O primeiro cenário da história

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: O primeiro cenário da história

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Nov 2010, 11:22

Foi o que eu disse, Metal. Eu fui ler antes de postar aqui. =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Armitage em 22 Nov 2010, 12:22

Lumine e Metal:

É exatamente por isso que não vendeu. O cenário não tem tropes ocidentais (elfos, orcs, heróis louros em armaduras brilhantes, etc), não tem pseudo-nações de fácil reconhecimento, e nem tem um “modo de jogo” básico que gire em função de dungeons (apesar de ter um modo introdutório bem hack-slash com aquela estória de bárbaros recém-chegados).

Só eu sinto nojinho dessa necessidade boba de fazer todo um gancho pra isso ter alguma ligação com a terra? Tu ocupa metade do teu relato pra justificar algo que in game tu não vai perceber, baita perda de tempo.

Então você não entendeu.

O autor fez o cenário como forma de estudar evolução de linguagens, tomando como base aquelas que ele se interessa e gostaria de explorar (maia, hindi e pastu, se não me engano). Por isso o background de colonização terreste: pra justificar a existência de uma linguagem dominante (Tsólyani) ser tão semelhante às linguagens terrestres citadas. Por isso falei ali em cima que, no momento da colonização espacial, provavelmente a Índia (ou alguma instância futurista do povo Hindú) era uma das principais potências colonizadoras, e provavelmente alguma cultura meso-americana também (mexicanos servindo de mãe de obra barata ? ). E o autor não criou só 1 linguagem, mas várias – existem outras 2 linguagens correntes pelas 5 nações humanas do cenário, e outras ainda do passado que deram origem ao Tsólyani, além de outras extintas.

Ou seja, o cenário nunca foi planejado pra ser um jogo de rpg – foi planejado pra ser um experimento particular do autor para praticar seus conhecimentos linguísticos. Provavelmente Gygax e Arneson (estão nos créditos do jogo junto com o autor M.A.R. Barker) o conheceram e resolveram investir nele. Daí bolaram uma forma de torná-lo “jogável” (aquela estória dos bárbaros recém-chegados) e voi lá! Nasce o cenário de rpg mais bizarro e menos “jogável” de todos os tempos, porém provavelmente o mais internamente consistente e antropologicamente-correto – qualidades que não atraem as massas, mas que cativam certos fãs que curtem esse tipo de coisa (eu, por exemplo :D ).
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Nov 2010, 12:27

Antropol... aztecas no espaço! :doido:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Nov 2010, 12:31

Como um jogo de astecas laser no espaço consegue ser antropologicamente-correto?

Aceito internamente coerente, mas não antropologicamente correto!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Agnelo em 22 Nov 2010, 12:32

Silva escreveu:Então você não entendeu.

Relê o meu post com carinho, ele é breve não vai dar trabalho.

Leste? Agora relê tua resposta pra ele e me diz: onde uma coisa invalida a outra?

Tu mesmo disse que esse troço é injogável "Nasce o cenário de rpg mais bizarro e menos “jogável” de todos os tempos".

_

E sério, por mais TOC que o cara que criou esse bicho tivesse não mudaria o fato de que ele criou toda essa mitologia em cima de uma base clichê e bobinha.

Dá um ótimo exercício de criação de línguas artificiais? Não faço a menor idéia.

Dá um bom cenário de fantasia? De jeito nenhum.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lorde da Dança em 22 Nov 2010, 13:02

GoldGreatWyrm escreveu:Aztecas enfrentando aliens em masmorras em busca de armas lasers. É isso?

Ok, agora meu interessei.

Eu vou pesquisar um pouco mais sobre este cenário e se eu sobreviver eu venho contar oque eu achei
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Metal Sonic em 22 Nov 2010, 13:06

4shared é o seu amigo nessas horas! xD
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Darin em 22 Nov 2010, 13:08

Quer buscar conhecimento? Vai ler um livro.
Darin

Mensagempor Madrüga em 22 Nov 2010, 13:14

Silva escreveu:Daí bolaram uma forma de torná-lo “jogável” (aquela estória dos bárbaros recém-chegados) e voi lá! Nasce o cenário de rpg mais bizarro e menos “jogável” de todos os tempos, porém provavelmente o mais internamente consistente e antropologicamente-correto – qualidades que não atraem as massas, mas que cativam certos fãs que curtem esse tipo de coisa (eu, por exemplo :D ).

Kingdoms of Kalamar tem até mapa de correntes marítimas e troncos linguísticos. E é jogável.

Esse cenário vale como documento, mas de valor de JOGO hoje em dia...

E Gegê: aStecas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor dmandrak em 22 Nov 2010, 15:36

Madrüga escreveu:
Silva escreveu:Daí bolaram uma forma de torná-lo “jogável” (aquela estória dos bárbaros recém-chegados) e voi lá! Nasce o cenário de rpg mais bizarro e menos “jogável” de todos os tempos, porém provavelmente o mais internamente consistente e antropologicamente-correto – qualidades que não atraem as massas, mas que cativam certos fãs que curtem esse tipo de coisa (eu, por exemplo :D ).

Kingdoms of Kalamar tem até mapa de correntes marítimas e troncos linguísticos. E é jogável.

Esse cenário vale como documento, mas de valor de JOGO hoje em dia...

E Gegê: aStecas.

O pessoal daqui conhece KoK? Eu tô gostando pacas!

Voltando ao topico: estou de acordo com os 90% de comentarios que disse que é no minimo esquisito a abordagem desse cara.

Pros outros 10%: cara, em 1975 isso devia ser bem maneiro sim, mas hoje nao :linguinha:
dmandrak

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Nov 2010, 15:39

Eu tinha um vizinho que falava azetecas. Acho que isso grudou e eu não sabia.

Mas agora não erro mais!

Astecas, astecas, astecas!
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Armitage em 22 Nov 2010, 16:27

Galera, pra quem quiser conhecer melhor o cenário..

www.tekumel.com é o site oficial. Tem informações, imagens, etc. Bem bacana.

http://www.therpgsite.com/showthread.php?t=2388, é uma discussão de várias páginas que explica bem as culturas e principais tropes do cenário.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Madrüga em 22 Nov 2010, 18:15

Silva escreveu:www.tekumel.com

Tekumel, :hmmm:

Mandrak, eu só estou lendo KoK ainda (e essa abreviação é horrendo, eu me sinto dizendo "cock"), mas vamos abrir um tópico e trocar umas ideias!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Armitage em 22 Nov 2010, 18:23

Ah então vem fazer um review do cock.. ops do KoK, Madruga. :mrgreen: Mas sério, ouvi falar muito bem desse cenário, que tem toda uma lógica e consistência interna e tal. Se puder fazer um review seria bem legal.

- - -

EDIT:

E agora que estou com tempo, vamos lá..
Editado pela última vez por Armitage em 22 Nov 2010, 20:24, em um total de 2 vezes.

Armitage

Mensagempor AKImeru em 22 Nov 2010, 20:17

Dark Sun antes de Dark Sun.

Parece legal.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários