Matheus Borges Ziderich escreveu:Crude (André, és tu?): "posição oficial da Spell"? Cara, eu até apoio a galera se unir em torno, fazer camisa.Eu mesmo me considero parte, a galera daqui me tratou super bem na Caravana Surreal, foram bacanas e animaram a viagem. Mas como esse fórum é um espaço de discussão, não tem como haver posição oficial. Vai ter sempre uma galera discordando e uma apoiando qualquer tema.
Mas voltemos ao tema.
Falou tudo, Lucita!
Crude, mais uma vez você vai ouvir isso: larga mão desse discurso infantilmente revolucionário, tenta encarar esse fórum como menos "sírious bizness", e se foque mais no assunto do tópico, como por exemplo nesse post com a (boa) comparação entre fãs de Apple e Tormenta. Recomendações de quem tá tentando te ajudar a se integrar melhor ao grupo e perder menos tempo (seu e nosso) com irrelevâncias.
Agora, sim, voltando ao tema...
Não, espera. Quatro páginas tendo que explicar e re-explicar o que é um playtest e o quanto é um desleixo assustadoramente descarado (e uma puta condescendência com os jogadores de RPG brasileiros) o fato de TRPG ser lançado sem nenhum playtest?
Sério mesmo que isso está acontecendo? Precisamos ter essa conversa?
"Os criadores do livro entendem muito de matemática e têm experiência criando coisas pra RPG há anos, então eles conseguem fazer um sistema inteiro direito, sem playtest". Pombas, qualquer olhar minimamente crítico sobre o histórico do material de regras publicado em Tormenta mostra que esse argumento é tão firme quanto palanque em banhado.
"O sistema D20 já tem 10 anos de uso e revisões, então não precisa de playtest."Não... *suspiro* ...não. Simplesmente não. Além do D20 original estar longe de ser perfeito, o furo nessa lógica é tão grande que passa até um Tarrasque. Mesmo que o D20 fosse perfeito (LEMBRETE: ele não é), um sistema que MODIFICA pesadamente o D20 OBVIAMENTE não herdaria o equilíbrio dele, pelo contrário, teria todo o potencial do mundo pra PIORAR o sistema em muitos pontos, já que as mudanças não foram minimamente testadas pra ver se ficaram boas.
Eu... francamente não acredito que precisei digitar isso.