Hey!
Com o Rules Compendium em mãos é necessário o livro do jogador?
Desculpe pela pergunta ingenua pois nao sou jogado de d&d, entretando fiquei interessado nessa nova linha.
Moderador: Moderadores
Madrüga escreveu:Eltor Macnol escreveu:E habilidades focadas na exploração, na interação com o mundo e com os NPCs fora de combate? Isso é, de longe, o que eu sinto falta na 4e, e não acho que vá ser remediado tão cedo... é um sistema ótimo para combates, mas quando não se está rolando iniciativa eu sinto um vácuo enorme.
E os desafios de perícia? Eu gostei demais disso, não conta como opção fora de combate?

Eltor Macnol escreveu:Madrüga escreveu:E os desafios de perícia? Eu gostei demais disso, não conta como opção fora de combate?
Conta... um pouquinho. Só que eu não gostei nada do sistema de perícias da 4e, achei engessado demais, além de terem retirado várias das perícias que não eram focadas em combate.

metalsonic escreveu:O que exatamente é broken no sistema de Perícias da 4ª?
ProxAlestorm escreveu:Imho é melhor do que o sistema dos D&Ds 3x que possuem 384085596 de perícias mas que, durante o jogo mesmo, permite vc usar, vejamos, umas 15 no máximo e olhe lá.
Eltor Macnol escreveu:ProxAlestorm escreveu:Imho é melhor do que o sistema dos D&Ds 3x que possuem 384085596 de perícias mas que, durante o jogo mesmo, permite vc usar, vejamos, umas 15 no máximo e olhe lá.
Fiquei curioso com essa afirmação, pode expandir um pouco?
Se fala do fato de haver muita perícia pra poucos pontos, isso era um problema mesmo. Mas era facilmente remediado com algumas regras opcionais populares, como juntar algumas perícias similares em uma só (como Percepção ou Furtividade), e dar pontos bônus que só podiam ser gastos em perícias não-combativas, como Ofícios ou Profissões.
Em comparação, me parece que esses problemas (e alguns outros) que o sistema da 3.x tinha eram bem menores e mais fáceis de resolver que os problemas da 4e, que por sua vez não trouxe melhorias significativas pra compensar os novos problemas.

Vamos subir ao nível 30. O mago nunca aumentou força, mas nos niveis 11 e 21 ele ganha +1, ficando com força 10. Ele fica com um valor de atletismo igual +20. O guerreiro nunca precisou treinar atletismo porque ele é "bom assim mesmo", mas aumentou força sempre que possível, e pegou o destino épico Semideus, ficando com força 28 no nível 30. Ele tem +24 em atletismo. A CD média desse nível é 32. O guerreiro mantém sua chance de sucesso, enquanto o mago ficou defasado.

Fëanor escreveu:Vamos subir ao nível 30. O mago nunca aumentou força, mas nos niveis 11 e 21 ele ganha +1, ficando com força 10. Ele fica com um valor de atletismo igual +20. O guerreiro nunca precisou treinar atletismo porque ele é "bom assim mesmo", mas aumentou força sempre que possível, e pegou o destino épico Semideus, ficando com força 28 no nível 30. Ele tem +24 em atletismo. A CD média desse nível é 32. O guerreiro mantém sua chance de sucesso, enquanto o mago ficou defasado.
Nibelung, eu acho que esse é o objetivo mesmo.
Concordo. O que diz que o mago não pode ficar defasado? Se ele não quisesse ficar defasado, fosse atrás do necessário. Mas como ele foca em inteligência e não em força, o cara mais forte tem que ser melhor mesmo.

Fëanor escreveu:Nibelung, eu acho que esse é o objetivo mesmo.
Fëanor escreveu:Se você acha que alguem treinado tinha que ter mais chance, coloca um bonus adicional de +2 no tier paragon e +2 no épic.
ProxAlestorm escreveu:Eltor Macnol escreveu:ProxAlestorm escreveu:Imho é melhor do que o sistema dos D&Ds 3x que possuem 384085596 de perícias mas que, durante o jogo mesmo, permite vc usar, vejamos, umas 15 no máximo e olhe lá.
Fiquei curioso com essa afirmação, pode expandir um pouco?
Se fala do fato de haver muita perícia pra poucos pontos, isso era um problema mesmo. Mas era facilmente remediado com algumas regras opcionais populares, como juntar algumas perícias similares em uma só (como Percepção ou Furtividade), e dar pontos bônus que só podiam ser gastos em perícias não-combativas, como Ofícios ou Profissões.
Em comparação, me parece que esses problemas (e alguns outros) que o sistema da 3.x tinha eram bem menores e mais fáceis de resolver que os problemas da 4e, que por sua vez não trouxe melhorias significativas pra compensar os novos problemas.
Ok Eltor, vou tentar ser mais claro. Na verdade, não é o que o jogo lhe permita usar poucas de suas inumeráveis skills, mas o problema é que na maioria das vezes, vc tem skills que nem sabe como usar, ou a hora em que deve usá-las, ficando praticamente a escolha do mestre, permitir ou não que o jogador use determinada skill, para determinado tipo de situação. Resumindo, eu apenas acho que no 4ed. elas foram apresentadas de forma mais resumida e objetiva, facilitando a compreensão de jogadores e mestre e permitindo que vc saiba exatamente qual skill deverá usar para cada tipo de situação. Agora em relação ao desafio de perícias, pela explicação acima, o sistema ainda é um pouco falho neste aspecto.
Otherwise escreveu:Fëanor escreveu:Vamos subir ao nível 30. O mago nunca aumentou força, mas nos niveis 11 e 21 ele ganha +1, ficando com força 10. Ele fica com um valor de atletismo igual +20. O guerreiro nunca precisou treinar atletismo porque ele é "bom assim mesmo", mas aumentou força sempre que possível, e pegou o destino épico Semideus, ficando com força 28 no nível 30. Ele tem +24 em atletismo. A CD média desse nível é 32. O guerreiro mantém sua chance de sucesso, enquanto o mago ficou defasado.
Nibelung, eu acho que esse é o objetivo mesmo.
Concordo. O que diz que o mago não pode ficar defasado? Se ele não quisesse ficar defasado, fosse atrás do necessário. Mas como ele foca em inteligência e não em força, o cara mais forte tem que ser melhor mesmo.
fazendo um mago com Força 30?
Eltor Macnol escreveu:3e também tinha esse problema de os atributos definirem quais perícias tu seria mais efetivo, mas em um grau MUITO menor que na 4e... e era muito mais fácil fazer um personagem com perícias diferenciadas, e que fosse eficiente nelas, pois as graduações contavam muito mais que o atributo.
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes