[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Youkai X em 18 Nov 2007, 12:56

Lembro que no primeiro romance de Tormenta Glórienn dá uma passada básica pelo reino de Nimb, de forma interessante. Tem como descrever como o Leonel descreveu o reino de Nimb?
Youkai X

Mensagempor Lune em 18 Nov 2007, 13:02

Segundo você, Niele é um personagem cômico, em uma obra "séria"(???) ambientada em um cenário "sério" (???).

Não, você definitivamente não leu.

E o seu ponto é que o humor distorce o cenário? O que dizer de Paranóia, Munchkin, BESM e tantos outros sistemas legais que utilizam o humor? POKÉTULHU! Esse argumento consegue ser mais ridículo do que atacar Tormenta pela sensualidade das ilustrações... além de caxias você é sem graça, Draco? XD

E olha, se você quer insistir que a HQ e o quadrinho são tão ligados assim, recomendo que leia os romances de Ravenloft ou Eberron e compare com o cenário em si. Em Ravenloft, pegue Baroness of Blood, um conto interessante sobre a filha de um nobre destronado por rebeldes, trabalhando para recuperar o prestígio perdido da família. O romance é muito bom, mas não tem praticamente nada a ver com o jogo. Nada é mencionado sobre as Brumas, os Lordes de Domínio... não aparece um único personagem que possa ser remotamente associado com uma classe de personagem, muito menos um que use magia, e mesmo os líderes dos exércitos morrem com uma única flecha.

Em Eberron, tente o Marked for Death - a história de uma jovem elfa chamada Espre que, contra todas as regras estabelecidas no cenário, desenvolve a há muito tempo desaparecida dragonmark da Morte. A atenção que essa menina atrai é suficiente para mudar toda a geopolítica do cenário - e ainda assim ela sequer é mencionada no livro básico ou em qualquer expansão - inclusive as lançadas depois do romance.

Então, resumindo: não é porque a Niele se comporta de uma forma nos quadrinhos que ela tem que agir do mesmo jeito na sua campanha. De fato, a Niele ainda usa praticamente o mesmo texto de NPC da aventura original em que ela apareceu. A única fonte de outro comportamento para a Niele seria a revista Holy Avenger, que está longe de ser um suplemento oficial de Tormenta...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Iron Man em 18 Nov 2007, 13:08

Olá pessoal

Youkai X escreveu:E agora me pergunto. Como ficaria Tormenta no D&D 4ª Edição? Quais as soluções forçadas que tomraiam pro cenário? Quais acontecimentos bizarros eles tomariam? O que seria do taude, Vectorius e dos conjuradores poderosos do cenário? E de resto?

Bom Youkai X, pelo que eu saiba parece que a Jambô e o Trio Tormenta estão planejando lançar para 2008/2009 uma nova versão para Tormenta e Reinos de Moreania totalmente OGL, ou seja, que não necessitem dos livros básicos de D&d para se jogar.
Isso deve deixar-los mais "livres" para criarem o que quiserem sem se preocupar com as "regras oficiais". Mas para mim os deixará livres para criarem tudo que eles acharem bom sem se importar com a opinião dos outros.
Para que quiser este é o link.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor DracoDruida em 18 Nov 2007, 13:10

1º de tudo e o mais importante: O que diabos é caxias? XD (sem ser o lugar onde o Phil mora XD)

E o seu ponto é que o humor distorce o cenário? O que dizer de Paranóia, Munchkin, BESM e tantos outros sistemas legais que utilizam o humor? POKÉTULHU!

Mas oras, uma coisa é algo feito para o humor. Outra é algo que tenta encaixar a seriedade e o humor e falha miseravelmente. BESM, por exemplo, pode ser usado para jogos sérios e de comédio sem necessariamente ligar as coisas. Eu acho sistemas de humor muito dez, tanto que adoro o Risus. Mas um cenário que tenta misturar humor e seriedade dessa forma não dá muito certo...

Quanto ao resto: Hum, interessante. Admito que não sabia. Então fica como ponto ruim apenas da HQ =P
Editado pela última vez por DracoDruida em 18 Nov 2007, 13:23, em um total de 1 vez.
DracoDruida

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2007, 13:19

Leonal Caldela autor dos 2 romances de Tormenta soube como contornar as cagadas de Cassaro e narrar uma historia interessante em Arton lhe dando um aspecto mais adulto e assustador, se aquele cara tivesse sido o criador do cénario hoje Tormenta seria um cenario muito elogiado.

Por favor me diga que ele fumou um baseado quando ele escreveu a parte do Samurai e estava normal no resto.

Mas para mim os deixará livres para criarem tudo que eles acharem bom sem se importar com a opinião dos outros.

E desde quando eles ouvem a opinião de outros que não sejam seus proprios fanboys?

Alias, eles fazem certo. Eles conseguiram criar um dos piores cenarios de todos os tempos e um nicho bem especifico o compra. Tem mais é que ouvir esse nicho que eles mesmos criaram e deixar eles felizes.

Enquanto isso eu me divirto com meus cenarios proprios. :victory:
Editado pela última vez por AKImeru em 18 Nov 2007, 13:22, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lune em 18 Nov 2007, 13:20

Caixas = invólucros, comumente feitos de madeira ou plástico, feitos para acomodar e proteger objetos.
Caxias = gíria da minha vó que significa pessoa conservadora. Sinônimo de "quadrado" XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor DracoDruida em 18 Nov 2007, 13:23

Cacete, não precisa sacanear porque eu escrevi errado. Vou editar, morra.XD
DracoDruida

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2007, 13:24

Lune, você esta falando que alguem é caxias porque não gosta de fan service?

A questão não é ter fanservice ou não, a questão é ter algo além disso e como você mesmo colocou, ela não tem. Ela é um personagem bidimensional feito para adolescentes de 13 anos terem fantasias. Simples como 1-2-3.
AKImeru

Mensagempor Kamus de Aquário em 18 Nov 2007, 13:28

Oda é verdade, eu tinha esquecido da lamentavel cena do Samurai dos aventureiros e da ponte e pensar que ele iria entrar num duelo de vida ou morte só pra chegar ao lado errado da ponte. :linguinha:

Tosco é pouco.
Kamus de Aquário

Mensagempor Lune em 18 Nov 2007, 13:31

Esse 1-2-3 é 1 MENOS 2 ou é 1 HÍFEN 2? Estou confuso XD

E não, eu estou chamando o Draco de caxias só pra encher o saco. Embora pessoas que não apenas não gostam mas se ofendem com fanservice e desqualificam o cenário com base nesse ponto, como alguns chegaram a declarar aqui, entram sim na classificação de caxias.

E de qual questão você está falando, afinal? A Niele da revista é sim uma personagem bidimensional. A do RPG, não necessariamente. É isso?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2007, 13:34

E de qual questão você está falando, afinal? A Niele da revista é sim uma personagem bidimensional. A do RPG, não necessariamente. É isso?

E tem diferença/relevancia? Ela ESTA morta final :linguinha: . Alias, te lanço um desafio. Enumere os personagens de Tormenta interessantes/profundos. Eu estou curioso. O necromante é um. Mas e os outros?
AKImeru

Mensagempor Youkai X em 18 Nov 2007, 13:38

Só se fosse a Niele da tal aventura que ela apareceu pela primeira vez que fosse menos bidimensional. Pois no RPG de Tormenta agora ela parece ser a mesma coisa que a HQ.

Acho que a maioria aqui se ofende com personagens que parecem se sustentar apenas no fanservice. Porque falando sério, a Niele parece tão ou mais besta que aquelas mulheres do progrgama das garotas da mansão Playboy, que parecem ter saído de Legalmente Loira e/ou Menina Veneno (aquela do Rob Schneider).
Youkai X

Mensagempor Lune em 18 Nov 2007, 14:07

Creio que já tinha citado alguns anteriormente. Mas vai de novo.

O Arsenal é um excelente personagem, desconsiderando o lado super sentai. Deuses da Guerra são uma das escolhas mais comuns de divindades para jogadores - o Arsenal mostra como age um verdadeiro devoto. Mestres mais filosóficos podem criar uma campanha seguindo a abordagem estruturalista de que as guerras são o verdadeiro motor da humanidade e seguir daí. Eu não diria que Arsenal é um personagem profundo - mas certamente é interessante!

Luigi Sortudo, companheiro de grupo de Vladislav. Bardo arquetípico, Luigi já ganharia pontos comigo por ter seu nome baseado em um fato curioso e pelo romance hilário com a elfa do mar, Lenora. Aliás, todos os personagens desse grupo são interessantes, inclusive o Paladino, antes de morrer. Mas com a morte da Lenora, o Luigi ficou ainda mais legal, manipulando os acontecimentos para conseguir vingança contra o Sckhar. Um dos únicos bardos malignos que eu já vi, e soberbamente bem apresentado.

Também gosto bastante da dupla Sckhar & Beluhga, apesar dos nomes horríveis. Ambos representam bem a lendária arrogância dos dragões, e a relação de amor/ódio entre os dois é bem legal. Incidentalmente, eu adoro a idéia de um dragão como rei, pra variar um pouco, e a ligação da Beluhga com as Montanhas Uivantes é interessante - eis uma princesa que não pode ser resgatada!

Lorianne, a gladiadora meio-elfa, também dá uma aventura interessante, conseguindo misturar o combate na arena com a intriga dos bastidores, envolvendo como raios ela conseguiu o seu unicórnio...

Um par de deuses também merece menção, notavelmente a Divina Serpente - aquele ethos de "proteger os mais fracos" é genial - e Tenebra, a deusa que inspirou Shar a largar de ser emo XD

Certamente tem mais, mas não consigo encontrar o livro. E antes da inevitável discussão que irá se seguir: eu não estou dizendo que na média, os NPCs de Tormenta sejam bons. Muito pelo contrário. Mas existem verdadeiras pérolas espalhadas pelos livros.
Lune

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Nov 2007, 14:22

O Leon Galtran, Denora Semsobrenome, e o Luigi Sortudo dariam uma HQ muito melhor, especialmente porque eles matariam o Cichkátriz no final...

Ou eu espero assim.

Edit:

A divina serpente nunca é, nem foi uma deusa, segundo o livro do Panteão.
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 18 Nov 2007, 14:24, em um total de 1 vez.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2007, 14:23

O Arsenal é um excelente personagem, desconsiderando o lado super sentai. Deuses da Guerra são uma das escolhas mais comuns de divindades para jogadores - o Arsenal mostra como age um verdadeiro devoto. Mestres mais filosóficos podem criar uma campanha seguindo a abordagem estruturalista de que as guerras são o verdadeiro motor da humanidade e seguir daí. Eu não diria que Arsenal é um personagem profundo - mas certamente é interessante!

E ele mostra isso como? Possuindo seu proprio megazord?

Luigi Sortudo, companheiro de grupo de Vladislav. Bardo arquetípico, Luigi já ganharia pontos comigo por ter seu nome baseado em um fato curioso e pelo romance hilário com a elfa do mar, Lenora. Aliás, todos os personagens desse grupo são interessantes, inclusive o Paladino, antes de morrer. Mas com a morte da Lenora, o Luigi ficou ainda mais legal, manipulando os acontecimentos para conseguir vingança contra o Sckhar. Um dos únicos bardos malignos que eu já vi, e soberbamente bem apresentado.

Sempre gostei dele também. Mas do personagem em si e não das porcarias que inventam sobre ele no livro do jogo.

Lorianne, a gladiadora meio-elfa, também dá uma aventura interessante, conseguindo misturar o combate na arena com a intriga dos bastidores, envolvendo como raios ela conseguiu o seu unicórnio...

Ela é(e a arena) Luta Livre Medieval. Por mais legal que isso sooe, é feito de uma maneira pessima pelo cenario. E eu acho ela uma personagem forçada.(ESPECIALMENTE dentro da HQ.)

Um par de deuses também merece menção, notavelmente a Divina Serpente - aquele ethos de "proteger os mais fracos" é genial - e Tenebra, a deusa que inspirou Shar a largar de ser emo

Divina Serpente - FUCK YEAH
Tenebra - Shitsux

Certamente tem mais, mas não consigo encontrar o livro. E antes da inevitável discussão que irá se seguir: eu não estou dizendo que na média, os NPCs de Tormenta sejam bons. Muito pelo contrário. Mas existem verdadeiras pérolas espalhadas pelos livros.

E então chegamos ao meu ponto: Repara que são a que tem menos conexão com o Cassaro :bwaha: !
AKImeru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários