Lumine Miyavi escreveu:Shin, pelo seu argumento eu poderia afirmar que você está superestimando a importância do RPG, ainda mais confundindo entretenimento com outras coisas. É um argumento inerentemente falho, pois é desprovido de provas.
RPG não é essencial, muito menos é necessário que seja atualizado e necessite da ultima versão. Quem parece não querer sair da zona de conforto é você com esse tipo de retórica.
Isso eu concordo, escrevi o texto sem ter provas concretas sobre minhas afirmações. Utilizei apenas argumentos puramente empíricos. Mas como medir a diversão de uma pessoa? As únicas provas que usei eram meu conhecimentos e algumas informações que estão disponíveis na internet.
Entretetando, eu tenho livros sobre Design em casa (dos quais eu tenho que ler para a faculdade) e muitos dos casos, quando existe o processo de "Re-Design" em qualquer que seja o produto (eu considero o D&D 4e um produto como qualquer outro), é considerado que o produto resultante é "Melhor" que o produto original.
No texto que publiquei, eu mencionodo que estava tratanto o D&D 4e como um produto e não como "gosto", e considerando como produto, ele é melhor. Mas claro, quando estamos falando de Gosto a coisa muda completamente de figura.
E Lumine, o fato de estarmo aqui conversnado a respeito já mostra que ambos já saimos da
zona de conforto, pois estamos aqui tentando chegar a um acordo e pensando a respeito, e do contrario (não saindo da zona de conforto) somente estariamos sentados em nossas poltronas.
ferdineidos escreveu:shin_spiegel só acho que "melhor/mais eficiente" não tem como ser colocado de forma tão abrangente assim.
Melhor/mais eficiente pra quê, com que parâmetros?
Tem gente que não se importa com jogo desequilibrado, que prefere mil vezes o sistema antigo de perícias e gosta do sistema antigo de magia. Pra eles, a edição antiga continua sendo "melhor/mais eficiente".
Eu concordo com você que é interessante sairmos de nossa zona de conforto, mas deixa eu contar uma historinha: quando saiu a 3ª edição comecei a jogar com meu grupo que era bem grande. Na faculdade, tinha um amigo meu que jogava AD&D com um grupo pequeno de amigos. Quando falei pra ele da nova edição cheguei a oferecer os livros pra ele dar uma olhada e, quem sabe, mudar. A resposta dele foi simples: "pra que mudar algo que dá certo?". Eles se divertiam e dava certo pra eles.
Concordo e discoro,
Coloquei o D&D como um produto, e como um produto temos menos critérios pessoais envolvendo, temos apenas objetivos claros e definidos quando lidamos com o projeto de Design de qualquer "Produto", quando adicionamento nosso "Gosto" a coisa, então isso deixa de ser um produto e se torna um Hobbie.
Não se importar com o jogo desequilibrado é uma coisa, mas imagine que você compra um jogo de vídeo game, de luta por exemplo. Então você e seu amigo decidem jogar, vocês escolhem dois personagens (um para cada), escolhem unicamente por visual, por achar um personagem mais legal, ou outro personagem mais estiloso. Isso não é problema. Mas quando começa a luta você percebe que o personagem do seu amigo é ridiculamente mais forte que o seu. Você fica frustado, certo? Então um jogo equilibrado evita frustações, e assim deixa o jogo com mais "diversão" para todos.
E sobre seus amigos da faculdade, eu sou como eles, jogo de tudo e gosto de tudo. Inclusive eu até pouco tempo atrás estava jogando D&D Original, e depois tive umas aventuras de AD&D. Entretanto sei analisar um "produto", sei perceber onde é falho e onde não é, por isso consigo então preparar soluções a curto e longo prazo para o que acho falho. Se eles se divertiam não é problema, isso eu concordo. Mas quando acontece situações que venham a deixar a mesa ansiosa ou estressada, nesses momentos eu acredito que a quarta edição é mais eficiente para resolver/evitar.
Madrüga escreveu:shin_spiegel escreveu:A única diferença é que acho besteira/tolice/bichixe/[insira adjetivo a seu gosto aqui] não perceber que o atual é "normalmente" melhor/mais eficiente que o antigo.
Ou seja, você é intolerante com quem não pensa igual a você. Até porque não existe uma maneira concreta de você afirmar/provar que o sistema atual é "melhor" que o antigo, esse critério de valor inexiste.
Você pode falar em certos elementos, como suporte online (que não existia na 3e), maior equilíbrio, etc.
Mas eu gosto das duas edições independentemente e não procuro oprimir quem não gosta.
Eu não tenho problemas em compreender que pessoas tem gostos diferentes. O que não me agrada é ver pessoas que apesar de tudo o que já foi dito, ainda falarem que a terceira edição é "melhor" do que a quarta, desprezando dessa forma o trabalho de uma empresa que dedicou mais que tempo e dinheiro pensando em melhorar nossa experiência com o hobbie.
Eu sempre digo, "Gosto é Gosto, não se discute".