[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sr. Pichu em 15 Ago 2010, 13:50

é tipo o que eu comentei e até agora não obtive resposta, Kynn

"como diabos há resistência contra um ataque surpresa E INDEFENSÁVEL?"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Monge da Dungeon em 15 Ago 2010, 15:45

Bom, minha visão geral.

Talvez até já se tenha discutido isso antes mas são quase 500 páginas para se ler então vou focar na proposta inicial e nos comentários já postados nas últimas 2 páginas.

O que notei, quando li o cenário de tormenta na sua versão para 3D&T, é que era uma costura forçada do material das revistas que havia lido (Dragon, dragão Brasil e outras do trio Tormenta), isso me fez “brochar” pois esperava novas idéias mais ou menos interconectadas de forma a fazer algum sentido.
Olhar “remakes” foi chato, mas entendo a questão do pessoal novo que anda não havia entrado em contato com o Hobby e, por consequência, com o cenário em si.
Novas idéias levaram muito tempo a aparecer e nem tão novas assim, mas enfim.

Um ponto que não gosto em Tormenta, em primeiro lugar, é a necessidade de focar os reinos em contextos extrapolados ao extremo ao ponto do reino somente ser destacado por uma única característica marcante e no ad nausean a “característica marcante” é repetida a exaustão ao longo da descrição do mesmo.
O Reino Merchandising de Hershey doeu na minha vista confesso.
Isso torna as coisas muito pouco verossímeis na minha opinião. Se formos comparar os reinos históricos do nosso mundo em algum nível sempre houve uma “troca de figurinhas” que afetavam os reinos visinhos de uma forma ou de outra. A Coréia teve uma forte influência da China por exemplo. Não vemos também cada reino ser destacado em uma única característica, de forma tão acentuada quanto em Tormenta.
Ademais parece que se o reino não tivesse alguma coisa marcante, ele seria um pedaço de terra com um monte de gente vivendo ali e só. A cultura é baseada naquilo e ponto, e a motivação dos aventureiros idem.
O reino da Praga seria algo monótono sem a praga: parece que não há nada mais de interessante para qualquer um ali que não seja a Praga... Que os deuses sejam piedosos com aquele reino, pois se praga não matar todos o tédio com certeza o fará.

O outro ponto foi tocado pelo Deicide que eu concordo:

O que fode mesmo é enfiar samurai no meio e tentar meter todos os estereótipos possíveis no meio disso tudo.

Isso realmente f*** o cenário. Não digo tanto por haver samurais, até o mundo de Forgotem Realms possuía o Karatur como cenário oriental. Tudo bem encontrar uma exceção a uma regra, agora socar tudo isso junto como coisa corrente e depois separar em “fatias temáticas (Aka reinos)” com explicações vagas sobre como isso é possível deixou tudo muito “costurado”. Acho que a acentuação de características as vezes tão díspares e a noção de que ela deveria ser uma coisa inovadora tentando abarcar tudo junto é que deixa o cenário meio... sei lá entende?

Terceiro ponto: o desequilíbrio em pontos mecânicos no cenário: trocar um talento por uma arma específica ficou muuuuito estranho, fora outros pontos na mecânica que levariam talvez a criação de outro tópico.

Quarto ponto: as imagens ficaram muito Anime. |Sei que muita gente gosta e até eu gosto de animes, mas considero que o Anime é um estilo por si só: ficou algo parecido com um “Medieval de Anime” tipo Loddos war. Não sei se era da idéia do desenvolvedor realmente fazer um cenário anime, mas pelas gravuras, é o que parece realmente.

Enfim parece somente um monte de idéias, umas boas e outras nem tanto, que funcionavam de forma autônoma, mas que quando colocadas no geral ficavam muito estranhas pro meu gosto.

Eu não cheguei a ler os Romances então não poderia dar meu pitaco sobre isso. Talvez até esclareçam os “buracos”.

Quanto a parte positiva.

A parte positiva que eu vejo no cenário Tormenta é a Tormenta em si, a idéia “Cuthulesca” ficou interessante embora pareça “chupada” de outros cenários (Legendo of Five Rings por exemplo) a propósito pelo que entendi do cenário Tamu-ra uma região oriental foi a primeira a ser atacada pela tormenta: lembra muito as shadowlands...
A idéias de como a tormenta se desenvolveu ficou muito bom na minha opinião e justifica que o cenário tenha este nome, pois é um acontecimento marcante no mesmo e o que o diferencia dos demais cenários que possuem a idéia da “região sombria do mal”.

As raças novas eu as achei legais: foram boas idéias o Minotauro, As Nagah e os “Planetouched da Tormenta”, aliás este último ficou interessante em termos de construção do personagem.

Simples: o cenário de tormenta é bem simples se comparado aos importados e numa linguagem fácil de se entender. Não cheguei a ler muitos suplementos, só O Reinado mas a forma como as coisas são explicadas parecem bem claras apesar dos pesares.

Vou dar uma re-lida no material talvez alguma coisa tenha passado desapercebido ou não me lembre, no mais era isso.

Flws

@ edit: editei algumas partes que ficou difícil de entender.
Monge da Dungeon

Mensagempor Youkai X em 15 Ago 2010, 21:50

Que eu saiba a intenção de Tormenta era realmente um cenário com estética anime, mas claro, sob a ótica do Cassaro e amigos...

Eu gostaria de ver outros cenários de fntasia heróica influenciados por mangá, mas com qualidade, e não isso aí que vemos...
Youkai X

Mensagempor Deicide em 15 Ago 2010, 22:33

Youkai X escreveu:Que eu saiba a intenção de Tormenta era realmente um cenário com estética anime, mas claro, sob a ótica do Cassaro e amigos...

Eu gostaria de ver outros cenários de fntasia heróica influenciados por mangá, mas com qualidade, e não isso aí que vemos...

O objetivo do meu "Anima" é algo mais ou menos assim. Não é muuuuito mangá, mas peguei uns elementos aqui e acolá (é especialmente influenciado pelo One Piece). Não postei muito do cenário porque o pessoal não estava gostando, mas o sistema ainda está sendo montado.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Ago 2010, 22:53

O Reino Merchandising de Hershey doeu na minha vista confesso.

Hershey foi a PIOR coisa que já foi criada em um mundo de fantasia....só faltou ter a tropa de Oompa-Loompas :parede:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Léderon em 15 Ago 2010, 23:00

Corvo da Tempestade escreveu:Hershey foi a PIOR coisa que já foi criada em um mundo de fantasia....só faltou ter a tropa de Oompa-Loompas :parede:

Na verdade, não faltou.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Youkai X em 15 Ago 2010, 23:03

faltou sim, não tem Oompa-Loompas lá, e olha que eu li sobre Hershey no Reinado XD
Youkai X

Mensagempor Monge da Dungeon em 15 Ago 2010, 23:14

Acho que o Léderon se refere aos bardos que distribuem choco... am, gorad no reinado para figuras famosas conforme o segundo parágrafo do sub-tópico "Regente". Imagino eles cantando e distribuindo doces por aí... Só falta serem halflings... :haha:
Monge da Dungeon

Mensagempor Youkai X em 15 Ago 2010, 23:19

huuehuehuehu, seria engraçado mesmo, huhuehuehuehu. Se ainfa fosse um mundo de personagens feitos de doces e com propósitos c6omicas, seria legal, huehuehuehu
Youkai X

Mensagempor Madrüga em 15 Ago 2010, 23:28

Youkai X escreveu:propósitos c6omicas

is now a meme.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor crudebuster em 16 Ago 2010, 00:03

A propósito, já que o meme é interessante.
Anexos
you're comics.png
meme captchart
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Monge da Dungeon em 16 Ago 2010, 17:22

Manual Básico para criação de reinos para o cenário tormenta:

Cansado de esperar que um reino com temática que você gosta apareça em tormenta?

Costure seu reino ao mundo de Arton com este magnífico passo a passo de como criar um reino para Arton: :cool:

Primmeiro passo: Escolher um tema.

Um tema é basicamente a única coisa que distingue um reino de Tormenta de outro. O tema deve ser o foco principal do reino e nada mais deve importar além do tema.

Um tema exemplo:

Pizza. Este será o tema do nosso reino modelo para Tormenta.

Segundo passo: escolha uma língua estrangeira para basear os nomes do seu reino.

Procure um idioma que tenha algo relacionado ao tema que você esta desenvolvendo. Usando como exemplo nosso tema, vamos escolher Italiano.
Os nomes de todas as coisas devem ser em italiano. Caso você queira disfarçar pode usar separação de sílabas para formar um nome composto, por exemplo:

Pizzaiolo poderia servir de base para um NPC mago chamado Piz Zai Olo.

Terceiro passo - Nome:

O nome pode ou não ter algo a ver com o tema, mas fica mais memorável um nome que realmente torne o tema ainda mais evidente: Reino de Sádia (sim com ascento no primeiro “a”), ou quem sabe reino de Stagionatura. Um tradutor Online ajuda muito!

Quarto passo dê uma propriedade especial ao tema abordado.

Se seu reino é baseado em pizzas, não é simplesmente pizza, tem que ser pizzas mágicas com propriedade especiais, por exemplo:

Portuguesa: + 1 nas jogadas de ataque por uma hora.

Ciciliana: +1d6 pontos de dano por fogo por 1 hora após a ingestão com seus ataques desarmados ou toque. 1d6+1 se as bordas forem recheadas.

Lombinho: Te dá alcance de +1,5 metros.

Frango com Catupiri: cura 1d8 pontos de vida. 1d8+3 se aborda for recheada.

Não se preocupe muito com equilíbrio.

Quinto passo: Dados gerais.

Invente uma imigração de uma nação visinha que não leva nada de sua cultura junto ou que tenha algo vagamente relacionado: tipo já que é italiano e tem a ver com pizza, pode ser um reino visinho de Tapista e seu fundador veio de lá por um motivo qualquer e num momento complicado criou a milagrosa guloseima conhecida como Pizza.
Escolha também um regente, uns 2 ou 3 NPCs de importância e de detalhes sobre o clima e terreno.

Sexto passo: Locais

Invente alguns locais para serem explorados ou visitados todos com nomes da língua que você escolheu no passo 2
Exemplos: Parla a cidade que não come pizza ou a Torre Indestrutível de Piza.

Faça uns 5 desses locais.

Sétimo Passo: Extras

Invente talentos e classes de prestígio relacionados ao tema do reino: Sabem aqueles discos cortantes usados como armas por alguns personagens de jogo de vídeo game? Que tal se basear nisso e criar o Pizzaiolo Guerreiro com tablados de Pizza afiados?

Alguma contribuição? :haha:

@ edit: erros de portugues
Editado pela última vez por Monge da Dungeon em 16 Ago 2010, 20:53, em um total de 1 vez.
Monge da Dungeon

Mensagempor Kear em 16 Ago 2010, 17:41

Vou criar o reino do Street Fighter, ele vai se chamar Shadaloo.
Kear

Mensagempor Deicide em 16 Ago 2010, 17:47

@monge da dungeon: Eu ri. =]
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Kinn em 16 Ago 2010, 21:21

Lumine Miyavi escreveu:A pior parte? Não estou. É uma habilidade classe, logo, sim, Samurais são Especiais assim é uma resposta completamente válida do ponto de vista de design.

Embora talvez não a melhor do ponto de vista do equilíbrio... :hum:
===
Nossa, monge da dungeon, está igualzinho XD :rolando:
Kinn

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários