[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 23 Set 2010, 19:02

outra coisa: consumidores? Sério que depois de quinhentas páginas praticamente só botando o cenário abaixo de porcaria tem gente que ainda acha que a galera da Spell deve ser levada em conta como público potencial?

Asseguro-te que nenhum outro lugar é tão cheio de nipófilos interessados em bizarrices como o da Spell - o que sempre me levou a dúvida de por que não há mais fanboys de Tormenta por aqui. :mrgreen:

E não tá escrito ali em cima "não somos bonzinhos, somos sinceros"? Deveria valer o mesmo pros outros. O crude (ou qualquer outro), que claramente não curte o cenário tentar se envolver em produção de material de fã (e com esses fãs!) de Tormenta é palhaçada.

Bem, se você ler os trechos referentes ao crude por aqui, verá que a maioria deles tem um tom de pouca aprovação.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Gladius Dei em 23 Set 2010, 19:27

Matheus Borges Ziderich escreveu:"consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire algum produto ou serviço para seu consumo."
Comprou e não gostou? Ótimo, dê sua opinião e ela será levada em conta. Não comprou (ou, pior, não se deu o trabalho de avaliar), sua crítica sobre o produto não será levada em conta.

Muitas pessoas aqui já leram, pensaram, avaliaram E reclamaram. Você, no entanto, advoga que todos esses pontos levantados até agora são sem fundamento ou que nem se deram ao trabalho de avaliar "de verdade".

Basicamente, você se posicionou, como defensor do cenário neste tópico, como aquele que determina o que é válido de crítica e o que não é, e qualquer crítica que fuja da sua lógica pessoal (mesmo quando esta é carente, embora para você aparente não o ser; e ainda assim é uma lógica que está além do descrito no cenário, uma lógica SUA e não do cenário e de suas regras) não é uma crítica "de verdade". Só que a vida real não funciona assim.

Agora temos aqui um fórum com um tópico de 500 páginas dedicado a praticamente reclamar do cenário, dos autores, da vida e dos "plágios", em que ainda muitas vezes rola um ataque desnecessário e gratuito aos envolvidos com o produto. Isso não é ser consumidor em lugar algum.

Pelo contrário, a posição como o vendedor do produto se coloca diante do público-alvo pode afetar as vendas do produto, neste caso, o como um dos criadores do produto Tormenta lida com as críticas ao supra-mencionado. Ou você compraria sorvete de um cara que odeia você, quando você pode comprar do mesmo sorvete com uma pessoa mais agradável? A manifestação de frustração quanto ao nível "profissional" dos envolvidos é também um dos possíveis métodos que consumidores podem se expressar, nesse caso, da qualidade menor do produto, já que fica por vezes evidente o quanto criador e criatura são tão próximos. Tudo é, de certa forma, interligado.

E não tá escrito ali em cima "não somos bonzinhos, somos sinceros"? Deveria valer o mesmo pros outros. O crude (ou qualquer outro), que claramente não curte o cenário tentar se envolver em produção de material de fã (e com esses fãs!) de Tormenta é palhaçada.

O crude não é a Spell, e não a representa. Ninguém é Spell, somos todos Gladius, você não o sabia? HAH! :cthulhu:

Além disso, pode nem mesmo ter sido o ato do crude, pode ter sido o shin_spiegel, que eu quotei no meu post retrasado. E daí, como fica?

E vamos pensar pelo outro lado: o cenário poderia ganhar MUITO tendo pessoas que, em seu desenvolvimento, fossem críticas. Muitas vezes não adianta nada uma pessoa reclamar "de fora" da panelinha, porque ela será taxada de "HATER" e sumariamente ignorada. Se ela for ouvida de "dentro", no entanto, suas chances são melhores de ter sua opinião levada em consideração, e de ter menos erros lógicos ou de dados, e para entrar ela vai mostrar serviço para merecer o lugar. "Duas cabeças pensam melhor do que uma". Alías, penso que bom desenvolvidores fazem isso quando criam sistemas de regras, algo chamado Playtest, onde chamam pessoas não diretamente relacionadas à criação de regras para testá-las em jogo e ouvir seus furos... como você já ouviu falar em algum lugar, creio eu?
Editado pela última vez por Gladius Dei em 23 Set 2010, 19:47, em um total de 3 vezes.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor crudebuster em 23 Set 2010, 19:32

Opa, não tomei como ofensa Oda, eu estou é achando o máximo ser reconhecido como "Spelliano" em tão pouco tempo de trollagem!

Eu posso me dar ao luxo de participar lá e cá, já que nunca disse que odiava Tormenta - eu nunca joguei e realmente não a conheço muito bem - e é um ótimo cavalo de tróia para os meus interesses.

Já consegui enfurecer o Mateus, aplicando ad hominens bem agressivos. Ele deve se lembrar que lá na RPGCon, ao vivo, téte a téte, eu elogiei a postura dele enquanto criticava as pessoas da Spell que faziam perguntas redundantes e eram constantemente censuradas por serem loltrolls.

Consegui tumultuar a coisa a ponto de conhecer muitos membros daqui tão somente pelas demonstrações de conhecimento e cultura bem como seus esforços pessoais em prol ou simplesmente usuários desta Spell.

Senhoras, senhores, e Argh, eu disse que era o avatar da trollagem, vocês não levaram a sério. Peço que não levem também essa demonstração simplória de meus talentos zombarísticos.

É assim que eu faço amizades. Desculpem-me as trombadas, mas não sei fazer de outra maneira.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Gladius Dei em 23 Set 2010, 19:34

É assim que eu faço amizades. Desculpem-me as trombadas, mas não sei fazer de outra maneira.

Não se preocupe, crude, ainda o amamos do fundo de nosso coraçãozinho negro e chEIO DE ÓDIO GRAAARRGH!. Eu acho. Ou talvez não.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor crudebuster em 23 Set 2010, 20:10

Gladius Dei escreveu:Não se preocupe, crude, ainda o amamos do fundo de nosso coraçãozinho negro e chEIO DE ÓDIO GRAAARRGH!. Eu acho. Ou talvez não.

Eu não sei gostar de ninguém, desconfio de pessoas que gostam de mim, logo até mesmo que sintam coisas "ruins" e "negativas" como raiva, desprezo, ódio, nojo, asco, pena, indiferença, de minha parte já demonstra um sentimento verdadeiro, posso me alegrar por ter causado alguma reação palpável.

É, isso mesmo, eu faço de propósito. Eu não conheço o amor e a amizade verdadeiras, e não tenho certeza de que algum dia conhecerei, estou velho demais pra aprender essas coisas básicas.

Ser um troll de ponte que afasta todo mundo não é uma boa maneira de passar o tempo, então eu tento ser cordial mas tenho recaídas de atenção negativa, vez por outra. Uma vergonha, eu sei.

Me desculpem, sinceramente. Meu show é esse. Aproveitem.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Léderon em 23 Set 2010, 20:44

Eu não conheço o amor e a amizade verdadeiras, e não tenho certeza de que algum dia conhecerei, estou velho demais pra aprender essas coisas básicas.
#rsilverbloodfeelings
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor arghsupremo em 23 Set 2010, 20:49

crudebuster escreveu:Senhoras, senhores, e Argh, eu disse que era o avatar da trollagem, vocês não levaram a sério. Peço que não levem também essa demonstração simplória de meus talentos zombarísticos.

Não levei. E não me arrependo XD
Editado:
Léderon escreveu:
Eu não conheço o amor e a amizade verdadeiras, e não tenho certeza de que algum dia conhecerei, estou velho demais pra aprender essas coisas básicas.
#rsilverbloodfeelings

[/tópico]
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Sr. Pichu em 23 Set 2010, 21:14

Imagem

[/tópico]
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Madrüga em 23 Set 2010, 21:17

crudebuster escreveu:Me desculpem, sinceramente. Meu show é esse. Aproveitem.

Cara, você tem que se desculpar mesmo. Não somos responsáveis por aleijamento emocional dos outros, entretanto, e passar da linha o tempo todo conscientemente é... bobo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor crudebuster em 23 Set 2010, 21:41

Madrüga escreveu:Cara, você tem que se desculpar mesmo. Não somos responsáveis por aleijamento emocional dos outros, entretanto, e passar da linha o tempo todo conscientemente é... bobo.

Bobo? Esse é o segundo insulto mais verdadeiro que já recebi em toda a minha vida.

O primeiro foi "fofo". :ops:
Imagem
crudebuster

Mensagempor GoldGreatWyrm em 23 Set 2010, 23:44

Alguém abre o tópico de piñata do Crude e passa esses posts para lá?

Sério, tá muito off-topic.

Ainda mais com o Guerras Taúricas por aí :haha:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Aluriel de Laurants em 24 Set 2010, 00:40

Tem um ponto que vale ser ressaltado, esse tópico de tormenta rendeu uma das coisas mais legais daqui da Spell, afinal foi essa revolta e insatisfação com que é oferecido e o bom senso de não tentar melhorar tormenta e sim fazer um cenário novo que fizeram o Terras Sagradas nascer.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 24 Set 2010, 01:06

Acho que vocês não pegaram o meu ponto, mas vamos lá.
1- Não to querendo "proibir" ninguém de discutir nada, mas o que é discutido aqui não tem efeito nenhum sobre os livros de Tormenta. Os autores só vão ouvir quem comprar os livros e/ou se manifestar pelo canal apropriado, seja fórum ou email da editora. Com certeza eles não vir garimpar aqui, no meio da quantidade colossal de redundâncias ou trollagems gratuitas ao cenário, já que certamente eles podem arranjar material mais útil de outras fontes.
2-Crude eu não me enfureci aqui ,nem agora nem nunca. A discussão aqui pra mim é um passatempo, posso ter alfinetado um ou outro pra devolver certos tratamentos, mas foi só. Só achei falta de noção da tua parte em se "enfiar" no meio dum projeto sobre Tormenta.Mesmo que tu vá agregar valor a parada, é fato que vai rolar uma resistência.
3- Gladius, a Spell não tem mente coletiva mas tem fama. E foi a galera daqui que arranjou, não fui eu ou outros que inventaram. As trollagens, a falta de moderação, o excesso de ataques, seja nos assuntos do fórum ou até mesmo entre os usuários, a postura radical xiita contra Tormenta e até contra os envolvidos no desenvolvimento do cenário é característico só daqui . Mesmo quem não participa leva fama. Aliás, acho que se eu começar a levar essa fama tbm, eu vazo daqui.
Então se o crude se mete numa antologia de contos do cenário ou se o GGW vai fazer hashtag anti-Nume no twitter, quem sabe que eles são daqui vai associar com certeza. É justo? Não, tem gente aqui que não toma parte nisso, mas também foi uma galera daqui que popularizou esse perfil. Então aceita ou muda, chiar cada vez que alguém taxar alguém de "spelliano" sem mudar uma vírgula nas práticas daqui não adianta de nada.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Set 2010, 01:38

1 - e quem liga se eles vão vir aqui ver? FATAL foi dissecado lá para cima, por exemplo, e nunca houve qualquer menção de desejo de consertar o cenário. Discutir não quer dizer uma busca de melhoria do produto. Como o aluriel falou, levantar os pontos que são indesejáveis para não repeti-los é que é o intento.

2 - devia ir para o tópico de piñata

3- Matheus, a questão do Nume é... diferente. Ele ataca gratuitamente a "Spell", muitas vezes utilizando de grosseria descarada (no Twitter), ataques pessoais (fórum da Jambô), faniquitos (fórum da Jambô, também) e sempre com muita temosia e a crença que a visão e gostos dele são a única verdade (e infelizmente, o mundo não funciona assim).

E a reação no Twitter foi só uma resposta bem-humorada para a atitude dele. Sério, quando ele fala da Spell, eu sei que estou incluso neste conceito dele de "Spell", afinal, eu fui o alvo dos rageposts dele da Jambô. Tu queria que eu ficasse vendo alguém me chamar de merda e ficasse quieto? Desculpe, perco a etiqueta, mas não perco a piada (que é mostrar na vitrine uma atitude babaca de alguém com algum transtorno emocional)

O ponto que eu quero levantar é: nós criticamos, sim. Mas com fundamentação - nem sempre perfeita, eu não concordo com a visão que Tormenta é falha do ponto de vista da genética, por exemplo.

Enfim, não é uma raiva vazia. O problema que os argumentos são sempre ignorados e levados para o pessoal. E sinceramente, ninguém aqui se importa com isso, mas não adianta ficarmos falando de um jeito se o pessoal se recusa a entender e parte da premissa que estamos falando de outro jeito.

Esse é o meu ponto de vista dessa concepção erronêa de que a "Spell" é contra o mundo, quando na verdade esa ideia vem da ultrasensibilidade de gente que não consegue ver algo que gosta ser criticado - mesmo com uma pilha de razões.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Set 2010, 01:45

Todo o post a seguir pode ser considerado flood, e foi feito pelo usuário _Virtual_Adept_, e não pelo moderador.

1- Não to querendo "proibir" ninguém de discutir nada, mas o que é discutido aqui não tem efeito nenhum sobre os livros de Tormenta. Os autores só vão ouvir quem comprar os livros e/ou se manifestar pelo canal apropriado, seja fórum ou email da editora. Com certeza eles não vir garimpar aqui, no meio da quantidade colossal de redundâncias ou trollagems gratuitas ao cenário, já que certamente eles podem arranjar material mais útil de outras fontes.

Engraçado você dizer isso, visto que a resenha do Lumine, que foi um CLIENTE (já que comprou o livro) foi movida do fórum de Tormenta (onde, claramente, pertencia) para o Off-Topic da Jambô, e ignorada pelo time Tormenta.

3- Gladius, a Spell não tem mente coletiva mas tem fama. E foi a galera daqui que arranjou, não fui eu ou outros que inventaram. As trollagens, a falta de moderação, o excesso de ataques, seja nos assuntos do fórum ou até mesmo entre os usuários, a postura radical xiita contra Tormenta e até contra os envolvidos no desenvolvimento do cenário é característico só daqui . Mesmo quem não participa leva fama. Aliás, acho que se eu começar a levar essa fama tbm, eu vazo daqui.

Dane-se se temos fama. Fama não faz a realidade. Não fomos nós, jogadores de RPG, que fomos vítimas de preconceito devido a incidentes isolados? Vai dizer que os jogadores de RPG do país são merecedores da fama?

E falta de moderação nada. Quem foi ofensivo aqui levou bronca. Não foi como o Nume, no fórum da Jambô, que tem carta branca para xingar quem ele quiser. Ele xingou, diretamente e expressamente, todo um grupo de usuários pelo simples fato de terem conta em outro fórum (o fórum da Spell, obviamente), e ficou por isso mesmo.

E não temos postura radical "xiita" contra a Tormenta. Uns três membros têm. Outros pelo menos tenta fazer críticas construtivas. O resto (que são muitos) são simplesmente indiferentes.

Talvez os fãs de Tormenta é que sejam xiitas ao receberem críticas.

Então se o crude se mete numa antologia de contos do cenário ou se o GGW vai fazer hashtag anti-Nume no twitter, quem sabe que eles são daqui vai associar com certeza. É justo? Não, tem gente aqui que não toma parte nisso, mas também foi uma galera daqui que popularizou esse perfil. Então aceita ou muda, chiar cada vez que alguém taxar alguém de "spelliano" sem mudar uma vírgula nas práticas daqui não adianta de nada.

Matheus, posso até levar warn (coisa que nunca levei), mas vou ser bem sincero e direto contigo:
Pessoal da Spell foi ofendido gratuitamente por um cara que pensa que o fórum se resume a meia dúzia de gatos pingados, e respondeu na mesma moeda. Mas fez isso fora do fórum da Jambô. Temos esse direito. Ninguém precisa ficar se policiando na internet inteira para dar uma de bonzinho, mas se estivermos em QUALQUER fórum, nós respeitamos as regras do lugar. Porque fomos bem educados. Aprendemos a fazer isso aqui: se desobedecemos regras, somos punidos.

E sequer foi a maior parte do fórum que fez isso. Muitos, mesmo entre os "trolls" conhecidos, resolveram simplesmente ignorar.

Dizer que "não mudamos uma vírgula das práticas daqui" é um atestado de ignorância. Você não sabe como é a convivência daqui. Você mal sai desse tópico. Criou uma imagem da "Spell" baseada unicamente num cenário que você gosta cegamente. Se você saísse desse tópico e fosse para outras sessões (diabos, nem precisa ir longe: é só ir para outro tópico) você vai ver que a atitude dos usuários da Spell tem sido tudo, menos troll ou desrespeitosa. Se tem sido fora do fórum, não é responsabilidade do fórum, que deve cuidar apenas do comportamento interno.

Quer nos criticar? Beleza, então ao menos mantém a coerência e tenta conhecer o que está criticando.

Não é você que reclama tanto que tem gente aqui que critica Tormenta sem conhecer?

Agora, pelo que foi decidido pela moderação, algum moderador vem dar um basta a essa discussão. Se quiser me dar advertência por entrar nela, tudo bem, mas eu precisava falar.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários