A tabela leva em consideração os seguintes pontos:
- Nos níveis 2, 7, 12, 17, 22, e 27 é considerado que o bônus de melhoria das armas, armaduras e amuletos sobe em 1. Também é porque personagens recem-criados deste nível tem condições de comprarem essa trinca de itens com o bônus certo para a sua faixa.
- Os talentos considerados "conserto de mecânica" (Expertise e similares, como Gnome Phantomist; Paragon Defenses, Robust Defenses, Epic Foritude, Epic Reflex, Epic Will) não foram contabilizados no cálculo porque a pretensão da ideia é jutamente eliminá-los.
- Foram considerados a distribuição padrão de atributos (16, 14, 13, 12, 10, 8), e a tabela de armaduras leves presume que o personagem tem inteligência ou destreza como atributo primário.
- Armadura leve é considerada o corselete de couro. Armadura pesada é considerada a Brunea.
- Bônus de classe e raça em Fortitude/reflexos/vontade foram ignorados para manter a consistência da tabela (já que os bônus são estáticos, o que importa é a progressão).
- A tabela considera como melhor defesa a que é vinculada ao atributo primário (16 inicial), e este atributo é aumentado sempre que possível. A pior defesa a que é vinculada ao atributo terciário (13 inicial), e só é aumentada no nível 11 e 21.
- A defesa intermediária não consta na tabela, mas é considerada que começou com 14, e aumentou junto com o atributo primário, tornando ela apenas 1 ponto abaixo da primária (e, portanto, com a mesma progressão).
- As colunas +/- representam o número que um monstro do mesmo nível do personagem precisa rolar no dado para acertá-lo naquela defesa, ou, no caso da coluna Ataque, o número que o personagem precisa rolar para acertar o monstro.
- Destaquei em azul os pontos onde o valor básico do personagem cai em um ponto, mostrando que, idealmente, a correção de valores deveria se localizar ali.
- Por fim, não se prendam nos valores-base. O que importa da tabela é a progressão dos valores, não os valores sólidos. Você começar com um 16 ou um 20 no atributo primário mantém a progressão rigorosamente igual.
SPOILER: EXIBIR
Até o momento, eu estou cogitando as seguinte correções:
- +1 em CA nos níveis 10 e 20. (Porque são números redondos, e próximos do ponto onde a CA decai)
- +1 em todos os ataques nos níveis 5, 15, e 25. (Ficaria com -1 no ataque ainda, mas se o jogador pegar um destino épico que dê +2 em seu atributo principal, o último ponto de ataque é coberto, e uma queda de -1 é um valor aceitável ainda)
- +1 em todas as defesas secundárias nos níveis 5, 15, e 25. (Mesma coisa acima, são numeros "redondos" e fáceis de lembrar, e cobrem o buraco das duas defesas maiores. Sobram 3-4 pontos para corrigir na pior defesa)
- +1 na sua pior defesa nos níveis 10, 20, e 30. (Novamente, números redondos. Se o personagem tiver os dois atributos principais em defesas diferentes, esse bônus é suficiente para manter a progressão em par. Se os dois atributos estiverem na mesma defesa, eles ficarão defasados. Mas é um problema da build que seria mais acentuado ainda sem a correção)
- Paragon Defenses não seria banido. (Assim como Reflexos Rápidos, Grande Fortitude, e Vontade de Ferro, e suas versões épicas. Existem talentos raciais que dão +1 em duas defesas também. Como o bônus tem tipo, você basicamente pode optar por +1 em todas as defesas, ou +2 em uma defesa. Opções são sempre boas. Robust defenses com seu bônus de +2 que é muito forte)
Comentários, sugestões, dicas do que já funcionou nas suas mesas?