[Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores esperam

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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Aluriel de Laurants em 06 Dez 2010, 19:17

O problema é que as pessoas não perceberam algo óbvio, a transição dos D&Ds foi em geral Evolucionária, enquanto que na 4E ela foi Revolucionária. Em essência a 4E mudou radicalmente vários aspectos do D&D em forma e conteúdo, isso causa a aversão, porque é um outro jogo e uma outra maneira de se jogar D&D, é uma transição tão brutal quanto foi do GameCube pro Wii, no ramo dos videogames.
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Elven Paladin em 06 Dez 2010, 19:55

O problema é que as pessoas não perceberam algo óbvio, a transição dos D&Ds foi em geral Evolucionária, enquanto que na 4E ela foi Revolucionária. Em essência a 4E mudou radicalmente vários aspectos do D&D em forma e conteúdo, isso causa a aversão, porque é um outro jogo e uma outra maneira de se jogar D&D, é uma transição tão brutal quanto foi do GameCube pro Wii, no ramo dos videogames.


Para mim, a transição 4e-3e foi também Evolucionária, já que muito dos conceitos e mecânicas foram testados e introduzidos em uma linha de suplementos como Tome of Battle, Magic Item Compendium, nos Reserve Feats do Complete Mage, nos Skill Groups de Iron Heroes (de onde veio o Mike Mearls, um dos designers da 4e) e claro, no "preview" da 4e, Star Wars:Saga. Mas isso só pode ser notado se alguém era parte do relativamente pequeno grupo de entusiastas de D&D que viram a maior parte do que saiu no D&D 3e/3.5, enquanto quem se baseia no D&D traduzindo pela Devir a transição soa bem mais extrema do que foi.
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Aluriel de Laurants em 06 Dez 2010, 21:14

Isso é verdade, mas se torna um conceito revolucionário se você pensa no jogador padrão que não jogou SAGA e utiliza os suplementos mais populares.
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Thingol GreyCloak Singollo em 07 Dez 2010, 14:18

Pois é apesar de que o powergaming engloba o grupo inteiro, se tratando mesmo de estilo de jogo.
Se vc joga em grupo onde todos os players gostam desse estilo e se divertem dessa form, que mal há em se jogar desse jeito? Ele ainda continuará sendo o "seu d&d". O importante em um jogo não é agradar o mundo, mas o seu grupo, sua mesa etc. Por isso não dô a mínima para os haters de plantão, que adoram metar o pau na 4ed. Enquanto o jogo estiver agradando a mim e meu grupo, continuaremos a jogá-lo.


Sim, exatamente. Haters gonna hate.

O problema é que as pessoas não perceberam algo óbvio, a transição dos D&Ds foi em geral Evolucionária, enquanto que na 4E ela foi Revolucionária. Em essência a 4E mudou radicalmente vários aspectos do D&D em forma e conteúdo, isso causa a aversão, porque é um outro jogo e uma outra maneira de se jogar D&D, é uma transição tão brutal quanto foi do GameCube pro Wii, no ramo dos videogames.


Para mim, a transição 4e-3e foi também Evolucionária, já que muito dos conceitos e mecânicas foram testados e introduzidos em uma linha de suplementos como Tome of Battle, Magic Item Compendium, nos Reserve Feats do Complete Mage, nos Skill Groups de Iron Heroes (de onde veio o Mike Mearls, um dos designers da 4e) e claro, no "preview" da 4e, Star Wars:Saga. Mas isso só pode ser notado se alguém era parte do relativamente pequeno grupo de entusiastas de D&D que viram a maior parte do que saiu no D&D 3e/3.5, enquanto quem se baseia no D&D traduzindo pela Devir a transição soa bem mais extrema do que foi.


Concerteza, mas o problema é que a maioria realmente não acompanhou isso (eu incluso). Dae você tem um choque ao ver toda uma c*ralhada de regras novas pra nova edição do sistema e pensa "os cara tão de sacanagem". E até agora não sei porque os cara não tiraram a licença da Devir pra fazer essa tradução/venda de material. Eita servicinho que eles tão fazendo.


Hasta!
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Agnelo em 07 Dez 2010, 14:26

Thingol escreveu:E até agora não sei porque os cara não tiraram a licença da Devir pra fazer essa tradução/venda de material. Eita servicinho que eles tão fazendo.

Qual o problema com o serviço da devir pra 4e?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Thingol GreyCloak Singollo em 07 Dez 2010, 14:42

Qual o problema com o serviço da devir pra 4e?


Com o 4e até onde eu sei, nenhum. Mas com a 3e foi triste. E com AD&D também. Não, triste é uma palavra muito forte. seria mais pra...sofrido...
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Agnelo em 07 Dez 2010, 14:45

Esse era o meu ponto, se eles estão fazendo um bom serviço hoje, qual o problema com o passado?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Metal Sonic em 07 Dez 2010, 14:49

Traduções ruins e, principalmente, péssima qualidade das encardenações. Falo por experiência própria.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Thingol GreyCloak Singollo em 07 Dez 2010, 14:55

Nada pessoal, mas eu ainda to com trauma dessas edições anteriores...hehe

Se agora está melhor, ótimo. :D Ponto para eles, melhor para nós.
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Aluriel de Laurants em 07 Dez 2010, 16:17

Lembrei de uma coisa sobre a 3E que ajudou a criar o mimimi, tinha muito, mas muito mestre que recusa suplemento na 3E, ajudando ainda mais a eles terem choque quando boa parte das mecanicas novas de suplementos foi implementada no core.
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Elven Paladin em 07 Dez 2010, 17:01

Lembrei de uma coisa sobre a 3E que ajudou a criar o mimimi, tinha muito, mas muito mestre que recusa suplemento na 3E, ajudando ainda mais a eles terem choque quando boa parte das mecanicas novas de suplementos foi implementada no core.


Tecnicamente, não foram mecânicas de suplementos que foram colocadas no CORE, e sim as mecânicas ancestrais da 4e foram testadas em diferentes suplementos "standalone' do D&D 3.5 para verificar sua aceitação ou impacto. E claro, algumas surpresas ocorreram, como o Warlock, uma classe do Complete Arcane era tão popular que acabou entrando no PH1.

Mas há uma verdade nisso, vide a resistência que existiu ao Tome of Battle, Tome of Magic e especialmente ao Expanded Psionics Handbook. O Magic of Incarnum nunca teve muita resistência - mas também, quase ninguém dá a mínima para ele :bwaha:
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Dez 2010, 18:04

Eu vejo a passagem de D&D 3.X para 4E como menos revolucionária do que AD&D para D&D 3.X
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Elven Paladin em 07 Dez 2010, 18:12

Eu vejo a passagem de D&D 3.X para 4E como menos revolucionária do que AD&D para D&D 3.X


Sort of. Na verdade, D&D 3e unificou as regras de AD&D e herdou muito da série Player's Options ( o "AD&D 2.5") e manteve muitas das Vacas Sagradas de D&D, enquanto a 4e tem bases mecânicas similares ao D&D 3.5, trouxe de volta alguns elementos de AD&D (Classes mais fechadas, Multiclasse diferenciado, Híbridos, Monstros e Jogadores usam regras diferentes) e matou algumas vacas sagradas que D&D 3e começou a matar nos "Tome of".
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Dez 2010, 09:21

http://groups.google.com/group/rec.game ... urce&pli=1

Outra citação relevante, novamente, cortesia do nosso mini-Darkseid, Kimble (via TWEET)!

Pontos altos.

Now I do think there were tradeoffs in terms of their intended audience. It is apparent to me that 3e is marketed squarely at the teen/college
video game crowd. It both looks and plays like a cross between a videogame and (to a lesser extent) a saturday morning cartoon. (IMO) This of course is Job One: make money. Video games are far, far more popular than RPGs; even though they bear superficial resemblance, and probably were inspired by RPGs originally, the play is different. I think WOTC is trying to change the D&D demographic by targeting the play style. Of course like I said, WOTC are old gamers and they (IMO) a great job of retaining D&D flavor and style where they could, but I do think this was a secondary concern to the larger business issue.

Now, as to specific changes, I think a great many of them can be explained simply by the above goals. For example, attacks of opportunity make combat a lot more video-gamey (and less RPG-like), and also add a level of tactical resolution that pleases GURPS-o-philes.
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Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor GoldGreatWyrm em 09 Dez 2010, 09:45

Lumine Miyavi escreveu:
(...), and also add a level of tactical resolution that pleases GURPS-o-philes.

Eu ri. Mas muito.
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