[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Deicide em 29 Set 2010, 09:23

Corvo da Tempestade escreveu:
Não é porque não foi detalhado em algum material do cenário que não exista algo no Norte. Mas é impossível detalhar cada centímetro de terra de qualquer cenário de RPG com suplementos.

Realmente concordo com você, não é possível descrever cada centímetro da Terra, mas é esperado, no módulo básico, a descrição das cidades principáis do cenário. Sabe o que tenho medo...naquele local surgir uma "nova Tapista". Ou seja "puff: cidade grande e importante no mundo".

Acho que é hora dos autores pensarem no que existe no resto do mundo...afinla não é difícil alguem pensar "Será a Tormenta vai destruir tudo ou só este continente?" ou "não é melhor achar outra terra pra viver?"

Quando crio um cenário, gosto de pensar no que vai ter em cada região, mesmo que não vá usá-la. Depois, se tiver que expandir, expando em cima do que já tinha pensado.

Acho meio tosco alguém pôr uma área do mapa e dizer que não tem nada lá. Pelo menos alguma descrição genérica de que poucos foram lá, os que foram não retornam, e ocasionalmente surgem horrores vindos de lá, por exemplo, seria suficiente para dar "cor" ao desconhecido e explicar porque é desconhecido.

Por exemplo, recentemente, no meu cenário de campanha, dei um 180 graus geral numa região que não tinha explorado na campanha anterior. Antes eu a imaginava como algo rochoso, e a descrevia como "o Polo Elemental da Terra". Mas como os jogadores só sabiam da existência do pólo e de condições difíceis de vida na região, pude dar uma reviravolta legal e tornei a área uma selva densa e chuvosa, habitada por um povo supersticioso em cidades-estados e vilas isoladas e criaturas canibais na mata. O Polo Elemental da Terra continua lá, localizado numa ilha voadora. Como mantive todas as características que meus jogadores conheciam da região, eles nem notaram a mudança.

Pra mim essa é a forma de se usar uma "região desconhecida". Você tem que pelo menos predefinir alguma coisa sobre ela.
Editado pela última vez por Deicide em 29 Set 2010, 09:27, em um total de 1 vez.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Madrüga em 29 Set 2010, 09:25

Corvo da Tempestade escreveu:Ou seja "puff Pff: cidade grande e importante no mundo".

Corrigido.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Deicide em 29 Set 2010, 09:28

Madrüga escreveu:
Corvo da Tempestade escreveu:Ou seja "puff Pff: cidade grande e importante no mundo".

Corrigido.

hahah, esse tal de Pff vai dar o que falar. Realmente torna ridícula a invasão de Tapista... basta um ou dois nobres terem maximizado essa infame classe para mudar os rumos de qualquer guerra.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Otherwise em 29 Set 2010, 10:09

Acabei de lembrar de duas coisas de Tormenta...
As magias para transformar alguém em pudim de ameixa (literalmente) e a outra que te faz tomar um banho quente pensando na elfa peituda...
Otherwise

Mensagempor arghsupremo em 29 Set 2010, 10:28

Não é porque não foi detalhado em algum material do cenário que não exista algo no Norte. Mas é impossível detalhar cada centímetro de terra de qualquer cenário de RPG com suplementos.

Realmente concordo com você, não é possível descrever cada centímetro da Terra, mas é esperado, no módulo básico, a descrição das cidades principáis do cenário. Sabe o que tenho medo...naquele local surgir uma "nova Tapista". Ou seja "puff: cidade grande e importante no mundo".

Tu estás sendo hipotético. Só por que a região não está detalhado não quer dizer que vá acontece (de novo).

Corvo da Tempestade escreveu:Acho que é hora dos autores pensarem no que existe no resto do mundo...afinla não é difícil alguem pensar "Será a Tormenta vai destruir tudo ou só este continente?" ou "não é melhor achar outra terra pra viver?"

E se eles pensaram que ali não tem nada de relevante a ponto de descrever? Eles precisam explicar isso?

"Oi, gente. É o seguinte: temos uma região que não vamos detalhar porque não há relevância. Por isso viemos aqui anunciar a vocês essa decisão."

Meio... idiota, né?
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor ferdineidos em 29 Set 2010, 11:48

arghsupremo escreveu:

Tu estás sendo hipotético. Só por que a região não está detalhado não quer dizer que vá acontece (de novo).

Corvo da Tempestade escreveu:Acho que é hora dos autores pensarem no que existe no resto do mundo...afinla não é difícil alguem pensar "Será a Tormenta vai destruir tudo ou só este continente?" ou "não é melhor achar outra terra pra viver?"

E se eles pensaram que ali não tem nada de relevante a ponto de descrever? Eles precisam explicar isso?

"Oi, gente. É o seguinte: temos uma região que não vamos detalhar porque não há relevância. Por isso viemos aqui anunciar a vocês essa decisão."

Meio... idiota, né?

Concordo com que tu disse, a especulação de que algo ruim necessariamente vai acontecer é perda de tempo, e anunciar que não existe nada no local também é imbecil.

Mas, tendo em vista os últimos acontecimentos em Arton, seria interessante movimentos de exploração agora. Seja pro norte, seja para além mar.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Sr. Pichu em 29 Set 2010, 12:33

hum.. verdade
a "população comum" de Arton deve estar com medo das áreas de Tormenta, nada mais natural que resolvam fugir para um local "mais seguro"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor arghsupremo em 29 Set 2010, 13:21

Sr. Pichu escreveu:hum.. verdade
a "população comum" de Arton deve estar com medo das áreas de Tormenta, nada mais natural que resolvam fugir para um local "mais seguro"

Tipo, atravessar montanhas, minotauros, desertos e outros perigos? Pessoas comuns?

Aham, senta lá, Cláudia.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 13:52

Acho que é hora dos autores pensarem no que existe no resto do mundo...afinla não é difícil alguem pensar "Será a Tormenta vai destruir tudo ou só este continente?" ou "não é melhor achar outra terra pra viver?"

Cara, o TRPG descreve as cidades mais importantes do cenário, mas ele não é um livro de cenário. Pense nele mais como um "substituto" pros livros básicos de D&D do que pro Guia de Campanha de Forgotten Realms, por exemplo, e você vai enxergar melhor o quadro.
E pra esclarecer: a natureza da Tormenta é planar, ela literalmente assimilaria todos os planos do multiverso do cenário. Não tem pra onde fugir.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Corvo da Tempestade em 29 Set 2010, 14:08

Então deve ter alguma área de Tormenta em Moreania?

Tipo, atravessar montanhas, minotauros, desertos e outros perigos? Pessoas comuns?

Pessoa comuns não, mas com certeza deve ter algum grupo de aventureiros disposto a achar essa nova terra.( a parte de levar as pessoas comuns pode ser feita depois)

Pode até ser inevitável, mas o processo de "assimilação" da Tormenta é lento, seria lógico pensar algo como "vamos fugir enquanto pensamos em um modo de derrotar essa ameaça"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Otherwise em 29 Set 2010, 14:09

Matheus, "achar outra terra para viver" não tem nada a ver com cosmologia. Tem com "vou sair daqui e ir pra longe do Reinado tentar recomeçar a vida."
Otherwise

Mensagempor AKImeru em 29 Set 2010, 14:11

Cara, o TRPG descreve as cidades mais importantes do cenário, mas ele não é um livro de cenário. Pense nele mais como um "substituto" pros livros básicos de D&D do que pro Guia de Campanha de Forgotten Realms, por exemplo, e você vai enxergar melhor o quadro.

Ok eu tenho que falar isso mas: Não funciona assim. O livro básico não tem nenhum cenário, apenas fragmentos bem pequeninos de fluff e regras para criação de reinos, personagens e etc.

Livros de RPG que já vem com cenários geralmente são mais grossos porque estes sim descrevem o cenário onde o sistema ocorre.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Set 2010, 14:13

É que nem falar que a SRD 3.5 tem tudo que você precisa para jogar em Greyhawk.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Youkai X em 29 Set 2010, 14:16

Só lembrando que essa Muralha dos Deuses e o link anteriormente passado dizem respeito a visão particular do Dan Ramos sobre o cenário, ou seja, não é canon, é a visào dele, alterada para os gostos dele e tal.
Youkai X

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 14:18

Cara, cê não tá entendendo. Tormenta é o cenário e TRPG é umnovo jogo. Dá pra dizer agora que Tormenta é o "Greyhawk" do jogo, o cenário básico, mas não necessariamente o único. Tá nos planos da Jambô um livro de cenário para Moreania por exemplo, compatível com TRPG. Poderia também haver um livro de Ethora, compatível com TRPG.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários