[4e, projeto] Correção Matemática

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e, projeto] Correção Matemática

Mensagempor Nibelung em 03 Set 2010, 22:51

Um dos pontos mais problemáticos da 4ª edição é que conforme o personagem avança de nível, a matemática básica dele perde para a matemática básica dos monstros. Pra auxiliar quem não conhece o cálculo matemático por trás disso, eu traduzi a tabela mais conhecida do CharOp, pra facilitar as explicações.

A tabela leva em consideração os seguintes pontos:
  • Nos níveis 2, 7, 12, 17, 22, e 27 é considerado que o bônus de melhoria das armas, armaduras e amuletos sobe em 1. Também é porque personagens recem-criados deste nível tem condições de comprarem essa trinca de itens com o bônus certo para a sua faixa.
  • Os talentos considerados "conserto de mecânica" (Expertise e similares, como Gnome Phantomist; Paragon Defenses, Robust Defenses, Epic Foritude, Epic Reflex, Epic Will) não foram contabilizados no cálculo porque a pretensão da ideia é jutamente eliminá-los.
  • Foram considerados a distribuição padrão de atributos (16, 14, 13, 12, 10, 8), e a tabela de armaduras leves presume que o personagem tem inteligência ou destreza como atributo primário.
  • Armadura leve é considerada o corselete de couro. Armadura pesada é considerada a Brunea.
  • Bônus de classe e raça em Fortitude/reflexos/vontade foram ignorados para manter a consistência da tabela (já que os bônus são estáticos, o que importa é a progressão).
  • A tabela considera como melhor defesa a que é vinculada ao atributo primário (16 inicial), e este atributo é aumentado sempre que possível. A pior defesa a que é vinculada ao atributo terciário (13 inicial), e só é aumentada no nível 11 e 21.
  • A defesa intermediária não consta na tabela, mas é considerada que começou com 14, e aumentou junto com o atributo primário, tornando ela apenas 1 ponto abaixo da primária (e, portanto, com a mesma progressão).
  • As colunas +/- representam o número que um monstro do mesmo nível do personagem precisa rolar no dado para acertá-lo naquela defesa, ou, no caso da coluna Ataque, o número que o personagem precisa rolar para acertar o monstro.
  • Destaquei em azul os pontos onde o valor básico do personagem cai em um ponto, mostrando que, idealmente, a correção de valores deveria se localizar ali.
  • Por fim, não se prendam nos valores-base. O que importa da tabela é a progressão dos valores, não os valores sólidos. Você começar com um 16 ou um 20 no atributo primário mantém a progressão rigorosamente igual.

SPOILER: EXIBIR
Imagem

Até o momento, eu estou cogitando as seguinte correções:

• +1 em CA nos níveis 10 e 20. (Porque são números redondos, e próximos do ponto onde a CA decai)
  • +1 em todos os ataques nos níveis 5, 15, e 25. (Ficaria com -1 no ataque ainda, mas se o jogador pegar um destino épico que dê +2 em seu atributo principal, o último ponto de ataque é coberto, e uma queda de -1 é um valor aceitável ainda)
  • +1 em todas as defesas secundárias nos níveis 5, 15, e 25. (Mesma coisa acima, são numeros "redondos" e fáceis de lembrar, e cobrem o buraco das duas defesas maiores. Sobram 3-4 pontos para corrigir na pior defesa)
  • +1 na sua pior defesa nos níveis 10, 20, e 30. (Novamente, números redondos. Se o personagem tiver os dois atributos principais em defesas diferentes, esse bônus é suficiente para manter a progressão em par. Se os dois atributos estiverem na mesma defesa, eles ficarão defasados. Mas é um problema da build que seria mais acentuado ainda sem a correção)
  • Paragon Defenses não seria banido. (Assim como Reflexos Rápidos, Grande Fortitude, e Vontade de Ferro, e suas versões épicas. Existem talentos raciais que dão +1 em duas defesas também. Como o bônus tem tipo, você basicamente pode optar por +1 em todas as defesas, ou +2 em uma defesa. Opções são sempre boas. Robust defenses com seu bônus de +2 que é muito forte)

Comentários, sugestões, dicas do que já funcionou nas suas mesas?
Editado pela última vez por Nibelung em 04 Set 2010, 12:40, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Re: [4e, projeto] Correção Matemática

Mensagempor LuizTroll em 03 Set 2010, 23:37

Nham, bora usar!
Vou aplicar na minha recém-começada campanha em Dark Sun, vamos ver como se sai.
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus

Imagem
LuizTroll

Mensagempor MagoCego em 08 Set 2010, 16:17

Eu não entendo de 4d&d, mas realmente por essa tabela, parece que fica necessário algumas correções.

+1 na sua pior defesa nos níveis 10, 20, e 30. (Novamente, números redondos. Se o personagem tiver os dois atributos principais em defesas diferentes, esse bônus é suficiente para manter a progressão em par. Se os dois atributos estiverem na mesma defesa, eles ficarão defasados. Mas é um problema da build que seria mais acentuado ainda sem a correção)

Mas assim você não vai fazer a sua "pior" (36) defesa ficar "igual" a sua "melhor" (38) defesa?

Edit: correção de número.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
MagoCego

Mensagempor Nibelung em 08 Set 2010, 21:00

Na verdade, é pra equilibrar com o fato que o atributo da pior defesa só recebe os aumentos de atributo de cada estágio (+1 no nivel 11, e +1 no nivel 21), enquanto as duas defesas primárias recebem +8 no valor inicial (níveis 4, 8, 11, 14, 18, 21, 24, e 28). Por isso a pior defesa fica 3 pontos atrás da melhor.

A ideia não é corrigir pros valores ficarem equilibrados (não vão ficar, ainda vão ter defesas maiores e menores), mas pra progressão deles ficar equivalente.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Nibelung em 14 Set 2010, 22:25

Bump.

Tava lendo mais forma de implementar isso sem forçar demais. Ainda estou marretando algumas soluções diferentes. Quanto mais opiniões, melhor. Uma ideia seria criar os itens obra-prima (similar às armaduras obra-prima). Uma arma/implemento/amuleto +2/4/6 teria +1/2/3 de bônus. Isso cobre 3 pontos de ataques e defesas, mas ainda fica o problema da defesa pior, que fica 3 pontos atrás.

Uma outra ideia pra complementar esta seria permitir que outros itens dessem +1/estágio de bonus em NADs. Cinturões dão fortitude, botas dão reflexos, elmos dão vontade. Mas corre o risco de todo mundo acabar com +6 em todas as defesas, ao invés de +6 só na pior. E aí dá o mesmo problema que eu tinha antes ao dobrar os bonus de amuletos mágicos.

Por fim, cheguei neste tópico na wizards que visa mais eliminar os itens mágicos, mas também equilibra a matemática. Não sei se ficaria confortável com a eliminação completa dos bônus de itens, mas é uma solução viável, especialmente pra narrar em Dark Sun.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Otherwise em 15 Set 2010, 10:20

Sem querer dar muito pano pra manga... Mas cá com meus botões, pensei:
Faz realmente sentido eu me preocupar com o fato de a pior defesa ficar para trás? A idéia não é justamente essa? Que os valores sejam diferentes?

No geral, pensemos: se for para buscarmos um equilíbrio perfeito entre os valores de ataques e defesas dos personagens e seus adversários, em encontros teoricamente equilibrados não seria mais fácil jogar uma moeda e dizer cara acerta/coroa erra?
Otherwise

Mensagempor Nibelung em 15 Set 2010, 11:26

O problema não é o valor ser inferior. É tu passar a ser acertado com um 2 no dado. Como eu disse, a questão é igualar a PROGRESSÃO, não os valores em si.

Deixa eu dar um exemplo bem comum: Paladino de carisma humano, com Força 8 e Constituição 10. No nível 1, ele terá 12 de fortitude (10 base +1 raça +1 classe), enquanto monstros de nível 1 costumam fazer ataques contra fortitude com +4. Ou seja, ele é acertado com um 8 no dado.

Subimos ao nivel 30, e ignoramos os talentos de correção matemática que eu quero banir. O monstro agora ataca com +33, enquanto o paladino tem: 10 base +15 metade do nível +6 amuleto +1 raça +1 classe +1 constituição (sobe pra 12 no nivel 21) = 34. Basicamente, se o inimigo não possuir penalidade no ataque, ele sempre vai acertar o paladino contra fortitude com um 2 no dado.

Minha intenção é que ele continue acertando o paladino com um 8 no dado (ou um 7, ou 9. Algo próximo).
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Otherwise em 15 Set 2010, 15:58

Perfeitamente entendido, Nibe!
Gracias!
Otherwise

Mensagempor MagoCego em 15 Set 2010, 16:02

Realmente Nibe, itens mágicos não são uma boa para corrigir isso, pois vai acabar dando bônus para todos os testes, os deixando iguais. Não posso te ajudar muito, pois não conheço o sistema.

Uma sugestão, que pensei analisando somente a tabela com seus cálculos, é aumentar +1 nas defesas a cada 5 níveis. E +1 na CA e no Ataque a cada 10 níveis.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
MagoCego

Mensagempor Phoenix em 15 Set 2010, 20:04

Que tal algo assim: +2 CA (10 e 20), +3 no ataque e outras defesas (5, 15 e 25), aumentar 3 atributos nos níveis 4, 8, 14, 18, 24 e 28, ao invés de apenas 2.
Phoenix

Mensagempor Nibelung em 15 Set 2010, 20:42

É uma ideia válida. Ajuda também na CA de classes que usam armadura leve e não tem dex/int como secundário (druidas, xamãs, bárbaros...).

O único problema seria o caso de alguns jogadores aumentarem atributos de mesma defesa. Por exemplo, um bárbaro aumentar for/con/des e manter vontade baixa. Mas aí vira opção, e não é mais culpa direta do sistema.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor DracoDruida em 17 Set 2010, 13:20

Acabei de pensar: Ao invés de dar bônus fixos pra todos os personagens igualmente, não seria melhor dar, dentro de certo limite, um certo tipo de escolha nesses bônus a mais? Assim você equilibra, mas permite que o cara seja melhor nisso ou naquilo, pra não ficar tão.."igual".
DracoDruida

Mensagempor Iuri em 28 Set 2010, 12:25

Neste post o Nibe fez um comentário interessante sobre a defasagem de perícias. Isso não pode ser consertado simplesmente dando um bonus de +1 nas perícias treinadas a cada 8 niveis (e aumentando a CD dos testes dificeis no mesmo valor) ?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Riketz em 19 Out 2010, 15:01

Phoenix escreveu:Que tal algo assim:
+2 CA (10 e 20);
+3 no ataque e outras defesas (5, 15 e 25)
aumentar 3 atributos nos níveis 4, 8, 14, 18, 24 e 28, ao invés de apenas 2.

editando um pouco o post, concordo com as três soluções.
parabenizo nibelung pelo estudo e pelas soluções apresentadas (as duas primeiras), complementadas pela terceira solução de phoenix.
utilizarei elas em minha mesa
Riketz

Voltar para Sistemas e Cenários