"acuidade com arco"
Vamos resolver isto de uma vez. O que é esta acuidade com arco e o que há de tão ruim nela?
Moderador: Moderadores
"acuidade com arco"
O que é esta acuidade com arco e o que há de tão ruim nela?
Então quando Tormenta vende, dificilmente pode não ser por qualidade.
Madrüga escreveu:Matheus Borges Ziderich escreveu:Mas onze anos é tempo mais do que suficiente pra provar que tem qualidade.
Não é. Mas não adianta te explicar.
Oda, eu dei minha opinião sobre a 4E tu taxou de falsa. Se tu esqueceu vai lá trás e olha, por que foi exatamente o que você fez. Opinião é uma coisa, desrespeitar é outra.
Então quando Tormenta vende, dificilmente pode não ser por qualidade.
Mas onze anos é tempo mais do que suficiente pra provar que tem qualidade.
Cê acha que daqui a cinco anos crepúsculo vai ter a mesma popularidade de hoje? Não vai. Igual RBD, Calypso e outros tantos não passa pelo teste do tempo. Vale a mesma coisa pra cenários de RPG.
A nova regra não permite que um mesmo personagem acumule o bônus de mais que 4 itens mágicos (armas são exceção). Você pode carregar cinco, mas o bônus do quinto item é desconsiderado nas regras.
Advogado de Regras escreveu:O que é esta acuidade com arco e o que há de tão ruim nela?
Em uma Dragão Brasil foi colocado o talento Acuidade com Arco, que permitia utilizar Destreza nas jogadas de Ataque com o Arco. O único problema é que... Destreza é usada nas jogadas de Ataque com o Arco naturalmente, não é preciso comprar um talento para isso.![]()
Matheus Borges Ziderich escreveu: Mas cê tão razão num ponto: As primeiras classes Samurai e Swashbuckler e TODAS as CDPs do Guia do Jogador são horríveis. Tem idéias legais, mas o material de regras é terrível. Mas uma parte deles foi bem corrigida em outros suplementos, o que pra mim significa evolução.
Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, o foco não é 4E. Tu taxou minha opinião de falsa, sem embasamento algum.
Tormenta já passou de uma década como produto. Dificilmente qualquer coisa se mantém tanto tempo num mercado criterioso durante tanto tempo sem qualidade. A Dragão não forçou mesmo Tormenta goela abaixo dos leitores. Com certeza se o apelo do público fosse, por exemplo, Ação, eles teriam dado uma foco maior a esse produto. Era um produto que precisava vender e eles faziam o que o público queria.
E nenhum produto tem aprovação universal. Tô falando de uma maioria que continuou fã do cenário dez anos depois.
Todo o material de regras dos livros da Daemon foi feito pelo Del Debbio. Cê tá confundindo os Marcelos. Mas cê tão razão num ponto: As primeiras classes Samurai e Swashbuckler e TODAS as CDPs do Guia do Jogador são horríveis.
Tem idéias legais, mas o material de regras é terrível
Mas uma parte deles foi bem corrigida em outros suplementos, o que pra mim significa evolução.
E cara, vamos nos ater a discussão. Se "Cassaro & Amigos" acham ou não acham qualquer coisa, tanto faz. Não acrescenta em nada a discussão.
Cara, eu acho o sistema e o cenário bons
Usando o "Tormentão" como exemplo, acho que as raças pesam muito mais na criação agora, por terem características mais marcantes.
As classes estão mais equilibradas
Então do ponto de vista do "game design" tem-se uma experiência compensadora
Também acho a falta de playtest um risco.
Mas como a condição não era propícia e havia a alternativa, eu considero uma decisão acertada.
Um teste aponto as falhas, defeitos e problemas. Mas são seis autores que trabalham com o sistema tem anos, as vezes em mais de um produto e com a possibilidade de fazer uma boa pesquisa a partir do feedback que as variações do sistema receberam. Então a possibilidade de falhas é bem menor. Se o sistema tiver falhas (e tem, nada é perfeito) e elas pudessem ser resolvidas por um teste, vai ser uma pena. Mas a questão é se esses erros comprometem o jogo como um todo. D20 tem suas falhas, mas nunca comprometeram o sistema.
Oda Nobunaga escreveu:Um argumento sem embasamento para uma opinião sem embasamento.
Oda Nobunaga escreveu:Sério que não? Não é o que minha coleção de Dragão Brasil diz. Ação não foi escrito pelo Trio e foi vendido algumas semanas antes deles sairem da revista.
É muito difícil argumentar que Tormenta não foi empurrada na revista porque:
1) Os criadores nunca tiveram problema algum em dar resenhas ruins porque "não precisam ser imparciais"
2) Todo o material original criado era associado em Tormenta por tabela.
3) Tormenta foi mais exposta do que outros sistemas e cenários sendo lançados na mesma época pelo principal veiculo de RPG da época.
Oda Nobunaga escreveu:Veja bem em nenhum momento eu estou falando se tormenta tem ou não tem qualidade. Repare bem nos meus posts.
Eu afirmei que
1) Tormenta é criado e mantido por pessoas que acham que estão acima de coisas básicas como "playtest"
2) Cometeram diversas gafes de regras no passado.
Oda Nobunaga escreveu:Isso não tira os méritos de tormenta. Mas se você esta procurando regras para um rpg heroico medieval, eu irei the aconselhar outros.
Oda Nobunaga escreveu:Então você concorda comigo que a Dragão brasil constriu uma fanbase? Porque é exatamente isso que está ocorrendo.
Oda Nobunaga escreveu:Na realidade o problema é as duas coisas. O conceito delas geralmente são mal desenvolvidos e as regras refletem isso. Não estou falando "que merda!" estou falando "Eles podiam ter feito melhor, está muito estranho", como a CdP de clérigo da morte que ganha fúria porque sim, entre outras coisas.
Oda Nobunaga escreveu:Vou precisar de exemplos.
[/quote][/quote]Oda Nobunaga escreveu:Nada de fugir agora meu cara amigo, você usou a opinião deles como parte de seu argumento de porque eles podem lançar um produto sem playtest. Você os trouxe a discussão, eu apenas combati seus argumentos a altura. Quer tirar eles a altura? Meu prazer. Eu prefiro julgar o trabalho deles com imparcialidade, algo que nem mesmo eles fazem esses dias.
Mattheus escreveu:Crude (André, és tu?): "posição oficial da Spell"? Cara, eu até apoio a galera se unir em torno, fazer camisa.Eu mesmo me considero parte, a galera daqui me tratou super bem na Caravana Surreal, foram bacanas e animaram a viagem. Mas como esse fórum é um espaço de discussão, não tem como haver posição oficial. Vai ter sempre uma galera discordando e uma apoiando qualquer tema.
Eltor Macnol escreveu:Falou tudo, Lucita!
Crude, mais uma vez você vai ouvir isso: larga mão desse discurso infantilmente revolucionário, tenta encarar esse fórum como menos "sírious bizness", e se foque mais no assunto do tópico, como por exemplo nesse post com a (boa) comparação entre fãs de Apple e Tormenta. Recomendações de quem tá tentando te ajudar a se integrar melhor ao grupo e perder menos tempo (seu e nosso) com irrelevâncias.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Eu não tava me gabando da minha base não, apenas dei os dados e deixei cada um tirar sua própria conclusão. Da minha parte eu não sinto necessidade de pedir "currículo" pra continuar a discussão.
Voltando ao assunto sobre nicho/segmentação: RPG é um produto de nicho. É literatura segmentada, visando atingir uma pequena parcela de um grupo.
Minha opinião é baseada na minha experiência. Deixei bem claro que era o meu ponto de vista e tu taxou de falso. Eu tenho base pra falar da minha opinião, você não. Quando tu taxa uma declaração minha de falso você que questiona até a minha honestidade e tu não tem base pra isso.
Só para constar: se vocês saíssem um pouco da lama, essa discussão talvez fosse para algum lugar. Acho que já vi qual é a "Postura Oficial da Spell": manter a conversa na lama.
E um "bom grupo" é necessário para que qualquer sistema saia do hack 'n' slash, ou de qualquer outro ranço travestido de "estilo de jogo". Não precisa ser AD&D... mas ele é a única versão do D&D que eu conheço que, explicitamente, procura incorporar elementos da história do mundo real no jogo de RPG, inclusive citando personagens importantes da nossa história. Mas isso é só a minha opinião.
Ah, e muito obrigado por ignorar meus quotes.
Luta de homens na lama... por favor, prossigam. E chamem o Balth.
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes