[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Corvo da Tempestade em 13 Set 2010, 18:22

Então é uma crítica a resenha de um livro ao qual ninguém leu? Já se pressupôs que o livro é ruim e que o cara que LEU o livro tá errado

Ok, vamos a resenha:

Mas também é um dos livros mais repugnantes da história do RPG nacional. Ao tentar descrever a sociedade táurica em termos não-malignos, os autores acabam tentando justificar o injustificável: a escravidão.

Dito isto, há um outro problema na trama das Guerras Táuricas: ela pressupõe que os reinos humanos são compostos de estúpidos enquanto Tapista tem minotauros geniais em todas as esferas.

Aliás, vale um parênteses aqui para discutir sobre quão absurda é a invasão

Algumas perguntas básicas não são respondidas e isso é grave porque deixa brechas enormes na história. Guerras Táuricas é um evento pré-determinado e não uma aventura onde certas questões podem e devem ficar em aberto para que cada grupo resolva, então não há desculpas.

Postos estes problemas em evidência, cabe dizer que Guerras Táuricas é um excelente suplemento e guia de campanha

Há uma tentativa de explicar com mais detalhes a velha questão de Tauron e da Divina Serpente num quadro lateral, mas acabou sendo um desastre ainda maior.

É o momento Getúlio Vargas do Khalmyr, só espero que não acabe virando um momento Jânio Quadros em vez disso.

Esta parte do livro traz novos talentos, equipamentos, magias e itens mágicos e, é claro, as classes de prestígio em sua encarnação para Tormenta RPG. Os novos talentos são em geral bem legais e bem bolados (apesar do talento de destino chamado… Destino). Os novos equipamentos meio que refletem a atitude minos rocks, uhu! do resto do livro, as armas de Tapista são melhores do que as do resto do Reinado porque são e deu.

Existem nove classes de prestígio no livro: a repugnante Arqueiro Escravo, destinada a elfos que servem nas legiões de Tapista, as bacanas Centurião, Clérigo Clandestino e Engenheiro de Guerra, e a forçada e quase apelona Filósofo de Tauron, que pode te forçar a seguir os dogmas do Deus da Força por certo tempo através de argumentos poderosos. A melhor de todas provavelmente é a Guerrilheiro, especializada em ataques rápidos, retiradas estratégicas e alta mobilidade no campo de batalha, exatamente como esperado.

Numa avaliação final Guerras Táuricas é um bom guia de campanha. Possui deslizes sérios, conforme apresentado, mas continua valendo o seu preço.

Você realmente acha essa resenha positiva? No máximo pode-se extrair que o livro é mediano.

(claro, pode-se argumentar que eu peguei trechos mais "cruéis" da resenha, mas acho que qualquer um que a leia imparcialmente chegará a mesma conclusão...teve muitas palavras de valor negativo)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Deicide em 13 Set 2010, 19:20

Adorei essa parte:

A diferença é que a blitzkrieg se baseia em blindados, caminhões, aviões, rádios e outros equipamentos modernos de locomoção e comunicação das tropas, enquanto os minotauros fizeram tudo com um exército baseado nas legiões romanas… que se locomovem a pé. Isso aí, nem mesmo cavalos. A pé. Blitzkrieg, a pé.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Set 2010, 19:24

Bom, existe sempre a possibilidade deles se disfarçarem como gado e atacarem de supetão... Apesar de que uma legião de bois pastando (alias, o que eliminaria a necessidade dos suprimentos de um exército que marchou, 600 km num ataque blitzkrieg em pinça, à pé) ser medonha. :putz:
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Cebolituz em 13 Set 2010, 20:42

Li a resenha. E a resenha de Tormenta do Lumine é muito menos ácida e agressiva do que essa.

Mas também é um dos livros mais repugnantes da história do RPG nacional.

Isso aqui já é suficiente para provar.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Sr. Pichu em 13 Set 2010, 20:45

Lumine Miyavi escreveu:Bom, existe sempre a possibilidade deles se disfarçarem como gado e atacarem de supetão... Apesar de que uma legião de bois pastando ser medonha.

meh
exagerado
nem é tão medonho assim
Imagem
Editado pela última vez por Sr. Pichu em 13 Set 2010, 20:52, em um total de 1 vez.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Smaug em 13 Set 2010, 20:49

Legenda da foto acima: "Avante homens!!! Por Tauron, por Tapista!!"
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Set 2010, 21:24

Olha, se eles estiverem com armaduras de placas romanas, eu teria medo.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Deicide em 13 Set 2010, 21:32

Lumine Miyavi escreveu:Olha, se eles estiverem com armaduras de placas romanas, eu teria medo.

Fico imaginando como seria uma armadura de placas romana... :haha:
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Set 2010, 21:45

Deicide escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:Olha, se eles estiverem com armaduras de placas romanas, eu teria medo.

Fico imaginando como seria uma armadura de placas romana... :haha:

Olhe a capa do livro Guerras Táuricas e verá. :linguinha:
Lumine Miyavi

Mensagempor crudebuster em 13 Set 2010, 21:52

Chutar cachorro morto é pouco. Tem de dar coronhadas no cavalo morto enquanto a vaca vai pro brejo também...

É, parece que não é só a Spell que fala mal do livro dos caras... A parte da descrição da "blitzkrieg boi" me impressionou.

Pra mim já deu, não chego perto desse tremoço mais.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Otherwise em 13 Set 2010, 21:58

crudebuster escreveu:enquanto a vaca vai pro brejo também...

Pro brejo não. Pra Valkaria... Não leu o livro não? ;-)
Otherwise

Mensagempor Allefcapt em 13 Set 2010, 22:35

Olá a todos,

LUMINE,
"Apesar de que uma legião de bois pastando ser medonha."

Rapaz... eu que o diga.

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Set 2010, 22:52

Léderon escreveu:
Otherwise escreveu:Uma resenha interessante sobre o suplemento Guerras Táuricas:

http://www.dot20.com.br/2010/09/12/resenha-guerras-tauricas/

Resumo: "É uma merda flamejante, mas é excelente."

Tô passando por alguns dos dias mais deprimentes do meu passado recente, mas essa resenha (e as reações que causou) conseguiu me fazer rir litros.

Obrigado, caras.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor crudebuster em 14 Set 2010, 01:02

Otherwise escreveu:
crudebuster escreveu:enquanto a vaca vai pro brejo também...

Pro brejo não. Pra Valkaria... Não leu o livro não? ;-)

Pô, não avacalhe-me, mah boooi!

Se bem que, vaca vai pra Valkaria, Valkaria foi pro brejo, avacalharam Valkaria... hmm, boi ideia!

Mas não vamos ficar procurando chifre em cabeça de minotauro, né. Hoje nem é dia do corno...
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor AKImeru em 15 Set 2010, 12:14

Matheus Borges Ziderich escreveu:Eu tô sem tempo, mas vai dois exemplos: Dizer que o TRPG não tem a quantidade de descrição necessária para se jogar no mundo de Arton? Como assim, o livro tem mais material descritivo que um LdJ ou mesmo as duas primeiras edições do cenário, e ninguém nunca teve problemas pra jogar com o material dali. TRPG não tem quantidade completa das informações do cenário, mas tem a quantidade NECESSÁRIA pra que se possa jogar e a resenha diz que não.
Também há uma descrição das linhagem elemental de feiticeiro que diz que uma habilidade de um nível mais acima (quinto ou décimo) está disponível no primeiro e aproveita pra comentar que aquilo é mais um indício de "desequilíbrio do sistema", mas na verdade é um erro do autor.

Quando ao ldj: Livro do Jogador Básico para D&D não possui um cenário. Cabe ao mestrar criar um.
Quanto ao outro argumento: Eu honestamente acho que não é a descrição que é o problema, e sim o número limitado de desafios incluidos no livro.

Não haveria problema algum se afirmassem que você precisa dos 3 "livors básicos" para jogar, exceto que o livro é vendido como jogavel.

Ele até pode ser, porém irá requer trabalho do mestre.

Se o mestre está trabalhando, eu recomendo ele baixar o SRD e trabalhar ali. É gratuito e aquele material teve playtest e cuidado quando foi feito, e já foi discutido aqui como os sistema alternativos dele podem até mesmo ser quebrados, mas são menos do que os apresentados a tormenta (Compare o sistema de magia por pontos dos dois lado a lado. Em tormenta, o mago apenas fica mais poderoso, enquanto no SRD ele precisa trocar algumas vantagens.)

Viu como é fácil? As descrições das cidades principais de SDARPG se assemelham bastante as descrições que estão no primeiro capítulo do TRPG, os montros a mesmíssima coisa e Minas Tirith não tem uma descrição completa como Malpetrim tem no TRPG. O mundo de Arton tá descrito no livro, sua geografia, deuses, raças e história. Malpetrim só recebe uma luz maior justamente por ser o melhor ponto de partida pra aventuras do cenário e uma cidade importante nos eventos recentes. Mas é fácil ignorar isso e dizer que o livro só descreve Malpetrim e os jogadores só podem jogar lá. Só que não é verdade.

Então porque o SDARPG é pobre nas descrições é "ok" Tormenta RPG também ser pobre nas descrições?

Legends of the Five Rings tem um sistema próprio e a descrição de diversas cidades, com diversos mapas e locais para aventuras e é mais barato do que Tormenta.

Ninguém em nenhum momento disse que os jogadores apenas irão jogar na única cidade descrita do livro, e que é dificil imaginar como o mundo de Tormenta funciona com apenas uma cidade descrita. É dificil se transportar para lá se você não e um fã.

Ainda bem que o alvo foram os fãs de Tormenta.

Quanto aos minotauros escravistas: O problema é muito maior do que justificar escravidão.

Veja, como os minotauros são exatamente romanos, e o pessoal de Tormenta tem um fetiche por escravas sexuais (Vide Galrasia e suas Dragoa Caçadoras. Eu estou falando semi-sério sobre isso contudo) faz sentido deles escravizarem pessoas, porém como tormenta segue os tropes e conceitos de jogos de fantasia baseados (Copiados) de D&D, ele se prende ao sistema de "tendencias" quase que inconscientemente. Na historia real, é preciso analisar o contexto que a escravidão ocorria. Não existia nem mesmo para os romanos "livres" liberdade privada ao menos não como o que nos entendemos por liberdade. A maior diferença entre um escravo ou não era sua voz e seu laser regulado.

É facil condenar uma cultura como maligna no mundo real, porém também é incorreto.

Em um mundo de fantasia que segue os tropes de D&D, ou você quebra os moldes (Dark Sun) ou você precisa definir bem as ações como boas ou ruins.

Os Minotauros de tormenta são um caso interessante porque eles são considerados "bons" pelo cenário, mesmo se são invasores, fazedores-de-escravos e furries que seguem a linha de pensamento "squicky" das dragoa caçadoras de capturar e defender algo contra sua propria vontade.

Antes esse elemento do cenário era algo minusculo, porém como é algo que faz parte dos Minotauros e sua importancia cresceu, esses problemas se tornam mais aparentes.

Acho que o que eu quero dizer é: Cara, você já está jogando Tormenta. Escravagistas bonzinhos na realidade tem uma conotação sexual bizarra vinda de uma HQ da decada de noventa associada com uma raça de amazonas dragão bizonhas que entraram no cenário por algum motivo insano(Leia-se: Quando Tormenta era "tudo da DB que fizemos socado e impresso em menos de 100 páginas. Ah a primeira edição, como você era honesta) e que agora dominam boa parte do cenário.

Por que você se importaria com "bem e mal" quando o problema é esse samba maluco?
Editado pela última vez por AKImeru em 15 Set 2010, 12:30, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários