[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Youkai X em 29 Set 2010, 14:28

Se lançassem livro de cenário pra Ethora eu até compraria, mas usaria outro sistema de regras, hehehehe
Youkai X

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 14:29

Questão de gosto =D. Mas é interessante notar que isso poderia alavancar cenários não dependentes da estética do D&D. Quem sabe não surje algo novo...
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Set 2010, 14:33

"Gosto" deixa de ser gosto quando você diz que gosta de determinado sistema, mas usa um conjunto imenso de house rules para que ele possa funcionar na sua mesa.

Estava discutindo mais cedo com o pessoal do chat: acho que o melhor que a Jambô poderia ter feito era um Tormenta M&M, em vez do TRPG. Primeiro, porque daria uma guinada naquele que deveria ser o carro-chefe da editora (o M&M). Segundo, porque enfatizaria o "genérico" do sistema. Terceiro, porque já é um sistema conciso, equilibrado e testado. Mas isso é assunto para um post mais longo, que farei mais tarde.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Set 2010, 14:37

Youkai X escreveu:Se lançassem livro de cenário pra Ethora eu até compraria, mas usaria outro sistema de regras, hehehehe

Eu também, Ethora é um cenário que tem potencial.

Spex!
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor ferdineidos em 29 Set 2010, 14:38

VA, seria mais lógico por um lado, mas acho que isso ia enfurecer outros tantos.
Pois existe essa tal retrocompatibilidade que foi alardeada para simplesmente dizer: o sistema é outro, mas o seu personagem antigo ainda cabe aqui.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 14:39

Seria pular do D&D e ir pro M&M. O carro chefe da editora é Tormenta, alavancar o cenário é mais jogo do que alavancar outro produto, cuja propriedade intelectual nem da editora é.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Set 2010, 14:40

Eu até concordaria, se o sistema tivesse ficado bom.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 14:42

GoldGreatWyrm escreveu:
Youkai X escreveu:Se lançassem livro de cenário pra Ethora eu até compraria, mas usaria outro sistema de regras, hehehehe

Eu também, Ethora é um cenário que tem potencial.

Spex!

Potencial tem, mas tá abandonado tem anos. O último material que saiu foi a reedição da matéria sobre os purpuris numa DS.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Metal Sonic em 29 Set 2010, 14:49

_Virtual_Adept_ escreveu:Estava discutindo mais cedo com o pessoal do chat: acho que o melhor que a Jambô poderia ter feito era um Tormenta M&M, em vez do TRPG. Primeiro, porque daria uma guinada naquele que deveria ser o carro-chefe da editora (o M&M). Segundo, porque enfatizaria o "genérico" do sistema. Terceiro, porque já é um sistema conciso, equilibrado e testado. Mas isso é assunto para um post mais longo, que farei mais tarde.

:venera: :venera: :venera:

Isso seria MUITO bom!

:venera: :venera: :venera:

O problema é que M&M não dá pra fazer coisas "massavéio" como em D&D, onde os "leleske" se amarram em juntar números em personagens incoerentes.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Set 2010, 14:52

VA, seria mais lógico por um lado, mas acho que isso ia enfurecer outros tantos.
Pois existe essa tal retrocompatibilidade que foi alardeada para simplesmente dizer: o sistema é outro, mas o seu personagem antigo ainda cabe aqui.

Cara, essa dita retrocompatibilidade é mentirosa. O melhor seria ser honesto, migrar de sistema, e criar um guia de conversão. Não é impossível converter um personagem de D&D 3.5 para M&M.

Seria pular do D&D e ir pro M&M. O carro chefe da editora é Tormenta, alavancar o cenário é mais jogo do que alavancar outro produto, cuja propriedade intelectual nem da editora é.

Qual é o carro-chefe eu não sei. Por isso eu disse que "deveria ser" o carro-chefe. M&M é um sistema conciso, equilibrado, testado e bastante genérico. O fato da Jambô criar outro sistema (como foi feito com o TRPG) foi concorrer consigo mesma.

Olhem o exemplo da Devir (que tem realizado um bom trabalho nos últimos anos, há de se admitir): em RPG, os principais sistemas são três, e um não concorre com o outro em momento algum:
D&D - Fantasia medieval, orientado a ação e combate. Ágil, usa miniaturas, heróico.
Storytelling - Horror pessoal moderno, focado em mecânicas de interpretação. Simples, o mais letal, maior ênfase num único cenário.
GURPS - Genérico, cheio de regras opcionais. Simulacionista, pode mudar o foco, mas geralmente se encaixa onde D&D e Storytelling não entram (como ficção científica, ação moderna ou artes marciais).

A Jambô, por outro lado:
Reinos de Ferro - Fantasia medieval Steampunk. Não sei muito mais que isso.
M&M - Supers com elementos genéricos. Focado em heroísmo e ação.
3D&T - Simples, tenta ser genérico, funciona para coisas épicas (como... supers), elementos animélicos. Focado em... ação e heroísmo.
Tormenta RPG - Fantasia medieval. Pode ter steampunk. Tem ação. Tem heroísmo. Tem elementos animélicos.
Dragon Age - Recentemente anunciado. Fantasia medieval, mas de nível mais baixo.

Sou só eu, ou vocês também acham que a Jambô concorre consigo mesma o tempo inteiro?

O problema é que M&M não dá pra fazer coisas "massavéio" como em D&D, onde os "leleske" se amarram em juntar números em personagens incoerentes.

Não sei o que você quis dizer com isso, explique melhor.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor AKImeru em 29 Set 2010, 14:57

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, cê não tá entendendo. Tormenta é o cenário e TRPG é umnovo jogo. Dá pra dizer agora que Tormenta é o "Greyhawk" do jogo, o cenário básico, mas não necessariamente o único. Tá nos planos da Jambô um livro de cenário para Moreania por exemplo, compatível com TRPG. Poderia também haver um livro de Ethora, compatível com TRPG.

Exceto que você não está entendendo.

"Greyhawk" não existia no livro básico, apenas elementos de leve. Ele em nenhum momento tenta ser um livro de Greyhawk.

O livro de Tormenta não dá apenas pinceladas, ele tenta te dar um pouco mais, mas não faz o caminho completo (Compare Tormenta d20 com Tormenta RPG por exemplo.)

Minha critica se dá nisso: O livro não sabe o que quer vestir. Ele não sabe se quer ser Legend of the Five Rings e ter um sistema e um cenário em um livro só, ou D&D onde pouquissimos elementos do cenário surgem.

DCA sofre do mesmo problema por exemplo.

Dragon Age no Brasil?

First day purchase
Editado pela última vez por AKImeru em 29 Set 2010, 15:07, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Metal Sonic em 29 Set 2010, 15:01

Eu conheço uma pá de gente que não gosta de M&M porque o sistema "tenta equilibrar demais, restringindo os jogadores e impossibilitando boas combinações", ou seja, nego não consegue mais criar aqueles personagens absurdos que estão muito acima do que eles deveriam estar dado aquele nível/quantidade de pontos.

E muitas pessoas ainda são muito presas ao conceito de Classes, do engessamento que D&D te traz, e quando se deparam com um sistema tão aberto, elas se sentem perdidas.

Arton combinaria perfeitamente com M&M, o problema é que o cenário é do Trio, e o Trio só gosta mesmo é de D&D... Nem 3D&T eles ligam muito (basta ver que 3D&T nunca teve melhorias significativas por parte do seu autor, falta de playtest).
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor ferdineidos em 29 Set 2010, 15:08

_Virtual_Adept_ escreveu:

Cara, essa dita retrocompatibilidade é mentirosa. O melhor seria ser honesto, migrar de sistema, e criar um guia de conversão. Não é impossível converter um personagem de D&D 3.5 para M&M.

Concordo plenamente que a retrocompatibilidade não existe, mas o efeito psicológico é inegável. Anunciam um sistema de tormenta baseado em 3.X, prometendo o mundo. Na cabeça do fã, é muito mais interessante que mudar completamente a estrutura com o M&M. Se a realidade não comporta...aí já é incompetência mesmo.

(deixo claro que acharia realmente muito mais interessante se tivessem investido no M&M, em especial pelos pontos que você citou)
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 29 Set 2010, 15:12

Oda Nobunaga escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, cê não tá entendendo. Tormenta é o cenário e TRPG é umnovo jogo. Dá pra dizer agora que Tormenta é o "Greyhawk" do jogo, o cenário básico, mas não necessariamente o único. Tá nos planos da Jambô um livro de cenário para Moreania por exemplo, compatível com TRPG. Poderia também haver um livro de Ethora, compatível com TRPG.

Exceto que você não está entendendo.

"Greyhawk" não existia no livro básico, apenas elementos de leve. Ele em nenhum momento tenta ser um livro de Greyhawk.

O livro de Tormenta não dá apenas pinceladas, ele tenta te dar um pouco mais, mas não faz o caminho completo (Compare Tormenta d20 com Tormenta RPG por exemplo.)

Minha critica se dá nisso: O livro não sabe o que quer vestir. Ele não sabe se quer ser Legend of the Five Rings e ter um sistema e um cenário em um livro só, ou D&D onde pouquissimos elementos do cenário surgem.

DCA sofre do mesmo problema por exemplo.

Cara, nem DCA nem TRPG sofrem do mesmo problema. Eles apenas oferecem mais pano de fundo que a média, mas não se propõe a substituir um livro de cenário. E funciona, jogos como M&M e D&D funcionaram sem cenário por um bom tempo, funcionando apenas como meio pros jogadores criarem suas próprias histórias do zero.Esses livros apenas trazem mais material.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Metal Sonic em 29 Set 2010, 15:19

Imagem

Releia os itens 2 e 4 da lista da contra capa, por favor?

Metal Sonic
Webmaster

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários