[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Set 2010, 00:54

Tem uma diferença entre traços culturais/whatevers do cenário virem grampeados nas regras e a parte descritiva estar lá para dar um gostinho em cima do conceito ao invés de... estar grampeada nas regras.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor crudebuster em 30 Set 2010, 01:10

Pra depois tudo ser retconado à vontade, jogando uma torta de creme com uma grande cereja nas fuças de quem achava que conhecia os detalhes da coisa. Puxa, eu já fiquei surpreso de ter de ouvir que mesmo coisas esquecidas e superficiais do passado estão sendo reformuladas sabe-se lá porquê, talvez Rule of Cool a Mach 5.

Isso bem que poderia se chamar "Revisionismo Fantástico", retcon só é pouco pra descrever essas doideiras. É gancho demais pra pouco material oficial.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Iuri em 30 Set 2010, 01:21

GoldGreatWyrm escreveu:Tem uma diferença entre traços culturais/whatevers do cenário virem grampeados nas regras e a parte descritiva estar lá para dar um gostinho em cima do conceito ao invés de... estar grampeada nas regras.

E tu não concorda que habilidades como passo feérico é uma caracteristica do cenário que acaba grampeada nas regras? Até mesmo o bonus em histório dos draconatos o é.
Aliás, por não ter lido o TRPG eu não sei exatamente do que estou falando. Se tu puder dizer quais traços do cenário foram grampeados em cada raça na forma de regras talvez eu entendesse melhor teu ponto.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Kinn em 30 Set 2010, 07:40

Se não houver viagem planar no cenário em questão (o que é incomum, pois é um elemento básico e geral da maioria das obras de fantasia; um exemplo de exceção é ravenloft) não anula o poder eladrin. O poder ainda é um teleporte racial de curto alcance. Mudar o fluffy mantendo o poder não é difícil nesse caso, por exemplo dizendo que é um traço místico da raça que tem tanta magia entranhada no corpo que nem vemos sua pupilas, em comparação aos seus primos elfos, os quais parecem bem mais mundanos sem a aura mística tipica dos eladrins - e note: vemos as pupilas dos elfos.

O +2 dos dragonborns pode continuar da mesma forma, explicado que dragões vivem muito e são muito inteligentes, por isso deixam aptidão historiográfica em seus mestiços (assumindo que sejam uma versão de meio-dragões como fiz em meu cenário, já que em meu cenário não existiu isso de império dragonborn).

+2 numa perícia ou um poder racial que pouco afeta de verdade elementos de cenário não forma traços grampeados na raça.
Por exemplo, criei mais famílias elficas no meu cenário e estas sim são bem grampeadas no cenário, embora não seja difícil adaptá-los em questão de regras, não significa que serão funcionais em outros cenários porque seus conceitos modelagem e origem são lógicos apenas no meu cenário - claro, não impede de ser incluído em forgotten por exemplo, mas necessitaria de altas explicações do porque por exemplo ninguém nunca havia ouvido falar deles?

Agora talentos da tormenta é que nem talentos de dragonmarks. Algo feito para o cenário e se quiser transportar terá de arranjar explicações. Ou melhor ainda: se comprasse um suposto livro de eberron que viesse com regras de sistema e o cenário (como é o argumento de que Tormenta é genérico para fantasia medieval) um mestre teria que ignorar as dragonmarks se isso não existisse em seu cenário (o que acho que é bem natural não existir).

Acho ainda mais estranho comprar por exemplo 'vampiro a máscara' pra mestrar 'mago a ascenção' só pq no capitulo de antagonistas traz exemplos de fichas adaptadas para tal fim. Ou comprar tormenta para mestrar eberron... quem compra um livro de cenário que vem com regras é para mestrar nele, ora.
Kinn

Mensagempor AKImeru em 30 Set 2010, 07:57

Iuri escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:Tem uma diferença entre traços culturais/whatevers do cenário virem grampeados nas regras e a parte descritiva estar lá para dar um gostinho em cima do conceito ao invés de... estar grampeada nas regras.

E tu não concorda que habilidades como passo feérico é uma caracteristica do cenário que acaba grampeada nas regras? Até mesmo o bonus em histório dos draconatos o é.
Aliás, por não ter lido o TRPG eu não sei exatamente do que estou falando. Se tu puder dizer quais traços do cenário foram grampeados em cada raça na forma de regras talvez eu entendesse melhor teu ponto.

Compare um Minotauro com o Minotauro do livro dos monstros.

E de que cenário você está falando? 4e não possui nenhum.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor shin_spiegel em 30 Set 2010, 09:11

Só para deixar aqui mais lenha.
http://www.dot20.com.br/2010/09/28/gran ... o-inverno/

Agora vamos ver queimar.

:)
shin_spiegel

Mensagempor ferdineidos em 30 Set 2010, 09:24

Matheus Borges Ziderich escreveu:Caras, quem falou em genérico? A proposta do livro é só ser um jogo de fantasia medieval, não necessariamente amarrado a Arton. Não sugeri jogar campanhas de horro cthulhiano ou faroeste com o livro, apenas apontei que ele serve como RPG de Fantasia Medieval. Ele tem Tormenta entranhado/como modelo/referência? Têm, mas ele funciona como um conjunto de regras padrão pra qualquer campanha do gênero. Ele funciona da mesma forma que o D&D nesse sentido, seja 3.5 ou 4E, por isso é uma alternativa. Vai haver um livro de cenário, justamente pq o TRPG não é um livro de cenário. Ele tem suas passagem sobre Arton, mas pra servir como referência, não pra substituir um "guia de mundo".

É claro que é amarrado a Arton, caceta. Tem coisas específicas para o mundo. Coisas mecânicas. Lefeu é o exemplo mais óbvio, alguns feats também. E oq ue falar de Proteção Mental contra Sondagem sobre a Localização de Doherimm?

Cacilda, qual o problema de TRPG ser voltado para o mundo de Tormenta? Isso por si só não diminui em nada o material.

shin_spiegel escreveu:Só para deixar aqui mais lenha.
http://www.dot20.com.br/2010/09/28/gran ... o-inverno/

Agora vamos ver queimar.

Isso já foi postado algumas páginas atrás. Como foi dito, é material de fã. É horrível, mas é de fã.

Agora a discussão em pauta é que o Iuri e o Matheus insistem que TRPG é tão genérico quanto D&D.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Set 2010, 09:26

Só para deixar aqui mais lenha.

E ainda diz que não é troll. :dança:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Metal Sonic em 30 Set 2010, 09:31

Olha, quando alguém me mostrar um livro básico de D&D que tem a descrição de uma cidade e a linha de tempo de alguma ambientação, eu vou achar que D&D é tão "genérico" quanto TRPG. :doido:
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor AKImeru em 30 Set 2010, 09:48

Só um adendo, eu adoro como o Matheus concorda com os argumentos do pessoal ao mesmo tempo que afirma que Tormenta é genérico.

É o mesmo que falar "Um ser humano não pode-se afogar! Porém de fato, ele fica sem ar embaixo d´agua."
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor shin_spiegel em 30 Set 2010, 10:16

Offtopic:
Lumine Miyavi escreveu:
Shinspiegel escreveu:Só para deixar aqui mais lenha.

E ainda diz que não é troll. :dança:

Em algum lugar eu tenho que torrar os "Troll Exp" que consegue nos ultimso tempos certo?!

Voltando ao assunto,
Minha visão a respeito, não estou dizendo que é a verdade, é apenas a maneira que penso a respeito.

Porque GURPS é genérico?
Porque com ele você somente adiciona elementos de "Fluff" e pronto, a coisa está pronta.

Porque eu não acho M&M genérico?
Porque se você limitar a uma aventura de "James Bond" você terá que remover mais de 80% do livro para fazer a aventura.

Porque D20 Modern é genérico?
Porque é somente adicionar "Fluff" e "Renomear as Classes Avançadas"

Porque eu não acho D&D Genérico?
Porque é necessário remover primeiramente algum "Fluff" e adicionar os novos elementos.

Entretanto, D&D é mais "genérico" que Tormenta RPG.
Considerando que a fantasia medieval é muito inspirada em elementos de Tolkien, então assumimos que a fantasia medieval é tudo o que tolkien escreveu a respeito. Mas existem outros elementos que também são fantasia medieval e podem muito bem não se enquadrar em "tolkien".

Minha visão a respeito,
Como eu disse, não é a "verdade suprema" apenas a maneira como vejo as coisas.

shin_spiegel

Mensagempor crudebuster em 30 Set 2010, 10:25

Ei, você está fazendo errado, se você trollar ganha mais TP, não "queima" eles. :)

Você ainda não tem nível para usar técnicas que gastam TP. Assim diz o avatar. :P
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Metal Sonic em 30 Set 2010, 10:30

shin_spiegel escreveu:Porque GURPS é genérico?
Porque com ele você somente adiciona elementos de "Fluff" e pronto, a coisa está pronta.

Porque eu não acho M&M genérico?
Porque se você limitar a uma aventura de "James Bond" você terá que remover mais de 80% do livro para fazer a aventura.

Na verdade não. A maioria dos itens que o Bond usa são Dispositivos, e devido a isso você usa uma grande gama de Poderes. E James Bond é um tipo de aventura bem cinematográfica, bem coerente com a proposta de M&M.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Leisses em 30 Set 2010, 10:43

Eu sei que o link do dot20 já foi postado páginas e páginas atrás, mas tem uma coisa que eu só li agora e que demonstra muito do que o pessoal falou mais cedo sobre alguns fãs de Tormenta:

Sim, sei que não tem sentido ele usar uma armadura de gelo eterno, mas é mais por uma questão de visual que de mecânica: ele causa mais impacto nos jogadores se aparecer com uma armadura completa de gelo eterno, não acham?

Isso vindo do dot20, que segundo o Matheus é um blog cheio de ótimas regras alternativas para Tormenta.

Agora sobre TRPG ser tão genérico quanto D&D é uma comparação ilógica. Claro que D&D não é tão genérico que possa ser jogado sem adaptação em qualquer cenário de fantasia medieval com seus livros básicos, mesmo porque não é a proposta do livro. Mas nos livros básicos de D&D você não precisa mudar o nome das habilidades das classes (e das classes), talentos, etc, e ainda ignorar toda uma linha de tempo como em TormentaRPG (caso queira jogar em outro cenário qualquer). Você muda somente o que não combina com o seu cenário e não descrições mais abrangentes como uma raça com um grande império...genérico.
Leisses

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Set 2010, 10:51

Fazendo um paralelo, é como se lançassem WH4K com uma linha de tempo e um planeta, e falassem "é tudo que você precisa para jogar".

Daí quando apontassem "hey, como vou jogar WH4K assim?" falassem "hey, é genérico, tu pode rolar qualquer cenário espacial nele, é só ignorar as regras do Chaos e não sei o quê."
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários