Notícias D&D 4e (Arquivo 2)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor CF em 16 Nov 2007, 18:08

Willdice escreveu:Não serão regras fixas, será uma nota na descrição da personalidade do monstro.

Não sei, cara. Pelo que lí até agora a tendência é bem de mecanizar isso. Uma coisa é dar uma não, outra bem diferente é dizer que o bicho foge quando tem seus PV reduzidos a menos de 20%.

Mas o ponto nem é esse. A minha crítica é me virem dizer que essa abordagem afasta o D&D dos MMOs. Mas deve ser só porque de uns tempos para cá o que mais tenho feito jogando World of Warcraft é justamente crowd crontrol - que inclui cuidar dos bichos que correm.

Me pareceu um discurso meio torto. Se é bom, está afastando dos MMOs, é algo que o D&D sempre teve. Se é ruim, é influência dos MMOs, mesmo se já existia no D&D desde sempre (como é o caso do pensamento de formação de grupo baseado nas funções das classes).
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

Mensagempor Roquen em 16 Nov 2007, 20:08

Sabe. Fazer aquele que deveria ser parte do trabalho do mestre.

Cara, isso foi cruel! :P

Outra coisa interessante de se pensar é a partir de quantos pontos de vida a criatura começa a ficar com medo e pensa em fugir?
Seria metade? 1/4?

Aproveitando o gancho: eu queria muito, muito mesmo, mesmo que eu não vá jogar nunca essa nova edição, que os pontos de vida fossem considerados integralmente como "disposição para a batalha" ou ainda "medida de cansaço". Na verdade, lendo e relendo o texto sobre pontos de vida na 3ed me parece que eles já eram assim, mas a mecânica apontava o contrário. Bastava tu dar uma espadada de 25 pontos de dano que os mestre mais "agressivos" já narravam tripas para fora da barriga, mesmo sobrando uns 130 pro personagem! Gostaria que esses golpes mais violentos fossem dados somente no fim dos pontos de vida da personagem, não logo de cara (ou seja, o "dano real" é função da quantidade de pontos de vida da personagem, não do golpe em si). Ah, tbm gostaria de ver uma recuperação mais rápida dos PVs - deixar o cara inteiro em menos de 1h seria ótimo (sem depender de magia pra isso). Tentei bolar umas regras caseiras mas acabaram sendo rejeitas, jogadores muito tradicionais incomodam nessas horas.

---

E ultimamente o DnD tem me parecido mais um WoW de mesa do que qualquer outra coisa. Não me entendam mal, eu acho isso bom: é bacana ver uma influencia maior na história e afins. Essa de "reação do monstro" me parece só agravar o fato.

Abraços
There's a hole in the world like a great black pit,
And the vermin of the world inhabit it,
And its morals aren't worth what a pig could spit,
And it goes by the name of London.

Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Roquen

Mensagempor Fëanor em 16 Nov 2007, 21:57

Só uma pergunta meio Off: porque todos vocês citam WoW?
Vocês acham mesmo ele o melhor MMO?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Lune em 16 Nov 2007, 23:00

Deus me livre. WoW é uma droga (tá, não é TÃO ruim, mas tem coisa melhor no mercado).

O meu favorito pessoal é Guild Wars. Se alguém puxar o assunto eu até posso dizer por que, mas já aviso que eu sou fanboy... XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Sampaio em 16 Nov 2007, 23:22

CF repetirei para não deixar mais dúvidas:

Fim da era video-game nas mesas.
Tá certo que muitos bons mestres já faziam isso por conta própria, mas já tava passando da hora de dizerem isso oficialmente para melhorar a qualidade (de "realismo" ?) do jogo.

Nada contra MMO nem video-games. Mas RPG de video-game é diferente do de mesa. E acho sim uma pobreza de recursos do que o jogo de mesa pode te oferecer (consequentemente uma pobreza intelectual) transformar um jogo de mesa em um video-game.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor CF em 17 Nov 2007, 07:43

Concordo contigo, Sampaio. Acho que o RPG de mesa pode ser tão infinitamente mais rico, que é uma pena tentarem tornar ele mecânico. É justamente esta incerteza, a falta de um script, que eu sinto que é o charme do RPG P&P (Pen & Paper).

Entretanto, de novo, a minha crítica é esse discurso torto do pessoal de que sempre que adicionam algo bom estão afastando o D&D dos MMOs, quando adicionam algo ruim é porque tiraram a idéia de lá. Muitas vezes a pessoa sequer sabe se este elemento já existia ou não em encarnações passadas do D&D.

feanor escreveu:Só uma pergunta meio Off: porque todos vocês citam WoW?
Vocês acham mesmo ele o melhor MMO?

A gente cita muito o WoW porque sabemos que é este o MMO que a maioria dos designers está jogando no momento (pelos próprios blogs dos caras) e porque ele é o MMO mais comum do mundo.
Não tem um MMO melhor. Cada um tem lá suas características, o que ele enfatiza e o que ele tem como ponto fraco. O negócio é encontrar aquele que funciona melhor para te proporcionar a experiência de jogo que você quer. No meu caso, eu uso sempre o WoW como exemplo que é o único MMO que eu tenho jogado nos últimos dois anos. Não é como se eu estivesse com argumentos para falar de outros.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

Mensagempor WillDice em 17 Nov 2007, 09:18

CF escreveu:
Willdice escreveu:Não serão regras fixas, será uma nota na descrição da personalidade do monstro.

Não sei, cara. Pelo que lí até agora a tendência é bem de mecanizar isso. Uma coisa é dar uma não, outra bem diferente é dizer que o bicho foge quando tem seus PV reduzidos a menos de 20%.

"And I'm also trying to make sure we say which monsters are likely to run away when they're hurt, and which are fanatical or bloodthirsty enough to fight to the death."

Isso é mecanicismo ou apenas descritivo?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Torneco em 17 Nov 2007, 13:19

O que eles estão tentando fazer é dar uma explicação melhor do comportamento da criatura em uma área na qual o D&D se foca bastante, que é o combate. Você pode ir lá, pegar o monstro X e ler toda a descrição de como ele é, o que ele faz, como ele se comporta, e principalmente, o que acaba interessando mais no final, é a descrição de como ela se comporta em combate.

Você, como mestre, pode ignorar completamente a descrição do monstro X e dizer que ele se comporta de maneira Y. Como mestre você pode tudo, mas, quando vc não quer fazer isso, o que você tem é uma descrição a mais do comportamento da criatura em combate. Nada mais do que isso.

Antes, você tinha que analizar as informações da criatura pra tentar imaginar como é o comportamento dela em combate, principalmente nessa parte de lutar ou correr. Agora, vc tem mais uma informação que explica isso. É só isso, não é mais nada. Não querem fazer disso uma regra universal e imutavel, não querem que o D&D vire MMO, não é nada disso. É só uma frase indicando o que a criatura faz quando tá apanhando demais.
Torneco

Mensagempor AKImeru em 17 Nov 2007, 13:40

Não tem um MMO melhor. Cada um tem GRIND GRIND GRIND

Corrigido pelo o que acontece de verdade.

O que eles estão tentando fazer é dar uma explicação melhor do comportamento da criatura em uma área na qual o D&D se foca bastante, que é o combate. Você pode ir lá, pegar o monstro X e ler toda a descrição de como ele é, o que ele faz, como ele se comporta, e principalmente, o que acaba interessando mais no final, é a descrição de como ela se comporta em combate.

E ainda tem gente chamando isso de "Gamismo".

Só falta falaram que isso é algo bem "anime".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Nibelung em 17 Nov 2007, 13:54

Oda Nobunaga escreveu:

Já mencionei que não ter Grind é um dos motivos pelo qual eu gosto de DDO? :P
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Nov 2007, 14:03

WillDice escreveu:
CF escreveu:

"And I'm also trying to make sure we say which monsters are likely to run away when they're hurt, and which are fanatical or bloodthirsty enough to fight to the death."

Isso é mecanicismo ou apenas descritivo?

Citado porque é verdade.

Sério pessoal, eu sei que o ritmo de notícias está menos frequente do que antes, mas vamos evitar especular demais e começar a atacar coisas que vão muito longe do que efetivamente foi dito pelos designers.

Oda, esse foi teu melhor post no mês. :bwaha:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Moon[K]Night em 17 Nov 2007, 14:08

Essa "personalidade" que os monstros vão possuir agora é algo, que ao meu ver, já deveria ser usado por mestres a muito tempo. Não tem sentido os monstros lutarem sempre até a morte, ato completamente contrário aos que os jogadores fazem.
Eu não sirvo pra mestrar D&D por isso, eu não colocaria 3 Goblins na florestas de passagem só para matar jogadores, eles estariam ali por algum motivo.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Nov 2007, 14:17

Eu não sirvo pra mestrar D&D por isso, eu não colocaria 3 Goblins na florestas de passagem só para matar jogadores, eles estariam ali por algum motivo.

Mas por quê você acha que isso te tornaria inapropriado pra ser um mestre de D&D?

Bem pelo contrário.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor AKImeru em 17 Nov 2007, 14:25

Já mencionei que não ter Grind é um dos motivos pelo qual eu gosto de DDO?

HOLY BURRITO! Se não tem grind, o que tem no jogo? Eu achei que tinha.

Moon: TODOS os oponentes da minha campanha de D&D tinham um belo dum motivo para tentar matar os PCs.

Alias, já passei aventuras inteiras apenas construindo um motivo para meter eles em enrascadas.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kinn em 17 Nov 2007, 17:56

Como não jogo MMORPG estou viajando nesse lance de grind... :sobrancelha:
Mas já vi que é algo-genérico-detestável-tudo-igual que pode fazer o 4E virar um video-game de mesa.

Sobre esse lance do comportamento de monstro, antes dos MMORPGs me lembra a moral do Ad&d (que nem é da minha época, mas sabia que existia). É algo genérico e útil pra um monstro típico.

Afinal, um onstro específico de uma mesa pode ter comportamento diferente, como por exemplo uma hidra bem alimentada irá agir muito diferente e outra completamente faminta há mais de um dia sem comer. Isso também afetaria sua "moral".

Um monstro covarde poderia só ter coragem de enfrentar oponentes que considerasse mais fraco que ele e poderia fugir/negociar caso recebesse o primeiro golpe (como um player meu que bombou aCA e se achava o rei da cocada preta até ser acertado por um monstro algumas CR acima do padrão que ele enfrentava/intimidava/humilhava).

Já um fanatico, como um demônio poderia lutar até morte, mesmo sabendo que está em desvantagem... Na minha concepção os demônios querem a destruição de tudo o que existe, incluindo eles mesmos (mas isso, por ultimo). O FC I diz algo próximo a isso...
Kinn

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários