Nibelung escreveu:3D&T é o jogo-da-velha do RPG: É bem divertido quando você aprende, mas depois de alguns jogos você percebe a simplicidade do jogo, e como explorar as poucas possibilidades dele.
O problema não é a simplicidade do sistema, é a ausencia total de raciocínio, bom senso e matemática básica empregada nele. Um teste resistido de força contra força, por exemplo, é feito com a F do "ativo" subtraída pela F do "passivo", ou seja, alguém com F3 tentando, sair de uma imobilização de alguém com F2, vai ter que fazer um teste de F3-2 = F1, ou seja, ele tem 16% de chance de conseguir imobilizar o alvo dele, enquanto o alvo tem 74% de chance de se livrar...Quanto sentido isso faz pra você?
Aí ainda tem exemplos absurdamente furados na descrição das características, um personagem com F3 carrega duas toneladas, com F4 isso ja pula pra cinco toneladas, F5 são dez toneladas; se o cara com F5 for agarrado pelo cara com F3, mesmo podendo carregar um peso cinco vezes maior que ele, só vai ter 32% de chance de escapar... E só fica pior com outros tipos de teste resistido.
Aí você tem outras coisas geniais, tipo um personagem feito com 5 PPs e 5 PEs ser capaz de matar um personagem feito com 10PPs em um único turno, sem depender de sorte nenhuma nos dados. E o fato de que não apenas o Cassaro não percebeu isso do 3D&T Turbo pro 3D&T Alpha, como também
desequilibrou ainda mais esse fator.
Uma coisa que eu considero simples é jogar, por exemplo, com um Guerreiro de D&D 3.5, e te garanto que consigo me divertir com ele.
Advogado de Regras escreveu:E como você explica a existência da Dragonslayer, dos suplementos de cenário e do recém-lançado Tormenta RPG ao longo de 10 anos?
É um pacto com a casa do capeta...
Não, é sério, eu não sei explicar direito, eu poderia dizer que o cenário é mais abrangente, tem um apelo meio otaku e mais algumas coisas, aliás, eu imagino que alguém que compra um livro, jogar uma seção só e já acaba trocando de grupo e jogando outra dissemina muito mais o sistema~cenário usado do que alguém que compra os livros e joga no mesmo grupo por anos. Mas o mais provável é que eu esteja errado ao dizer isso.
Seja como for, eu ainda estou bem certo de que muita pouca gente pega Tormenta e joga mesmo, a maioria do povo que eu conheci se encaixava no tipo que eu falei acima, e olha que eu conheci bastante gente (muitas passagens por fórums dedicados só a Tormenta ou 3D&T, e mais a seção de Tormenta e 3D&T da RedeRPG, que eu acompanhei até ver ela morrer de inatividade).