[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor ferdineidos em 09 Ago 2010, 11:29

Matheus Borges Ziderich escreveu:Parem pra pensar: Se existem, por baixo, uns dois mil fãs de Tormenta e Holy Avenger, vocês foram os únicos a achar essa quantidade absurda de retcons,incoerências, discrepâncias e material mal feito? Um punhado de gente, aqui na Spell, os únicos? Certeza mesmo que essa massa toda é feita de uma massa retardada e sem nenhuma capacidade de questionamento? Não to dizendo que o cenário não tenha suas falhas, só que eu to vendo uma má-vontade aí em entender alguns pontos que nunca foram o que foi dito (vide a história dos rubis da virtude, que não carece de nenhuma lógica).
Tirem um tempo pra pensar, antes mesmo de me quotar e comemçar uma série sem fim de argumentações e alfinetadas pra tentar provar que eu estou errado. Leiam alguma coisa do cenário ou pelo menos tentem enxergar sobre um prisma mais neutro, pra ver se o quadro é realmente tão ruim como pintam.

Número de fãs não qualifica um trabalho.

Acho realmente frustrante a sua incapacidade de ver o que já foi apontado aqui nesse fórum, diversas vezes. Pra mim está claro que você é fã do sistema e escolhe ignorar vários furos e regras mal feitas, chegando ao absurdo de isentar de responsabilidade um co-escritor.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Kear em 09 Ago 2010, 12:18

Matheus Borges Ziderich escreveu escreveu:Leva a mal não, mas é muito difícil manter o diálogo com esse tipo de atitude condescendente. Eu já notei que uma boa parte da "galera anti tormenta" tem como verdade que: "A galera que não curte Tormenta é esclarecida e tá certa, e o povo que curte é uma massa cega e está errado, são fanboys histéricos e desesperados."
De boa, eu poderia taxar uma boa parte de "hate-boys", tão obcecados em odiar o cenário (até por já estarem pré-dispostos contra os criadores) que se fazem de cegos/surdos pros argumentos mais óbvios e ficam transformando as discussões em cabos de guerra, tentando provar o próprio ponto de vista. Fico pensando se a maior parte aqui realmente pensa que o povo que compra Tormenta e curte é realmente assim cego e com mentalidade de fã ou se é só uma questão de querer parecer mais esclarecido e sofisticado que a maioria.

E, de boa, eu fico me perguntando se a maior parte que compra Tormenta e fala mal de 4e já parou pra ler o sistema ou só quer parecer mais oldschool e sofisticado que a maioria :hum:

Matheus Borges Ziderich escreveu escreveu:Parem pra pensar: Se existem, por baixo, uns dois mil fãs de Tormenta e Holy Avenger, vocês foram os únicos a achar essa quantidade absurda de retcons, incoerências, discrepâncias e material mal feito? Um punhado de gente, aqui na Spell, os únicos? Certeza mesmo que essa massa toda é feita de uma massa retardada e sem nenhuma capacidade de questionamento?

Restart tem mais fãs que Bethoveen, número de fãs não tem nada a ver com qualidade.

Matheus Borges Ziderich escreveu escreveu:Não to dizendo que o cenário não tenha suas falhas, só que eu to vendo uma má-vontade aí em entender alguns pontos que nunca foram o que foi dito (vide a história dos rubis da virtude, que não carece de nenhuma lógica).
Tirem um tempo pra pensar, antes mesmo de me quotar e comemçar uma série sem fim de argumentações e alfinetadas pra tentar provar que eu estou errado. Leiam alguma coisa do cenário ou pelo menos tentem enxergar sobre um prisma mais neutro, pra ver se o quadro é realmente tão ruim como pintam.

Não to dizendo que o cenário não tenha suas coisas legais, só tô vendo uma má vontade aí em entender alguns argumentos.
Eu jogava Tormenta, e ninguém precisou me apontar falhas, eu fui achando elas sozinho, não foi dificil; então eu acho que você também podia tirar um tempo pra pensar antes de chegar ALLCAPSNÃOTEMPLOTHOLENENHUM e ler o cenário sobre um prisma mais neutro, pra ver se o quadro é realmente tão maravilhoso como pintam.
Kear

Mensagempor Fëanor em 09 Ago 2010, 13:42

Matheus Borges Ziderich escreveu escreveu:
Parem pra pensar: Se existem, por baixo, uns dois mil fãs de Tormenta e Holy Avenger, vocês foram os únicos a achar essa quantidade absurda de retcons, incoerências, discrepâncias e material mal feito? Um punhado de gente, aqui na Spell, os únicos? Certeza mesmo que essa massa toda é feita de uma massa retardada e sem nenhuma capacidade de questionamento?

Fãs constumam ignorar as falhas daquilo que gostam.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor AKImeru em 09 Ago 2010, 14:52

Parem pra pensar: Se existem, por baixo, uns dois mil fãs de Tormenta e Holy Avenger, vocês foram os únicos a achar essa quantidade absurda de retcons, incoerências, discrepâncias e material mal feito? Um punhado de gente, aqui na Spell, os únicos? Certeza mesmo que essa massa toda é feita de uma massa retardada e sem nenhuma capacidade de questionamento?

Algumas pessoas daqui gostavam de Tormenta e se distanciaram justamente pela mudança de tom gradual + retcons, outras simplesmente não ligam, e outras como você aceitam incongruencias no cenário.

O que não pode ter é você olhar para os reinos e falar "Isso é plausivel/funciona dentro de um contexto/não é absurdo".
Eu posso aceitar você falando "Eu acho legal pois eu aceito os reinos tematicos pelo o que eles são." e está tudo bem com isso.

O que nós da spell queremos fazer é mostrar Tormenta como escrito. Tormenta RPG como escrito pega os problemas com D&D e os deixa em evidencia, em um cenário onde estilo prevalece sobre conteúdo.

O estilo agrada algumas pessoas, mas também e o foco de boa parte do "odio" e distancia.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor ordo_dracul em 09 Ago 2010, 16:07

o q o Matheus estah dizendo eh q essa historia de "critica justa" eh muito bunitinha, mas eh balela. vcs naum gostam do cenario e saum radicais. tormenta pode ser uma merda, mas se amanha saisse um grande livro do cenario, por melhor que fosse, vcs iam dizer que era ruim igual.

eu acompanho a revista DS, e dizer que as adaptações continuam ruins eh forçar muito a barra. harry potter e claymore saum dois exemplos de otimas materias. mas como eh do trio vcs falam mal igual
ordo_dracul

Mensagempor Smaug em 09 Ago 2010, 16:14

Todo mundo aqui elogiou a matéria de watchman que saiu na DS, já ouvi vários elogios as materias sobre ciração de mundos do Cassaro que sairam na DB, e se vc ler esse tópico verá que a Tormenta pré-lefeu era bem apreciada, assim como a Aliança Negra antes que seus membros saissem de férias. POrém, a critica a todas essas idéias eh que elas foram mal-aproveitadas, mal desenvolvidas ou simplesmente abandonadas. Plots realmente importantes são deixados de lado em troca de se ter robôs gigantes se esbofeteando pq isso eh mais anime. As regras são um caso pior ainda, me diga como pessoas que assumidamente não se interessam por aprender o sistema que gostam podem melhorar qualquer sistema?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Corvo da Tempestade em 09 Ago 2010, 16:26

Proponho um pequeno exercício de imaginação...

Imagine que o Trpg é a única coisa que você tem conhecimento do mundo de Arthon (em outras palavras: ignore os romances, as revistas, os outros livros e, especialmente, qualquer site da internet) com isso eu pergunto?

- Você conseguiria endenter o que os autores querem passar do mundo?
- Você endenteria a história?
- Você iria gostaria de Tormenta?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor GoldGreatWyrm em 09 Ago 2010, 16:35

A matéria sobre Claymore é uma bela porcaria.

A classe é sem sal, cheia de "nesse nível, ela ganha +2 de FOR... nesse nível, +2 de CON", e a espada por si só é mais uma "lol, essa coisa é foda, faz ela ficar bem forte, tipo 2d8, dec.19-20 x3".

E isso já tinha me enchido o saco na Dragão Brasil :nao:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Deicide em 09 Ago 2010, 17:20

Normalmente não critico o cenário visto que não o leio; tenho me concentrado mais nas regras recentes. Mas se for pra elogiar/criticar Tormenta, eu devo dizer que a ideia de colocar minotauros dominando boa parte dos reinos e o deus dele se tornando o líder do panteão algo intrigante. A execução que foi ruim pra caramba porque envolveu retcons bravos (incluindo surgir uma nação de minotauros do nada, uma deusa de repente se tornar "menor" e um deus maior surgir do nada, ou aparecer uma trilha secreta conveniente numa cordilheira que fica no território inimigo conquistado)

A Aliança Negra não é uma ideia original (Horda?), mas é legal, e foi abandonada às moscas ao invés de desenvolvida.

A ideia original da Tormenta era legal, mas cagaram nela quando decidiram explicá-la.

E tem aquelas coisas no cenário que sempre foram ruins. O Paladino foi a ideia mais asinina que alguém poderia ter; foi a epítome de pegar personagem do criador e tentar fazer ele ser legal. Ficou tão tosco que tiveram que matar a criatura, mas nem a morte dela ficou legal.

Pra mim, Tormenta tem potencial para ser um cenário de primeira, e até que deu uma melhorada legal ultimamente, mas continua sendo algo com potencial desperdiçado.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor AKImeru em 09 Ago 2010, 17:48

ordo_dracul escreveu:o q o Matheus estah dizendo eh q essa historia de "critica justa" eh muito bunitinha, mas eh balela. vcs naum gostam do cenario e saum radicais. tormenta pode ser uma merda, mas se amanha saisse um grande livro do cenario, por melhor que fosse, vcs iam dizer que era ruim igual.

eu acompanho a revista DS, e dizer que as adaptações continuam ruins eh forçar muito a barra. harry potter e claymore saum dois exemplos de otimas materias. mas como eh do trio vcs falam mal igual

Acho engraçado isso quando eu tenho aqui uma pilha de rpgs brasileiros, aos quais considero melhores e mais interessantes do que Tormenta. Eu não gosto do cenário. Eu fui radical quanto a isso anos atrás, mas então eu percebi que eu era tão ruim senão pior quanto aqueles que gostavam do cenário e eram cegos aos seus problemas. De alguns anos para cá, decidi criar argumentos baseados em fatos e opiniões sobre cenários a fim de expor ele como é. Se você acha que regra de ouro é a essencia do RPG não tem problema com reinos tematicos que flutuam distantes um dos outros, quem sou eu para dizer que Tormenta RPG é ruim?

E as adaptações da DS são tão ruins quanto as da DB, porém há um motivo claro para tal, eles tem muita pouca página. Geralmente tudo o que fazem é escrever um pouco sobre o cenário, fornecer umas fichas, e de vez em quando adicionar uma regra aqui e outra. Isso é uma adaptação pobre de conteúdo. Porém geralmente os fãs da revista fazem adaptações mais extensas, e essas tendem a ser mais jogáveis.

Todo mundo aqui elogiou a matéria de watchman que saiu na DS

Eu não, e eu apontei que o forum da jambo tinha feito uma bem melhor.

A ideia original da Tormenta era legal, mas cagaram nela quando decidiram explicá-la.

O conceito básico de Tormenta era intrigante. Pouco se sabia sobre ele, e ele afetava bastante o cenário.

A explicação foi algo tão...Absurdo que eu acho que foi o que me afastou completamente do cenário. É algo tão absurdo que fez o cenário ser tão ruim uanto Anjos & Demonios, talvez um pouco menos pior. Mas é algo no mesmo nivel de pretensiosidade e apenas deus ex machina.
Editado pela última vez por AKImeru em 09 Ago 2010, 17:54, em um total de 2 vezes.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 09 Ago 2010, 17:50

ordo_dracul escreveu:o q o Matheus estah dizendo eh q essa historia de "critica justa" eh muito bunitinha, mas eh balela. vcs naum gostam do cenario e saum radicais. tormenta pode ser uma merda, mas se amanha saisse um grande livro do cenario, por melhor que fosse, vcs iam dizer que era ruim igual.

Isso aí já é choradeira. Se existe uma análise, um argumento, você deveria tentar discutir o argumento ao invés de dizer "hurr, vocês não gostam".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Elven Paladin em 09 Ago 2010, 18:41

Mas se for pra elogiar/criticar Tormenta, eu devo dizer que a ideia de colocar minotauros dominando boa parte dos reinos e o deus dele se tornando o líder do panteão algo intrigante. A execução que foi ruim pra caramba porque envolveu retcons bravos (incluindo surgir uma nação de minotauros do nada, uma deusa de repente se tornar "menor" e um deus maior surgir do nada, ou aparecer uma trilha secreta conveniente numa cordilheira que fica no território inimigo conquistado)

Eu não me lembro das datas de publicação e não estou com tempo de procurar, mas não há nada de muito criativo nisso, já que Dragonlance já apresentava um Império Minotauro ( nas ilhas de Kothas e Mithas ) com mentalidade expansionista ( recentemente, os Minotauros expandiram seu poder e dominaram Silvanesti, fundando a colônia de Ambeon ), que veneram uma divindade da violência relativamente honrada ( Sargas ). Aliás, o Minotauros de Dragonlance passaram a ganhar um certo destaque ao redor de 2004-2006, não é essa a época do Retcon envolvendo Tauron/Divina Serpente e a expansão dos Chifrudinhos?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Deicide em 09 Ago 2010, 18:47

Advogado de Regras escreveu:Eu não me lembro das datas de publicação e não estou com tempo de procurar, mas não há nada de muito criativo nisso, já que Dragonlance já apresentava um Império Minotauro ( nas ilhas de Kothas e Mithas ) com mentalidade expansionista ( recentemente, os Minotauros expandiram seu poder e dominaram Silvanesti, fundando a colônia de Ambeon ), que veneram uma divindade da violência relativamente honrada ( Sargas ). Aliás, o Minotauros de Dragonlance passaram a ganhar um certo destaque ao redor de 2004-2006, não é essa a época do Retcon envolvendo Tauron/Divina Serpente e a expansão dos Chifrudinhos?

Desconheço essas informações (nunca li Dragonlance).

Mas para mim a ideia de pegar uma raça típica monstruosa e pôr ela numa posição mais jogável é interessante, não importa se você usa minotauros, orcs ou demônios.

Seria muito melhor se o cenário reconhecesse o que tinha sido publicado antes e usasse alguma maneira de justificar as mudanças, ao invés de "lol, eles acharam uma trilha secreta" e "a Divina Serpente era uma farsa; Tauron é o verdadeiro deus da força".

Alguém aliás pode me explicar como são os minotauros de Tormenta? Eles têm alguma característica marcante, ou são só mais uma raça guerreira nobre/honrada?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Smaug em 09 Ago 2010, 19:15

Seria muito melhor se o cenário reconhecesse o que tinha sido publicado antes e usasse alguma maneira de justificar as mudanças, ao invés de "lol, eles acharam uma trilha secreta" e "a Divina Serpente era uma farsa; Tauron é o verdadeiro deus da força".

Isso podia ter sido resolvido com um combate entre as duas divindades e a divina serpente perdendo...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Deicide em 09 Ago 2010, 19:28

Smaug escreveu:

Isso podia ter sido resolvido com um combate entre as duas divindades e a divina serpente perdendo...

Pois é. A ascensão de Tauron poderia ser um evento muito legal se feita de forma correta.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários