[OGL] Old Dragon

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor arghsupremo em 08 Dez 2010, 10:01

Também não consegui baixar.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor crudebuster em 08 Dez 2010, 15:02

Parece que esse suplemento simplesmente sumiu, nem aparece no site do dragão velho.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor AKImeru em 08 Dez 2010, 15:43

É sério que eles estão dando péricias como suplemento? AD&D (Ao qual eu vivo repetindo que não é Old School mas os criadores de OD discordam dessa afirmação) tinha isso como apenas uma opção dentro do próprio livro. Essas péricias devem ser bem únicas e bem exploradas para se valer de um suplemento pago. Se for gratuito posso ver um motivo logistico de porque não lançar no livro oficial contudo.

http://www.rpg.net/news+reviews/columns/wickoct99.html

Um artigo interessante sobre nostalgia.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor crudebuster em 08 Dez 2010, 16:02

Ué, mas o artigo fala sobre preços serem comparativamente os mesmos tanto quanto os padrões de edição, regras espalhadas em vários livros, etc. Isso se aplica a retroclones? Sim, mas de acordo com o artigo, se aplica a tudo o mais...
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Ric.freitas em 08 Dez 2010, 16:04

Oda, tais suplementos são gratuitos.
Ric.freitas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Dez 2010, 16:10

Suddenly, the rules weren't all that important anymore. We didn't argue about who had the best rule system, we argued about who had the best World. So now, instead of filling up a two hundred and forty-eight page book with rules, game designers are filling it up with a World and skimming over the rules. In fact, they're producing so much World, that it can't fit in one book.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Lord_Metatron em 09 Dez 2010, 00:51

GoldGreatWyrm escreveu:
Suddenly, the rules weren't all that important anymore. We didn't argue about who had the best rule system, we argued about who had the best World. So now, instead of filling up a two hundred and forty-eight page book with rules, game designers are filling it up with a World and skimming over the rules. In fact, they're producing so much World, that it can't fit in one book.

E eu não vejo problema nenhum com isso.

I wanna drown myself in fluff!
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Armitage em 09 Dez 2010, 01:10

AKImeru escreveu:http://www.rpg.net/news+reviews/columns/wickoct99.html

Excelente artigo. :aham:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Hermes em 09 Dez 2010, 14:26

Silva escreveu:
AKImeru escreveu:http://www.rpg.net/news+reviews/columns/wickoct99.html

Excelente artigo. :aham:

O artigo é bom mas o John Wick deu algumas bolas fora da pesada neste artigo.

Eu entendo o argumento dele sobre nossa nostalgia nos cegar para o que é bom ou ruim quando falamos de coisas que guardamos na lembrança. O fato é que para a maioria de nós estes RPGs da decada de 80 guardam memórias para lá de agradáveis, muitas vezes de momentos de descoberta e aprendizado. É difícil você ter este mesmo sentimento nos dias de hoje se você já é um jogador experiente de RPG. Poderiamos dizer que o seu copo está cheio e por isso você não consegue beber de uma nova fonte. Neste ponto o artigo é excelente.

Porém ele vem com um colóquio flácido para acalentar bovinos sobre como a indústria de RPG está ganhando menos dinheiro do que antes é completa bull shit! Nos anos 80 quando se fazia uma tiragem de livros de RPG normalmente fazia-se tiragens com poucos exemplares. Hoje quando há a publicação de um livro trabalhamos com 10x ou mais o tamanho da tiragem daquela época. Quem já teve que mexer um pouco com empresas gráficas sabe que quanto maior a quantidade menor será o preço dessa impressão (até um determinado limite é claro). O que ocorre é que as empresas simplesmente reduziram parte do preço para se manterem competitivas no mercado, e tiveram a oportunidade de fazer isso devido a várias melhoras tecnológicas.

Achar que as empresas estão mal ou na penúria pois não cobram mais pelos seus livros é palhaçada. Elas cobram o que acham que devem, inclusive porque não é por 10 dolares a mais que as pessoas vão deixar de comprar um livro de RPG.
Hermes

Mensagempor AKImeru em 09 Dez 2010, 16:28

Mas no artigo ele fala mais sobre o consumidor do que as empresas.
AKImeru

Mensagempor Arroz de Festa em 12 Dez 2010, 03:24

Editado: Mudando o assunto, gostaria da opinião de jogadores sobre esse ponto : Regras de como o mestre deve criar encontros baseados em qual fortes ou fracos são os monstros.

Sistemas como D&D 1E/AD&D possuem regras nos seus manuais para se criar encontros/desafios.
Os sistemas em si são mais "Nintendo Hard" como dizem, mas já possuiam tais ferramentas.
Espero que no futuro os criadores do Old Dragon crie ferramentas de auxílio ao mestre nesta tarefa.
Editado pela última vez por Arroz de Festa em 18 Mai 2011, 05:30, em um total de 1 vez.
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Arroz de Festa

Mensagempor MagoCego em 13 Dez 2010, 07:24

Eu particularmente não sigo essas regras de encontro. Nem sempre você vai encontrar algo que você vai vencer, mesmo que suando, e nem sempre você vai encontrar algo que você precise gastar alguma magia acima do 1º circulo. Pra mim, o mundo não é medido pelo nível dos jogadores.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
MagoCego

Mensagempor AKImeru em 13 Dez 2010, 11:09

Para mim, eu gosto de colocar desafios para os jogadores.

"Desafios" fica entendido que eles sempre tem uma chance de vencer. Se eu quero assusta-los ou a trama pede para que eles percam uma luta ou fujam, eu deixo bem claro para eles que eles não estão necessariamente em um desafio pela minha descrição dentro do jogo.

Se você vê um dragão ancião no nivel 1 e tenta mata-lo, é o seu funeral.

Magocego: O seu mundo talvez não, mas o mundo que os jogadores observam (A campanha) deve sim. Se você não planejar encontros com o grupo em mente - especialmente em jogos assumidamente desequilibrados como o Old Dragon - os Usuários de magia vão roubar todas as cenas que você jogar neles. Ou não. Eu não li o sistema de magias do Old Dragon, eu precisaria estudar ele para ver se é tão maluco quanto o de AD&D ou da terceira edição. Porém esta ai o ponto; sem cuidado no planejamento de desafios, eles as vezes não são desafios de fato e sim apenas leves irritações que você joga nos jogadores, ou um total party kill.
AKImeru

Mensagempor Arroz de Festa em 15 Mar 2011, 00:32

Se vocês notarem dei minha opinião no começo de dezembro de 2010, de lá pra cá eu comprei fisícamente tanto o Old Dragon quanto o Mighty Blade. Eu sou mestre de D&D 4ª edição e jogo outros sistemas.
Formei grupos presencial e também joguei pelo RRPG ( RPG via ferramenta on line) com inúmeros grupos e pude testar os dois sistemas.

Migthy Blade(MB) é voltado para iniciantes, é simples ( sem ser simplista demais) e leve ( regras enxutas e sem trocentos manuais), ele é da escola old school por possuir muitas características da tal escola. Eu já li e já joguei muitos sistemas e Mighty Blade é o sistema mais simples de todos que já joguei pra ensinar novatos a jogar RPG. Uso ele em jogos de iniciação a RPG com meus primos/sobrinhos. Os PJ em MB chegam no máximo no lvl 10, o sistema possuí um desequilibrio toleravel (muito diferente de D&D 3ª edição que o desequilibrio ferra com o jogo depois do lvl 10, porém o desequilibrio de D&D 3ª edição é bom para grupos que gostam da coisa mais overpower).

Old Dragon (OD) definitivamente não é RPG para iniciantes. Possuí poucas classes e customização delas, eu gosto desse ponto dele, pois torna as coisas mais simples. Tem uma lista de magia parecida ou igual recicladas de AD&D e D&D 3ª edição, porém é uma lista menor que de D&D. Old Dragon é assumidamente um almágama de AD&D e D&D 3ª edição, tem um sistema de peso mediano e um desequilibrio também toleravél.

Tanto OD quanto MB deixam propositalmente lacunas nas regras, uma característica marcante da old school, pra que o mestre se vire nos 30 e invente regras na hora.
Como segue a linha old school os dois sistemas realmente não possuem regras de se criar encontros e desafios, os adeptos da old school gosta disto, mas ao mesmo tempo que defendem isso me parecem hipócritas, pois em aventuras prontas old school há indicação de qual lvl os PJ´s devem tá pra enfrentar aventura A ou B, e os mestres old school criam aventuras e põe monstros que seus jogadores aguentem ( ou seja, uma regra de desafios/encontros disfarçada). Se um mestre old school de verdade jogasse e mestrasse baseado na idéia old school in natura, os jogadores teriam que sair de suas casas com umas 10 fichas de vários PJ´s prontinhos debaixo do braço e ir trocando elas durante a sessão, pois morreriam demais, sendo que numa aventura old school vc não conseguiria fazer uma história levando uma protagonista do lvl 1 ao lvl máximo de uma campanha, pois este morreria facilmente e forçar ressurreição não é old school (MB nem existe magia ressurreição).
Por isso digo da hipocrisia, os ditos mestres ( não todos é obvio!) old school acabam criando regras de desafio/encontros disfarçadas para poder salvar o rabo dos players por que sinão a história muda de protagonista a cada porta de dungeon que é aberta e um fungo do tamanho de pulga te mata sem save algum.
Então esses livros old school como o MB/OD deviam eram logo sairem do armário e criarem a limpo regras de desafio/encontros do que manterem a hipocrisia que os encontros e desafios do mundo são livres e você pode cruzar no seu caminho com todos os monstros mais osso duro do sistema no level 1 como desafio de cada combate.
Apesar de não jogar D&D 3ª edição mais, pelo menos o sistema possue um sistema de desafio/encontro e em D&D 4ª edição o sistema de desafio/encontro é uma maravilha neste ponto, sem frescura e hipocrisia.

Concordo com o Oda, desafio é pra desafiar os PJ´s , eles podem vencer/se renderem/morrerem, porém de forma justa e não pra uma barata em old school que te dá um ataque que vc não tem baygon no mundo que te salve a pele.

Tirando o aspecto hipócrita, OD e MB são boas aquisições. Eu mestro OD sem essa doidera de exagerar no old school e fica muito divertido.
MB se tornou um dos meus sistemas prediletos, muito show pra ensinar novatos, o melhor que já vi. Imagina uma pessoa que nunca jogou RPG na vida e você ensina essa pessoa usando D&D 3ª/4ª edição ou GURPS, o cara pira, é regra demais, coisa demais pra decorar, agora tu pega um MB tu ensina de forma fácil e intuitiva. Depois de iniciado no RPG aí vale a pena você ensinar pro cara um D&D e outros sistemas mais complexos .

Meu sistema predileto de RPG de todos os tempos só pra constar : Savage Worlds .
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Arroz de Festa

Mensagempor Allefcapt em 15 Mar 2011, 14:40

Olá a todos,

ARROZ,
Tenho opiniões muito parecidas com as suas sobre ambos. :hmmm:

Os dois produtos são o fruto de muita dedicação e trabalho de abnegados apaixonados pelo RPG. Gente que faz. E luta para isto uma vez que não é nada fácil.

Migthy Blade(MB) realmente é um achado para iniciantes, e sua clareza de regras e facilidades de utilização o coloca em uma das categorias mais amigáveis aos novatos.

Na empresa em que trabalho, utilizamos o RPG em alguns programas de educação ambiental e estes são baseados nas regras e títulos do GURPS (Com algumas pequenas adaptações), mas estamos fazendo testes com regras híbridas do MB.

Seus sobrinhos e primos estão em que faixa etária? Você está utilizando as regras de forma completa?

Old Dragon é um trabalho que me entusiasma de imediato (e cativa) pela plasticidade saudosista de nossa Velha Escola. Estamos no momento testando os produtos ligados ao título em uma campanha programada. Realmente nossos dois iniciantes estão patinando para pegar o ritmo, o que nos faz entender o velho “ADVANCED” no título histórico.

Encontramos já em 12 sessões erros e acertos. Logo pretendo lançar também uma opinião a “dez mãos” mais encorpada.

Fico aqui por enquanto com a sua boa definição: “Old Dragon é assumidamente um almágama de AD&D e D&D 3ª edição”

E vale ressaltar uma outra observação sua: “os jogadores teriam que sair de suas casas com umas 10 fichas de vários PJ´s prontinhos debaixo do braço e ir trocando elas durante a sessão, pois morreriam demais”

Esta característica é possível de ser mantida em qualquer “escola”. O segredo é utilizar aquilo que já foi salientado, a capacidade do mestre de se virar. O que no fundo pode (e deve) ser sempre motivado.

A campanha que coordeno vai para o seus quase inacreditáveis 15 anos e hoje em dia nem sabemos mais o que jogamos. AD&D? D&D? 3.0? 3.5? 4.0? Um filho Frank disto tudo. E a diversão é a mesma!

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários