Oda, eu respeito a sua opinião. Não acho que ela seja falsa ou algo parecida, que você está dizendo uma coisa e pensando outra. Então gostaria que você tivesse o mesmo respeito pela minha. Acho que a idéia por trás de qualquer fórum seja debater e discutir assuntos e opiniões respeitando os membros.
Onde eu faltei com o respeito a sua opinião? Você se sente desrespeito por eu afirmar que a metodologia do grupo que fez Tormenta é falho em fundamentos acadêmicos?
Eu acredito que eles saibam o que estão fazendo porque o produto dos caras cresce, e isso mostra que eles tão acertando.
Crepusculo também cresceu muito.
Foi mérito de sua escrita, ou foi o mérito do apelo ao nicho correto?
"Crescer" não precisa estar necessariamente conectado a qualidade de um produto. Eu sinceramente apenas tenho respeito pelos fãs de Tormenta e quero que eles joguem seu RPG. O que eu não quero é ver eles falando asneiras do tipo "Playtest é desnecessário a um jogo!", ao menos não sem uma forte argumentação por trás.
Mas o meu argumento é que nesse caso específico, que é uma atualização visando suprir a ausência do D&D3.5 no mercado e dar continuidade a linha, o playtest não se justifica por haver a mão experiência e material disponível que supre a sua ausência.
Agora estamos falando de uma verdadeira discussão! Pois bem eu acredito que não é o caso por um simples motivo:
Há diversas modificações que mudam Tormenta. É algo mais puxado para o OGL do que d20 puro. Eles mudaram coisas fundamentais, como pontos de magias e habilidades de classe.
Pathfinder fez o mesmo e fez playtest duro e modificou DIVERSOS elementos antes de ser lançado, e sofre revisões até hoje. Pathfinder possui uma proposta similar a Tormenta RPG.
Pathfinder supre para os fãs mais xiitas da 3.X exatamente o que eles querem porque Paizo fez as modificações e a testou com os fãs e então alterou o que batia com eles.
Eu ainda não li tormenta RPG então minha analise a fundo não pode ir muito longe. Porém mantenho minha afirmação: Um produto de RPG sem playtest falha em fundamentos básicos.
Cara, eu tenho 21 anos. Jogo desde os oito, comecei com Tagmar. É meu hobbie favorito depois de ler. Colecionava a DB, coleciono a DS e tenho bem uns quinze blogs, sites e fórum entre os meus favoritos. Eu curto tudo relacionado e sou um cara bem interessado no tema. Então calcule aí a minha "base".
Tenho 21, jogo desde que tenho 10 anos. Eu joguei 3d&t quando saiu. Eu joguei Tormenta quando saiu. Eu fiquei decepcionado quando o cenário tomou um tom de seriedade que a estrutura toda não sustentava. Anos mais tarde me deparo com um livro feito por pessoas que sequer cumprem o básico do game design. O meu dinheiro e a minha paciência é que eles não vão ter.