[4e] Dúvidas de Iniciante

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de Iniciante

Mensagempor stinger957 em 24 Set 2010, 12:10

Olá, sou novo no fórum, acabei conhecendo-o graças ao rolo todo da resenha do TRPG na Jambô, e acabei gostando bastante do clima daqui - voltado a discussões menos apaixonadas e mais focadas no crunch do RPG.

Bom, meu problema é o seguinte: recebi o convite de um conhecido para jogar 4e, em Eberron. Aceitei na hora - gosto da ambientação e não conheço direito o 4e, e senti que talvez essa seja uma boa chance de fazê-lo. O problema é que o grupo já existe há algum tempo, e não quero atravancar o andamento das sessões ao ter de aprender as mecânicas de jogo enquanto ele acontece.

O que eu estou perguntando em específico é:

- Que material vocês recomendam para ter um conhecimento de iniciante sobre a 4e suficientemente abrangente para não chegar na sessão sem saber desgraça nenhuma? (Dou preferência para materiais que não envolvam compra/download ilegal de livros)

- Há alguma recomendação de classe/build simples e eficiente o suficiente para não ser a âncora do grupo (i.e. um personagem mal-construído que acaba mais atrapalhando do que ajudando)?

Só para dar os parâmetros de conhecimento que tenho sobre as mecânicas: sei que agora existem os tais "papéis de combate", e que muita coisa mudou nele. É, é raso assim mesmo, haha

Abraços o/
Imagem
stinger957

Re: [4e] Dúvidas de Iniciante

Mensagempor oculto em 24 Set 2010, 12:27

Bem vindo Stinger, depois dá uma passada no fórum de apresentações e conte mais sobre ti.

Sobre a quarta edição, nessa sua situação em específico, eu recomendaria a vc começar jogando com a função "agressor" (striker), preferencialmente um "ranger arqueiro" (n me recordo da tradução para a classe). Com ele basicamente vc só precisa se preocupar em realizar ataques múltiplos, dano e se manter mais afastado da ameaça. Com o tempo, observando o restante do pessoal jogar, você vai entender os conceitos de movimentação, táticas mais efetivas, etc.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor AKImeru em 24 Set 2010, 13:00

- Que material vocês recomendam para ter um conhecimento de iniciante sobre a 4e suficientemente abrangente para não chegar na sessão sem saber desgraça nenhuma? (Dou preferência para materiais que não envolvam compra/download ilegal de livros)

Se você sabe inglês;
http://www.wizards.com/dnd/NewToDnD.aspx

Se você souber inglês e quer conhecer a edição, recomendo comprar o Red box novo da linh essentials. Se você só sabe portugues, recomendo comprar o livro pela Devir.

Quanto os "papeis de combate": Eles funcionam como sempre funcionaram, exceto que dessa vez eles funcionam de fato.

Isso quer dizer que o guerreiro tem ferramentas para atrair atenção para fora do grupo, o Mago não é mais "resolve tudo + dano alto" e por ai vai. As classes foram equilibradas para existirem em seu próprio nicho e interagirem entre si. O jogo ficou mais mecânico porém para D&D isso é apenas reforçar um lado forte. O sistema nunca foi bom para narração pura como em Storyteller. Se você jogava D&D pela combinação de drama e ação o novo sistema te dá coisas como aquele esquema de desafios encontrado no livro do mestre e rituais, além de fazer doenças e armadilhas muito mais interessantes e muito mais compatíveis com combates.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Nibelung em 24 Set 2010, 19:05

stinger957 escreveu:Olá, sou novo no fórum, acabei conhecendo-o graças ao rolo todo da resenha do TRPG na Jambô

Quem disse que aquela discussão não ia dar em nada? :macaco:

Repito a recomendação do oculto: Elfo Patrulheiro com o estilo de arquearia é o personagem mais "simples e efetivo" da 4e.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 24 Set 2010, 19:15

Homens de verdade jogam de guerreiro!
AKImeru

Mensagempor Deicide em 24 Set 2010, 19:18

Homens de verdade jogam com Paladino de Força. XD
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Smaug em 24 Set 2010, 19:21

Não arrumaram isso ainda?? :sobrancelha:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Deicide em 24 Set 2010, 20:07

Smaug escreveu:

Não arrumaram isso ainda?? :sobrancelha:

Até onde sei (não estou acompanhando 4e muito), deram uma melhorada nele no Divine Power, mas ele continua bem menos interessante que o Paladino de Carisma.

Corrijam-me se estiver errado.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Kinn em 24 Set 2010, 20:23

Está errado. Ele agora é muitíssimo interessante e alguns aspectos dizem que ficou melhor que o de carisma.
Só não parei pra olhar as builds do char op pra conferir, mas isso é até fácil de fazer...

EDIT:
Pro novato, aconselho também o feiticeiro de qualquer build exceto caos. É tão simples quanto o ranger arqueiro e mais intuitivo ainda de usar a ficha porque os poderes são praticamente todos inerentes sem a necessidade de estar tendo de lembrar de escolher a presa ou lembrar do furtivo etc.
Kinn

Mensagempor Elven Paladin em 25 Set 2010, 00:11

Até onde sei (não estou acompanhando 4e muito), deram uma melhorada nele no Divine Power, mas ele continua bem menos interessante que o Paladino de Carisma.

Em linhas gerais, sim. A menos que você jogue com um Meio Orc, que nesse caso, o Paladino de Força é uma opção muito mais interessante.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Rain em 25 Set 2010, 00:32

oculto escreveu:Bem vindo Stinger, depois dá uma passada no fórum de apresentações e conte mais sobre ti.

Falando nisso, faz um tempinho que acompanho as discussões aqui do fórum e nunca me apresentei pra galera, vou dar uma puladinha lá no topico!! :victory:

Respondendo ao tópico!
Comece pelo livro do jogador!

Neste livro você vai conhecer o que a de mais básico no jogo, conhecerá as classes, funções de combate, sistema básico, fontes de poderes, terminologias, sistema de pericias e etc, ou seja, tudo o que um iniciante precisa!
Se você já conhecia as versões antigas do sistema como o d&d 3.5, você rapidamente vai se familiarizar com a nova 4ª edição.
Não recomendo nenhuma classe, já que classe de personagem vai do gosto e estilo de cada um.
Meu primeiro personagem para o sistema foi um Defender (Guerreiro) e rapidamente me adaptei a mecânica da marca e conheci o meu papel no combate.

Do mais seja bem vindo ao fórum da Spell RPG e boa sorte nas aventuras de Eberron (Cenário muito legal)!
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor shin_spiegel em 25 Set 2010, 08:27

Bem,
O Tio Nitro fez um pequeno livreto (4 paginas apenas) com as principais regras e mudanças para a 4e.
Depois ele foi revisado pelo Daniel Anand, é um bom começo para saber o que mudou e o que não mudou de forma geral.

Após ler isso eu te aconselho a ler o livro do jogador a respeito da sua classe (leia até o nível 10), então leia o capitulo de combate, e por final leia os rituais, caso se interesse faça parte do seu personagem. Com isso você pode se considerar "iniciado" em D&D 4e!

:)

Aqui o link para o resumo das regras:
http://www.4shared.com/file/90738563/18 ... anand.html
shin_spiegel

Mensagempor Nibelung em 25 Set 2010, 11:53

Bem lembrado, tem a ordem certa pra saber o que ler no livro do jogador. Eu tinha postado a um tempo atrás no Orkut, vou só copicolar aqui.

Supondo que você tenha o livro do jogador 4e em português, recomendo ler as seguintes páginas, nesta exata ordem, antes de qualquer outra coisa:

• Todo o capítulo 1 e 2, sem pular nada (pg 4-31). É o básico do básico.
  • Entenda como funciona o jogo na teoria, e como são os aventureiros (pg 256-263).
  • Aprenda o básico sobre classes, poderes, e palavras-chave no capítulo 3 (pg 52-59).
  • Capítulo de combate inteiro (pg 264-295). É a parte mais importante do jogo, já que D&D é um jogo focado primariamente na ação.
  • Pule pro capítulo de perícias. Leia sobre como elas funcionam (pg 176-180). Não precisa ler as descrições individuais ainda.
  • O básico do básico sobre Talentos (pg 192).
  • Explicações básicas sobre equipamentos (210-226). Não precisa ler cada item individualmente.

Depois disso, você leu tudo sobre como o JOGO funciona. Volte no capítulo de raças e classes, escolha uma raça e uma classe (por exemplo, elfo patrulheiro), e tente montar uma ficha de nível 1. O resto é prática.

E bem vindo ao jogo.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor stinger957 em 25 Set 2010, 12:22

Obrigado pela ajuda :D

Sobre a construção de personagem: é preciso fazer malabarismo com talentos, atributos e raça, como acontecia no D&D 3.x (i.e. fazer cuidadosamente cada escolha pro personagem não ficar inútil depois de um tempo)? Se sim, quais raças/talentos vcs recomendam? As raças específicas do Eberron se aproveitam mais de alguma das classes básicas?
Imagem
stinger957

Mensagempor AKImeru em 25 Set 2010, 12:27

stinger957 escreveu:Obrigado pela ajuda :D

Sobre a construção de personagem: é preciso fazer malabarismo com talentos, atributos e raça, como acontecia no D&D 3.x (i.e. fazer cuidadosamente cada escolha pro personagem não ficar inútil depois de um tempo)? Se sim, quais raças/talentos vcs recomendam? As raças específicas do Eberron se aproveitam mais de alguma das classes básicas?

Honestamente, não. Você não precisa otimizar seu personagem para ele ficar eficaz.

Contudo, eu recomendo ler os "builds" de cada classe e ver o que ojogo recomenda, e fazer aquilo a seu estilo.
AKImeru

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários