Mas eu falei proposta e sistema. Gurps também é um sistema muito inclinado a combos, sem dúvida, mas sua proposta não é tão focada em combate quanto Shadowrun ou D&D.
Por questão de proposta, D&D também não se foca em poder individual do personagem, mas sim no de um
grupo.
Aqui você está fazendo uma leve confusão conceitual (e também terminológica na qual eu explicarei mais abaixo): Inclinação a combos não é uma questão de foco em combate, é uma questão de mecânica falha (ou incrivelmente flexível, nesse caso não é uma falha de design do sistema) e explorável. Teoricamente Storyteller não é um sistema nem um pouco combativo, mas é absolutamente fácil quebrar o sistema, enquanto GURPS é fácil de explorar por que tem regras que cobrem de tudo (mas GURPS não vai sofrer com isso por que é um sistema genérico e precisa de um DM para limitar o quadro de escolhas para mantê-las coerentes com o jogo, portanto limitar digamos Extra Attack em um jogo realista não é por uma questão de equilibrar o jogo, é por que Extra Attack é uma vantagem que beira o cinemátográfrico. Já limitar Celerity em Vampiro é simplesmente ter o bom senso de que essa disciplinar é "broken").
Além, inclinação a combate também não se correlaciona necessariamente com "combos" - RPGs narrativistas que se dediquem ao combate (por exemplo, Houses of the Blood valoriza os Duelos) são relativamente livres deles, por que a Mecânica limitada deles nesse aspecto reduz a incidência dos mesmos.
E por questão terminológica:
Combo - termo genérico que pode significar tanto Otimização, Munchkinismo quanto Powergaming.
Munchkinismo é uma prática de se aproveitar intencionalmente de erros em regras para tornar seu personagem mais poderoso, é literalmente trapacear em um jogo.
Otimização e Powergaming são termos relativamente similares, mas um otimizador vai conter o grau que ele vai maximizar a capacidade mecânica do personagem de acordo com a proposta de um jogo ou de um personagem, enquanto um Powergamer tenta alargar esses limites (Um otimizador é aquele que caso decida jogar com um Guerreiro Nobre de Carisma Alta, vai fazer de tudo para que faça um personagem funcional e decente, mas limitado a esse conceito. Um Powergamer, faria um Guerrreiro 1/Clérigo 4/Prestige Paladin 5/Fist of Raziel 10

).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.