[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 20:13

Cara, há uma grande diferença na equipe de desenvolvimento da 3E e da 4E. Desde os responsáveis até na política de playtest. O playtest da 4E foi oferecido como "produto", animando o povão a se inscrever na DDI pra ter acesso ao material. Na época do desenvolvimento da 3E, quando a internet ainda engatinhava aqui e lá, a equipe responsável veio catar um brasileiro, fora do país deles pra ajudar a testar o produto. Um cara que na época produzia bastante material numa revista de RPG. Então eu só posso imaginar que a escolha do Saladino foi muito bem calculada e não produto da aleatoriedade.

Crude (André, és tu?): "posição oficial da Spell"? Cara, eu até apoio a galera se unir em torno, fazer camisa.Eu mesmo me considero parte, a galera daqui me tratou super bem na Caravana Surreal, foram bacanas e animaram a viagem. Mas como esse fórum é um espaço de discussão, não tem como haver posição oficial. Vai ter sempre uma galera discordando e uma apoiando qualquer tema.

Mas voltemos ao tema.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 20:18, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lady Draconnasti em 22 Jul 2010, 20:15

Na época do desenvolvimento da 3E, quando a internet ainda engatinhava aqui e lá

Lá onde?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 20:20

Nos EUA. Mesmo sendo lá, em 98/99 não era tão presente quanto é hoje na sociedade deles.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Jul 2010, 20:22

Eu achei esse "postura oficial da spell" BEM estranho. Prossigam.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sr. Pichu em 22 Jul 2010, 20:23

Lumine Miyavi escreveu:Eu achei esse "postura oficial da spell" BEM estranho. Prossigam.

quem falou isso?

edit: existe alguma "postura oficial da spell" prá algo?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Jul 2010, 20:28

Sr. Pichu escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:Eu achei esse "postura oficial da spell" BEM estranho. Prossigam.

quem falou isso?

edit: existe alguma "postura oficial da spell" prá algo?

A mais flexível possível... se é que me entende :hmmm:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Luminus em 22 Jul 2010, 20:31

"Postura oficial da Spell".... hmmm... vejamos...

...
...
...

... não. 398 páginas e nada.

Prossigam.

E.
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Jul 2010, 20:36

Luminus escreveu:"Postura oficial da Spell".... hmmm... vejamos...

...
...
...

... não. 398 páginas e nada.

Prossigam.

E.

Citado, para quando acontecer outra substituição em massa de posts por emoticons. ;D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Luminus em 22 Jul 2010, 20:38

:nao:
Luminus

Mensagempor Nibelung em 22 Jul 2010, 20:41

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, há uma grande diferença na equipe de desenvolvimento da 3E e da 4E.

Nenhum playtester é escolhido especialmente pra isso pelo simples fato de que fazer playtest é serviço de peão. É como parabenizar alguém por ter sido chamado pra trabalhar na construção civil de Tóquio.

O que pode ter acontecido (e eu acredito mais nisso) é que a DB tenha recebido uma prévia da 3e antes dela ter sido finalizada. Mas o próprio Saladino fica falando que ele foi playtester, então eu continuo achando que ele tá se gabando por algo que não vale nada.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor crudebuster em 22 Jul 2010, 20:47

Ah, as boas e velhas piadas de duplo sentido, quem vive sem elas...

Quer dizer que na Mesa Redonda que vai ser marcada sabe Odin quando com o Hex Tormenta pode ir qualquer um pra dizer qualquer coisa, já que não existe posição oficial da Spell?

"Somos legião" e ninguém decide nada nem quer assumir nada?

Me engana que eu gosto. Tiamat sabe direitinho quantas são suas cabeças e pra onde vai cada vez que o Vingador aparece na alça de mira.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 20:50

Nibelung escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, há uma grande diferença na equipe de desenvolvimento da 3E e da 4E.

Nenhum playtester é escolhido especialmente pra isso pelo simples fato de que fazer playtest é serviço de peão. É como parabenizar alguém por ter sido chamado pra trabalhar na construção civil de Tóquio.

O que pode ter acontecido (e eu acredito mais nisso) é que a DB tenha recebido uma prévia da 3e antes dela ter sido finalizada. Mas o próprio Saladino fica falando que ele foi playtester, então eu continuo achando que ele tá se gabando por algo que não vale nada.

Cara, se esses caras fossem desse tipo de gente, então estariam todos se gabando creio eu.
A DB não recebeu nenhuma prévia, não foi publicado nada na revista referente isso. Mas ao invés de especular eu vou perguntar no formspring dele e depois te dou a resposta certa.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jul 2010, 21:12

Matheus Borges Ziderich escreveu:Crude (André, és tu?): "posição oficial da Spell"? Cara, eu até apoio a galera se unir em torno, fazer camisa.Eu mesmo me considero parte, a galera daqui me tratou super bem na Caravana Surreal, foram bacanas e animaram a viagem. Mas como esse fórum é um espaço de discussão, não tem como haver posição oficial. Vai ter sempre uma galera discordando e uma apoiando qualquer tema.

Mas voltemos ao tema.

Falou tudo, Lucita!

Crude, mais uma vez você vai ouvir isso: larga mão desse discurso infantilmente revolucionário, tenta encarar esse fórum como menos "sírious bizness", e se foque mais no assunto do tópico, como por exemplo nesse post com a (boa) comparação entre fãs de Apple e Tormenta. Recomendações de quem tá tentando te ajudar a se integrar melhor ao grupo e perder menos tempo (seu e nosso) com irrelevâncias.

Agora, sim, voltando ao tema...

Não, espera. Quatro páginas tendo que explicar e re-explicar o que é um playtest e o quanto é um desleixo assustadoramente descarado (e uma puta condescendência com os jogadores de RPG brasileiros) o fato de TRPG ser lançado sem nenhum playtest?

Sério mesmo que isso está acontecendo? Precisamos ter essa conversa?

"Os criadores do livro entendem muito de matemática e têm experiência criando coisas pra RPG há anos, então eles conseguem fazer um sistema inteiro direito, sem playtest".

Pombas, qualquer olhar minimamente crítico sobre o histórico do material de regras publicado em Tormenta mostra que esse argumento é tão firme quanto palanque em banhado.

"O sistema D20 já tem 10 anos de uso e revisões, então não precisa de playtest."

Não... *suspiro* ...não. Simplesmente não. Além do D20 original estar longe de ser perfeito, o furo nessa lógica é tão grande que passa até um Tarrasque. Mesmo que o D20 fosse perfeito (LEMBRETE: ele não é), um sistema que MODIFICA pesadamente o D20 OBVIAMENTE não herdaria o equilíbrio dele, pelo contrário, teria todo o potencial do mundo pra PIORAR o sistema em muitos pontos, já que as mudanças não foram minimamente testadas pra ver se ficaram boas.

Eu... francamente não acredito que precisei digitar isso.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Skar em 22 Jul 2010, 21:22

Pq ficar se gabando de ter sido playtest da 3.x bem por que a maioria das pessoas acha que ser playtest é algo que presta, pouca gente sabe que ele só vai tentar quebrar o sistema de regras e pronto.

Segundo o argumento de que não faz diferença o playtest ou que fazer um playtest do produto na mão dos usuários dele é fornecer algo defeituoso esperando que eles testem. E o pior você não tem nem a opção de fazer um recall por causa do problema.

E isso é um absurdo entregar um produto que você não tem idéia se é funcional vendendo como se fosse. Simplesmente por que o sistema pode cair sobre si mesmo. É isso que tem sido apontado. A 3,x pelo menos foi testado em mesmo assim foi necessário um update dela para torna-la mais usável. E isso pq foi testado, imagina entregar as coisas sem nem ao menos testar?

E outra esses caras não dizem que jogam rpg? Então por que no grupo deles eles não jogam a maldita versão deles do d20? :parede:

Eu como consumidor não compraria nada que o próprio criador disse que não testou, se ele acha que não vale a pena um teste por que valeria meu dinheiro.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Deicide em 22 Jul 2010, 21:23

Eltor Macnol escreveu:Eu... francamente não acredito que precisei digitar isso.

Rs... Pois é, é muito bizarro estar argumentando com alguém que se nega a ver um dos fatos mais óbvios de qualquer técnica de criação.

Me lembra muito aqueles "programadores" que saem de cursinho técnico falando que não precisam projetar, documentar ou comentar linhas de código, que tudo isso é perda de tempo. :laugh:
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários