Dungeons & Dragons - O que vc gosta e o que vc odeia!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Dungeons & Dragons - O que vc gosta e o que vc odeia!

Mensagempor Armitage em 15 Nov 2010, 23:31

Então GURPS deve ser o sistema mais combativo de todos, já que ele tem 3 capítulos dedicados apenas ao Combate e uma lista de armas para quase todos períodos de tempo possível. E nenhum sistema tem uma lista mais extensa e detalha de armas e veículos que GURPS.

Mas eu falei proposta e sistema. Gurps também é um sistema muito inclinado a combos, sem dúvida, mas sua proposta não é tão focada em combate quanto Shadowrun ou D&D.

*Insira aqui a minha argumentação (que será ignorada ) onde eu diria que é irrelevante aquilo que você pensa, que eu estava me focando na questão de que se uma mesa se interessa em se focar em história - que era o cerne da reclamação que eu quotei - o erro jamais poderia residir no sistema, já que era um acordo entre a mesa e não uma questão de proposta do sistema

Então desculpe, não reparei que havia a condição de a mesa se interessar, de ante-mão, pelo enfocque em história. ;)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Elven Paladin em 16 Nov 2010, 00:06

Mas eu falei proposta e sistema. Gurps também é um sistema muito inclinado a combos, sem dúvida, mas sua proposta não é tão focada em combate quanto Shadowrun ou D&D.

Por questão de proposta, D&D também não se foca em poder individual do personagem, mas sim no de um grupo.

Aqui você está fazendo uma leve confusão conceitual (e também terminológica na qual eu explicarei mais abaixo): Inclinação a combos não é uma questão de foco em combate, é uma questão de mecânica falha (ou incrivelmente flexível, nesse caso não é uma falha de design do sistema) e explorável. Teoricamente Storyteller não é um sistema nem um pouco combativo, mas é absolutamente fácil quebrar o sistema, enquanto GURPS é fácil de explorar por que tem regras que cobrem de tudo (mas GURPS não vai sofrer com isso por que é um sistema genérico e precisa de um DM para limitar o quadro de escolhas para mantê-las coerentes com o jogo, portanto limitar digamos Extra Attack em um jogo realista não é por uma questão de equilibrar o jogo, é por que Extra Attack é uma vantagem que beira o cinemátográfrico. Já limitar Celerity em Vampiro é simplesmente ter o bom senso de que essa disciplinar é "broken").

Além, inclinação a combate também não se correlaciona necessariamente com "combos" - RPGs narrativistas que se dediquem ao combate (por exemplo, Houses of the Blood valoriza os Duelos) são relativamente livres deles, por que a Mecânica limitada deles nesse aspecto reduz a incidência dos mesmos.

E por questão terminológica:
Combo - termo genérico que pode significar tanto Otimização, Munchkinismo quanto Powergaming.
Munchkinismo é uma prática de se aproveitar intencionalmente de erros em regras para tornar seu personagem mais poderoso, é literalmente trapacear em um jogo.
Otimização e Powergaming são termos relativamente similares, mas um otimizador vai conter o grau que ele vai maximizar a capacidade mecânica do personagem de acordo com a proposta de um jogo ou de um personagem, enquanto um Powergamer tenta alargar esses limites (Um otimizador é aquele que caso decida jogar com um Guerreiro Nobre de Carisma Alta, vai fazer de tudo para que faça um personagem funcional e decente, mas limitado a esse conceito. Um Powergamer, faria um Guerrreiro 1/Clérigo 4/Prestige Paladin 5/Fist of Raziel 10 :b ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Armitage em 16 Nov 2010, 00:17

Entendi Elven. Sim, posso ter feito uma confusão terminológica.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Wakko em 16 Nov 2010, 00:24

Elven Paladin escreveu:Guerrreiro 1/Clérigo 4/Prestige Paladin 5/Fist of Raziel 10
acho que o silva não tem a menor idéia do que é isso. :bwaha:

o que eu gosto em D&D. sendo bem sentimentalista e fútil, o que não interessa a ninguém, é que foi o primeiro RPG com que eu tive contato, com 7 anos!

falando do aspecto mecânico/sistema/jogo em si, eu gosto bastante da quantidade de cenários e das inúmeras possibilidades e tipos diferentes de jogo. eu posso criar um main plot e dois mestres desenvolverem campanhas completamente diferentes e dois grupos jogarem de formas completamente diferentes. Talvez alguém defenda que no WoD ou em GURPS isso também seja verdade. Eu concordo, é bastante diversificado, mas não tanto quanto em D&D. WoD sempre vai ser dark age/moderno. D&D pode se passar em Krym, num dos muitos reinos de Faerûn, em Athas, Sigil, em Baróvia, nos Reinos de Ferro...

Eu também gosto bastante do "clima" do jogo, mas a 2º edição me agrada muito mais que a 3e, que é muito modernosa. a 4e eu vi por cima, por isso não comento.

eu não gosto do desequilibrio entre conjuradores x resto do mundo não arcano, como já disseram, e abomino o fator humano por trás de muitas campanhas e aventuras, que se prendem numa corrida armamentista de feats e classes foderosas ou num dungeon crawl safado e sem graça.
Wakko

Mensagempor kira_shaolin em 18 Nov 2010, 21:18

O que gosto:
-Fluff
-Relações entre players (quando o roleplay é devidamente empregado)
-Panteões divinos

O que não gosto:
-Preço
-D&D Insider
-Devir e suas demoras para traduzir os 8000 suplementos que faltam
-As miniaturas fazem players idiotas acharem que se trata de um wargame (ou seja, faz ele enfiarem o roleplay no **)
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor" - Provérbio Budista
kira_shaolin

Mensagempor Elven Paladin em 18 Nov 2010, 21:28

-Relações entre players (quando o roleplay é devidamente empregado)
As miniaturas fazem players idiotas acharem que se trata de um wargame (ou seja, faz ele enfiarem o roleplay no **)

Tais características são dos jogadores, não de D&D.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor ProxAlestorm em 18 Nov 2010, 21:51

O que eu gosto:
Inúmeras opções de builds, roleplays, cenários, poderes etc.

O que não gosto:
Ser restrito apenas ao período medieval, ficando impossível uma adaptação para o período contemporâneo.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Madrüga em 18 Nov 2010, 22:31

D20 modern?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 18 Nov 2010, 22:32

GammaWorld, ProxAlestorm.

Imagem
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Youkai X em 18 Nov 2010, 22:34

Aí já é futurista pós-apocalíptico XD
Youkai X

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2010, 22:39

Gamma World é a pior e a melhor coisa que já aconteceu a 4e.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Youkai X em 18 Nov 2010, 22:45

Conte mais, caro Oda.
Youkai X

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Nov 2010, 07:01

er...
LdM da 3.5 dá exemplos de como narrar uma campanha futurista e tem exemplos (poucos) das armas.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Agnelo em 19 Nov 2010, 07:12

Kira escreveu:O que não gosto:
-Preço
-D&D Insider

Engraçado tu elencar os dois em seguida, paguei uma assinatura do insider com mais 4 caras aqui da spell (sim argrim, agora você também é mais um cara aqui da spell) pagamos 26 reais cada um, temos todo o material mecanico que a 4e já lançou, pra acesso online de todos nós por um ano.

Quantos RPGs te dão tanto material por 26 reais?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Nov 2010, 07:42

Quantos RPGs te dão tanto material por 26 reais?

FATAL. Just saying.

Enfim, acho que o movimento anti4e aqui no Brasil é por esse motivo: um preço mínimo pra uma quantidade assustadora de material inédito, enquanto que os maiores (melhores e únicos) cenários de campanha nacionais continuam repetindo com ctrl+V as mesmas informações há 10 anos.

Cara, eu comentei isso numa thread do 4chan (no traditional games, /tg/, uma das áreas mais civilizadas e menos 4chan de lá) e o pessoal respondeu de forma unânime: "como diabos isso ainda vende?".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários