D&D 4E

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

D&D 4E

Mensagempor Lune em 10 Nov 2007, 21:08

Eu não consigo chamar esse MMO de MMORPG, pra mim eles não tem nada de RPG.

Não têm quase nada de RPG de mesa. Mas têm muito dos RPGs eletrônicos, simbolizados por Final Fantasy. É engraçado ver jogadores de RPG achando que ninguém mais pode usar o termo de seu hobby favorito... :roll: Fora toda a discussão elitista sobre "bons" jogadores e "bons" mestres... blergh.
Imagem

Imagem
Lune

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 10 Nov 2007, 21:59

Só porque o personagem evolui matando montros e ganhando experiência não torna ele um RPG.

Até GTA é mais RPG do que muitos jogos eletrônicos que se dizem RPG.

Não digo que ninguém mais possa usar o termo RPG, mas use ele no significado correto, não distorça-o e fazendo-o sinonimo de algo que não é.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

D&D 4E

Mensagempor Lune em 10 Nov 2007, 23:29

Chapa, "RPG eletrônico" é um termo utilizado desde 1975, em um jogo baseado em D&D chamado Dungeon. Se mais de 30 anos de uso não o tornaram um termo consagrado, então não sei o que mais o faria.

Ou então a gente poderia inventar uma palavra nova e convencer todas as outras pessoas do mundo a usá-la, só porque nós achamos que é injusto usar "RPG" pra uma coisa que não é "true". Parece coisa de Emo discutindo que Punk mesmo é só a banda X...
Imagem

Imagem
Lune

D&D 4E

Mensagempor DracoDruida em 10 Nov 2007, 23:46

Mas que é um termo tosco, isso é. Porque deixa de ser RPG segundo a sigla.
Ou tu vai dizer que em Final Fantasy tu interpreta altas paradas?
Eu uso o termo de boa. Mas ele é meio..."distorcido" do que deveria ser.
DracoDruida

D&D 4E

Mensagempor GoldGreatWyrm em 10 Nov 2007, 23:49

Eu chamo de ERPG (E é para Electronic).

E se o RPG é o principal inspirador dos ERPGS e MMORPGS, ele também pode tomar a água daqueles que tomaram a dele como fonte de inspiração.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

D&D 4E

Mensagempor Lune em 10 Nov 2007, 23:54

Considerando que Final Fantasy é tão ou mais popular que D&D, eu diria que ambos os termos são igualmente válidos - como qualquer linguista pode lhe confirmar, o que valida uma palavra é o seu uso, não seu significado original.

E veja, essa idéia de que RPG=interpretação não passa de uma tradução errada. Role-playing pode significar simplesmente "assumir um papel". Não por acaso, muitas resenhas de jogos de videogame começam com "nesse jogo, você assume o papel do jovem Fulano em sua jornada por..."

Então a expressão RPG eletrônico está correta e consagrada pelo uso. Get over it.
Imagem

Imagem
Lune

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 11 Nov 2007, 00:39

Considerando que Final Fantasy é tão ou mais popular que D&D, eu diria que ambos os termos são igualmente válidos - como qualquer linguista pode lhe confirmar, o que valida uma palavra é o seu uso, não seu significado original.

Discordo totalmente. Acho que temos de usar a palavra no seu sentido correto.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

D&D 4E

Mensagempor DracoDruida em 11 Nov 2007, 01:52

Fëanor escreveu:Discordo totalmente. Acho que temos de usar a palavra no seu sentido correto.

Também discordo, mas...
Lune escreveu:E veja, essa idéia de que RPG=interpretação não passa de uma tradução errada. Role-playing pode significar simplesmente "assumir um papel". Não por acaso, muitas resenhas de jogos de videogame começam com "nesse jogo, você assume o papel do jovem Fulano em sua jornada por..."

...o Lune tem razão neste ponto.
DracoDruida

D&D 4E

Mensagempor Pepilegal em 11 Nov 2007, 02:12

Eu não quis ser elitista quando citei bons jogadores e bons dms, pra mim bons jogadores e bons mestres são aqueles jogam RPG. Isto é, aqueles que interpretam seus personagens, tomam decisões, criam uma história. E os bons mestres são os que conduzem tudo isso.
Quanto ao MMORPG, continuo não considerando um RPG. Acho que um dos únicos jogo eletrônicos que joguei que se assemelha a um RPG em si é o Elders Scroll IV: The Oblivion. Este sim é um jogo que dá ampla liberdade pra se interpretar um personagem. É um jogo muito bom.
Pepilegal

D&D 4E

Mensagempor CF em 11 Nov 2007, 02:54

MMORPG =/= RPG

ERPG =/= RPG

Tal qual

Rolamento =/= Rola

Não é RPG de verdade, mas não implica que deveria trocar de nome.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

D&D 4E

Mensagempor Anand em 11 Nov 2007, 05:44

Lune escreveu:E veja, essa idéia de que RPG=interpretação não passa de uma tradução errada. Role-playing pode significar simplesmente "assumir um papel".

Concordo com o Lune, RPG tem um conceito muito mais amplo que nossos jogos com fichas e livros. Mas claro, entre jogos eletrônicos, existe uma certa categorização. Você pode estar num papel de piloto de caminhonetes, mas esse jogo não é necessariamente um RPG, certo? Agora, podemos ver claramente jogos com personagens que evoluem e desenvolvem uma história como tendo os elementos fundamentais do RPG.

Aproveitando que estou chegando já na página cinqüenta e tantos, queria também comentar que fiquei feliz de ver a WotC se distanciando da mecânica de aggro dos MMORPGs. Apesar de ser fã e jogador de World of Warcraft já faz um bom tempo, de fato esse tipo de mecânica fica muito em cima de script. Assim como comportamentos fixos de monstros. Não lembro quem comentou que a quarta edição quer trazer o poder da mesa de volta para o mestre, e acho que isso é um ponto importante. Menos advogados do RAW fazem um jogo melhor, na minha opinião.
Anand

D&D 4E

Mensagempor Wykthor em 11 Nov 2007, 08:30

Notícias sobre o uso de monstros em combate:

This week it's been back to the Monster Manual for me, so I had to knock off from H2: Thunderspire Labyrinth for a bit. The MM editors wanted some more writing done by way of clearer "what's this critter and why is it here" introductions (which I think of as "mission statements"), and some help with tactics.

If a monster really doesn't have tactics per se, I'm trying to find something to say that might help the DM with target designation -- for example, "this monster tries to eat the nearest enemy each turn" or "this monster attacks the enemy who did the most damage to it in the previous round." And I'm also trying to make sure we say which monsters are likely to run away when they're hurt, and which are fanatical or bloodthirsty enough to fight to the death.
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

D&D 4E

Mensagempor Styker em 11 Nov 2007, 11:02

Ótimo, é bom colocar esses comportamentos para o monstro, eu sempre assumo o padrão de ataque da criatura e se ela luta até o fim ou foge, mas muito bom ter a "psicologia" dela oficial.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

D&D 4E

Mensagempor Youkai X em 11 Nov 2007, 12:22

Desculpe a minha ignorância, mas o que seria aggro?
Youkai X

D&D 4E

Mensagempor Lune em 11 Nov 2007, 13:08

Aggro é diminutivo de Aggression. Em um jogo eletrônico, o alvo escolhido pelo monstro depende da inteligência artificial dele (as mais simples fazem ele atacar o alvo mais próximo). Assim, a função dos "tanks" do grupo é manter a aggro, fazendo os monstros atacarem eles e não os outros membros mais macios do grupo. Em alguns MMORPGs como World of Warcraft e Guild Wars, essa função foi elevada ao status de arte, e hoje em dia é difícil imaginar um guerreiro ou paladino que não tenha alguma maneira de manter aggro.

Note que isso não é exatamente novidade: o "battlefield control", termo muito usado na 3.5, servia essencialmente para controle de aggro, exemplificado na figura do guerreiro de spiked chain.
Imagem

Imagem
Lune

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários