[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Iuri em 22 Nov 2010, 17:46

Matheus, gostaria que você por favor respondesse nosso questionamento sobre essa afirmação aqui:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Escravidão (SEM crueldade, bem entendido) envolve a privação de liberdade. Liberdade não está ligada ao bem ou mal -- mas sim à ordem e caos. Quanto mais ordem, menos liberdade.

Primeiramente na réplica do Madruga:
Madrüga escreveu:
SRD escreveu:"Good" implies altruism, respect for life, and a concern for the dignity of sentient beings. Good characters make personal sacrifices to help others.

"Evil" implies hurting, oppressing, and killing others. Some evil creatures simply have no compassion for others and kill without qualms if doing so is convenient. Others actively pursue evil, killing for sport or out of duty to some evil deity or master.

E o eixo ordem-caos:
SRD escreveu:Lawful characters tell the truth, keep their word, respect authority, honor tradition, and judge those who fall short of their duties.

Chaotic characters follow their consciences, resent being told what to do, favor new ideas over tradition, and do what they promise if they feel like it.

Personagens leais contam a verdade, mas isso não quer dizer que os caóticos mintam. É simplesmente uma visão mais estrita do que é ser fiel à própria palavra, por exemplo.

Isso é uma interpretação muito rasteira do que seja o eixo caótico, do tipo "se ser caótico é ser livre, ser leal é o contrário". É uma falsa dicotomia, um pensamento malformado e um aproveitamento péssimo da definição de "leal".

Privar outra pessoa de sua liberdade, dignidade ou capacidade de fazer suas próprias escolhas é um ato MAU. Ou você vai me dizer que é um ato LEAL? Se fosse assim, personagens leais e bons seriam pró-escravidão?

E complementado pelo meu:
Iuri escreveu:Só que isso não é verdade (e não é questão de opinião, já que é uma REGRA). Mesmo que escravizar fosse pura e simplesmente a privação de liberdade de outras pessoas, isso não faz com que a escravidão (sem crueldade, que seja... vamos supor que exista) seja uma atitude Leal. O eixo ordem-caos de um personagem depende apenas do idealismo ético de um personagem, e não da forma como ele resolve exercer este idealismo sobre outras pessoas. Se o personagem resolve que quer largar de mão toda sua liberdade ok, posso engolir que ele seja apenas Leal. Se um personagem impõe que outros larguem mão de suas liberdades, então ele está forçando pessoas a agir contra a vontade delas, e isso é apenas Mau (e por favor, vamos desconsiderar que elfos se candidatam a escravos porque isso é a coisa mais ridicula do mundo -e mesmo porque PODEMOS desconsiderar, ja que nem todos escravos de Tapista são voluntários). Note que é possível tu obrigar alguém a abrir mão de sua liberdade SEM que você concorde em abrir mão da sua. Neste caso o personagem seria um "Não-Leal" Mau. Estes minotauros parecem satisfazer muito mais a condição de Mau do que a de Leal (que é apenas um opcional).

Mas vamos encarar a realidade: Escravizar não é APENAS privação de liberdade. Alguém ja disse aí, e eu repito: escravizar é privar de direitos, dos quais liberdade é apenas um. Um escravo não tem mais o direito a uma vida digna, por exemplo. E é possível sim que o minotauro proteja o tal escravo indigno, impedindo que ele tome sequer um arranhão (o que não acontece, como pudemos ver com eles deixando que eles fossem para o campo de batalha -se quisessem proteger não permitiriam, mesmo sendo esta a vontade do escravo- mas vamos ser idealistas aqui) e mesmo assim o humilhe como todo bom escravo merece. Levando isso em conta não tem nem como imaginar que escravidão seja um tema de Ordem X Caos.

Um ponto mais ou menos importante na discussão é a questão da justificativa: mais do que necessidade (necessidade é apenas no caso da reprodução/ estupro), é algo dogmático. Mas se um povo segue um dogma Mau isso apenas confirma que tal povo é Mau (ou pelo menos tem tendencias na direção). Dogmas podem ser considerados Maus? Em D&D sim, já que até deuses podem ser classificados como Bom ou Mau.

Mesmo assim, se o Matheus insiste nessa ideia eu gostaria que ele a justificasse pelas regras de alinhamento do D&D (que ao que dizem são iguais às do TRPG -se não for, então me explique rapidamente as diferenças-). Grato.

Alias, estou começando achar que realmente há uma forma da escravidão em Tapista não ser má e funcionar como o pessoal da TRPG descreve: "Escravizar = Adotar um melhor amigo". Pensa só, o dono do escravo trata ele bem, protege, dá comida, não obriga a nada (quando quer algo pede com jeitinho), e o escravo por sua vez está sempre disposto a fazer o que o dono quer, se oferecendo mesmo a ir pra guerra em nome dele. Se amam tanto que quando de sexos diferentes acabam invariavelmente tendo relações amorosas. Sério, nem eu trato meus amigos com tanto carinho. E a amizade não vai perder seu valor só por ter tido um inicio forçado, vai?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Lord_Metatron em 22 Nov 2010, 17:50

Matheus, eu vou falar de novo:

Há leis no Império que proibem a captura ilegal de escravos. Escravos podem ser apenas prisioneiros de Guerra, criminosos ou endividados.

TEm uma Guilda, uma organização legal que se especializa em capturar pessoas, normalmente mulheres, pra satisfazer os caprichos de Minotauros ricos.

TODO MUNDO SABE DISSO.

E NINGUÉM FAZ NADA.

Todo Minotauro em posição de poder e destaque tem pelo menos UMA escrava em seus haréns conseguida de maneira ilegal, raptada de uma vida anterior sem nenhuma justificativa pra isso.

TODO MUNDO SABE DISSO.

E NINGUÉM FAZ NADA.

Então, porque DIABOS você acredita que uma lei esparsamente citada, que proibe maus-tratos a escravos (Sem nunca definir "maus tratos" ou estipular pena) vai ser seguida, se todo o corpo governante de Tapista quebra as prórpias leis pra conseguirem um brinquedo novo pro Harém?

Matheus, honestamente, que tendência você dá a um grupo, a uma raça que usa as leis para se manterem no topo da cadeia social, mas as ignoram solenemente quando lhes convém?
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor AKImeru em 22 Nov 2010, 18:02

A Guilda dos Escravagistas:
Como não podia deixar de ser, uma das mais ricas atividades comerciais em Tapista é o comércio de escravos. A Guilda dos Escravagistas regulamenta o comércio de escravos em Tapista, bem como a captura de bárbaros na Grande Savana para esse propósito.

Embora esses sejam seus objetivos públicos, todos em Tapista sabem que a Guilda lida também com a escravidão clandestina - Responsável pelo rapto de vítimas humanas e semi-humanas dentro do próprio Reinado. Os próprios Minotauros fecham os olhos para esse "problema", enquanto as autoridades tentam apenas encobrir esses crimes perante Deheon.Praticamente não há Senador ou nobre em Tapista que não tenha em seu harém uma ou mais escravas ilegais (Com documentos devidamente falsificados).

Outra grande fonte de lucro para a Guilda é a caça de alvos específicos. Não é raro que um minotauro rico decida possuir como escravo um grande gladiador, um mago elfo habilidoso, ou uma bela dançarina elfa. Então, batam alguns milhares de peças de ouro nas mãos certas para contratar alguns dos melhores sequestradores de Arton e apénas esperar a chegada de sua nova aquisição. Estes crimes costumam levar muitos grupos de aventureiros em missões de resgate à Tapista, once certamente terão problemas para desafiar a Guilda

Ok como diabos uma nação leal e neutra possui algo tão Caotico e Mal ocorrendo?

E só para pontuar isso, você sabe que você não sabe porra nenhuma de tendencia quando você tem um sociedade leal e neutra que DESOBEDECE AS LEIS.

Leal e Neutro: ALWAYS LAWFUL, ALL THE TIME UGGGGGGH

E ali mesmo cita que basicamente todos os senadores seguem isso.

E woah there nelly, Wynna é concunbina de Tauron?!

Como diabos um guerreiro de niveis de deus consegue derrotar um mago de niveis de deus?
E ainda: Isso não faz de Tauron o maior Jerk Sue da historia? Ele é perfeito, fodão, bonzão, possui um povo que aparentemente é Leal e Neutro porque o autor quer (vide a passagem repugnante acima) , possui os mais "bravos"( Covardes na realidade. Sério. Foda-se essa para de de "HERP DERP EU SER FORTE, EU TER ESCRAVO, EU DEFENDO ESCRAVO, EU PUNO ESCRAVO DURRRRR", homem que é homem só precisa de si mesmo.) guerreiros e agora magos?

Não tem uma cdp retardada (aliás, RETARDADA) de minotauro filosofo que tem como convencer outras pessoas que sua filosofia de "Aceite a ser um escravo de pessoas maiores, melhores e mais fortes do que você"? Isso é o supra sumo da Jerk Sueness deus do céu.

Até mesmo os Dark Eldar, que são escravistas sado masoquistas espaciais são menos estupidos do que Tauron e seus bovinos mocorongos. Porque no livro, eles são retratados como vilões. Monstros. Predadores. E os escravos que eles capturam geralmente são usados em liças ou como baterias de energia.

Imagem
Editado pela última vez por AKImeru em 22 Nov 2010, 18:11, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kinn em 22 Nov 2010, 18:10

Sinceramente queria ver o Mateus responder a cada quote de forma realmente coerente. Ele geralmente responde a um quote e ignora o resto.
Kinn

Mensagempor Skar em 22 Nov 2010, 18:21

Fui respondido :victory: :victory:

Escravidão: minotauros que seguem os dogmas de Tauron não oprimem os fracos. Os protegem e por isso cobram tributo. Tapista declarou guerra ao Reinado por achar que poderia protegê-lo melhor e para provar isso, só parando quando o Reinado se mostrou oponente a altura. Mesma coisa com a escravidão, que é um tributo pela proteção. Ainda que existam minotauros malignos que abusem dos seus escravos e sequestrem escravos em outros reinos, pela legislação de Tapista (agora Império) escravos são criminosos, prisioneiros de guerra, elfos ou endividados.

Primeiro você está esquecendo de colocar os filhos dos escravos na lista também e os escravos ilegais que todo mundo sabem que existe que a Guilda comercializa.
Segundo partindo que existe uma Guilda ,aceita pela sociedade dos minotauros, que vendem escravos já nos é colocado que esses escravos são posses e que são pessoas que estam sendo usadas parar ganhar dinheiro[Using others for personal gain]. Além disso temos que parar pra pensar que muitos dos escravos não devem aceitar sua condição logo eles são condicionados a aceitar ordens seja através de coerção física ,mental ou mágica [ O chicote que lança dominar pessoas -Bullying and cowing innocent e Bringing despair]. Dessa forma seguindo o livro que o Sr. Cassaro disse não condenar a escravidão percebemos como ela é um mero conjunto de atitudes malignas que tornam possível a escravidão. Será que fui claro o suficiente?

E como eu apontei sobre reprodução e punição: não é todo Minotauro que vai punir de forma cruel um escravo rebelde, até porque maus tratos a escravos são punidos pela legislação do Império. Um minotauro Leal e Neutro cuja escrava se recuse a ir pra cama com ele provavelmente vai rebaixá-la a algum serviço sujo (limpar latrinas) ou se livrar dela caso não consiga convencê-la através de promessas de prestígio, presente e , quem sabe, liberdade? Já um Minotauro maligno simplesmente faria isso as escondidas.

O que seria considerado maus tratos? Levar os escravos pra guerra ? Usar um chicote que taca dominar pessoas nele? Cara vamos ser honesto não a descrição alguma sobre isso e logo indo pelas aquelas belas imagens de BDSM das escravas é meio difícil que os conceitos de maus tratos sejam diferentes ,mas como D&D tem regra clara sobre isso , eles seriam maus só por aceitarem que uma parcela de sua população tivesses escravos imagina se fossem todos.

Então, do meu ponto de vista, a partir da lei de Tapista e dos dogmas de Tauron escravidão não é maligna, então não dá pra simplesmente classificar os minotauros como LM.

Cara seu ponto de vista faz vista grossa para estupro, espancamento e privação de liberdade dessa forma qualquer sociedade seria Neutra. Se você olha pro lado quando vê as merdas acontecendo e ainda luta para manter esse regime você é MAL. Lembre-se D&D não é sobre tons cinzas é sobre herois e vilões os minotauros tem tudo para ser vilões , eles seguem o livro BoVD de comportamento quer mais o que?

Questão Dragonlance

Nós teremos que concordar em discordar.Mesmo depois de você ter lido o material e ainda não ver como ambos são semelhantes, lembrando que o mito de minotauro romano que eu nunca tinha visto em outro cenário, não tenho como chegar para você e forçar minha opinião.

Entretanto Faço um Adendo Sargas não é nem um pouco Ladino esse portifólio é do filho dele o cara encapuzado que você aparecendo seja na Minotaur Wars é o filho dele tentando roubar a criação do Sargas, se formos comparar o comportamento deles veremos que são MUITO semelhante a Tauron.

Portifólio de Sargas: Vengeance, destruction, wrath, volcanoes, conquest, rage, fire,deserts, war, strength, retribution. Cadê o lado ladino dele?
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Corvo da Tempestade em 22 Nov 2010, 18:40

Um minotauro Leal e Neutro cuja escrava se recuse a ir pra cama com ele provavelmente vai rebaixá-la a algum serviço sujo (limpar latrinas) ou se livrar dela caso não consiga convencê-la através de promessas de prestígio, presente e , quem sabe, liberdade?

Se livrar dela como? matando??
Mas é so pensar em quão fácil deve ter sido: se você é membro de uma caravana maltrapilha, que perdeu metade da família na destruição da sua pátria, vaga pelo mundo sem teto e nem futuro, tendo que vender o almoço pra pagar a jantar, não seria tentador trocar essa vida pela sua liberdade, já que essa não põe comida na sua bariga e nem te protege do frio e dos perigos do mundo?

O que não entra em minha cabeça e um povo notadamente orgulhoso ser, pacificamente, sumetido a uma escravidão.Estar passando pro uma "fase difícil" não é suficiente: tem muitos mendingos que preferem ficar na rua do que "presos" em uma intituição de caridade. Sem contar que os elfos tinham uma coisa que os minos não tinham: Magia...e sabiam muito bem fazer-la. uma simples levitação seria suficiente pra mostrar "quem manda em quem" :frenzied: :frenzied:

So um adento:
E no plano divino, Paladine foi deposto do posto divino ao passo que Khamyr abdicou apenas da liderança do Panteão

Paladine não foi deposto: resolveu sair pra manter o equilibrio ,já que a Takkisis está, se não me engano, morta a balança iria ficar desequilibrada se só houvesse um deus maior do bem e nenhum do mal.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor AKImeru em 22 Nov 2010, 18:53

Chega!

Já chega! Estou cansado desses malditos Minotauros nesse maldito cenário!

RANMARU! O MEU CAVALO! HOJE CAVALGAMOS! A CABEÇA DE TAURON NA PONTA DA LANÇA DE MEUS HOMENS! A MORTE! O DESTINO NOS ESPERA!
AKImeru

Mensagempor Madrüga em 22 Nov 2010, 18:55

Isso só mostra a panaquice que é colocar tendência para descrever um reino.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Smaug em 22 Nov 2010, 18:55

Vcs sabem como isso termina, né? Vai sair uma aventura chamada a Queda de Tapista, onde um grupo de heróis, anonimos, consegue depois de concluir varias quests sem sentido derrubar algum figurão importante (provavelmente o Tauron, saindo o slogan de: A Primeira e Maior Aventura de Nivel Épico do Brasil, ou qualquer coisa assim) do reino e mandar os minotauros pra baixo da sola de alguém, talvez dos elfos... e o resto do mundo continua na mesma, chá com a deusa, aliança negra cuidando da sua fazenda feliz, o exercito com uma nação fazendo pose...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Russel em 22 Nov 2010, 19:06

Oda Nobunaga escreveu:E woah there nelly, Wynna é concunbina de Tauron?!Como diabos um guerreiro de niveis de deus consegue derrotar um mago de niveis de deus?

calma Oda. eu tava brincando quando escrevi isso
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Iuri em 22 Nov 2010, 19:08

Então, do meu ponto de vista, a partir da lei de Tapista e dos dogmas de Tauron escravidão não é maligna, então não dá pra simplesmente classificar os minotauros como LM.

E do meu ponto de vista o BBA do monge é de +1/nivel. (in)Felizmente nenhum de nós tem culhões suficientes para mudar as regras oficiais só porque queremos que elas sejam diferente. Tendencias são claramente regidas por diretrizes que confirmam os minotauros como LM. Ponto.

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor AKImeru em 22 Nov 2010, 19:17

Russel escreveu:
Oda Nobunaga escreveu:E woah there nelly, Wynna é concunbina de Tauron?!Como diabos um guerreiro de niveis de deus consegue derrotar um mago de niveis de deus?

calma Oda. eu tava brincando quando escrevi isso

Não brinque com essas coisas :frenzied:

E do meu ponto de vista o BBA do monge é de +1/nivel. (in)Felizmente nenhum de nós tem culhões suficientes para mudar as regras oficiais só porque queremos que elas sejam diferente. Tendencias são claramente regidas por diretrizes que confirmam os minotauros como LM. Ponto.

viewtopic.php?f=66&t=6639
AKImeru

Mensagempor Iuri em 22 Nov 2010, 19:49

Oda Nobunaga escreveu:

viewtopic.php?f=66&t=6639

Ou seja, se você quer mudar alguma regra faça suas regras caseiras (ou crie um sistema novo mesmo, como é o exemplo do e8). Você pode definir que no seu jogo personagens podem escravizar/torturar/estuprar/matar e ainda assim serem bons, mas não é essa a definição atual e oficial das tendencias em TRPG.

A propósito, vi bastante gente dando exemplos de crueldade dos donos de escravos para com estes citando os chicotes de tortura que tem no GT. Mas a menos que alguma parte do livro mencione que todo minotauro usa este chicote em seus escravos (pouco provavel, ja que é uma arma mágica não tão barata) ela continua sendo apenas mais uma arma. Cuidado com este tipo de falácia.

Iuri

Mensagempor AKImeru em 22 Nov 2010, 20:01

Verdade.

Minotauros podem bater, picar, chicotear, chifrar, mocorongar e derpar um escravo.
AKImeru

Mensagempor Madrüga em 22 Nov 2010, 20:03

Mas eles não enxergam bater nos escravos como um ato mau. Logo, é LN.

Imagem
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários