[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lorde da Dança em 23 Jul 2010, 01:49

"acuidade com arco"

Vamos resolver isto de uma vez. O que é esta acuidade com arco e o que há de tão ruim nela?
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Elven Paladin em 23 Jul 2010, 02:08

O que é esta acuidade com arco e o que há de tão ruim nela?

Em uma Dragão Brasil foi colocado o talento Acuidade com Arco, que permitia utilizar Destreza nas jogadas de Ataque com o Arco. O único problema é que... Destreza é usada nas jogadas de Ataque com o Arco naturalmente, não é preciso comprar um talento para isso. :b

Então quando Tormenta vende, dificilmente pode não ser por qualidade.

Não necessariamente. A maioria dos cenários de D&D que tem ou tiveram vendas consideráveis, como Forgotten Realms ( que aliás, eu sou um fã do cenário ) e Dragonlance nos anos 80 e 90, ou mesmo o próprio D&D não vendem por serem "bons" ( ou seja, por serem bem escritos, internamente consistentes, evitarem retcons ), mas sim por que foram feitos para agradar o "RPGista médio" ( que é tão estúpido quanto "a fã de Crepúsculo média", só que ao invés de terem surtinhos para um Vampiro Sexy Assexuado, eles tem surtinhos para "O Herói Foda que vence Dezenas de Orcs").
Editado pela última vez por Elven Paladin em 23 Jul 2010, 02:10, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 02:10

Madrüga escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Mas onze anos é tempo mais do que suficiente pra provar que tem qualidade.

Não é. Mas não adianta te explicar.

Cara, ao meu ver é sim. Cê pode não curtir o cenário e os caras. Mas qualquer produto que agrade seu público por onze anos e com este mesmo público se renovando, tem qualidade. Cê acha que daqui a cinco anos crepúsculo vai ter a mesma popularidade de hoje? Não vai. Igual RBD, Calypso e outros tantos não passa pelo teste do tempo. Vale a mesma coisa pra cenários de RPG.

E me corrigindo sobre a questão dos itens mágicos: Eu achava que não havia a regra nos módulos básicos de D&D, mas me enganei. Tormenta que sempre teve itens mágicos abaixo do padrão até mesmo do AD&D, por questão de escolha dos autores. Esse elemento foi "esquecido" durante a fase 3.5 por que desequilibrava o jogo e não era uma característica marcante (tanto que ninguém deu falta durante anos). O novo livro voltou com esse elemento, pra acabar com o efeito "árvore de natal" e visando valorizar os itens mágicos. A nova regra não permite que um mesmo personagem acumule o bônus de mais que 4 itens mágicos (armas são exceção). Você pode carregar cinco, mas o bônus do quinto item é desconsiderado nas regras.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2010, 02:14

Oda, eu dei minha opinião sobre a 4E tu taxou de falsa. Se tu esqueceu vai lá trás e olha, por que foi exatamente o que você fez. Opinião é uma coisa, desrespeitar é outra.

Me recuso a discutir sobre a 4e em um tópico de Tormenta. Mas irei fazer um comentário raso dizendo que: D&D continua sendo a mesma coisa de sempre, um RPG hack'n'slash que precisa de um bom grupo para se mestrar aventuras que saiam de pancadaria.Todas as edições são assim. Eu juro que se o Luminus tentar falar sobre AD&D nesse tópico eu o desafio para um duelo ao entardecer.

Então quando Tormenta vende, dificilmente pode não ser por qualidade.

Sua lógica esta indo bem até você soltar essa. Permita-me destruir essa ilusão falando que RPG tem diversos nichos, generos e públicos diferentes. Pela sua lógica, As mesmas pessoas que jogam D&D jogam Risus, GURPS e White Wolf, e os menos jogados são por conseqüência "piores". Por favor, não ofenda a minha ou a sua inteligência.

Mas onze anos é tempo mais do que suficiente pra provar que tem qualidade.

Exceto que tempo é diferente de qualidade.

Aliás, como podemos definir qualidade? Para o fã que gosta de Tormenta, qualidade é ver um livro de capa dura avançando o plot do seu cenário favorito e fazendo uma variação de D&D 3.X porque papai Cassaro afirmou que é mais "interpretativo" (O termo mais deliciosamente estúpido que eu tive que ler em minhas andanças pela internet) então por isso é invariavelmente melhor. Tanto faz como vocês racionalizam o seu ódio por edições, o que importa é que querem continuar na terceira seja por mandado divino seja por opinião própria (Eu mesmo continuei na terceira após algumas campanhas da 4e - mas eu me converti ao Mutantes & Malfeitores-ismo)

Então por esse prisma, Tormenta pode sim ter uma qualidade. Para os fãs. Que estão pouco se lixando se suas regras tiveram um playtest ou cuidado.

Afirmar contudo que é "ok" o jogo não ter playtest ou que Cassaro & Amigos tem algum domínio sobre regras ou game design é ignorar Trevas, Arcanum, Invasão, 3d&t e as horrendas regras extras nos livros básicos de Tormenta que beiravam ao insano (especialmente as CdPs que já discutido no tópico, sofriam de um problema de identidade.)

Isso não quer dizer que não é ok gostar do trabalho deles. Eu só quero apontar que esse forúm diz sem papas nas linguas o que está acontecendo. E o que está acontecendo com Tormenta rpg nesse momento é que Cassaro & Amigos acham que possuem um produto de nivel internacional enquanto na mesma respiração afirmam sequer ter testado seu produto.

E como já posto aqui "Ser sucessor da 3.X" não isenta ninguém de playtest, pelo contrário.

Cê acha que daqui a cinco anos crepúsculo vai ter a mesma popularidade de hoje? Não vai. Igual RBD, Calypso e outros tantos não passa pelo teste do tempo. Vale a mesma coisa pra cenários de RPG.

Eu acho que você esta confundindo qualidade com apelo para nicho.

Preciso te lembrar que a Dragão Brasil meio que forçou goela abaixo dos Brasileiros Tormenta? Eles construiriam um grupo de fãs sólido, e foi expandindo a partir dai.

Você esta muito enganado se acha que todos os fãs antigos ficaram no cenário contudo. Eu larguei o cenário após o primeiro livro.

A nova regra não permite que um mesmo personagem acumule o bônus de mais que 4 itens mágicos (armas são exceção). Você pode carregar cinco, mas o bônus do quinto item é desconsiderado nas regras.

Como levantado por Nibelung, tudo o que isso faz é fazer os jogadores escolherem com mais cuidado os itens mágicos que encontram, substituindo um problema com outro.

Eu disse que só será possível ver o impacto disso nas regras com playtest, afinal D&D 3.X foi criado com itens mágicos em mente. É um elemento muito grande e algumas classes não escalam com os níveis SEM itens mágicos.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 02:38

Cara, o foco não é 4E. Tu taxou minha opinião de falsa, sem embasamento algum.

Tormenta já passou de uma década como produto. Dificilmente qualquer coisa se mantém tanto tempo num mercado criterioso durante tanto tempo sem qualidade. A Dragão não forçou mesmo Tormenta goela abaixo dos leitores. Com certeza se o apelo do público fosse, por exemplo, Ação, eles teriam dado uma foco maior a esse produto. Era um produto que precisava vender e eles faziam o que o público queria.

E nenhum produto tem aprovação universal. Tô falando de uma maioria que continuou fã do cenário dez anos depois.

Todo o material de regras dos livros da Daemon foi feito pelo Del Debbio. Cê tá confundindo os Marcelos. Mas cê tão razão num ponto: As primeiras classes Samurai e Swashbuckler e TODAS as CDPs do Guia do Jogador são horríveis. Tem idéias legais, mas o material de regras é terrível. Mas uma parte deles foi bem corrigida em outros suplementos, o que pra mim significa evolução.

E cara, vamos nos ater a discussão. Se "Cassaro & Amigos" acham ou não acham qualquer coisa, tanto faz. Não acrescenta em nada a discussão.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 02:44

Advogado de Regras escreveu:
O que é esta acuidade com arco e o que há de tão ruim nela?

Em uma Dragão Brasil foi colocado o talento Acuidade com Arco, que permitia utilizar Destreza nas jogadas de Ataque com o Arco. O único problema é que... Destreza é usada nas jogadas de Ataque com o Arco naturalmente, não é preciso comprar um talento para isso. :b

Olha cara, eu acho que Acuidade com Arco não foi publicado na DB. Ele foi citado em uma resenha sobre algum livro que possuia essa pérola, se eu não me engano.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Jul 2010, 03:04

Matheus Borges Ziderich escreveu: Mas cê tão razão num ponto: As primeiras classes Samurai e Swashbuckler e TODAS as CDPs do Guia do Jogador são horríveis. Tem idéias legais, mas o material de regras é terrível. Mas uma parte deles foi bem corrigida em outros suplementos, o que pra mim significa evolução.

Como você consegue, em um intervalo de poucos minutos, admitir as muitas e muitas cagadas épicas que já foram lançadas nas regras de Tormenta anteriormente, e ainda assim insistir que o TRPG deve ser bom porque os criadores já trabalham criando material de RPG há anos (leia-se: publicando regras feitas nas coxas e sem playtest há anos)?

Como você consegue dissociar os dois raciocínios desse jeito? É um caso clássico de somar 2+2...

Eu entendo perfeitamente que você goste do clima do cenário, das histórias dele, seja fã dos personagens, adore criar seus heróis e jogar em algum dos reinos preferidos... todos esses aspectos que são questão subjetiva, eu aceito numa boa que você adore e defenda à vontade.

Mas game design é algo completamente diferente. É muito mais objetivo, e (ao menos em tese) seria muito mais fácil você deixar seu lado fã de lado e aceitar que, bem, por mais que você goste do cenário ele realmente tem um sistema de regras que não é tão bem feito quanto os criadores querem que você pense que é.

Especialmente quando o seu raciocínio pra discordar disso é apenas "o sistema deve ser bom, porque eu gosto dos autores", ou "o sistema deve ser bom, porque vende bastante" (ignorando o leve fato de ele estar há tantos anos sendo PESADAMENTE PROPAGANDEADO por, basicamente, a única fonte de informação e resenhas que o RPGista brasileiro padrão teve acesso por boa parte da última década. Pare e pense um minuto sobre isso.)

Preste atenção nesse ponto importante. Você nunca usa o próprio sistema (ou o método de criação dele) pra defender a sua qualidade, e sim outros detalhes secundários, como a sua confiança (quase devoção) para com os autores, ou a quantidade de unidades vendidas.

EDIT: Acuidade com Arco saiu em uma Dragon Slayer escrita pelo Trio.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 03:28

Véi, todo material tem suas cagadas. Eu consgio porque na minha opinião o material bom supera o material ruim.

Cara, eu acho o sistema e o cenário bons: Usando o "Tormentão" como exemplo, acho que as raças pesam muito mais na criação agora, por terem características mais marcantes. As classes estão mais equilibradas e tem uma gama de habilidades maior e coerente, que tornam o processo de evoluir o personagem muito mais dvertido. As perícias estão mais úteis e os talentos. O novo sistema de combate ficou mais elegante, unificando muitas manobras sobre poucas regras. Eu podia resenhar o livro aqui pra você, mas vou fazer isso num espaço adequado num outro dia.
Então do ponto de vista do "game design" tem-se uma experiência compensadora, divertida e com um sistema coerente. Eu já comecei a jogar e o sistema não me incomodou até agora.

Também acho a falta de playtest um risco. Mas como a condição não era propícia e havia a alternativa, eu considero uma decisão acertada. Um teste aponto as falhas, defeitos e problemas. Mas são seis autores que trabalham com o sistema tem anos, as vezes em mais de um produto e com a possibilidade de fazer uma boa pesquisa a partir do feedback que as variações do sistema receberam. Então a possibilidade de falhas é bem menor. Se o sistema tiver falhas (e tem, nada é perfeito) e elas pudessem ser resolvidas por um teste, vai ser uma pena. Mas a questão é se esses erros comprometem o jogo como um todo. D20 tem suas falhas, mas nunca comprometeram o sistema.

Sabe qual a edição foi publicado esse talento? Eu tenho a coleção completa e não lembro de ter visto isso.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 04:36, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2010, 03:56

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, o foco não é 4E. Tu taxou minha opinião de falsa, sem embasamento algum.

Um argumento sem embasamento para uma opinião sem embasamento.

Tormenta já passou de uma década como produto. Dificilmente qualquer coisa se mantém tanto tempo num mercado criterioso durante tanto tempo sem qualidade. A Dragão não forçou mesmo Tormenta goela abaixo dos leitores. Com certeza se o apelo do público fosse, por exemplo, Ação, eles teriam dado uma foco maior a esse produto. Era um produto que precisava vender e eles faziam o que o público queria.

Sério que não? Não é o que minha coleção de Dragão Brasil diz. Ação não foi escrito pelo Trio e foi vendido algumas semanas antes deles sairem da revista.
É muito difícil argumentar que Tormenta não foi empurrada na revista porque:
1) Os criadores nunca tiveram problema algum em dar resenhas ruins porque "não precisam ser imparciais"
2) Todo o material original criado era associado em Tormenta por tabela.
3) Tormenta foi mais exposta do que outros sistemas e cenários sendo lançados na mesma época pelo principal veiculo de RPG da época.

Veja bem em nenhum momento eu estou falando se tormenta tem ou não tem qualidade. Repare bem nos meus posts.

Eu afirmei que
1) Tormenta é criado e mantido por pessoas que acham que estão acima de coisas básicas como "playtest"
2) Cometeram diversas gafes de regras no passado.

Isso não tira os méritos de tormenta. Mas se você esta procurando regras para um rpg heroico medieval, eu irei the aconselhar outros.

E nenhum produto tem aprovação universal. Tô falando de uma maioria que continuou fã do cenário dez anos depois.

Então você concorda comigo que a Dragão brasil constriu uma fanbase? Porque é exatamente isso que está ocorrendo.

Todo o material de regras dos livros da Daemon foi feito pelo Del Debbio. Cê tá confundindo os Marcelos. Mas cê tão razão num ponto: As primeiras classes Samurai e Swashbuckler e TODAS as CDPs do Guia do Jogador são horríveis.

Del Debbio também escreveu para alguns livros de Tormenta.

Tem idéias legais, mas o material de regras é terrível

Na realidade o problema é as duas coisas. O conceito delas geralmente são mal desenvolvidos e as regras refletem isso. Não estou falando "que merda!" estou falando "Eles podiam ter feito melhor, está muito estranho", como a CdP de clérigo da morte que ganha fúria porque sim, entre outras coisas.

Mas uma parte deles foi bem corrigida em outros suplementos, o que pra mim significa evolução.

Vou precisar de exemplos.

E cara, vamos nos ater a discussão. Se "Cassaro & Amigos" acham ou não acham qualquer coisa, tanto faz. Não acrescenta em nada a discussão.

Nada de fugir agora meu cara amigo, você usou a opinião deles como parte de seu argumento de porque eles podem lançar um produto sem playtest. Você os trouxe a discussão, eu apenas combati seus argumentos a altura. Quer tirar eles a altura? Meu prazer. Eu prefiro julgar o trabalho deles com imparcialidade, algo que nem mesmo eles fazem esses dias.

Cara, eu acho o sistema e o cenário bons

Não há nenhum problema nisso.

Usando o "Tormentão" como exemplo, acho que as raças pesam muito mais na criação agora, por terem características mais marcantes.

Eu gostei que eles utilizaram parte da filosofia de raças da quarta edição com leves mudanças. E sim, eu gosto das raças no 4e.

As classes estão mais equilibradas

Por favor adoraria que você me explicasse o porque. Não tenho o livro em mãos mas tudo o que a resenha nos mostrou foi o mesmo erro cometido em Pathfinder. Todo mundo recebe mais brinquedos e os game designers ignoram o principal problema da terceira edição: Os nichos de personagem.

Então do ponto de vista do "game design" tem-se uma experiência compensadora

Você sequer sabe o que "game design" quer dizer? Não quero te encher mas você usou ele errado.
Game design não tem a ver com as experiências dos jogadores com os jogos. Isso é apenas parte do game design.
Game design é ver o jogo como um todo, por todos os prismas, e criar e modificar o jogo para ele suprir as expectativas dos jogadores e passar o que os criadores querem passar pelas regras. Entende agora por que o Playtest é essencial para esse conceito funcionar?

Pelo ponto de vista do game design, eles cometem os mesmos erros da 3.X e sequer testaram. Pelo ponto de vista do jogador isso não necessariamente precisa ser um problema. World of Darkness sempre foi conhecido por suas regras blergh e mesmo assim tem seu apelo e lugar.

Também acho a falta de playtest um risco.

Ótimo ver que finalmente concorda.

Mas como a condição não era propícia e havia a alternativa, eu considero uma decisão acertada.

Qual alternativa?

Um teste aponto as falhas, defeitos e problemas. Mas são seis autores que trabalham com o sistema tem anos, as vezes em mais de um produto e com a possibilidade de fazer uma boa pesquisa a partir do feedback que as variações do sistema receberam. Então a possibilidade de falhas é bem menor. Se o sistema tiver falhas (e tem, nada é perfeito) e elas pudessem ser resolvidas por um teste, vai ser uma pena. Mas a questão é se esses erros comprometem o jogo como um todo. D20 tem suas falhas, mas nunca comprometeram o sistema.

O problema com essa argumentação é que boa parte do que eles aproveitaram recebeu diversos feedbacks e que não foram trabalhados. Exemplo claro: Pontos de magia.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 04:20

Oda Nobunaga escreveu:Um argumento sem embasamento para uma opinião sem embasamento.

Minha opinião é baseada na minha experiência. Deixei bem claro que era o meu ponto de vista e tu taxou de falso. Eu tenho base pra falar da minha opinião, você não. Quando tu taxa uma declaração minha de falso você que questiona até a minha honestidade e tu não tem base pra isso.

Oda Nobunaga escreveu:Sério que não? Não é o que minha coleção de Dragão Brasil diz. Ação não foi escrito pelo Trio e foi vendido algumas semanas antes deles sairem da revista.
É muito difícil argumentar que Tormenta não foi empurrada na revista porque:
1) Os criadores nunca tiveram problema algum em dar resenhas ruins porque "não precisam ser imparciais"
2) Todo o material original criado era associado em Tormenta por tabela.
3) Tormenta foi mais exposta do que outros sistemas e cenários sendo lançados na mesma época pelo principal veiculo de RPG da época.

A decisão editorial dos caras em privelegiar Tormenta se provou acertada, já que a revista ficou mais 61 números na mão deles. Deram um material que o público queria. Todos os lançamentos da época foram resenhados. Mas a responsabilidade de produção de material de cada jogo é da editora que o publica. Inclusive eles não podiam lançar legalmente material pra nada que não fosse sistema aberto, como Storyteller e Gurps. Se você olhar bem a linha de tempo, vai ver que a revista se aproxima mais das "pratas da casa" com o tempo, na tentativa de sair dessa situação.

Oda Nobunaga escreveu:Veja bem em nenhum momento eu estou falando se tormenta tem ou não tem qualidade. Repare bem nos meus posts.

Eu afirmei que
1) Tormenta é criado e mantido por pessoas que acham que estão acima de coisas básicas como "playtest"
2) Cometeram diversas gafes de regras no passado.

Concordo contigo nos dois pontos. Na verdade no primeiro não exatamente, porque eu não lembro agora o que foi dito exatamente na RPGCon. Mas pra mim o material só evoluiu até aqui. E como eu disse, testar só aponta as falhas. Se o produto final saiu com erros que não comprometem o sistema, então tá funcionando.

Oda Nobunaga escreveu:Isso não tira os méritos de tormenta. Mas se você esta procurando regras para um rpg heroico medieval, eu irei the aconselhar outros.

Desnecessário,tô satisfeito com o que eu tenho jogado.

Oda Nobunaga escreveu:Então você concorda comigo que a Dragão brasil constriu uma fanbase? Porque é exatamente isso que está ocorrendo.

Concordo. Só não vejo problema em haver uma fanbase. M&M é o RPG com maior fanbase do mundo e isso não causa problemas ao produto.

Oda Nobunaga escreveu:Na realidade o problema é as duas coisas. O conceito delas geralmente são mal desenvolvidos e as regras refletem isso. Não estou falando "que merda!" estou falando "Eles podiam ter feito melhor, está muito estranho", como a CdP de clérigo da morte que ganha fúria porque sim, entre outras coisas.

São CDPs horríveis. A maior parte ainda tem backgrounds legais, mas todas estão mal-feitas.

Oda Nobunaga escreveu:Vou precisar de exemplos.

Procure nos suplementos, se você puder.

Oda Nobunaga escreveu:Nada de fugir agora meu cara amigo, você usou a opinião deles como parte de seu argumento de porque eles podem lançar um produto sem playtest. Você os trouxe a discussão, eu apenas combati seus argumentos a altura. Quer tirar eles a altura? Meu prazer. Eu prefiro julgar o trabalho deles com imparcialidade, algo que nem mesmo eles fazem esses dias.
[/quote][/quote]

Já disse que não concordo com a opinião deles. Mas sou a favor da decisão, pq um playtest nesse caso específico não teria um custo-benefício que se justificasse. É um risco, mas é melhor correr o risco do que atrasar o produto por isso.

Não sou seu "caro amigo".E ninguém analisa o próprio produto com imparcialidade. Como estudante de Comunicação Social eu aprendi que isso é quase impossível, devido a certos mecanismos psicológicos.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor crudebuster em 23 Jul 2010, 07:04

Há muita falha nesse agora sim usado, não por mim felizmente, mas com todas as letras, falacioso ad populum de dizer que Tormenta é melhor porque vende mais e deve isso ser o brasão que a marca como sublime criação e exemplo de publicação nacional.

Hoje em dia ninguém se lembra de Tostines, que chegou a usar isso como mote publicitário e hoje... Cadê Tostines?

Sabemos que isso não é critério de qualidade, produtos de massa podem sim ser umas porcarias escrotas e vender muito, e temos aqui ótimos argumentos de grosso calibre apontando com exatidão crescente as falhas tanto nas regras quanto no cenário.

O Rei está nu! Vida longa ao Rei! Hahahahah!

É uma bagunça malfeita e mal testada que vende muito porque há uma saturação de material habilmente criado aos borbotões pelo Hex, alguém discorda? Ninguém? Bueller?

Se essa não é uma posição simples de ser defendida que pode ser usada como uma excalibúrica "Posição Oficial da Spell" eu não sei o que é posição e o macaco é que tá certo.

Deixem a confusão ao vivo a cargo deste servo, há de ser um marco fundamental na mudança de paradigmas do RPG Nacional! Ou não.

Mattheus escreveu:Crude (André, és tu?): "posição oficial da Spell"? Cara, eu até apoio a galera se unir em torno, fazer camisa.Eu mesmo me considero parte, a galera daqui me tratou super bem na Caravana Surreal, foram bacanas e animaram a viagem. Mas como esse fórum é um espaço de discussão, não tem como haver posição oficial. Vai ter sempre uma galera discordando e uma apoiando qualquer tema.

Ih caramba, é você o Matheus que foi comigo na Caravana? Cara, encontrei minha edição de Paranóia aqui, só não tenho os formulários originais que vinham com ele, você ainda está interessado? Nós fazer baratinho, dez mangos e pode ser seu.

Pensei que você era Matheus com dois "t", posso estar enganado, mas como você disse que era estudante de Comunicação Social, deve ser o mesmo.

Lembra que você mudou o rumo da produção deles com uma pergunta apenas, enquanto a lista de perguntas da Spell foi censurada e tomou esporro do Wallace Garradini no sábado? Acho que esqueceram disso aqui, vale a pena relembrar...

Não é que eu esteja levando a sério demais, é que os argumentos acumulados são muito bons, e sendo eles irrefutáveis, a coisa muda de figura. Concentrar tanto esforço, mesmo que por diversão, e depois dizer que não há conclusão definida e sempre haverá discussão é que é um bocado infantil, a meu ver.

A imagem que há de fora, de que aqui só tem troll e bagunceiro e etc, é bem diferente da que vejo e constato aqui dentro, já disse isso antes e repito pra enfatizar. Tem potencial aqui pra muito mais que "aqueles malucos da Spell que desceram berrando pelos corredores" e ser blasé, dizer que aquilo não é nada é uma tremenda modéstia, mas respeito é bom e todo mundo gosta. Ou não?

Vocês são uns brincalhões mesmo, hein?

Eltor Macnol escreveu:Falou tudo, Lucita!

Crude, mais uma vez você vai ouvir isso: larga mão desse discurso infantilmente revolucionário, tenta encarar esse fórum como menos "sírious bizness", e se foque mais no assunto do tópico, como por exemplo nesse post com a (boa) comparação entre fãs de Apple e Tormenta. Recomendações de quem tá tentando te ajudar a se integrar melhor ao grupo e perder menos tempo (seu e nosso) com irrelevâncias.

Infantilmente revolucionário? Irrelevante? Serious business? Você quer mesmo dar de ombros e deixar pra lá, a escolha é sua.
Não dá é pra eu ver esse filão aqui dando mole e não garimpar essas pepitas e fazer lingotes.

Mesmo isso pode ser feito de forma descontraída caríssimo, não se apavore com a responsabilidade de termos um nome a zelar, eu sou um sobrevivente da SpellBrasil, eu sei do que estou falando.

Eles é que tem de sentir medo, de ficar sem palavras e com a boca seca, tremendo quando segurar o microfone, esperando as perguntas da Spell nervosos e incapazes de impedir a fatalidade, como vítimas de um pelotão de fuzilamento, hehehehe!

Ou se esqueça disso inteiramente e me deixe trabalhar. Garanto que valerá a pena, sim!

Acho que eu disse pro Oda, não me leve a sério enquanto eu não mostrar resultados.

Se eu não encontrar um arquivo que seja deste maldito falecido Spellcast vou ter de começar do zero.

Agora, vat porra is Lucita? Não conheço esse meme.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Luminus em 23 Jul 2010, 08:06

Só para constar: se vocês saíssem um pouco da lama, essa discussão talvez fosse para algum lugar. Acho que já vi qual é a "Postura Oficial da Spell": manter a conversa na lama.

E um "bom grupo" é necessário para que qualquer sistema saia do hack 'n' slash, ou de qualquer outro ranço travestido de "estilo de jogo". Não precisa ser AD&D... mas ele é a única versão do D&D que eu conheço que, explicitamente, procura incorporar elementos da história do mundo real no jogo de RPG, inclusive citando personagens importantes da nossa história. Mas isso é só a minha opinião.

Ah, e muito obrigado por ignorar meus quotes.

Luta de homens na lama... por favor, prossigam. E chamem o Balth.

E.
Luminus

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 08:18

Matheus Borges Ziderich escreveu:Eu não tava me gabando da minha base não, apenas dei os dados e deixei cada um tirar sua própria conclusão. Da minha parte eu não sinto necessidade de pedir "currículo" pra continuar a discussão.

Eu disse que era meio off-topic, e você respondeu depois que eu fui dormir, então não tive chance de explicar o motivo.

O motivo é o seguinte: experiência e base de comparação. Tempo de jogo não significa nada: um RPGista pode jogar há 15 anos, e ter jogado 10 sistemas diferentes, mas isso não adianta nada se ele nunca leu um livro inteiro, nunca mestrou, e quase todos os sistemas que ele jogou e não gostou foi por só uma ou duas seções com um mestre ruim.

Você já tentou mestrar, por exemplo? É nas mãos do Mestre que um sistema verdadeiramente mostra suas falhas. É o mestre que tem que controlar múltiplos personagens ao mesmo tempo, que tem que aturar os combismos de jogadores ou que tem que responder a perguntas quando o jogador quer fazer algo que o sistema simplesmente não permite. Em geral, o jogador só se importa com o personagem dele; foda-se se o resto do sistema está desigual (exceto quando a classe que ele escolheu é que é muito fraca...).

Conhecer diferentes sistemas ajuda muito a ver como as regras influenciam o jogo sutilmente. Dependendo de como as regras são feitas, elas podem reforçar ou arruinar o clima e o tema do cenário. Da mesma forma, todo sistema tem suas falhas inerentes, e conhecer bem vários sistemas ajuda a entender como evitá-las.

Eu perguntei sua experiência porque sua insistência em defender a escolha de não testar o sistema mostra que você não sabe do que está falando. Você não tem base para comparar Tormenta com nada. Você sequer conhece as variantes de d20 que inspiraram o TRPG? Leu o Pathfinder, Star Wars Saga, Arcana Evolved, Iron Heroes ou sequer o Unearthed Arcana (livro de regras alternativas)? Se sim, como você pode dizer que TRPG "não altera pesadamente" a 3.5?

Voltando ao assunto sobre nicho/segmentação: RPG é um produto de nicho. É literatura segmentada, visando atingir uma pequena parcela de um grupo.

E esse público tem suas próprias divisões. RPGista não é um público homogêneo. Não adianta vir com essa de ser um nicho: Tormenta agrada um tipo de RPGista, que é uma massa maior, mas dificilmente vai agradar qualquer RPGista. Sinceramente, qualquer RPGista que conhece e tem como comprar produtos importados vai considerar Tormenta um produto muito ruim, e não estou falando em termos de acabamento do livro.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Jul 2010, 08:47

Minha opinião é baseada na minha experiência. Deixei bem claro que era o meu ponto de vista e tu taxou de falso. Eu tenho base pra falar da minha opinião, você não. Quando tu taxa uma declaração minha de falso você que questiona até a minha honestidade e tu não tem base pra isso.

Sei que é Off, mas só colocando uma observação pertinente:

Quem critica D&D 4E tende a comparar com MMORPGs, mas esquecem que o único MMORPG baseado em D&D é feito por cima do D&D 3.5, e não da 4E.

Só para constar: se vocês saíssem um pouco da lama, essa discussão talvez fosse para algum lugar. Acho que já vi qual é a "Postura Oficial da Spell": manter a conversa na lama.

E um "bom grupo" é necessário para que qualquer sistema saia do hack 'n' slash, ou de qualquer outro ranço travestido de "estilo de jogo". Não precisa ser AD&D... mas ele é a única versão do D&D que eu conheço que, explicitamente, procura incorporar elementos da história do mundo real no jogo de RPG, inclusive citando personagens importantes da nossa história. Mas isso é só a minha opinião.

Ah, e muito obrigado por ignorar meus quotes.

Luta de homens na lama... por favor, prossigam. E chamem o Balth.

Cuidado, Luminus, muito cuidado. Essa tentativa de flame não será vista com bons olhos.

Tá na cara que não existe essa de "Postura Oficial da Spell". Você SABE disso, já passou tempo o suficiente para perceber o quanto discordamos entre nós. Da maneira como você fala, parece até que só está querendo botar lenha na fogueira. Cuidado.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Luminus em 23 Jul 2010, 09:44

VA,

Seja bem vindo à spell. Aliás, seja bem vindo ao tópico de Tormenta, onde muitas das pessoas só querem botar lenha na fogueira. Argumentos, realmente, são poucos. É só olhar o nível da coisa: 400 páginas, e tem gente que está dizendo agora, como novidade, coisas como "não foi a DB quem criou acuidade com arco" e "a popozuda herdou a espada, e não a armadura". Será que é verdade? Será que não é? Quem liga?

Conquanto a conversa permaneça na lama, está tudo bem.

E aí vem você, me pregar cuidado, quando na página 400 tem floods dos mais imbecis. "Mamãe, tô na página 400". Sério mesmo cara, vê se cresce. Vê se entende que tem gente aí cobrando currículo do cara que tá defendendo o trio, quando na verdade ele está emitindo apenas a opinião dele. E, para isso, não precisa currículo, exceto quando há o interesse de se ridicularizar alguém. Esse tópico é só a lama, exceto quando convém aos porcos... "ah, vc discorda de mim? Então expõe aí o seu currículo, deixa eu ver o que é que você sabe". Patético! E vem você pedir para eu tomar cuidado? Tome você cuidado, tome vergonha, tome jeito. Modere o tópico, e não o Luminus, até porque eu sou o que menos escreve nesse e em tantos outros tópicos da spell. Que, aliás, está cada vez mais com cara de nerd gordinho...

Vê se acha um lugar onde não está escrito meu nick, e some dentro dele.

E.
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários