Moderador: Moderadores
O problema é que as pessoas não perceberam algo óbvio, a transição dos D&Ds foi em geral Evolucionária, enquanto que na 4E ela foi Revolucionária. Em essência a 4E mudou radicalmente vários aspectos do D&D em forma e conteúdo, isso causa a aversão, porque é um outro jogo e uma outra maneira de se jogar D&D, é uma transição tão brutal quanto foi do GameCube pro Wii, no ramo dos videogames.
Pois é apesar de que o powergaming engloba o grupo inteiro, se tratando mesmo de estilo de jogo.
Se vc joga em grupo onde todos os players gostam desse estilo e se divertem dessa form, que mal há em se jogar desse jeito? Ele ainda continuará sendo o "seu d&d". O importante em um jogo não é agradar o mundo, mas o seu grupo, sua mesa etc. Por isso não dô a mínima para os haters de plantão, que adoram metar o pau na 4ed. Enquanto o jogo estiver agradando a mim e meu grupo, continuaremos a jogá-lo.
O problema é que as pessoas não perceberam algo óbvio, a transição dos D&Ds foi em geral Evolucionária, enquanto que na 4E ela foi Revolucionária. Em essência a 4E mudou radicalmente vários aspectos do D&D em forma e conteúdo, isso causa a aversão, porque é um outro jogo e uma outra maneira de se jogar D&D, é uma transição tão brutal quanto foi do GameCube pro Wii, no ramo dos videogames.
Para mim, a transição 4e-3e foi também Evolucionária, já que muito dos conceitos e mecânicas foram testados e introduzidos em uma linha de suplementos como Tome of Battle, Magic Item Compendium, nos Reserve Feats do Complete Mage, nos Skill Groups de Iron Heroes (de onde veio o Mike Mearls, um dos designers da 4e) e claro, no "preview" da 4e, Star Wars:Saga. Mas isso só pode ser notado se alguém era parte do relativamente pequeno grupo de entusiastas de D&D que viram a maior parte do que saiu no D&D 3e/3.5, enquanto quem se baseia no D&D traduzindo pela Devir a transição soa bem mais extrema do que foi.
Thingol escreveu:E até agora não sei porque os cara não tiraram a licença da Devir pra fazer essa tradução/venda de material. Eita servicinho que eles tão fazendo.
Qual o problema com o serviço da devir pra 4e?
Lembrei de uma coisa sobre a 3E que ajudou a criar o mimimi, tinha muito, mas muito mestre que recusa suplemento na 3E, ajudando ainda mais a eles terem choque quando boa parte das mecanicas novas de suplementos foi implementada no core.
Eu vejo a passagem de D&D 3.X para 4E como menos revolucionária do que AD&D para D&D 3.X
Now I do think there were tradeoffs in terms of their intended audience. It is apparent to me that 3e is marketed squarely at the teen/college
video game crowd. It both looks and plays like a cross between a videogame and (to a lesser extent) a saturday morning cartoon. (IMO) This of course is Job One: make money. Video games are far, far more popular than RPGs; even though they bear superficial resemblance, and probably were inspired by RPGs originally, the play is different. I think WOTC is trying to change the D&D demographic by targeting the play style. Of course like I said, WOTC are old gamers and they (IMO) a great job of retaining D&D flavor and style where they could, but I do think this was a secondary concern to the larger business issue.
Now, as to specific changes, I think a great many of them can be explained simply by the above goals. For example, attacks of opportunity make combat a lot more video-gamey (and less RPG-like), and also add a level of tactical resolution that pleases GURPS-o-philes.
Lumine Miyavi escreveu:(...), and also add a level of tactical resolution that pleases GURPS-o-philes.
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes