[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor louc0 em 01 Jan 2011, 15:37

MODERAÇÃO: Ofender outro usuário do fórum não colabora em nada com a discussão, e é contra as regras do fórum. Usuário metalsonic advertido.

Jeito lindo de começar 2011
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Kinn em 01 Jan 2011, 15:50

:flood: Feliz ano novo povo!
===

Cara, acho que o desejo exagerado de forçar aos elfos a não serem fodões no cenário que os levou a fazerem isso.
Mas os elfos serem fodões varia de cenário para cenário.

Eu vejo eles assim metidos no changeling que é um sistema não D&D por exemplo e não acho ruim. Até sofri com um sluagh sendo perseguido mas não descontei nos elfos quando criei meu cenário. Por sinal, quando criei meu cenário coloquei os elfos como seres meio distantes, metidos e poderosos no seu território, meio como os eladrins ainda na feywild - e nota fiz isso ainda no 3.0

Fora das terras deles porém, eles não apitam nada.
Se fosse feito assim, seria igualmente interessante, onde temos uma raça orgulhosa e metida a besta, sofrendo reveses de não serem ouvidos e agraciados, mais ou menos como vemos nobres perdidos das pessoas que lhe dão pompa e importância tendo que viver por si mesmos e sofrendo agruras por não saberem viver sem serem obedecidos sem questionar.

Juntando isso com a invasão goblinóine e a deusa - digamos assim - não ter feito nada para evitar a queda do país deles, fariam os elfos se perguntarem o que eles fizeram de errado para sua deusa os castigarem assim.

Teríamos uma faceta mais complexa e interessante deste evento, onde uma parte os elfos iam perdendo fé na deusa criadora, outra ia perseverando tentando descobrir suas faltas para serem abençoados novamente e o comportamento da deusa seria um mistério - seria bem interessante assim.

Da mesma forma, agora - desconsiderando o romance onde ela se escraviza - temos a deusa misteriosa ordenando ou colocando um impulso de submissão nos elfos, não só aos minotauros, mas a raças em geral, os quais os minos sabendo disso, se aproveitam para escravizar o maior número de elfos possível. Da mesma forma temos uma deusa misteriosa, punindo ainda mais seus servos, e caberia a eles a descobrir suas faltas para sofrer tantas humilhações - o que levantaria outra gama de plots e visões menos terríveis que estas que discutimos tanto por aqui.

Quanto tempo levei para pensar isso? 5min

EDIT:
Mais pensamentos:
Se a deusa tivesse algum portifólio mais transcendental do que simplesmente elfos, também ajudava a explicar como ela age. Lin Wu apesar de ser porcamente orientalóide, ainda assim por ser orientalóide evoca diversos sentimentos e conceitos em nossas mentes que ficam mais fáceis de trabalhar, diferente de uma divindade cujo conceito fosse por exemplo maçãs - e maçãs fosse uma raça em seu jogo...

Edit 2:
Se o portifólio dela fosse beleza, graça ou qualquer coisa similar, até seres feéricos, teriamos muito mais para trabalhar, por exemplo deles terem sido punidos por terem tido contato com o ferro-frio, o metal impuro (que poderia ser um conceito metafórico para descrever o contato dos elfos com coisas mundanas como forjaria primitiva, desprezo pelo uso da magia em favor de outras formas de poder: druidismo, criando uma cisma com a deusa da natureza ou sei lá, com o deus dos monstros ou ainda com o deus da morte, com os elfos sendo o pináculo a longevidade, o eterno brigando contra raças que são efêmeras - tanta coisa podia ser erigida disso que fica no fim das contas um tremendo desperdício...

Bom, são todas boas ideias para guardamos e usarmos em nossos cenários...
Kinn

Mensagempor AKImeru em 01 Jan 2011, 17:51

Este será o meu primeiro e ultimo post nesse ano neste tópico.

Qual é o problema de Tormenta? Porque ele possui tantos críticos além de tantos fãs? Quais as principais criticas?

A resposta para todas essas perguntas podem ser traçadas na origem do cenário. Tormenta foi criado com retalhos de diversas matérias e personagens criados na Dragão Brasil, que pertenciam a aventuras e conceitos bem distintos. E eles podiam (Ou não, isso não vem ao caso) funcionar em seus respectivos contextos, porém quando postos nesse novo mundo composto de vários elementos diferentes, existe tal falta de contexto.

Todas as tentativas de explicar tais contexto falham em apaziguar tais problemas. Temos "reinos tematicos" que são forçados ao ponto de mal terem comunicação, trocas culturais. Eles existem com o propósito de explicar porque tal elemento do cenário é assim, porém isso apenas adiciona ao problema do contexto. E isso nos leva a contradições. Por exemplo, eles queriam que os elfos fosse diferentes, únicos em comparação com outros cenários, então fizeram deles o equivalente de Ciganos. Ok,então fizeram a deusa deles perder força porque seu povo perdeu a fé nela. Isso vai de acordo com as regras e contextos que temos para o cenário. Porém no mesmo lado da moeda temos Lin-Wu, um deus dragão tão poderoso que o defensor de Tormenta do tópico cogita como um equivalente a Tauron (Deus dos Jerk Sues). Lin-Wu sofreu uma perda maior do que a deusa dos Elfos, ele perdeu a maior parte de seus seguidores, e apenas um número concentrado em uma parte do mundo.

Enquanto a Deusa dos elfos estrela fanfics ruins explicando como ela se deixou ser escravizada, temos Lin-Wu sendo um Deus maior mesmo tempo menos seguidores do que a Deusa dos elfos.

Esse problema é um ótimo exemplo de como os contextos e explicações do cenário não são um foco ou um elemento importante para os autores. Eles apenas querem fazer um cenário onde o jogadores possam jogar o que bem entender. Eles inclusive se compararam a Eberron em uma ocasião (O proprio defensor de Tormenta do tópico levantou essa comparação.)

Porém em Eberron, contexto para as coisas ocorrem e as culturas por trás dos povos são coisas feito com cuidado. O cenário tem regras, tem uma lógica interna e a segue com vigor. Tanto que livros que diferiram de tais regras foram odiados por fãs e considerados não canon pelo autor quando Eberron foi re-lançada para a quarta edição. O foco de Eberron é permitir você jogar com qualquer coisa de D&D sim, porém de uma maneira a se encaixar com um mundo rico e que foi feito com cuidado para permitir essa variedade. Compare os reinos de Eberron com os de Tormenta por exemplo. Em Eberron, os reinos entraram em conflito não apenas de armas, mas de idéias. Há trocas de conceitos, influencia de outras culturas em ambientes do cenário, conflito e choque de culturas e tudo isso é feito em formato de ganchos para aventura.

Enquanto em Tormenta temos um bando de reinos que fazem uma coisa, e apenas uma coisa. Temos o reino dos barbaros, o reino dos cavalos, o reino das armas, o reino das fadas, o reino humanos supremacistas (que ficam quietos em seu canto quando não humanos começam a atacar humanos no mundo) e por ai vai. E não há contato e troca entre tais reinos. Se você cria um personagem de tal reino e cria algo que não segue o padrão do reino, você é uma anomalia para tal reino (graças a deus que aventureiros são anomalias mesmo).

E para fechar, uma reclamação pessoal: Tamu-ra.

Eu nunca fiquei ofendido ao ler um livro de rpg (Com exceção de FATAL) mas se eu tivesse que apontar "Elemento rpgistico mais idiota feito por brasileiros" Tamu-ra pularia da minha boca antes da pessoa terminar de formular a pergunta.

E ele é o exemplo perfeito da ideologia de Tormenta de "Vamos dar o palco para os jogadores fazerem o que eles quiserem, ao em vez de contextualizarmos e criarmos consistencia interna para fazer o processo ser indolor, iremos apenas dar o filão a eles".

Tamu-ra é uma terra de ninjas. De samurais. De monges shaolin chineses. De cultura asiática. Não vemos uma cultura asiatica de fantasia aqui, como Kara-Tur, Rokugan ou feito nos livros de Mítica. Nós vimos pessoas com nomes em Japoneses vestindo roupas japonesas/chinesas (dependendo do que você esta lendo - na HQ "Mercenários" Nitamu-ra tem pessoas vestindo armaduras samurai do século quinze andando lado a lado com pessoas vestindo robes chineses do terceiro século.) e fazendo coisas japonesas/chinesas. Nenhum esforço para se criar um cenário de fantasia. É o equivalente deu pegar uma Inglaterra do século onze e jogar em Eberron e fazer eles se apegarem a sua cultura ao ponto de falarem "blimey" no começo de cada frase.

Como uma pessoa que estuda cultura asiatica e que coleciona rpgs que tentam criar mundos interessantes a partir da ai, é uma ofensa a minha inteligência ver Tamu-ra. Não há esforço para se criar algo interessante lá. É literalmente uma desculpa para colocar samurais, ninjas e monges no cenário. Até mesmo aspectos de Lin-Wu e o destino dos mortos de Tamu-ra é literalmente uma leve modificação a como as coisas funcionam no xintoísmo. É preguiçoso, desnecessário e mostra uma completa falta de cuidado ao se lidar com culturas estrangeiras.

E o que é pior: Tem muita gente que adora de paixão Tamu-ra. É para mim um mistério da vida. Como algum brasileiro pode gostar de Tamu-ra, quando somos o pais que fez Mitica? O mesmo Mitica que você compra por 5 reais no mercado livre.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Iron Man em 01 Jan 2011, 18:51

Olá pessoal

AKImeru escreveu:E o que é pior: Tem muita gente que adora de paixão Tamu-ra. É para mim um mistério da vida. Como algum brasileiro pode gostar de Tamu-ra, quando somos o pais que fez Mitica? O mesmo Mitica que você compra por 5 reais no mercado livre.

Olha não quero parecer um Troll, mas concordo com o Oda completamente e faço uma simples pergunta. Como o Mítica, um cenário incrível, pode não ter sucesso e terem pessoas afirmando que era ruim? São coisas que desafiam a lógica e eu não consigo entender.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor crudebuster em 01 Jan 2011, 19:25

Eu sou um troll, mas não vou trollar agora. Seria por conta da exposição/marketing?

Já há tempos eu vi a empulhação da antiga DB falando bobagem e sendo ecoada quanto aos produtos da concorrência. No momento, o meme deles é algo como "D&D4a edição não presta". Já foi "Miniaturas de chumbo matam leitores de revista X", "Gurps é muito complicado de jogar", etc.

E a boa e velha máxima do Goebbels vale, quanto mais se repete a mentira de que Tormenta é o melhor que há, mais gente acredita.

É muito difícil livrar as pessoas de memes tão insistentemente repetidos, mas informação é poder, e este tópico está cheio dela.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Daniel Martins em 01 Jan 2011, 21:35

Cara, eu fico impressionado com a capacidade que os criadores de tormenta tem de dar um andamento esquisito para. O cenario, eles devem ter feito um curso com o pessoal do mundo das trevas, nao eh possivel!
o cenario, embora superficial, poderia ser mutio bemntrabalhado, mas a cada hora acontece uma doidera inexplicavel nova! Esses acontecimentos de glorienn entao, nossa mae, sem nocao nenhuma.....o reino dela deveria ser em um quartinho la na LBV, pq ela eh totalmente mongol!
e nao, eu nao odeio tormenta.ja mestrei no cenario, mas alterei mta coisa pra q ele ficasse com um pouco mais de nexo.
Daniel Martins

Mensagempor AKImeru em 01 Jan 2011, 22:36

Iron Man escreveu:Olá pessoal

AKImeru escreveu:E o que é pior: Tem muita gente que adora de paixão Tamu-ra. É para mim um mistério da vida. Como algum brasileiro pode gostar de Tamu-ra, quando somos o pais que fez Mitica? O mesmo Mitica que você compra por 5 reais no mercado livre.

Olha não quero parecer um Troll, mas concordo com o Oda completamente e faço uma simples pergunta. Como o Mítica, um cenário incrível, pode não ter sucesso e terem pessoas afirmando que era ruim? São coisas que desafiam a lógica e eu não consigo entender.

Até mais

Desculpe postar denovo mas é por um bom motivo. Troll não significa o que você acha que significa.

Troll = Lingo de internet para descrever pessoa que falha e age de uma maneira que não agiria normalmente para atrair a atenção para si enquanto tenta irritar pessoas.
Troll não significa criticar.
Troll não significa perder com o respeito.
E sim fazer isso com uma intenção bem especifica.

A internet brasileira se apoderou do termo e joga ele como confeti e esquece do verdadeiro significado dele.
AKImeru

Mensagempor Nibelung em 01 Jan 2011, 22:54

Isso é igual Otaku. Originalmente era só nerd em japonês. Hoje é sinônimo de fã de anime. Troll tá sofrendo a mesma mudança.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 01 Jan 2011, 23:04

Nibelung escreveu:Isso é igual Otaku. Originalmente era só nerd em japonês. Hoje é sinônimo de fã de anime. Troll tá sofrendo a mesma mudança.

Eu ainda acho que o brasileiro se apropriar de palavras gringas e mudar seu significado algo estúpido, não importando se é isso que ocorre.
AKImeru

Mensagempor crudebuster em 01 Jan 2011, 23:22

É inevitável, os memes se multiplicam e modificam-se conforme a popularidade.

A repetição de memes pra simplificar ou mesmo "estadunizar" frases não é algo ruim, só preguiçoso no meu ver.

Caso contrário ainda estaríamos falando português de Portugal por essas bandas. Não é ruim a miscigenação de línguas nesse sentido.

As pessoas que querem ser "cool" de qualquer maneira usando de modo excessivo esses memes acabam "fail", não passando uma mensagem própria, somente repetindo memes em busca de serem vistas como "awesome". Preguiça mental.
Imagem
crudebuster

Mensagempor louc0 em 02 Jan 2011, 00:09

AKImeru escreveu:Este será o meu primeiro e ultimo post nesse ano neste tópico.

AKImeru escreveu:Desculpe postar denovo mas é por um bom motivo.

Menos de 5 horas. :haha:
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Daniel Martins em 03 Jan 2011, 22:35

Mas com uma coisa temos q concordar. Emboa seja cheio de falhas, o tormenta tem cativado e conquistado muitos novos jogadores, q posteriormente acabarao se deparando e aderindo cenarios mais bem trabalhados e profundos.
Daniel Martins

Mensagempor crudebuster em 04 Jan 2011, 00:15

Sim, como Crepúsculo tem feito meninas que não liam acabarem tentando ler outras coisas além da patética história de uma garota que é o centro das atenções de uma pacata cidade e acaba sendo disputada por dois caras com superpoderes sobrenaturais mesmo sendo uma completa idiota e debilóide sem noção do perigo que corre.

Sim é possível. Mas isso nós já sabemos.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Russel em 04 Jan 2011, 12:48

o problema e quando esses jogadores tentam fazer em outros cenario tosqueiras artonianas como elfos com pata de coelho ou estupradores escravistas neutros.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Daniel Martins em 04 Jan 2011, 12:53

Verdade....alguns levam um choque ao se depararem com cenarios de verdade ne?! Faz parte....
Daniel Martins

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários