Oda Nobunaga escreveu:Entendi o seu ponto, desculpe a falácia básica, mas eu costumo fazer assim quando quero incomodar sem ofender, poucos moderadores aguentam mas a maioria deixa passar.
Se você não concorda com o que você mesmo diz, por que postar? Sério isso é apenas uma perda de tempo para todos os envolvidos.
É ponto pacífico que Tormenta é uma zona, ninguém ligou muito pra dar sentido à coisa e derrepente ela ficou "séria" mas não parece que vai mudar, parece até que é uma característica dela agora ser zoneada e estranha...
Então concordamos que isso é um problema de verdade?
Será que Tormenta só vende porque há divulgação? Se Mítica, Crônicas da Sétima Lua e Vikings são tão bons e botam Tormenta no bolso, além de serem mais baratos até, como é que esse troço vende?
Eu corri atrás e comprei esses livros e mestrei campanhas neles. De acordo com minha conversa com um dos editores de Mítica, o cenário não vendeu por uma série de motivos. O primeiro seria o fato que ele foi vendido em três livros diferentes, você só tem a experiencia "mítíca" se tiver os três. O segundo é que aparentemente, brasileiros não querem jogar rpg na Ásia. Não é um cenário popular aqui. E finalmente por último, fãs de Tormenta não aceitaram o cenário preferindo Tamu-ra. Como um amante de historia geral e asiatica, Tamu-ra é o equivalente de levar um soco no saco repetidamente, então eu prefiro mudar de assunto agora.
Adicione o fato que não houve nenhuma fanbase já existe para Mítica então o livro tinha 3 grandes problemas para suprir até chegar lá. Eu ainda acho que se os editores tentassem reunir e animar o povo de jogar o sistema de alguma maneira, ele venderia mais, nem que apenas um pouco mais.
Eu tive um Tagmar, com a tabela-encarte, escudo e tudo, se me lembro bem, ganhei num evento na Gávea, rolando um d100, o critério de sorteio de brindes aos mestres era o lance de dados, como fui o primeiro a rolar e deu crítico... Escolhi, levei pra casa e depois de ler um bocado emprestei e esqueci com alguém. Sempre houve aquele ranço de "cópia tupiniquim sem-vergonha" da Geração Xerox, mas tem seus méritos, tanto que agora como "open-source", o Tagmar 2 já tem uma legião a apoiá-lo, de longa data até.
Curiosamente, o criador de Tagmar 2 aparece em diversos eventos locais de RPG no Rio com um grande grupo de mestres que mestram Tagmar 2 para iniciantes. Tagmar tem então mais jogadores porque há um incentivo a jogar ele.
A balança está pendendo pra segunda opção, mas há gente aqui dando uns toques na primeira.
O Trio faz resenhas ruins do que eles consideram uma "ameaça" a seu próprio material. Eu honestamente não quero ajuda-los. Eu quero critica-los e quero dar a pessoas opções mais baratas a jogos melhores.
Seu voto foi computado, cara. Novamente, desculpe a trollagem mas eu queria mesmo só essa sua última frase, que é sinceridade pura e sintetiza tudo o que você demonstrou de forma embasada e simples.
Perda de tempo é eu ficar achando que você queria outra coisa, mas sem certeza absoluta eu não poderia criar um contraponto que preste, por isso usei falácias.
Eu vi o Tagmar 2 ser lançado, inclusive. Só não me lembro direito como foi. Ah, como eu queria que a RPG Rio voltasse... Mas o Rio está morto quanto à eventos grandes. Muita picuinha, pelo que sei. Mas isso é outro assunto.
_Virtual_Adept_ escreveu:Será que Tormenta só vende porque há divulgação? Se Mítica, Crônicas da Sétima Lua e Vikings são tão bons e botam Tormenta no bolso, além de serem mais baratos até, como é que esse troço vende?
Esse tipo de argumento já foi MUITO usado neste tópico, e se chama
ad populum, uma falácia bem conhecida.
Usando o mesmo argumento, você poderia dizer que Calypso é melhor do que, digamos, Simon & Garfunkel, quando sabemos que não é.
Alguem pode me dizer qual a "desculpa oficial" de, no Trpg, "feat"ser traduzido como "talento"?
Essa é uma ótima pergunta. Tentou postar na Jambô?
Hum, cara, eu não disse que Tormenta era melhor por vender mais nem que Mítica, C7ªL e Vikings eram piores por vender menos.
Foi mal aí, mas nem foi ad populum, eu só questionei, tanto que fui respondido pelo Oda, preste mais atenção da próxima vez, tá?
É uma coisa muito estranha comparar alhos com bugalhos, evite isso. Calypso e Simon e Garfunkel? Porque não Elvis e Roberto Carlos? Ou Bruce Springsteen e Mick Jagger? Pô, vamos botar mais empenho nisso!
A Jambô é um antro de fanboys agora? Será que umas trolladas minhas conseguem alguma coisa lá? Parece que opiniões sérias e descrições sóbrias não penetram a casca grossa deles... Depois dou uma verificada, se for o que estou prevendo vai ser fácil criar confusão e obter resultados caóticos facilmente e sem danos à nossa imagem de hum, spellianos, putz, como isso soa estranho eu dizer.
Só não sei se o objetivo está claro, é pra melhorar ou pra espezinhar só? Moderadores jovens deixam passar verborragia numa boa, sabe? O português bem redigido vira TL;DR na cabeça deles fácil fácil.
Ah, acho que vou começar aquele Trolling 101 que eu estava planejando.
P.S: À Moderação, já falei que se eu incorrer em insultos básicos e ofensas simplórias, não hesitem em me puxar a orelha e me aplicar punições, ok? Eu tenho alguma quilometragem em ser moderado, nunca me impediu de criar confusão e polêmica.