é o meio-otaku que definitivamente nunca jogou uma campanha com mais de cinco sessões...Não que pro cara ser RPGgista de verdade ele tenha que ter campanhas longas e épicas, mas é óbviamente muito mais fácil um cenário/sistema sustentar um grupo de nível 1 do que ficar aguentando os personagens evoluindo constantemente sem perder a coesão.
Kear

Mensagempor crudebuster em 07 Jul 2010, 20:34

Oda Nobunaga escreveu:Sabe é meio dificil levar você a sério quando quer ver as pessoas se mexendo mas ao mesmo tempo se separa do forum de tal maneira.

Madruga: Olha eu vou ser muito honesto com você, essa lista de "Dez coisas boas" e "Dez coisas ruins" seria um exercicio de futilidade tão grande quando o feito pelo Trio. Eu realmente acredito que não há convencimento o suficiente para mudar a cabeça de quem já joga Tormenta. E quem não joga bem, tem cenários e sistemas brasileiros melhores e mais baratos por aqui.

O que eu acho que deviamos fazer é criar uma recomendação de sistemas e cenários brasileiros, com links onde-se pode encontra-los e tudo mais.

Eu só constatei o óbvio, ainda não me sinto à vontade pra sair falando "nós", soa pretensioso, eu cheguei Segunda, nem faz sentido abraçar a Spell que nem um desesperado, você estaria me taxando de fanboy na mosca.

Faz o seguinte, não me leve a sério enquanto não hover resultados.

Uma pauta para um Spellcast a partir deste tópico seria algo valioso. apesar do tópico da Mesa Redonda ser outro, acho que dá pra ir pontuando.

Recomendações de sistemas brasileiros? Vamos fazer um novo tópico sobre isso.
Editado pela última vez por crudebuster em 07 Jul 2010, 20:41, em um total de 1 vez.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Nibelung em 07 Jul 2010, 20:35

3D&T é o jogo-da-velha do RPG: É bem divertido quando você aprende, mas depois de alguns jogos você percebe a simplicidade do jogo, e como explorar as poucas possibilidades dele. E ainda assim, é a minha primeira opção pra qualquer one-shot.

De bom em Tormenta, pra mim, é que o cenário tem liberdade suficiente pra você conseguir inserir LITERALMENTE qualquer tipo de campanha. Mas isso acarreta no problema de falta de personalidade que já cansaram de citar.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Elven Paladin em 07 Jul 2010, 20:36

Sendo bem honesto contigo, ninguém joga Tormenta.

E como você explica a existência da Dragonslayer, dos suplementos de cenário e do recém-lançado Tormenta RPG ao longo de 10 anos?

Eu não consigo imaginar que um cenário de RPG dure o quanto está durando ( apenas por comparação, Tormenta tem um período de duração em lançamentos contínuos maior que Dark Sun, Ravenloft - nas mãos da Wizards of the Coast - Spelljammer e Planescape ) apenas na base de "bem, um monte de babacas compraram e não usaram o livro".
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Kear em 07 Jul 2010, 21:15

Nibelung escreveu:3D&T é o jogo-da-velha do RPG: É bem divertido quando você aprende, mas depois de alguns jogos você percebe a simplicidade do jogo, e como explorar as poucas possibilidades dele.

O problema não é a simplicidade do sistema, é a ausencia total de raciocínio, bom senso e matemática básica empregada nele. Um teste resistido de força contra força, por exemplo, é feito com a F do "ativo" subtraída pela F do "passivo", ou seja, alguém com F3 tentando, sair de uma imobilização de alguém com F2, vai ter que fazer um teste de F3-2 = F1, ou seja, ele tem 16% de chance de conseguir imobilizar o alvo dele, enquanto o alvo tem 74% de chance de se livrar...Quanto sentido isso faz pra você?

Aí ainda tem exemplos absurdamente furados na descrição das características, um personagem com F3 carrega duas toneladas, com F4 isso ja pula pra cinco toneladas, F5 são dez toneladas; se o cara com F5 for agarrado pelo cara com F3, mesmo podendo carregar um peso cinco vezes maior que ele, só vai ter 32% de chance de escapar... E só fica pior com outros tipos de teste resistido.

Aí você tem outras coisas geniais, tipo um personagem feito com 5 PPs e 5 PEs ser capaz de matar um personagem feito com 10PPs em um único turno, sem depender de sorte nenhuma nos dados. E o fato de que não apenas o Cassaro não percebeu isso do 3D&T Turbo pro 3D&T Alpha, como também desequilibrou ainda mais esse fator.

Uma coisa que eu considero simples é jogar, por exemplo, com um Guerreiro de D&D 3.5, e te garanto que consigo me divertir com ele.

Advogado de Regras escreveu:E como você explica a existência da Dragonslayer, dos suplementos de cenário e do recém-lançado Tormenta RPG ao longo de 10 anos?

É um pacto com a casa do capeta...

Não, é sério, eu não sei explicar direito, eu poderia dizer que o cenário é mais abrangente, tem um apelo meio otaku e mais algumas coisas, aliás, eu imagino que alguém que compra um livro, jogar uma seção só e já acaba trocando de grupo e jogando outra dissemina muito mais o sistema~cenário usado do que alguém que compra os livros e joga no mesmo grupo por anos. Mas o mais provável é que eu esteja errado ao dizer isso.

Seja como for, eu ainda estou bem certo de que muita pouca gente pega Tormenta e joga mesmo, a maioria do povo que eu conheci se encaixava no tipo que eu falei acima, e olha que eu conheci bastante gente (muitas passagens por fórums dedicados só a Tormenta ou 3D&T, e mais a seção de Tormenta e 3D&T da RedeRPG, que eu acompanhei até ver ela morrer de inatividade).
Kear

Mensagempor Elven Paladin em 07 Jul 2010, 21:28

Seja como for, eu ainda estou bem certo de que muita pouca gente pega Tormenta e joga mesmo, a maioria do povo que eu conheci se encaixava no tipo que eu falei acima, e olha que eu conheci bastante gente (muitas passagens por fórums dedicados só a Tormenta ou 3D&T, e mais a seção de Tormenta e 3D&T da RedeRPG, que eu acompanhei até ver ela morrer de inatividade).

Convenhamos que o seu universo amostral é incrivelmente pequeno em comparação com todos os jogadores de RPG do Brasil. E se há algo que não se pode levar em conta, é justamente o universo virtual ( de acordo com ele, D&D 4E é um fracasso no Brasil e Tormenta também e a Jambô e a Devir são editoras comandadas por antas que não querem lucrar e investem nesses fracassos ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Kear em 07 Jul 2010, 21:31

Advogado de Regras escreveu:

Convenhamos que o seu universo amostral é incrivelmente pequeno em comparação com todos os jogadores de RPG do Brasil. E se há algo que não se pode levar em conta, é justamente o universo virtual ( de acordo com ele, D&D 4E é um fracasso no Brasil e Tormenta também e a Jambô e a Devir são editoras comandadas por antas que não querem lucrar e investem nesses fracassos ).

Estou ciente disso, estou trabalhando nesse exato momento pra ver se aumento um pouco ele e vejo até aonde a minha informação se sustenta.
Kear

Mensagempor crudebuster em 07 Jul 2010, 21:36

Um adendo: Quem tinha contrato com o capeta era a Daemon, pelo que sei.

O Del Debbio tinha (ou ainda tem) uma bacia com a qual ele espiona a concorrência.
crudebuster

Mensagempor Aluriel de Laurants em 07 Jul 2010, 23:17

Vamos separar as 10 coisas boas...

Depois de muito pensar

1 - aliança goblinóide
2 - a tormenta (versão) Default pré, monstros kamen riders vermelhos com 25 metros de pênis a mais que os monstros de outros cenários.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Corvo da Tempestade em 08 Jul 2010, 09:18

1 - aliança goblinóide
2 - a tormenta (versão) Default pré, monstros kamen riders vermelhos com 25 metros de pênis a mais que os monstros de outros cenários.

3 - Suporte constante ao público brasileiro. (conenhamos: Mesmo que a DS não seja esclusiva de Tormenta, a "gazeta do Reinado" dá um suporte mensal ao cenário)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários