Forgotten Realms - o que você gosta, o que você odeia?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Forgotten Realms - o que você gosta, o que você odeia?

Mensagempor AKImeru em 14 Nov 2010, 11:44

Me lembrei de algo:

Quer se divertir em Forgotten?

Esqueça Waterdeep, Cormyr, Thay e Rashemen. Esses locais são interessantes, possuem tudo o que você gostaria de ver em uma campanha e as culturas são desenvolvidas.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lord_Metatron em 14 Nov 2010, 13:37

Só eu que nunca vi a "level inflation" de FR como defeito? Sim, o mundo É mais poderoso que a média de D&D. Isso ofende sua vaidade, saber que vai começar como menos que nada? ÓTIMO. Isso te faz pensar tristemente que vai demorar até você estar ombro a ombro com Eles? EXCELENTE.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Armitage em 14 Nov 2010, 14:11

Metatron, pelo que entendi do argumento do cara..

5) What is true for its pantheon and the 'DM PC's' is true to one extent or the other about everything in the setting. While FR did force me to question the long held assumption that 99% of the world realistically had to be either 0th or 1st level, even after holding that idea up to a candle it still could not justify every innkeeper being a retired 10th level fighter and every village having at least one NPC of 9th to 14th level. FR suffers from tremendous level inflation, and in general FR NPC's of every sort are about twice the level of NPC's found in every prior setting. Taking the numbers and dividing by two helps alot, and is pretty much essential for any NPC inflicted with 'coolness'. FR didn't create the general trend of number inflation that D&D has suffered from for 40 years now, but it certainly helped push the idea that bigger numbers are inherently cooler and better than smaller ones - even ironicly in FR's case that a high level PC is relatively weaker to the rest of the setting than in any other published setting. I mean there are usually several 20th level characters in every town with more than 20,000 inhabitants. The splat books are filled with 15th-20th level fighters that are 7 feet tall, wield two swords, and have roughly 18/00 strength (or higher!). It's utterly ridiculous.

a questão não é ficar com a "vaidade ofendida por saber que seu personagem é fraquinho" ( pelo contrário, warhammer frp é tão maneiro justamente por você começar com um ratcatcher ).

A questão é o quão ridículo/absurdo/implausível o mundo de jogo se torna quando se tem um "heróizão" em cada esquina. Isso ofende a imersão de alguns. (imagine jogar num cenário de Supers em que, quando você vai na farmácia comprar um remédio... o balconista é um Super. Depois, você vai no banco sacar dinheiro e... o caixa é um Super. E na hora de comprar pão na padaria.. o padeiro é um Super. E por aí vai.. ;) )
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor GoldGreatWyrm em 14 Nov 2010, 14:23

Que exagero, FR nem tem tantos personagens de nível alto assim, e os que tem, não são padeiros
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Lord_Metatron em 14 Nov 2010, 19:13

Silva, desculpa se fui grosseiro, mas o que eu percebo é que a situação é essa sim. É o tipo de jogador que acredita que, se NPC existe, é pra dar missão, ser salvo, ou ser espancado. O mesmo tipo que diz que se um NPC mexer o mindinho, está roubando o lugar dos heróis. Cara, é um mundo de High Fantasy! É óbvio que tem que ter gente poderosa!

Eu mesmo não vejo TANTA gente poderosa assim em Faerun, mas se for assim mesmo, bom, eu sempre acreditei que, se houver um só NPC poderoso, ele acaba com tudo. Se existem muios, eles equilibram uns ao outros, evitando que o mundo gire em torno de uma única pessoa. Juntando ao que disse anteriormente - Não iria ficar esquisito se os trocentos magos malignos de tantos níveis que os players enfrentam ainda NÃO tivessem conquistado o mundo, se não existissem outros "heróis" de alto nível pra impedi-los?

Sei lá, o que eu não quero é que os cenários virem Animê Shounen de baixa qualidade, onde TODO personagem não-vilão é um IMBECIL, enquanto APENAS o protagonista (PJs) consegue resolver TUDO.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Smaug em 14 Nov 2010, 19:16

Acho que o problema é que os NPCs de baixo nivel sequer são citados nos livros, pelo menos nos livros que eu li, lembrando que eu estou começando no cenário e lendo os livro só vejo ficha de nego de nivel épico...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Sr. Pichu em 14 Nov 2010, 20:36

Heroe's Lorebook para AD&D, smaug
tem bastante heróis de level baixo
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Smaug em 14 Nov 2010, 20:55

Ah sim, bom saber, pq a impressão que eu tive lendo os livros da 4e foi a mesma de ler um catalogo de heróis da marvel...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Skar em 14 Nov 2010, 21:15

Bem vamos ser sinceros os maiores vilões que deveriam aparecer no modulo básico tem que ser fortes o mesmo vale para os grandes heróis achar aqueles com poucos lvls é mais em suplementos mais específicos de uma determinada região.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Smaug em 14 Nov 2010, 21:21

Não acho, quer dizer, não precisa da ficha do dito cujo de nivel baixo, mas algumas linhas com nome e nivel, além de alguma história já bastam. Uso como exemplo Reinos de Ferro, que cita os NPCs importantes de nivel baixo.

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Skar em 14 Nov 2010, 21:38

Lembra que reinos de ferro o livro é gigantesco. Assim como é o material para se jogar em FR a diferença é que eu acredito que valha mais a pena colocar aqueles npcs mais impactantes que colocar npcs de lvl que não tem real importância fora de suas cidades.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor Smaug em 14 Nov 2010, 21:45

Mas, se os heróis vão interagir por mais tempo nessas cidades, não é mais importante NPCs que interajam com eles, ao invés do Mashoon e seu level 28?

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Skar em 14 Nov 2010, 21:57

Bem eu penso assim se eu quero ambientar em uma cidade especifica eu vou ver o que tem de material sobre ela. Se não tiver nada que se encaixe no lvls do pcs eu mesmo crio simples assim. Eu vejo os modulos básicos de mundo mais como enciclopédias que realmente algo que descreverá o mundo inteiro. Logo eles tem que colocar aquilo que é mais importante no cenário em si.

Skar

Mensagempor Smaug em 14 Nov 2010, 22:00

Sim, mas o fato de ter o nome de uns 3 NPCs do local e o que eles representam para a comunidade e seu papel, mesmo que de maneira simplificada, já dá uma ajuda não?

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Skar em 14 Nov 2010, 22:11

Mas será que tem espaço para isso? tipo waterdeep é gigantesca por exemplo e com personagens variando de lvls baixos até épicos. Fica mais uma questão de ter espaço para esse tipo de descrição no livro que qualquer outra coisa.

Skar

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários