Pathfinder: educate me

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor Elven Paladin em 31 Dez 2010, 19:07

Aqui eu voto por dar o benefício da dúvida à Paizo - A Wizards demorou um pouco para começar a "inovar", e a Paizo ainda é relativamente jovem com seu Pathfinder. Sim, eles trabalhavam com D&D há muito tempo, mas não é a mesma coisa. o Advanced Player's Guide já apresenta algumas melhorias, vamos ver o que vem depois.


Veremos quanto tempo a Paizo vai tentar supostamente ser fiel à idéia de Retrocompatibilidade - que é a grande "trava" para isso em Pathfinder. E de fato, o APG é um suplemento respeitável de RPG e eu tenho expectativas boas para o Ultimate Magic que sai em Abril - embora o Magus liberado para playtest conseguiu ter um design inferior ao Duskblade (e a Paizo teve ao menos 3 anos para ver o que havia de funcional ou não com Gishes).

E eu adcionaria: Se você for um nerd com muita grana, mesmo tendo toda a 3.5, compre Pathfinder. Nem que seja simplesmente pelo projeto gráfico, que é, em minha humilde opinião, excelente.


Não sei, eu não acho o projeto gráfico de Pathfinder tão bom quanto se alardeia. Eles abusam demais da Rule of Cool (Vamos fazer uma aposta: Abra um livro de Pathfinder e para cada imagem sobrecarregada de "coolness", beba um gole de Vodka. Você vai sair com cirrose logo depois de terminar o primeiro livro :mrgreen:) - a ponto de me lembrar de Exalted (ou David Bowie na fase Ziggy Stardust)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor AKImeru em 01 Jan 2011, 02:24

MONK FANBOY FIGHT ROUND 2: Operation First Blood


Piadas a parte, o Elfo foi tão preciso em suas criticas que ele me quotou então eu não tenho mais nada a dizer.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor Madrüga em 01 Jan 2011, 11:27

Estou folheando o "advanced player's guide" do Pathfinder e estou dividido.

Por um lado, achei as classes básicas muito especializadas, nuns nichos que não fazem muito sentido: o alquimista é um... pseudomago que prepara e arremessa todo tipo de porcaria em vidrinhos. O cavalier é um knight piorado, com uma habilidade de desafio ruinzinha e cheia de variantes tão ruins quanto. O inquisidor é um superclérigo/paladino focado demais numa coisa só, com uma habilidade superlegal que só pode ser usada uma vez por dia. A bruxa parece uma classe de NPC cheinha de níveis vazios. O summoner parece um aborto do "tome of magic" e do "complete arcane", completo com MUITO "book keeping". O oráculo é um feiticeiro divino que basicamente vai se aleijando conforme os níveis passam em troca de habilidade chinfrins.

Todas as classes vêm com uma PAREDE DE TEXTO que dá uma bela preguiça de ler (por isso minha análise tão rasa). Mas me parecem nichos completamente "cobríveis" por classes de prestígio.

Por outro lado, as variantes de classe favorecida dão um colorido legal de acordo com a raça, e mudam pouca coisa. Tipo ganhar mais uma rodada na fúria de bárbaro. Não parece nada que realmente desequilibre ou estrague o jogo e pode dar uma identidade legal para o jogador. As variantes de classe também são bacanas, como "kits" para as classes básicas (no estilão "PHB 2"), trocando umas habilidades por outras e deixando as classes mais individuais e com nichos diferentes. Algumas mecânicas são bacanas (como o monge bêbado), mas confesso que vi mais monge que outra coisa. O guerreiro tem uns estilos legais também.

Os talentos cobrem bastante coisa, e parecem bem adequados. Não vi todos.

Como o livro chegou hoje, a parte de magia me deu MAIS PREGUIÇA AINDA e nem vi. Só gostei do padrão de formatação. Idem para os itens mágicos.

EDIT: no finalzinho do livro, existem umas manobras expandidas, provavelmente baseadas na 4e. Reposicionar o oponente, roubar um item dele, arrastá-lo ou atrapalhá-lo com um truque sujo são novas opções. Além disso, existem uns "character traits" (baseados em Iron Heroes?) bem simplezinhos, num modelo que parece ser exatamente o que eu procurava para o e8: características simples, bônus pequenos, descrições rápidas. Um fluff legal, um crunch que não atrapalha e, no total, uma personalização interessante para o personagem.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor Metal Sonic em 01 Jan 2011, 13:09

Nossa, o Elven disse quase tudo o que eu tinha a dizer sobre o Pathfinder. Deixo aqui apenas a minha insatisfação por achar que eles poderiam ter sido MUITO mais inovadores no sistema, e ao invés disso teve poucas mudanças REALMENTE significativas.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor ProxAlestorm em 01 Jan 2011, 16:45

Referente a pancada de talentos para combatentes, vcs não acham que os mesmos não ajudaram muito diminuir a falta de equilíbrio com os conjuradores?
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor Nibelung em 01 Jan 2011, 17:04

O maior problema da diferença entre conjuradores e o resto não é força. É que enquanto os não-conjuradores estão travados em seus proprios nichos, os conjuradores tem infinitas alternativas pra solucionar qualquer problema.

Instakill e save-or-suck são só a cereja do pacote.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor ProxAlestorm em 01 Jan 2011, 17:26

Nibelung escreveu:O maior problema da diferença entre conjuradores e o resto não é força. É que enquanto os não-conjuradores estão travados em seus proprios nichos, os conjuradores tem infinitas alternativas pra solucionar qualquer problema.

Instakill e save-or-suck são só a cereja do pacote.

Pois é cara. Tanto que isso já foi discutido diversas vezes anteriormente. Por isso perguntei se o Pathfinder não ajudou a diminuir a diferença. ^_^
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jan 2011, 18:08

Referente a pancada de talentos para combatentes, vcs não acham que os mesmos não ajudaram muito diminuir a falta de equilíbrio com os conjuradores?


Se existissem talentos decentes, ajudariam sim - o que não ocorre em Pathfinder com algumas excessões que eu cito abaixo. De fato os Conjuradores são menos capazes de invadir um nicho, que é o de Combatentes de Linha de Frente graças ao enfraquecimendo dos feitiços e habilidades de classe que permitiam isso (Invocação, Polymorph, Divine Power e Righteous Might e Forma Selvagem) e ao "power-up" que os combatentes receberam. Mas isso só vale para um nicho. Todos os outros são invadidos como sempre eram em D&D 3.5.

Quais são os talentos que ajudam Combatentes? Aqueles que dão habilidades realmente diferente (e não os 35 talentos que poderiam ser chamados de "Bater Aprimorado" ou "Bater ++" ou "Mais PV ou CA"), como In Harm's Way ( que requer outros dois talentos...), Dazing Assault e Stunning Assault (Dá a um Combatente a chance de colocar condições em oponentes, debuffs de primeira linha. Esses são talentos que de fato ajudam Combatentes), Missile e Ray Shield (Defesas contra habilidades e ataques), Wind e Lightning Stance (Fraquinhos e restritos, mas ao menos a idéia deles é boa), a linha de Vital Strike (Abre caminho para um Guerreiro que se baseia em mover e atacar) e Dazzling Display (Um talento decente, uma opção de debuff).

Agore conte os talentos que dão habilidades diferentes a um combatente, que estão fora do nicho de "Bater Muito e Causar Dano". Triste, não?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor Aluriel de Laurants em 01 Jan 2011, 18:32

Dar ataques que atingem outras defesas sem ser CA é a parte mais importante do processo suponho.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jan 2011, 20:19

Dar ataques que atingem outras defesas sem ser CA é a parte mais importante do processo suponho.


Não faria muito sentido, já que Pathfinder mantém a estrutura do 3.5 de Testes de Resistência que avançam de forma diferente de CA. Mas sim, é possível que Combatentes tenham habilidades que exijam outra defesa que não seja CA, por exemplo - possível e desejável.

Mas hey, Guerreiros não devem ter habilidades especiais. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor ProxAlestorm em 01 Jan 2011, 20:29

Elven Paladin escreveu:
Referente a pancada de talentos para combatentes, vcs não acham que os mesmos não ajudaram muito diminuir a falta de equilíbrio com os conjuradores?


Se existissem talentos decentes, ajudariam sim - o que não ocorre em Pathfinder com algumas excessões que eu cito abaixo. De fato os Conjuradores são menos capazes de invadir um nicho, que é o de Combatentes de Linha de Frente graças ao enfraquecimendo dos feitiços e habilidades de classe que permitiam isso (Invocação, Polymorph, Divine Power e Righteous Might e Forma Selvagem) e ao "power-up" que os combatentes receberam. Mas isso só vale para um nicho. Todos os outros são invadidos como sempre eram em D&D 3.5.

Quais são os talentos que ajudam Combatentes? Aqueles que dão habilidades realmente diferente (e não os 35 talentos que poderiam ser chamados de "Bater Aprimorado" ou "Bater ++" ou "Mais PV ou CA"), como In Harm's Way ( que requer outros dois talentos...), Dazing Assault e Stunning Assault (Dá a um Combatente a chance de colocar condições em oponentes, debuffs de primeira linha. Esses são talentos que de fato ajudam Combatentes), Missile e Ray Shield (Defesas contra habilidades e ataques), Wind e Lightning Stance (Fraquinhos e restritos, mas ao menos a idéia deles é boa), a linha de Vital Strike (Abre caminho para um Guerreiro que se baseia em mover e atacar) e Dazzling Display (Um talento decente, uma opção de debuff).

Agore conte os talentos que dão habilidades diferentes a um combatente, que estão fora do nicho de "Bater Muito e Causar Dano". Triste, não?

Sim, mas essa é exatamente a proposta deles, desde que são combatentes. Ou eles deveriam mandar magias também? :sobrancelha:
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jan 2011, 20:41

Sim, mas essa é exatamente a proposta deles, desde que são combatentes. Ou eles deveriam mandar magias também?


Deveriam ser tão eficientes e funcionais em jogo quanto um Mago ou Clérigo é, apenas isso. A Quarta Edição, Tome of Battle e Iron Heroes dão aulas de como fazer isso, por exemplo.

Ou você viu Conan alguma vez se escondendo atrás de um Clérigo para que ele batesse em seu lugar?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor ProxAlestorm em 01 Jan 2011, 21:20

Elven Paladin escreveu:
Sim, mas essa é exatamente a proposta deles, desde que são combatentes. Ou eles deveriam mandar magias também?


Deveriam ser tão eficientes e funcionais em jogo quanto um Mago ou Clérigo é, apenas isso. A Quarta Edição, Tome of Battle e Iron Heroes dão aulas de como fazer isso, por exemplo.

Ou você viu Conan alguma vez se escondendo atrás de um Clérigo para que ele batesse em seu lugar?

Mas o problemas não é deles e sim dos conjuradores que roubam nichos das outras classes. O que eu propus é que os talentos e características de classes apresentadas ajudam sim, a diminuir a diferença entre os roles.
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor Madrüga em 01 Jan 2011, 21:23

Pô, ninguém concordou/discordou de mim?

#tetrisfeelings
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Pathfinder: educate me

Mensagempor ProxAlestorm em 01 Jan 2011, 23:33

Madrüga escreveu:Pô, ninguém concordou/discordou de mim?

#tetrisfeelings

Se for referente ao "advanced player's guide" ainda não posso opinar porque não li o mesmo ainda hehe. :b
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron