RED BOX D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: RED BOX D&D

Mensagempor ProxAlestorm em 28 Set 2010, 20:03

Nibelung escreveu:
Eltor Macnol escreveu:3e também tinha esse problema de os atributos definirem quais perícias tu seria mais efetivo, mas em um grau MUITO menor que na 4e... e era muito mais fácil fazer um personagem com perícias diferenciadas, e que fosse eficiente nelas, pois as graduações contavam muito mais que o atributo.

Exceto que se tu não fizesse multiclasse, tu ia ter +11 (+sab) em observar contra +23 (+des) do ladino em esconder-se/furtividade. E ia ser quase igual não ter bônus nenhum. Eu gostei de colocarem metade do nível, e o bônus por ser treinado ser BOM, mas não MUITO bom. O vácuo entre as piores perícias e as melhores é bem menor que na 3e.

Por mim, D&D podia voltar meio ao esquema de atributos do AD&D: Nunca aumentam e pronto. Talvez +1 ou +2 por tier, e parar nisso. Mas divago.

Pois é o sistema realmente funciona desta forma: as perícias estão pré-inseridas nas classes, sendo que caso vc não faça um char multiclasse ele realmente será muito pobre em determinadas skills ainda que tenha atributos relacionados às mesmas e isso não mudou muito do 3x para o 4ed. Quem não se acostumou ainda com esse esquema no D&D é porque não se adaptou ao sistema em si. Particularmente eu acho aceitável que um char seja excepcional em certas tarefas como medíocre em outras. O problema mesmo é só o número de skills por classe.
Editado pela última vez por ProxAlestorm em 28 Set 2010, 20:51, em um total de 1 vez.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Set 2010, 20:40

Nesse ponto, o que eu vi (apenas em descrições superficiais) do sistema usado em Pathfinder (e chupinhado de SAGA) parece ser uma das melhores alternativas até agora. Mas vou deixar pra afirmar isso com mais certeza só depois que ler.

Só que você escolheu um dos exemplos mais extremos possíveis, Nibe. É um teste resistido, perícia de classe contra perícia que não é de classe, e você pegou no nível 20. A grande maioria dos jogos de D&D 3.x não passa do nível 12, a maior parte do tempo dos jogadores é passado dos níveis 6~10... tirando os que gostam de jogos épicos, mas esses não dão bola pra equilíbrio. :bwaha:

Nessas situações mais comuns, a diferença não é tããão gritante assim, justamente porque os atributos não influenciam tanto.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Elven Paladin em 28 Set 2010, 21:19

Nesse ponto, o que eu vi (apenas em descrições superficiais) do sistema usado em Pathfinder (e chupinhado de SAGA) parece ser uma das melhores alternativas até agora. Mas vou deixar pra afirmar isso com mais certeza só depois que ler.

A única coisa que o sistema de perícias de Pathfinder tem com SAGA é o fato de ter perícias treinadas. Todo o resto é bem dissimilar e pode ser visto na OGC de Pathfinder. Mas explicando em termos simples:

A progressão de perícias em Pathfinder progride de 1 a 20 graduações, com o limite de 1 graduação a cada nível de personagem. Se você colocar um ponto em uma perícia, ela será considerada Treinada ( e você terá acesso a todos os usos dela) e caso essa perícia que você colocou ao menos 1 ponto ( ou seja, Treinada ) seja uma Perícia de Classe, você ganha +3 nessa perícia.

Ou seja, é bem parecido com o sistema de perícias de D&D, com as seguintes diferenças:

1. Não há diferenças de custo entre uma perícia de classe e uma perícia que não é da classe.
2. Perícias que são da Classe, case seja gasto 1 ponto nelas, recebem +3 de bônus.
3. Os pontos de perícias não são multiplicados por 4 no nível 1.
4. Algumas perícias foram unidas ou sumiram, mas o número não é muito dissimilar ao D&D 3.5
5. Não existem mais bônus de sinergia devido a 5 graduações.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Set 2010, 13:00

Valeu, Elfo.

Acho que eu só não gostei do fato de a diferença entre perícia de classe e de outra classe ser tão pouca, eu aumentaria um pouquinho... nem que fosse fazendo apenas o primeiro ponto investido nelas ter custo dobrado. Ou limitando a apenas 1 ou duas perícias fora de classe com custo normal, o resto com custo maior.

Mas voltando a falar da Red Box:

Li duas análises bem completas e bem contundentes do conteúdo da Red Box, e achei as duas bem convincentes. A conclusão final é inevitável: a Red Box é um produto mal planejado e que não cumpre bem a proposta que se ofereceu a cumprir.

Análise um pouco mais piedosa:
http://newbiedm.com/2010/09/06/newbiedm ... arter-set/

Análise bem impiedosa:
http://www.thealexandrian.net/archive/a ... l#20100928

Achei os argumentos deles tremendamente sólidos.

Espero que o Rules Compendium e os "Heroes Of" compensem isso. Porque, por mais bonita que seja, em termos de conteúdo a Red Box parece ter decepcionado FEIO.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor ProxAlestorm em 29 Set 2010, 16:27

Eltor Macnol escreveu:Valeu, Elfo.

Acho que eu só não gostei do fato de a diferença entre perícia de classe e de outra classe ser tão pouca, eu aumentaria um pouquinho... nem que fosse fazendo apenas o primeiro ponto investido nelas ter custo dobrado. Ou limitando a apenas 1 ou duas perícias fora de classe com custo normal, o resto com custo maior.

Mas voltando a falar da Red Box:

Li duas análises bem completas e bem contundentes do conteúdo da Red Box, e achei as duas bem convincentes. A conclusão final é inevitável: a Red Box é um produto mal planejado e que não cumpre bem a proposta que se ofereceu a cumprir.

Análise um pouco mais piedosa:
http://newbiedm.com/2010/09/06/newbiedm ... arter-set/

Análise bem impiedosa:
http://www.thealexandrian.net/archive/a ... l#20100928

Achei os argumentos deles tremendamente sólidos.

Espero que o Rules Compendium e os "Heroes Of" compensem isso. Porque, por mais bonita que seja, em termos de conteúdo a Red Box parece ter decepcionado FEIO.

Lol, com certeza a segunda análise é bem impiedosa. O autor praticamente odeia 4th ed. e mete o pau no sistema em todos seus artigos. Achei muito paia esse cara. :evil:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Metal Sonic em 29 Set 2010, 16:47

Mas ele mete o pau e mostra argumentos sólidos. Eu reconheço todos os defeitos que ele aponta, mas isso não deixa o sistema menos divertido como jogador para mim.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Set 2010, 18:38

Exato. Ele deixa bem claras as opiniões negativas que tem sobre D&D 4e, mas todos os comentários que faz são baseados em argumentos sólidos e bem explicados. Descartar as opiniões dele com esse raciocínio seria o mesmo que descartar automaticamente as opiniões de todos os Spellianos sobre Tormenta, apenas porque a maioria deixa bem claro que não gosta do cenário.

Já o site NewbieDM, da primeira resenha, tem opinião favorável à 4e, e ainda assim achou ruim o material do Starter Set. Na verdade, ainda não achei nenhuma resenha que seja 100% favorável.

Por outro lado, Rules Compendium + Heroes Of eu ainda tenho bastante esperança. Parece que deram uma melhorada (de novo) nos Skill Challenges, e as classes estão com fluff e crunch bem desenvolvidos.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor ProxAlestorm em 29 Set 2010, 19:35

Gente, acho que na verdade, ele cita as características do jogo que ele não gosta como defeito e portanto, o analisa de forma subversiva. Eu não vejo isso como algum tipo de argumento sólido, podem ser até bem explicados. Mas essa coisa por exemplo, de que o 4ed. não tem mais o "feeling" do D&D e história pra boi dormir. O sistema nunca vai agradar a gregos e troianos e sempre vai ter gente pra botar defeitos. Portanto ficar discuntindo qual versão é melhor, ou qual realmente é D&D ou não é muito pointless.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Set 2010, 19:47

Mas você chegou a clicar no link? Ele nem chega a tocar nesse assunto. Os argumentos daquele artigo em específico são sobre como o Starter Set não é um produto que sirva bem como Starter Set...

Sério, não dispense a opinião do cara só porque você não gosta dele. Pelo menos leia a opinião antes de discordar. :P
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor ProxAlestorm em 29 Set 2010, 22:34

Hehe, não estou falando do artigo em específico sobre o Starter Set. Mas o artigo que ele fala sobre seus playtests e opiniões sobre o 4ed. são muito pouco imparciais.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Set 2010, 23:07

Bah, juízes é que deviam ser imparciais. Quando eu leio uma resenha, quero é a opinião do indivíduo, eu concordando com ela ou não. :P Só que eu concordo com a maioria dos argumentos que ele faz sobre a 4e, _E_ entendo que são pontos que muita gente não considera defeitos graves, mas pro tipo de jogo que eu mais gosto eles são. De qualquer forma, vou deixar isso pra quando eu tiver tempo de escrever um tópico sobre o assunto.

Por enquanto, me focando nas críticas mais específicas que tenho visto sobre a Red Box:

- O Player's Book consiste APENAS da historinha "choose your adventure" que vai gerando o personagem lentamente de acordo com as opções do jogador. Não existe nenhum outro método mais direto de criação de personagem, nem nesse livro nem no outro. Em um grupo de quatro novatos, cada um vai ter que ler a historinha inteira enquanto os outros aguardam. Em um grupo que já jogou e quer testar personagens novos, vão ter que passar de novo pela mesma historinha. Achei isso um erro crasso!

- O Player's book também não tem nenhuma outra informação de jogo - não diz como é um combate, não tem uma listinha das perícias e pra que servem... todas essas informações que são vitais pra jogadores estão apenas no guia do mestre, o mesmo livro que tem todas as informações da aventura que vem no módulo, ou seja, não dá nem pra ficar passando o livro entre mestre e jogadores pra consultarem quando tiverem dúvidas... fica literalmente tudo nas costas do mestre.

- As cartas de Poderes são um ótimo acessório. O fato de os poderes existirem APENAS nas cartas, sem estarem impressos em nenhum lugar dos livros, é uma mancada. Ainda mais quando dois jogadores fazem personagens da mesma classe...

- A Red Box é limitada demais. Só tem informações sobre o básico do básico, personagens daquelas classes e builds, apenas até o nível 2, sem opções de fazer PJs com outros equipamentos ou talentos, só aquela meia-dúzia de modelos prontos. O conteúdo dela se esgota rapidamente, e depois disso é preciso comprar os livros básicos do Essentials pra continuar jogando... só que no momento que comprar esses livros, a sua linda caixa vermelha se torna 90% inútil. No máximo você ainda vai aproveitar os dados e alguns dos tokens, porque o resto não serve pra nada, é totalmente substituído pelos livros da Essentials. Ou seja, vai ficar aquela sensação xarope de ter jogado dinheiro fora.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Youkai X em 29 Set 2010, 23:21

Bah, então a Red Box é um tanto quanto inútil mesmo.
Youkai X

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Set 2010, 01:42

Outro detalhe que vi mencionarem no tópico da EN World... A Red Box não tem nem mesmo as informações mais básicas possíveis sobre equipamento. A aventura que vem na caixa tem goblins armados com arcos e espadas curtas... mas não tem nenhuma informação sobre o dano delas caso os PJs quiserem pegar uma das armas dos inimigos derrotados pra usar!

Considerando que o Rogue criado pela aventura-solo tem só uma mísera adaga (mas é informado que sabe usar arcos e espadas), isso é algo quase óbvio a se tentar... mas os livros não têm informações de como fazer isso. :duh:

Editado: ...E a Red Box não tem descrição das raças de personagem em nenhum lugar. Nada. Nuthin'. O livro do jogador só diz "você é um halfling", ou "você é um anão", ou "você é um elfo", e era isso. :putz: Você é um jogador novo e não tem ideia do que diabos é um RAUFILING? Azar seu. Vá comprar os Essentials pra descobrir.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Metal Sonic em 30 Set 2010, 08:52

É realmente TOTALMENTE FAIL! :duh: :putz:
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor ProxAlestorm em 30 Set 2010, 11:21

Então pelo que ta parecendo ela deveria ser nomeada de "Set of Presentation". Mas não to muito preocupado, comprei a minha porque estou pensando em colecionar a linha essentials mesmo. :b
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários