Hibrid Class e Multiclass (D&D 4°)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Zaknafein em 20 Ago 2010, 11:19

Caras me digam uma coisa o quanto desiquilibrado um personagem ficaria se:

No caso de um char multiclasse.
Em vez dos feats Poder de Neofito, Acolito e Adepto substituir um respectivo poder de uma classe ele adicionar aquele determinado poder???

Achei as Hibrid Class meio estranhas, alguém ai pode explicar melhor essa mecânica?

O motivo?

um humano psion/mage seria o personagem em questão.
Zaknafein

Mensagempor Mirallatos em 20 Ago 2010, 12:00

Sua pergunta foi meio confusa. Você quer colocar poderes adicionais nas classes híbridas?
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Fëanor em 20 Ago 2010, 12:14

1- Acho que ficaria forte demais.
2- Classes hibridas misturas as class features e os poderes. Você escolhe um at-will de cada classe e deve ter metade de seus poderes por encontro e diario de uma classe e metade de outra.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Mirallatos em 20 Ago 2010, 12:59

Fica apelativo mesmo, mesmo porque a mera combinação de classes ja rendeu builds deslocadas pra cima em relação às classes básicas.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Darin em 20 Ago 2010, 13:35

Na wizards sempre tem guias de como construir personagem. No caso do de hibridos é ainda mais difícil, pois voce tem que conhecer bastante as duas classes. Nem todas as classes tem sinergia o suficiente para dar em bons hibridos. Não pense nos hibridos como necessariamente para implentar conceitos, pois as classes básicas podem servir já para isso. Eu uso hibridos para CRIAR conceitos, geralmente jogabilidades que só são permitidas pela sinergia de alguns poderes.

http://community.wizards.com/go/thread/ ... dbook?pg=1
Darin

Mensagempor Zaknafein em 20 Ago 2010, 20:50

A questão e a seguinte, fechei um grupo de Dark Sun.

E não tem Preserver, queria colocar um mago no grupo (para futuramente na campanha bolar plots envolvendo a descriminação da magia arcana no cenário e talz.

O único personagem no grupo que poderia ser "meio" preserver seria o Psion do grupo (por motivos obvios), apesar do tema Veiled Alliance ajudar nesse sentido ele não torna o personagem um "meio" preserver essencialmente.

Eu não queria necessáriamente que o Psion perdesse seus poderes psiônicos (tendo que substitui los) por poderes arcanos (seja por meio do sistema multiclass ou hibrid class), entenderam?

E se eu desse a opção para o jogador pegar os talentos multiclass só que em vez de substituir seus poderes, tivesse opções de poderes arcanos, e decidi se na hora de usa los se usaria um poder psiônico de encontro ou um poder arcano de encontro? ai eu manteria o equilibrio, o problema e que como os poderes psiônicos usa o sistema de "aumento" de poder nos poderes at will nãos ei como adaptar isso...
Zaknafein

Mensagempor Elven Paladin em 20 Ago 2010, 21:41

E por que a insistência em haver um Arcanista no grupo?

Athas já tem uma cota muito muito mais que considerável de problemas para chamar a atenção do grupo, não é muito mais simples fazer uma campanha que não tenha esse elemento do que ter que modificar o sistema de jogo ou simplesmente forçar uma interação entre regras que não foram lá muito bem feitas ( Multiclasse e Híbridos )?

Ou uma solução mais simples que já vem embutida no Psion: Ritual Caster. Um personagem que conheça uma boa cota dos rituais baseados em Arcana ( ou Religion, Nature e Heal se ele comprar uma das perícia por meio de um Background) já tem poderes o bastante para ser visto - in setting e mecanicamente - como um Mago/Feiticeiro/Qualquer Alvo de um Templar.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Zaknafein em 20 Ago 2010, 22:27

Justamente pela interatividade do que acontece no cenário em relação a intolerância arcana, acho que eu expliquei sobre o motivo de ter o preserver na minha última mensagem não?

No AD&D era tudo mais simpes, o personagem fazia um classe dupla ou multiclasse a tava resolvido...acho que vou simplesmente para o player comprar o primeiro feat de multiclass...
Zaknafein

Mensagempor Darin em 21 Ago 2010, 00:01

É... se seu grupo não tem personagens arcanos, mude o plot...
Darin

Mensagempor Elven Paladin em 21 Ago 2010, 13:42

Justamente pela interatividade do que acontece no cenário em relação a intolerância arcana, acho que eu expliquei sobre o motivo de ter o preserver na minha última mensagem não?

Sim, mas o meu ponto é que se o seu grupo não tem personagens arcanos e até onde eu posso notar pelos seus posts, o jogador do Psion também não me parece estar muito entusiasmado com a multiclasse/híbrido, é um sinal bem claro dos seus jogadores que eles não querem esse elemento em jogo.

Eu mesmo passo por uma situação similar em Iron Kingdoms, onde o grupo tem apenas personagens combatentes ( o personagem mais místico é um Paladino e o menos "combatente' é um Ladino/Guerreiro ) - e eu pensava em focar o jogo na questão das "Guerra das Almas" e no "Infernalismo". Agora o jogo é focado em caçar um culto infernalista espalhado pelos Reinos como agentes da Igreja de Morrow :b

acho que vou simplesmente para o player comprar o primeiro feat de multiclass...

Que diga-se de passagem, é sempre um ótimo talento.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Voltar para Sistemas e Cenários