Regras e Interpretação - Concordam?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Cebolituz em 27 Ago 2010, 17:42

Haspen escreveu:
Solução mais simples: coloca tudo isso no Guia do Mestre e tanto regras quanto orientações de interpretação não serão prejudicadas por falta de espaço.

Mas você não terá regras para interpretação, somente dicas de interpretação, o que são duas coisas diferentes.

Exemplo: um sistema pode quase obrigar voce a ter alguma desvantagem - o q eu acho correto, ninguem é perfeito nem em fantasia. O D&D vai só dizer que você poderia ter alguma desvantagem para dar "brilho" ao seu personagem.
Logo, seu jogador "robótico" vai continuar sendo robótico.

Cite os defeitos e desvantagens de Aragorn para melhor exemplificar.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Iuri em 27 Ago 2010, 17:46

E qual outro motivo para dar uma desvantagem que não seja "dar brilho" ao personagem?
Não é este o objetivo da boa interpretação? Criar uma boa história com personagens cheios de "brilho"?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Ago 2010, 17:51

Não gosto de mecânicas de desvantagens, nem acho que elas ajudam na interpretação. Prefiro complicações, como em M&M, que só premiam os jogadores quando elas os atrapalham.

1º - Um jogador não vai pegar uma complicação para ganhar mais pontos e depois empurrá-la para baixo do tapete porque complicação NÃO dá pontos.
2º - É mais difícil um jogador "esquecer" uma complicação, já que ela só vai valer a pena se ela realmente atrapalhá-lo, então na prática elas vão entrar em jogo mais vezes.
3º - É mais fácil um personagem que esteja evoluindo simplesmente "vencer" a complicação depois de um tempo, já que ela não influencia na ficha.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Vincer em 27 Ago 2010, 17:54

Estou entrando no tópico só agora, e confesso, não li todas as páginas, só as primeiras e algumas partes. Mas percebi o rumo que o debate está levando.

Sobre o artigo: Brilhante. Ótimo artigo. Pelo pouco que sei do Shido, não morro de amores por ele, mas e daí? Já vi artigos ruins do mesmo autor, outros razoáveis, uns bacanas e esse foi ótimo. Mas que me importa quem escreveu? Fiquei abismado com alguns dos comentários que vi aqui. Minto. Com vários. Me espanta ver a spell falhando miseravelmente em ler algo sem trazer à tona rinhas pessoais, sem interpretar o que lê.

Kear
O texto parece bom, mas acho que esse negócio de Roleplay Vs. Game é perda de tempo.

O artigo/resenha/whatever não é sobre isso. Apenas constata que o rpg normalmente visto por aí não traduz literalmente 'jogo de interpretação de papéis'. Não desmerece, por causa disso, esse estilo de jogo(que eu adoro). Apenas se questiona se não haveriam outras abordagens mais afins com esse objetivo, de interpretação.

Eu estudo game design, tenho provas dessa matéria. E o artigo aponta de forma muito interessante sobre diversos aspectos de design, e tem meus aplausos. Está correto.

O artigo não vem mostrar que 'veja, esses rpgs com rollplay estão errados'. Talvez o shido tenha no fundo vontade de justificar outra vez essa posição dele, mas isso são interpretações e interpretações. O texto em sí não aponta nada disso. E dane-se as preferências pessoais do autor. O texto (ao menos a primeira parte, não encontrei uma segunda) faz uma análise bem precisa, sinceramente.

A questão não é se esse jogo está errado. Apenas mostra que o rpg mais comumente conhecido e jogado se importou menos em minuciar uma parte(como elementos de jogo), ao invés de outra, simplesmente porque é um jogo híbrido e tem toda uma carga hereditária de wargames. E isso é ruim? De modo algum! Eu adoro regras, pensar em combos e etc. Mas de fato, a lógica final desses jogos é tática e algo mais, acompanhados de uma boa trama movendo todas as ações. A tática sim um dos pontos centrais. É apenas um tipo de jogo. Nenhum tipo é melhor que outro, são apenas variedades. Cada uma trazendo uma experiência diferente. Adoro diversos jogos eletrônicos, mais xadrez, baralho e etc. Cada um me traz uma experiência distinta. Dentro do rpg temos muito mais variedades, já exploradas e possíveis. A questão levantada diz justamente de uma dessas variedades. Outra proposta.

No caso, produzir um sistema/regras que coloque como prioridade interpretação e aplique o conceito explorado(jogo, regras) a ele. Nada demais ali. Já existem jogos assim.

Se misturar essas regras com os jogos que já temos funciona? Talvez. Provavelmente, não. É tentar forçar uma coisa distinta em outra. Deixe eles fazerem bem o que se propõem a fazer, que é muito divertido. Para uma diferente abordagem, um diferente jogo. Não há problema nenhum nisso.

Lumine
Uma "mecânica" ruim de roleplay serve apenas para ser ignorada; quem quer interpretar mesmo não vai ficar preso em regras.

Olhando pelo aspecto dos jogos que temos(com hibridismo com wargames), de fato. Deve ser ignorada. Agora, um jogo onde a proposta seja te desafiar e recompensar pela interpretação, é outra coisa. Jogo prevê desafio. Um jogo que desafie esse aspecto, ou o recompense, é apenas um jogo diferente. Quem quer interpretar mesmo, só por interpretar, faz teatro.

Matheus Borges
Mas nem todo mundo tem essa veia artísticas. Existem tímidos, gagos e introvertidos e isso não necessariamente deveria ser motivo pra pessoa não aproveitar a experiência do jogo completamente.

Isso seria mais uma coisa a ser pensada no desenvolvimento de um bom sistema para interpretação de papéis(focado apenas nisso). Enfim, um jogo que falhe nisso e exija veio artístico seria um mal jogo, ao meu ver. Nada que regras que também permitam ao jogador expor as idéias sem ter de atuá-las. Enfim, interpretar é diferente de atuar, embora sejam coisas relacionadas. Atuar é demonstrar uma interpretação. Eu posso apenas descrevê-la. E o sistema pode muito bem intervir nos pontos que o personagem é qualificado e o jogador não, mesmo que sejam de aspectos sociais. Interpretar não se resume a questões sociais e diplomacia, isso é mentalidade injetada já por causa dos sistemas que estamos habituados. Decidir o que o personagem faria naquela cena, o que mais corresponde ao personagem, o que o motiva e leva a trama adiante... isso tudo é interpretá-lo.

Neversleep
Ah! Esse Shido! Por que ele não vai logo jogar uns freeforms de fórum logo daqueles que você pode ser o que quiser e fazer o que deseja já que as regras só servem pra atrapalhar?

GGW
Até hoje, de tudo que li do Shido, este artigo...

é exatamente como os outros.

O Shido parece uma relíquia perdida, aqueles jogadores de Vampiro que acham que Interpretação > Tudo, e Regra de Ouro é a melhor coisa já inventada. E que não aceita qualquer opinião em contrário.

Talvez seja. Sinceramente, não me importo. Que tem isso haver com o debate? Em nenhum momento vi desfeita ao estilo de jogo com tática e nada dizendo 'interpretação e trama apenas rulez'. Nem mesmo ode ao storyteller(ing). Se por detrás das palavras, nem mesmo nas entrelinhas, há um autor que pense assim... que isso importa? O tema do artigo, o que ele diz, não é sobre isso. Tão pouco o tópico aqui criado.

Neversleep
b. A grande maioria dos projetos de RPG tradicionais, apesar de serem chamados de RPG, são jogos de alguma outra coisa (geralmente combate tático) com interpretação acoplada — e não integrada — com maior e menor grau de sucesso.

Derp. Ou seja, as regras devem DEFINIR meu personagem COMPLETAMENTE, pois elas estão INTEGRADAS. Não eu que devo criar (ACOPLAR) uma personalidade e dar vida ao meu conjunto de números num papel.

Onde isso foi dito? Você que está assumindo que a única forma de fazer um sistema que trabalhe mecanicamente com interpretação, as regule, seria assim.

GGW
O pior é a babação de ovo. No mesmo blog que tem >9000 fichas de Tormenta.

Concordo. Ridícula. Mas novamente, esse é um tópico sobre regras e interpretação, não sobre nossas amores e desamores por uma pessoa.

Locke
O que fode é que todo mundo começa a ler os artigos dele já com ranço "esse é o poser malvado que não gosta de dnd", aí ficam incapazes de perceber que novas idéias podem sim ajudar.

Valeu lock! Concordo, e mais que tudo sei pessoalmente como é horrível ser taxado e sequer interpretado pelo mesmo motivo 'malvado que não gosta de d&d'(não gosta sendo um forte eufemismo no meu caso).

Então a minha proposta é: vamos debater de fato sobre regras+interpretação? Enfim, descascar sobre uma pessoa e debater se D&D 4E foge do escopo de rpg não me parece on topic.

Meu resumo final:
Jogos de rpg típicos levam pouco em consideração a interpretação como elementos de seu design. O que não quer dizer que as ignora. Nem que estão errados. É uma forma de jogo, que acho divertida inclusive. Creio que enfiar regras de interpretação num jogo desses falhe, afinal, o jogo já tem todo um corpo complexo e recompensas de uma outra natureza. Mas e num jogo sem esse enfoque? Acham que ainda assim não funciona? Não seria viável? Como? Enfim, vamos voltar ao tópico.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Ago 2010, 17:55

Mas há uma falha nessa afirmação:
Mesmo forçando uma desvantagem não vai criar interpretação só por isso. Um jogador robótico com medo de serpentes ainda é um jogador robótico.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Vincer em 27 Ago 2010, 18:01

Quote da primeira página, madruga
RPG não merece artigos. Não é ciência e as discussões são sempre pobres. Cada vez que alguém tenta levar RPG a sério, sai uma bobagem dessas.

O que merece artigos? Apenas ciências? Há diversos artigos acadêmicos sobre game design,e não vejo nenhuma falta de sentido neles por tratarem de jogos... que dirá especificar um.

Concordo que levar rpg a sério é errado. Mas o artigo não fala de jogar serious business, e nem se compara aquele horror do 'rpg é arte'(ugh, me contorço só de lembrar). Uma coisa não desqualifica a outra. Falam bobagens em qualquer lugar, inclusive artigos, inclusive em artigos acadêmicos. Um artigo falar asneira não desqualifica outros artigos e etc. Você leu o artigo aberto? Digo, leu ele mesmo, ou leu ele lembrando que era um texto do shido, aquele cara que etc, etc, etc?

Mas há uma falha nessa afirmação:
Mesmo forçando uma desvantagem não vai criar interpretação só por isso. Um jogador robótico com medo de serpentes ainda é um jogador robótico.

Verdade. Mas e dái? Essa não seria a única solução, só uma das diversas formas de unir regras a interpretação. A proposta não é que desvantagens obrigadas tornem o jogador num maravilhoso intérprete. Se a desvantagem anotada é algo defeituoso que implica em complicações para o personagem, esquematizando um jogo sobre tramas e interpretação... nada mais lógico do que isso ser transformado em regras.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Ago 2010, 18:04

Verdade. Mas e dái? Essa não seria a única solução, só uma das diversas formas de unir regras a interpretação. A proposta não é que desvantagens obrigadas tornem o jogador num maravilhoso intérprete. Se a desvantagem anotada é algo defeituoso que implica em complicações para o personagem, esquematizando um jogo sobre tramas e interpretação... nada mais lógico do que isso ser transformado em regras.

Sim, mas perceba: essa foi a exata afirmação do porque D&D não tem como ser interpretativo. :laugh:

Ou seja, indiretamente, Vincer falou bem de D&D. Obrigado a todos, boa noite, nova iorque!
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 27 Ago 2010, 18:07, em um total de 1 vez.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Iuri em 27 Ago 2010, 18:06

Mas nem todo mundo tem essa veia artísticas. Existem tímidos, gagos e introvertidos e isso não necessariamente deveria ser motivo pra pessoa não aproveitar a experiência do jogo completamente.

Alias, uma mecanica que obrigue a pessoa a interpretar o tempo todo, se esta pessoa não se sente bem com isso, só vai afastar ela do jogo.

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Ago 2010, 18:08

Iuri escreveu:Alias, uma mecanica que obrigue a pessoa a interpretar o tempo todo, se esta pessoa não se sente bem com isso, só vai afastar ela do jogo.

Minha primeira mesa tinha um jogador com lingua presa, e outro extremamente tímido. Se fossemos seguir o guia de premiação do antigo Storyteller (espeficiamente, Mago), eles estariam séculos-luz depois dos jogadores "normais", e ainda mais longe do extrovertido.

Mas não ficaram, isso significa que eu mestrava errado?
Lumine Miyavi

Mensagempor Vincer em 27 Ago 2010, 18:12

Interpretar não é atuar. Obrigar a atuar, concordo que é errado. Obrigar a interpretar, que é a idéia do rpg, acho mais do que certo. Fazer o que o personagem faria(se colocando no lugar dele), mesmo sem atuar ou língua presa, ainda é interpretar. Ignorar todas as relações, não responder pelo personagem e só jogar rolando dados seria um exemplo de não interpretação como o esperado do jogo. A proposta é sim interpretar, todos. Atuar não.

Enfim, obrigar ou assumir que os jogadores sejam atores é totalmente falho.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Agnelo em 27 Ago 2010, 18:16

Cara, obrigar a qualquer coisa é errado, é só a porra de um jogo.

A questão é que pode-se ter diferentes jogos que esimulem diferente formas de se jogar na busca pela diversão?

Se eu não quiser matar monstros com combate tático não jogo um RPG que puxe pra isso, se não quiser interpretar/atuar/fazer de conta não jogo que puxe pra isso.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Elven Paladin em 27 Ago 2010, 20:53

Apenas algo que acho curioso: Por que em todo tópico que mencione "elementos interpretativos em comunhão com elementos mecânicos" vira Lol! D&D X Edition é um Wargame e/ou Y, sendo que X é a edição mais recente de D&D a ser aporrinhada e Y é o tipo de mídia na moda ou ascendente entre adolescentes do período em que a Edição X foi lançada?

Isso deve ser um análogo da Lei de Godwin, que eu vou chamar de Lei de Gygax cujo enunciado é:

Em qualquer discussão virtual onde os termos "GNS Theory" e "D&D XEdition" sejam mencionados, maior é a chance de "D&D XEdition" seja acompanhado dos termos "Wargame", "Não é um RPG", "Powerplayers estão se divertindo de forma errada" e "D&D agora é um Beat'n'up/Diablo II/MMORPG"
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor planes em 28 Ago 2010, 00:25

_Virtual_Adept_ escreveu:1º - Um jogador não vai pegar uma complicação para ganhar mais pontos e depois empurrá-la para baixo do tapete porque complicação NÃO dá pontos.

Isso é corruptela de sistema.

Basicamente todos os sistemas com desvantagens possuem premiação por interpretação que é caracterizada não por atuações memoráveis e sim por jogar de acordo com o que você criou e colocou lá na ficha. Portanto colocou desvantagem na ficha e não interpretou no jogo? Não vai ganhar totalidade de xp, sem camaradagem.

A questão sobre foco em desvantagem ou sistemas alternativos depende muito da proposta de ambientação como falam no 7th Sea (onde esta discussão é levantada a nível de design). Em aventuras de super-heróis não vejo muita necessidade para foco em desavantagens, mas em outras ambientações elas são importantes para tornar o personagem mais tangível.

Se eu não quiser matar monstros com combate tático não jogo um RPG que puxe pra isso, se não quiser interpretar/atuar/fazer de conta não jogo que puxe pra isso.

Esta parte de combate tático é um dos pontos que acho mais engraçado em RPG.

Vários sistemas fazem um esforço danado para criar percias de conhecimento tático ou atributos chave e no final das contas, independente do que os jogadores coloquem na ficha (pode ter 300 em tática/estratégia ou sequer saber que esta perícia existe), basta pintar um grupo inimigo e já vão juntar as cabeças para bolar táticas super mirabolantes. No final das contas parece que todo jogador de RPG acaba tendo um pouco de wargamer seja lá que sistema esteja jogando (já vi a situação acima em todos os sistemas que joguei)
Imagem
planes

Mensagempor GoldGreatWyrm em 28 Ago 2010, 00:29

Resumindo o tópico:

tu precisa de mecânica para combater.

Tu precisa de mecânica para interpretar.

Quem usa mecânica para combater está errado.

Quem usa mecânica para interpretar está errado.

Quem usa mecânica para interprtar e combater está certo

:doido:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Iuri em 28 Ago 2010, 00:54

Lumine Miyavi escreveu:
Iuri escreveu:Alias, uma mecanica que obrigue a pessoa a interpretar o tempo todo, se esta pessoa não se sente bem com isso, só vai afastar ela do jogo.

Minha primeira mesa tinha um jogador com lingua presa, e outro extremamente tímido. Se fossemos seguir o guia de premiação do antigo Storyteller (espeficiamente, Mago), eles estariam séculos-luz depois dos jogadores "normais", e ainda mais longe do extrovertido.

Mas não ficaram, isso significa que eu mestrava errado?

Depende... o que seria o sistema de premiação de Mago? Imagino que premie por interpretação. Neste caso, você quis dizer que os jogadores tímidos acabaram interpretando muito melhor que os não-tímidos? Creio que neste caso eles interpretariam bem mesmo sem a mecanica de premios por isto. O que eu quis dizer é que se alguém não "interpreta como deveria" (seja la o que isso for) não vai passar a interpretar só porque o livro manda. O mais provável é que ele procure outro jogo que não tenha esta obrigatoriedade, pois receber menos recompensa que os colegas que "realmente" interpretam vai ser frustante.

Iuri

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias