Lune escreveu:E veja, essa idéia de que RPG=interpretação não passa de uma tradução errada. Role-playing pode significar simplesmente "assumir um papel".
Concordo com o Lune, RPG tem um conceito muito mais amplo que nossos jogos com fichas e livros. Mas claro, entre jogos eletrônicos, existe uma certa categorização. Você pode estar num papel de piloto de caminhonetes, mas esse jogo não é necessariamente um RPG, certo? Agora, podemos ver claramente jogos com personagens que evoluem e desenvolvem uma história como tendo os elementos fundamentais do RPG.
Aproveitando que estou chegando já na página cinqüenta e tantos, queria também comentar que fiquei feliz de ver a WotC se distanciando da mecânica de aggro dos MMORPGs. Apesar de ser fã e jogador de World of Warcraft já faz um bom tempo, de fato esse tipo de mecânica fica muito em cima de script. Assim como comportamentos fixos de monstros. Não lembro quem comentou que a quarta edição quer trazer o poder da mesa de volta para o mestre, e acho que isso é um ponto importante. Menos advogados do RAW fazem um jogo melhor, na minha opinião.